BMG consignado: guia total

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em abril 19, 2022

Atualmente, o empréstimo consignado é uma das modalidades bastante utilizada pelos brasileiros como forma de obter crédito extra. Para se ter uma ideia, somente em 2022, o volume de empréstimo superou a marca dos 500 bilhões de reais, sendo que 40% desta quantia vem do crédito a aposentados e pensionistas do INSS.

Você conhece os benefícios que o empréstimo consignado oferece na prática?

Veja o nosso guia completo sobre o empréstimo consignado BMG e descubra todas as respostas. Boa leitura!

O que é empréstimo consignado?

Antes de falarmos sobre o BMG consignado e como funciona, é interessante relembrarmos a definição de empréstimo consignado.

De maneira simplificada, o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que o pagamento das parcelas é debitado automaticamente do benefício ou salário do titular.

Sendo um tipo de empréstimo liberado apenas a grupos específicos (os quais veremos adiante) o consignado se destaca no mercado pelas baixas taxas de juros.

Caso você esteja se perguntando o porquê dos juros reduzidos, o fato acontece pela avaliação de risco. Ou seja, devido ao desconto automático das prestações, o banco entende que o risco de inadimplência é menor, o que leva a taxas menores em comparação a outros tipos de crédito.

Quais tipos de empréstimo consignado o banco BMG faz?

Quando se fala em consignado BMG, pode surgir a dúvida sobre quais são os tipos de crédito oferecidos. Apesar de ser comum, a questão mostra a necessidade de esclarecer um detalhe que às vezes passa despercebido: o tipo de empréstimo é um só. Todavia, o que se diferencia na hora de pedir ou simular um empréstimo consignado BMG são os convênios em vigor no momento em que foi realizada a solicitação.

Dito isso, site oficial do banco informa que há 7 convênios ativos para um empréstimo BMG consignado, são eles:

  • INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) - Aposentados e pensionistas
  • SIAPE (Servidores públicos)
  • Gov. MG (Governo de Minas Gerais)
  • CBMMG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais)
  • PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais)
  • IPSM (Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais)
  • IPSEMG (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais)

Nesse contexto, destacamos que um convênio na área de empréstimos significa uma parceria entre banco e empresa para que o desconto e gestão dos valores seja alinhada entre as duas partes.

Quer saber mais sobre empréstimos além do consignado BMG? Acesse o nosso comparador HelloSafe e tenha acesso à informações sobre os melhores empréstimos pessoais do mercado. Nosso comparador de empréstimo pessoal é confidencial, gratuito e você conseguirá um resultado personalizado em menos de 20 segundos.

Encontre as melhores taxas de juros de empréstimo consignado!

Camparar

Como funciona o empréstimo consignado do BMG?

Para entender melhor como funciona o empréstimo consignado do BMG, vamos começar vendo quem tem direito a solicitar esse tipo de crédito e as perguntas mais comuns sobre o assunto.

Quem pode pedir um empréstimo BMG consignado?

  • Aposentados
  • Pensionistas do INSS
  • Servidores públicos
  • Militares das forças armadas
  • Trabalhadores sob o regime da CLT

Pensando em fazer um empréstimo consignado do BMG? Confira abaixo uma lista de perguntas essenciais para você conhecer o a dinâmica do processo.

Qual é o parcelamento oferecido no BMG consignado?

Atualmente, quem fizer um empréstimo consignado no BMG, tem a possibilidade de dividir o valor a ser pago em até 96 parcelas, o que é equivalente a 8 anos.

Qual é a margem consignável do empréstimo consignado BMG?

Conforme permitido pela MP 1.106/2022, a margem de renda que pode ser comprometida com um empréstimo consignado está em 40%.

Para onde vai o crédito liberado no BMG empréstimo consignado?

Após a solicitação e avaliação do pedido de empréstimo, o valor cai na conta corrente do titular. Caso o solicitante seja aposentado ou pensionista do INSS, o dinheiro vai para a conta na qual a pessoa recebe o benefício.

Fiz o empréstimo e me arrependi. Posso cancelar?

Sim, segundo o artigo 49 do Código do Consumidor, o cliente que fizer a contratação não-presencial do serviço tem direito ao cancelamento em até 7 dias depois de ter recebido o crédito. Quer saber mais sobre o que é o direito de arrependimento? Acesse nosso guia e fique por dentro!

Bom saber

Importante! Mesmo com todas as facilidades oferecidas pelo empréstimo BMG consignado, é preciso ter planejamento financeiro para utilizar o crédito de maneira consciente.

Qual a taxa de juros do empréstimo consignado BMG?

Tão importante quanto estar informado sobre como funciona um empréstimo, é necessário ter em mente qual é a taxa de juros praticada pelo banco, pois é ela que torna um consignado mais vantajoso entre uma ou outra instituição.

No que diz respeito ao BMG, em virtude dos impactos econômicos decorrentes da pandemia, o banco alterou as taxas de juros em seus empréstimos consignados. Portanto, até o momento da publicação deste artigo, estão em vigor as seguintes regras:

* Empréstimo BMG consignado para aposentados e pensionistas do INSS - juros de 2,14% ao mês

* Cartão de crédito BMG consignado - juros de 3,06% ao mês

Fonte: bancobmg.com.br

Sendo assim, com a redução da porcentagem de juros, o crédito consignado fica mais acessível e pode ajudar um número maior de pessoas a equilibrar o orçamento diante de um cenário financeiramente desafiador.

Banco BMG empréstimo consignado INSS: como funciona?

São inúmeros os motivos que levam um aposentado ou pensionista do INSS a pedir um consignado.

Desde o sonho de realizar uma viagem até a necessidade de comprar um determinado bem ou pagar um débito de alto valor, o empréstimo por consignação é um grande aliado de quem está precisando de crédito extra.

Quando falamos na parte operacional de como funciona o BMG empréstimo consignado INSS,o modo de solicitação é basicamente o mesmo para os diferentes perfis aceitos. O único ponto é que o desconto do empréstimo consignado INSS BMG é feito no benefício fornecido pelo Governo e não no salário que o titular recebe.

Já no que se refere às vantagens que o BMG empréstimo consignado INSS fornece ao titular e seus efeitos na prática, há uma série de pontos positivos. Confira os principais na tabela abaixo.

Vantagem
Significado na prática
Não há consulta ao SPC e Serasa
O fato de empréstimo consignado do BMG não ter consulta a órgãos de proteção ao crédito ajuda a facilitar a liberação do valor solicitado
Os juros são reduzidos
No BMG empréstimo consignado INSS, os juros menores significam um valor menor a ser pago no total da quitação
Parcelamento em até 96 vezes
Um número maior de parcelas no BMG empréstimo consignado INSS proporciona ao aposentado ou pensionista mais flexibilidade para pagar as parcelas respeitando seu próprio ritmo, já que no mercado exitem instituições que permitem no máximo 48 prestações.
Confidencialidade ao utilizar o simulador de crédito
Ao abrir uma simulação de empréstimo consignado no BMG, a empresa pede os dados pessoais do solicitante para sua própria segurança e privacidade.
Banco BMG empréstimo consignado: vantagens e como funciona

Atenção!

O BMG não exige o depósito de qualquer valor com antecedência para liberar o crédito pedido no empréstimo.

Como contratar o empréstimo consignado do banco BMG?

Como sabemos, a contratação de um empréstimo consignado BMG (e de quaisquer outras instituições) demanda um bom planejamento e objetivos definidos. É deste modo que a solicitação e utilização dos recursos poderá ser realizada de maneira responsável e efetiva. Afinal, o empréstimo consignado é uma ferramenta para ajudar no orçamento (e não prejudicá-lo durante o desconto das parcelas).

Sob essa ótica, a simulação de crédito é o primeiro passo em direção a uma negociação bem sucedida.

Um dos pontos mais importantes a respeito da simulação de empréstimo consignado BMG é que ela permite ter uma noção exata de como serão os pagamentos, visualizando inclusive o valor de cada parcela.

Aliás, um benefício que o uso de um simulador de empréstimo consignado traz ao consumidor é a verificação do CET (custo efetivo total) da operação, isto é, o valor e final a ser pago, considerando juros e demais encargos.

Como posso simular um empréstimo consignado BMG?

Se você busca um simulador empréstimo consignado BMG, basta entrar no site do banco e cumprir as 3 etapas que constam na tabela a seguir.

Etapa do processoO que fazer
Definições iniciais
Avalie sua rotina e escolha o canal por onde deseja receber seu atendimento (site, WhatsApp, ou loja física)
Obtenção de dados
Após, faça conforme indicado e tire uma foto do seu documento de identificação (RG) ou carteira de motorista (CNH)
Simulação
Por último, siga as orientações na tela e faça sua simulação de empréstimo consignado BMG
Tabela explicativa de como simular empréstimo consignado BMG

Agora que você já sabe como contratar o empréstimo consignado do banco BMG, veja como encontrar mais opções especiais para o seu perfil. É só clicar no botão e usar a o comparador da HelloSafe. Você conseguirá um resultado personalizado em menos de 20 segundos!

Encontre as melhores taxas de juros de empréstimo consignado!

Camparar

Como quitar empréstimo consignado BMG?

A quitação do empréstimo consignado BMG é um processo bem simples de ser realizado. Inclusive, saiba que é seu direito como consumidor (cliente) poder pagar as prestações do empréstimo com antecedência.

No banco BMG, quem tem um empréstimo consignado e quer quitar a dívida antes do vencimento, o primeiro passo é entrar em contato com um profissional da instituição. Em segundo lugar, é preciso verificar o saldo devedor do empréstimo consignado BMG, que pode ser solicitado através da Central de Relacionamento.

Um dos maiores motivos para efetuar a liquidação antecipada do empréstimo, seja ela total ou apenas de algumas parcelas, é a redução do valor total a ser quitado. Isso acontece porque quando você paga uma prestação que ainda não venceu, o credor tem o dever de abater os juros dessa parcela, o que altera o montante a ser quitado no final.

Além disso, realizar a quitação antecipada do seu saldo devedor do empréstimo consignado BMG, é a liberação de orçamento. Tendo em vista que o consignado é descontado automaticamente do salário ou benefício , com a quitação antecipada, o titular acaba recebendo seus rendimentos de forma mais integral, pois desconto das parcelas pagas com antecedência não será efetuado.

Posso fazer portabilidade de empréstimo consignado para o BMG?

Em resumo, a resposta é sim. A portabilidade de crédito é aplicada aos empréstimos feitos em diferentes instituições financeiras.

De forma breve, pode-se entender a portabilidade de crédito como a transferência de dívida de um banco para outro. Com esta solução, o requerente pode levar os valores em a ver para uma nova instituição com o propósito de reduzir os juros bem como o valor das parcelas.

Contudo, antes de executar o procedimento, é necessário estar ciente do custo efetivo total da operação (CET). É por meio desta informação que você consegue dados essenciais que contribuem na escolha da opção mais vantajosa para executar a portabilidade do atual empréstimo.

Quando se trata da portabilidade de empréstimo consignado para o BMG, a operação pode ser feita a qualquer momento e em apenas 3 etapas. Veja quais são elas de acordo com os dados informados no site do BMG.

  • Primeiramente, fale com o seu banco para iniciar a solicitação
  • Em seguida, comunique sua intenção de efetuar a portabilidade de empréstimo consignado para o BMG
  • Por fim, aguarde os dados que os próximos passos da operação serão resolvidos pelos bancos

Opinião dos especialistas

Você ainda tem dúvidas sobre quais cuidados tomar na hora de de fazer uma transferência de empréstimo?Acesse nosso guia sobre portabilidade de crédito e descubra todos os detalhes

BMG consignado: telefone e contatos

É fato, quando vamos tomar uma decisão tão importante como a solicitação de um empréstimo consignado, ter uma comunicação clara e acessível com o banco é um aspecto vital na hora de escolher qual a melhor instituição para você.

Nossa lógica, como você está aprofundando os conhecimentos sobre o empréstimo consignado BMG, nada melhor que ter acesso aos principais telefones e formas de contato disponibilizadas pelo banco.

Canal de atendimentoContatoHorários de funcionamento
WhatsApp
11 4002 7007 (autoatendimento e consultores) 24 horas por dia, 7 dias por semana
Central de negócios
0800 724 3100 / 3004 9024 (ligações feitas por celular)
Atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 18h
Central de relacionamento
0800 031 8866 (ligações por telefone fixo)24 horas por dia, 7 dias por semana
SAC
0800 979 9099 (ligações pelo celular)24 horas por dia, 7 dias por semana
Atendimento a deficientes auditivos e de fala
0800 979 7333 (ligações por TDD) 24 horas por dia, 7 dias por semana
Tabela sobre telefone e contatos da BMG consignado.

Bom saber

Por fim, outro dado que vale ser destacado sobre o atendimento do BMG é a sua avaliação no portal Reclame Aqui. O índice de reclamações respondidas está em 96% e a classificação da empresa é referida como "boa", considerando o período entre outubro de 2021 e de 2022. Ademais, o Banco BMG atingiu a nota de 7.3/10 segundo as avaliações realizadas no site.

Empréstimo BMG consignado demora quanto tempo para cair na conta?

Com toda a certeza saber quanto tempo demora para liberar o dinheiro na conta é uma questão decisiva na hora de optar por uma instituição financeira. Afinal, em certos casos você precisa do dinheiro o mais rápido possível e não tem a opção de ficar aguardando muito tempo até o crédito ficar disponível.

Nesse ponto em específico, o empréstimo consignado do banco BMG tem uma das liberações mais ágeis do mercado, levando o prazo de aproximadamente 3 dias para o dinheiro cair na conta.

Entretanto, cabe observar que existem variáveis que impactam no tempo de liberação, fazendo prazo oscilar para mais ou para menos. Dentre os pontos que influenciam o tempo que o valor pode se utilizado estão o tipo de convênio, avaliação do INSS e averbação (autorização) do órgão pagador.

Bom saber

Dica: Quando o empréstimo consignado BMG é destinado a aposentados ou pensionistas do INSS, a averbação acontece pelo sistema Dataprev e a quantia só cai na conta quando o solicitante tiver margem consignável.

E você, já pensou em conhecer outras instituições que oferecem empréstimo consignado e encontrar opção que mais combina com o que você procura? Conheça o comparador da Hello Safe! Acesse o nosso comparador HelloSafe e tenha acesso à informações sobre os melhores empréstimos pessoais do Brasil. É confidencial, gratuito e você conseguirá um resultado personalizado em menos de 20 segundos.

Encontre as melhores taxas de juros de empréstimo consignado!

Camparar

Como fazer refinanciamento consignado BMG?

Mesmo que a modalidade consignada evite a inadimplência do empréstimo, há momentos em que o desconto das parcelas se torna uma despesa insustentável no orçamento do trabalhador ou beneficiário que fez o pedido de crédito.
Em momentos como este, é que vem uma alternativa bastante utilizada para aliviar a situação: o refinanciamento do empréstimo consignado.

Como fazer refinanciamento consignado BMG é uma das perguntas mais comuns entre as pessoas que aderiram a essa categoria de crédito, o banco tem uma área exclusiva em seu site explicando o processo. Assim, de forma simples e direta, o banco BMG afirma que "com o refinanciamento, você quita os empréstimos anteriores e consegue acesso a mais crédito".

Na prática, o refinanciamento com o BMG pode ser feito rapidamente através do aplicativo móvel (para quem já é cliente) ou pelo telefone da Central de negócios BMG.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.