Qual é a velocidade da internet no Brasil?
Você sabia que a alta demanda de dados acaba congestionando o tráfego na rede? Gostaria de melhorar a velocidade da sua internet?
Nesse artigo iremos discutir sobre os principais temas que envolvem internet e seus recursos como download, latência e upload. Nesse aspecto, se você tem curiosidade de medir a velocidade da sua internet nós iremos te mostrar como fazer isso de forma rápida.
Como funciona um teste de velocidade da internet?
Ao contratar uma operadora, estamos considerando que a empresa entregue exatamente a velocidade de internet contratada, porém isso não ocorre de forma 100%. Nesse aspecto, para saber o quanto de internet está sendo disponibilizada para o seu uso, você pode consultar o nosso medidor de velocidade de internet e obter o valor exato de Mbps disponíveis para você.
O teste de velocidade de internet utilizando o nosso comparador é muito simples. Abaixo elaboramos um passo a passo de como funciona todo o processo de medição da velocidade de internet.
- Ao acessar a nossa página principal e clicar no botão para iniciar o teste de velocidade da internet ele identifica sua localização e seu endereço IP;
- Feito isso, a ferramenta de teste de velocidade irá escolher o servidor mais próximo para realizar a leitura da velocidade;
- Após identificar, o velocímetro fará uma solicitação para o servidor;
- Será solicitado que baixe um arquivo;
- O tempo que leva para baixar esse arquivo é justamente o que vai definir a velocidade da sua internet;
Testou a real velocidade que está sendo entregue pelo seu provedor de internet e não está satisfeito, ou acha que o preço não está de acordo com o produto oferecido? Acesse nosso comparador e encontre o melhor plano de internet para você e sua família.
Encontre e compare os melhores planos de internet fibra aqui!
Onde no Brasil a internet é a mais rápida?
O Brasil possui uma velocidade média de internet de 45,48 Mbps. Entretanto, de uma localidade à outra, a qualidade e agilidade da internet entrega pelos diferentes provedores variam.
Segundo mostram os dados, os cinco locais onde a internet é considerada mais rápida no Brasil são:
Estado | Velocidade |
---|---|
Mato Grosso | 159,47 Mbps |
Piauí | 158,09 Mbps |
Goiás | 132,58 Mbps |
Rio de Janeiro | 124,88 Mbps |
Minas Gerais | 110,77 Mbps |
O que é a EAQ?
EAQ significa Brasil Banda Larga. Nesse sentido, trata-se de um site, disponibilizado pela Anatel, em que você pode acompanhar a velocidade da sua internet para verificar a eficiência do sinal, seja sua internet fixa ou móvel.
Abaixo elaboramos uma lista com exemplos das empresas cuja qualidade da velocidade de internet pode ser avaliada utilizando o velocímetro fornecido pelo EAQ, são elas:
- Oi Velox;
- TIM live;
- Copel;
- Vivo fibra;
- Net;
- Sky Banda larga;
- Algar Telecom;
- GVT;
O site da EAQ é bastante completo. Neste caso, basta utilizar o medidor, também denominado “Speed Test”, para conferir a taxa de upload, taxa de download, a latência e o Jitter, por exemplo. Dessa forma é possível quantificar a qualidade de prestação de serviços da empresa em que você fez o contrato de internet.
Além disso, através do EAQ também é possível medir a conexão do Wi-Fi e 4G bem como a velocidade da internet a cabo e a velocidade da internet fibra ótica.
Quais são as resoluções que regulamentam a qualidade das redes de internet no Brasil?
As resoluções que regulamentam a qualidade das redes de internet possuem, sobretudo, a função de estabelecerem padrões de qualidade dos serviços fornecidos pela Telecom, empresa criada em 2008 com intuito de promover internet de qualidade.
A Telecom exige que as empresas prestadoras de serviço possam garantir em torno de 80% da velocidade de internet contratada pelo consumidor. Nessa perspectiva, isso significa que se você contratar um plano de 80 MEGA de internet, a entrega mensal média deve ser de, no mínimo, 64 MEGA e assim sucessivamente.
Para conferir quantos MEGA de internet estão sendo entregues a você, basta consultar nosso medidor de velocidade de internet.
A medição feita pelo teste de velocidade da internet é confiável?
A internet hoje em dia é o principal meio de comunicação da maioria da população Brasileira. Muitos brasileiros utilizam a internet para fins recreativos como jogos e para alimentar redes sociais como também fazem o seu uso para produzir mais e, portanto, necessitam de uma internet que seja eficaz em termos de velocidade.
Você pode quantificar, de forma segura e confiável, qual é a real velocidade da sua internet, e para isso basta utilizar o nosso leitor acessando nosso medidor de velocidade de internet.
Vale ressaltar que existem alguns fatores que influenciam na velocidade de internet como a presença de paredes que atuam como “barreiras”, ou seja, quanto mais paredes, menor será a velocidade de internet e o mesmo vale para distância, à maior distância, menor velocidade. Portanto, elaboramos algumas recomendações para que o seu teste de velocidade de internet seja o mais confiável possível, são elas:
- Faça o teste em um computador com cabo de rede;
- Para sinal Wi-Fi, aproxime-se do roteador;
- Pause qualquer atualização;
- Feche todos os programas e aplicativos;
- Desconecte todos os demais aparelhos que estão ligados à mesma rede;
O que é download?
Download significa baixar ou transferir arquivos remotos para um computador local. Os arquivos para download podem ser fotos, documentos, textos, vídeos e programas.
A velocidade média de download da internet banda larga no Brasil é de 22,09 Mbps.
Apesar de ser uma ferramenta bastante utilizada, ela deve ser feita com cautela, apenas de fontes e sites confiáveis, pois existem diversos arquivos que contém vírus, e esses vírus podem roubar informações internas do seu computador e até mesmo danificar a máquina.
Para realizar um download basta buscar no arquivo onde contem palavras como “descarregar” ou “baixar”. No quadro abaixo estão algumas nomenclaturas que você pode encontrar ao realizar um download.
Medida | Sobre |
---|---|
MEGA, Mbps (Megabit) | Termo utilizado para medir a velocidade da internet por segundo. |
MB (Megabyte), GB (Gigabyte) , TB (Terabyte) | Essas são medidas para capacidade de armazenamento como, por exemplo, o espaço de um cartão de memória. |
Kbps (kilobit) | Kbps foi utilizada no passado para quantificar a velocidade de internet por segundo, porém foi substituída por Mbps. |
KB (kiloByte) | Refere-se ao tamanho do arquivo como documento, foto ou vídeo. |
O que é upload?
A palavra “upload” se refere ao ato “subir”, ou seja, é subir arquivos que estão no seu celular ou computador para um servidor online.
Se você já postou uma foto no Facebook, enviou um vídeo para o Youtube ou enviou algum documento via e-mail você com certeza já realizou um upload.
Fazer upload significa, no geral, enviar uma foto, um vídeo ou um documento, por exemplo, para um site, para outro dispositivo ou para o e-mail e qualquer serviço realizado através de um Smart necessita ou de um upload ou de um download.
A velocidade do upload quer dizer quantos megabit (Mbps) por segundo estão sendo passados do seu dispositivo para a internet ou do seu dispositivo para outro dispositivo.
Apesar do download ser uma ferramenta mais popular, o upload é de extrema importância para você fazer postagens em rede social, fazer videochamada e ainda aumentar a qualidade dos vídeos, armazenar fotos no Google Drive ou One Drive, além de jogar online porque em todos esses casos você está enviando informações, ou seja, realizando upload.
O que é jitter?
Você já tentou acessar um site de promoção em uma loja renomada no mercado e não conseguiu porque a rede estava congestionada? Pois bem, este é um caso comum de jitter na internet, ou seja, jitter nada mais é do que uma interrupção na troca de dados, considerando o envio e o recebimento durante a conexão.
Caso o Jitter seja de forma esporádica o consumidor só perceberá em determinados serviços porque em algumas trocas de dados, como em uma “Black Friday”, o impacto do jitter na conexão de internet é mais significativo, o que é bastante normal devido alto tráfego de usuários em um mesmo site.
O jitter ideal de internet, considerado pela Anatel, é de zero com nenhuma variação e atraso na troca de dados da internet, entretanto, um jitter abaixo de 20 ms é considerado bom, entretanto, caso o jitter exceda 30 ms o usuário notará atraso na conexão.
Se você ficou curioso e deseja medir qual o Jitter da sua conexão de internet, utilize o nosso medidor de velocidade de internet e saiba, de fato, qual a qualidade da sua rede de internet. E, após receber o resultado da velocidade real do seu pacote de internet, caso esteja insatisfeito com o plano contratado, confira nossa comparador e encontre informação sobre os melhores provedores de internet do Brasil.
Encontre e compare os melhores planos de internet fibra aqui!
O que é latência?
De forma mais simplista, latência é o tempo que uma mensagem demora para “atravessar” a rede, ou seja, é o tempo que leva desde o momento em que um pacote de dados sai da sua máquina até o início da resposta do servidor destino.
Uma baixa latência significa uma rede bastante eficiente e com rapidez na troca de dados. Já uma latência maior indica um sinal de rede mais lento, demorado.
Para verificar a qualidade da internet é utilizada a RTT (Round Time Trip), o termo inglês se refere a Latência bidirecional ou simplesmente ping. Os pings possuem a capacidade de avaliar quanto tempo leva um pacote de dados para ir do seu computador até o servidor e voltar.
Diversos são os fatores que podem influenciar na velocidade de conexão com a internet. Abaixo, listamos o que pode aumentar ou diminuir a latência da sua rede.
- Se várias pessoas compartilham do mesmo sinal de internet a latência será maior.
- Conexão de fibra ótica possui baixa latência;
- Conexão Wi-Fi pode afetar a latência e, consequentemente, torná-la maior;
- Reiniciar o modem pode ser uma alternativa para diminuir a latência da sua internet;
- Fechar programas e aplicativos que não estão sendo utilizados tendem a diminuir a latência de conexão da rede;
Bom saber
Vale ressaltar que a latência também pode variar de acordo ao tipo de conexão (rádio, cabo, satélite, móvel ou fibra). Estima-se que a velocidade de latência via cabo costuma ser um valor menor que 100ms, já a velocidade de latência via satélite 500ms e a velocidade de latência via rádio 80ms em média.