Qual é o melhor financiamento de veículo do Brasil?

comparatorTitles.phoneText

Chamada
comparatorTitles.logo comparatorTitles.price comparatorTitles.featureList comparatorTitles.yesList comparatorTitles.link
item.logoSubtitle
item.name
item.rating item.rating | stars
[[item.selectionText]]
item.pricePrefix item.price item.priceTitle item.priceSubtitle
  • line.title line.subtitle line.rating | stars
item.badge
  • line.title
  • line.title
item.clickCount pessoas viram esta oferta hoje
item.phoneText
item.clickOutButtonText
item.clickOutSubtitle
[[item.selectionText]]

Mostrar mais

comparatorTitles.name

Se você está procurando fazer a compra do seu tão sonhado veículo, uma das possibilidades mais famosas e interessantes do Brasil hoje, é o financiamento de veículos.

Com essa opções, você terá dinheiro em mãos logo após a sua aprovação e poderá conquistar o seu sonho! Um financiamento pode ser interessante especialmente para quem já tem um dinheiro para dar de entrada, podendo ter a oportunidade de negociar as melhores condições de taxas e parcelamentos.

Siga a leitura para conhecer as melhores instituições de financiamento do Brasil e para entender tudo o que precisa para fazer o seu financiamento.

7 melhores financiamentos de veículos

  1. Honda: Recompra do seu veículo é garantida pela concessionária
  2. Bradesco: Um ótima opção para veículos leves e de grande porte
  3. Banco do Brasil: Ótima opção para quem quer dar seu veículo financiado como entrada
  4. Itaú: A melhor reputação em termos de financiamento de veículo
  5. Santander: Oferece a qualidade e a confiança de 55 anos de história no ramo
  6. Webmotors: segurança e apoio do Grupo Santander
  7. Porto Seguro: fazendo o financiamento na Porto, você ganha desconto para o seguro do veículo

Honda: recompra do seu veículo é garantida pela concessionária

O Banco Honda foi fundado no ano 2000 e a marca, que já tem um nome forte e conhecido para todos, chegou com a missão de se tornar a melhor opção para o financiamento de um veículo Honda. Trazendo condições especiais para suas concessionárias e com um suporte de dar inveja.

  • 1ª parcela pode ser paga em até 120 dias
  • O cliente pode pedir o detalhamento do extrato do seu financiamento
  • Parcelas de 24 ou 36 meses

Bradesco: ótima opção para veículos leves e de grande porte

Financiando até 100% do valor do veículo é um diferencial que nem todas as marcas e instituições financeiras podem lhe proporcionar. O Bradesco é um dos maiores bancos no Brasil, e seu financiamento também pode ser usado para a compra de veículos pesados!

  • É possível trazer seus outros financiamentos de outros bancos para o Bradesco
  • Financia 100% do valor do veículo
  • Financiamento para veículos leves e pesados

Banco do Brasil: ótima opção para quem quer dar seu veículo financiado como entrada

Com a opção de financiamento de carros novos e usados, com até 10 anos de uso e com uma das taxas mais baratas do mercado, o Banco do Brasil vem com toda sua competência e segurança para a batalha do melhor financiamento de veículos do Brasil.

  • Pague a 1ª parcela em 180 dias
  • Parcela em até 60 meses
  • Escolha 2 meses do ano e não pague a parcela

Itaú: melhor reputação em termos de financiamento de veículo

O Itaú tem uma grande reputação quando se fala em créditos e financiamento, com a maior nota no site Reclame Aqui! Isto lhe coloca em um patamar de procura acima de muitas outras instituições financeiras. Um dos maiores bancos do país.

  • Até 60 meses para parcelar
  • Para o seguro do carro você tem 10% de desconto na Porto Seguro
  • Benefícios exclusivos para cliente Itaú

Santander: oferece a qualidade e a confiança de 55 anos de história no ramo

Sendo cliente do banco Santander, você terá uma pré avaliação de crédito pronta para ser checada a qualquer momento. O Santander está no ramo de financiamento de veículos a muito tempo e esta experiência conta muito na hora do seu ótimo atendimento ao cliente e de sua checagem de histórico de veículo.

  • Tempo máximo para pagar 60 meses
  • Análise do seu perfil feita 100% online
  • Possibilidade de integrar o seguro auto nas parcelas do financiamento

Webmotors: segurança e apoio do Grupo Santander

Parceira do Santander na parte de financiamento de veículos, a Webmotos encontrou a segurança do Banco acima para ajudar a entrar neste mercado. Com a promessa de uma checagem rápida e totalmente online, o maior site de compra e venda de carros do Brasil chega ao mercado de financiamento de veículos com uma força muito grande.

  • Financiamento de até 100% do valor
  • Parcela em até 60 meses
  • Opção de financiamento de veículos para PCD

Porto Seguro: você ganha desconto para o seguro do veículo

Com mais um braço aberto nesta grande empresa brasileira. A Porto Seguro traz principalmente descontos em várias outras áreas da empresa para o cliente que fechar um financiamento, como seguro auto, seguro de vida e assim vai. O preço do seguro pode ser adicionado as parcelas do financiamento.

  • 45 dias para pagar a primeira parcela
  • Vistoria e honorário de despachante gratuito
  • Financiamento + Seguro Auto (48 meses)

O que é financiamento de veículos?

O financiamento é uma forma de pegar dinheiro emprestado com o banco (ou instituição financeira) para fazer uma compra específica. Nesse caso, é a aquisição de um veículo.

Para emprestar o dinheiro, a instituição cobra juros, isso como forma de proteção quanto ao risco do crédito. Cada vez mais pessoas estão usando o financiamento como meio para conquistar os seus sonhos, como a compra de um carro, uma casa, uma moto ou outras opções que financiamentos podem ser feitas.

O financiamento pode ser pago em médio ou longo prazo, com a adesão de juros e taxas, mas diferentes de um empréstimo, um financiamento terá 2 principais diferenças:

  • Você precisará mostrar um motivo pelo qual você está pedindo o financiamento, tendo o dinheiro que ser usado para este motivo específico!
  • O bem que você está financiando servirá como garantia para o financiamento.

Bom saber

Este dois motivos fazem as taxas e juros de um financiamento ficarem mais em conta.

O que saber antes de financiar um veículo?

O financiamento de veículos é uma das modalidades de crédito mais conhecidas hoje em dia. Entretanto, nem todos entendem como funciona o processo e o que considerar antes de fazer um financiamento de veículos.

Continue a leitura e veja pontos essenciais que você precisa conhecer sobre financiamento de veículos.

As práticas

Primeiramente, você precisa ter em mente que um financiamento de veículo é uma modalidade de crédito que geralmente precisa de um valor de entrada. Porém, existem opções para financiar 100% do veículo, mas os juros são mais elevados.

O sistema

Ademais, é necessário considerar que no financiamento de veículo, mesmo que você compre e esteja utilizando o bem, o veículo fica alienado à instituição credora até a quitação da dívida.

Simulação

Além disso, antes de contratar o financiamento de veículo, é bom que o cliente faça uma simulação para ter uma ideia de como ficariam os prazos, as prestações e a cobrança de taxas em geral.

Planejamento

Por fim, como você verá ao longo do texto, planejamento é fundamental antes de assumir um financiamento de veículos. Tendo uma noção clara das suas condições financeiras, fica mais fácil se organizar e evitar transtornos futuros.

Qual a taxa de financiamento de veículos?

Não há resposta exata, pois tudo depende do banco ou financeira que você realizar o seu financiamento de veículo. Ou seja, cuidado redobrado antes de fechar qualquer contrato, pois a taxa de financiamento de veículos é bastante variável.

InstituiçãoTaxa de juros ao mês
Scania Banco
0,93%
Volkswagen
1,10%
Banco do Brasil
1,22%
Itaú Unibanco
1,22%
Bradesco
1,29%
Santander
1,35%
Safra
1,46%
Caixa Econômica Federal
1,50%
Taxa de juros mensais de um financiamento de veículos.

No geral, podemos dizer que a taxa de financiamento de veículos está na média de 15 a 19% ao ano.

Como o planejamento é a palavra de ordem quando se fala em financiamento de veículos, veja também as opções de duração do financiamento e as regras da instituição sobre os pagamentos. Além de calcular financiamento de veículos e saber as taxas, lembre-se de estimar os custos que você terá com o carro enquanto paga as parcelas.

Como funciona o financiamento de veículos para negativados?

Em tese, é possível conseguir financiar um veículo mesmo estando negativado. Entretanto, a aprovação costuma ser bem mais difícil, já que as restrições no CPF indicam que o cliente tem pendências e não conseguiu honrar com o pagamento de suas dívidas.

Nesse sentido, existem alternativas que são interessantes para quem está tentando um financiamento de veículos para negativados.

A primeira delas é o financiamento de veículo no nome da empresa ou financiamento de veículos para MEI. O segundo caminho para tentar um financiamento de veículos para negativados é dar seu carro quitado como entrada no financiamento.

Existe financiamento de veículos sem entrada?

O financiamento de veículos sem entrada hoje é uma realidade no mercado. Porém, antes de escolher essa modalidade, saiba que:

  • As parcelas são maiores que outras modalidades de crédito;
  • O valor de renda a ser comprovado é mais alto;
  • Os juros também são maiores;
  • A análise de crédito pode ser mais rígida.

Outra opção para quem deseja fazer financiamento de veículo sem entrada é o consórcio, porém a dinâmica é praticamente contrária a do financiamento tradicional. No consórcio, primeiro você paga as mensalidades e depois recebe o crédito.

Há ainda financiamento de veículo sem entrada por meio de opções como leasing, o que poderemos falar em conteúdos futuros.

Como funciona a portabilidade de um financiamento de veículos?

A portabilidade de um financiamento de veículo nada mais é que a transferência da dívida para outro banco. Muito realizada em casos de juros altos, a portabilidade de um financiamento de veículos pode ajudar a diminuir o tamanho da dívida e melhorar o valor das parcelas.

A fim de utilizar essa ferramenta a seu favor, é preciso estar ciente de alguns pontos estratégicos para transferir um financiamento de veículo para outro banco.

O que observarO que significa
Taxas de juros
Antes de fazer a portabilidade do financiamento, é importante ter em mente quais são os juros oferecidos na nova instituição a fim de comparar com a operação atual.
Condições de pagamento
Comparar as condições gerais de pagamento entre as credoras. Essa é uma estratégia que ajuda na busca de propostas para migrar financiamento de veículo para outro banco.
Custo Efetivo Total (CET)
Fora os juros, esteja atento ao custo total da operação em cada banco ou financeira. Com isso, você poderá ter uma ideia do montante que pagará no final.
O que levar em conta antes de fazer uma portabilidade de financiamento.

Financiamento de veículos usados: como funciona?

Em resumo, o financiamento de veículos usados funciona da mesma maneira que um financiamento de veículos 0km. Isto é, você pega dinheiro emprestado com o banco, que cobra juros e lhe permite devolver o dinheiro em prestações.

Isto posto, uma diferença do financiamento de veículo usado para o financiamento de veículo 0km, é na hora de apresentar a documentação do carro.

Por exemplo, em veículos 0km, geralmente é pedida a nota fiscal ou comprovante de faturamento. Enquanto isso, no financiamento de veículo usado, as instituições costumam pedir o DUT (Documento Único de Transferência) ou CRV (Certificado do Registro do Veículo).

Também vale ficar atento ao limite quanto ao tempo de fabricação do veículo. Algumas instituições permitem veículos com até 17 anos, já em outras, o limite é de 8 anos a partir do ano modelo.

Como contratar um financiamento de veículos?

Como contratar um financiamento de veículos é uma operação que exige bastante atenção e pesquisa antes de ser feita. Afinal, é um compromisso cuja duração costuma ser longa. Desde o valor das parcelas até as taxas de juro, tudo precisa ser analisado com calma. Pensando nisso, preparamos uma lista de 5 passos para contratar um financiamento de veículo. Confira.

  1. Planeje seu orçamento (valor do veículo, número de parcelas, entrada, etc.);
  2. Pesquise empresas confiáveis para financiamento de veículo;
  3. Simule seu financiamento de veículo;
  4. Entre em contato com o banco ou financeira para formalizar os detalhes, a documentação e enviar a solicitação;
  5. Aguarde a aprovação e contato da instituição;
  6. Assine o contrato e retire o valor.

Dica: pague seu financiamento com mais tranquilidade assumindo parcelas que comprometam no máximo 30% dos seus rendimentos mensais.

Bom saber

Fique sabendo! A documentação pessoal mais comum para fazer um financiamento de veículo é a seguinte:

  • CPF e RG
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência

Existe financiamento de veículos para MEI?

Quem é MEI pode fazer financiamento de veículo sim. Inclusive, o micro empreendedor individual pode receber descontos na hora de financiar o veículo.

Se você está se perguntando como funciona o financiamento de veículos para MEI, saiba que a operação é semelhante ao que acontece na modalidade Pessoa Física.

Naturalmente, a documentação para financiar veículo sendo MEI é diferente. Entre os principais documentos para financiar veículo pelo CNPJ estão:

  • Certificado MEI;
  • Cartão CNPJ;
  • Inscrição estadual vigente;
  • Documentos pessoais do portador;
  • Outros documentos conforme a instituição.

Quanto tempo de MEI é necessário para financiar um veículo?

Saiba que muitos bancos exigem um tempo mínimo de CNPJ, geralmente a média é de 2 anos.

Vale destacar que para o financiamento de veículos para MEI é importante que a empresa esteja com seus deveres fiscais em dia, sem nenhuma pendência com os órgãos competentes.

Atenção!

Atenção! O veículo a ser financiado deve estar de acordo com a faixa de rendimentos obtidos pelo CNPJ. Lembrando que atualmente, o limite de faturamento anual para MEI está na ordem de R$ 130 mil.

Como funciona o simulador de financiamento de veículos?

A simulação de veículos funciona de modo bem simples. Basta você entrar no site de cada banco ou financeira e acessar a plataforma de simulação.

Após, você precisará preencher alguns campos para que o sistema possa calcular como seria o seu financiamento de veículo.

No simulador de financiamento de veículos você terá que informar detalhes como:

  • Valor do veículo;
  • Valor de entrada;
  • Número de parcelas.

Para ganhar tempo na hora de simular financiamento de veículos, tenha em mãos dados pessoais como CPF, endereço, telefone e e-mail.

Quais as vantagens de fazer um financiamento de veículos?

São diversos os benefícios de fazer um financiamento de veículos. Dito isso, confira outras vantagens do financiamento de veículos.

VantagemExplicação
Aquisição rápida
No financiamento, você irá receber o bem assim que o financiamento for aceito.
Possibilidade de negociação
Em um financiamento de veículo com entrada, você poderá negociar o tanto que dará de entrada e conseguirá com isso negociar valores melhores de taxas, juros e preço total a pagar
Comprar sem parte ou todo valor necessário
Você pode com o dinheiro recebido, comprar o seu veículo. Se você não tiver todo o valor, você poderá mesmo assim tentar negociar a compra.
Dinheiro na hora, após a aprovação
Quando seu financiamento de veículo for aprovado, você receberá o dinheiro o mais rápido possível. Sendo uma grande vantagem quando comparando com outras negócios.
Opções para redução de juros
Em um financiamento, você tem a possibilidade de conseguir uma redução de juros dependendo da sua entrada, do preço a ser financiado e também do tempo que gostaria de pagar.
Vantagens de um financiamento de veículos.

Resumindo, quando se pensar em um financiamento de veículos, você pode ver o seu veículo nas suas mãos assim que o financiamento for aceito e lembre-se sempre de procurar a melhor taxa de juros em nossa tabela.

Posso transferir meu financiamento de veículos para outra pessoa?

É possível, mas apesar de muito usada no dia a dia, a expressão "transferir o financiamento de veículo" não é a melhor opção para se referir ao processo. Na verdade, o que acontece é o titular vender o veículo para um comprador, que precisará fazer um novo financiamento no próprio nome.

Assim, esse novo financiamento quita o anterior e a outra pessoa passa a ter a dívida e vale reforçar que a operação deve ser feita de forma transparente e em conjunto à instituição credora.

Por fim, deixamos um alerta importante: Cuidado para não fazer o chamado "contrato de gaveta", no qual o banco ou financeira não são informados sobre a troca. No contrato de gaveta, o financiamento continua no seu nome, mas a outra pessoa é quem assume as parcelas.

Atenção!

Fique ligado! Transferir o financiamento de veículos para outra pessoa é um processo sujeito a cobrança de taxas.

Posso antecipar o pagamento das parcelas do meu financiamento de veículos?

Sim, inclusive é seu direito por lei. De acordo com o art. 52, § 2º, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), afirma-se que: "§ 2º É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos."

Logo, dentre os benefícios de adiantar as parcelas do financiamento de veículos estão:

  1. A quitação da dívida antes do previsto;
  2. Os descontos sobre os juros;
  3. Ocorrência positiva para o histórico de crédito.

Se você busca fazer o pagamento adiantado das suas parcelas, faça contato com a instituição credora e veja como proceder para efetivar a operação.

Posso substituir o veículo do meu financiamento?

Sim, mas com algumas condições e dependendo do banco ou instituição financeira. Se você está pensando em trocar um carro por outro no financiamento, certifique-se de que a documentação está em dia, atentando sempre às despesas como IPVA e pagamento de multas.

Isto posto, veja 3 questões que poderão ser encontradas quando você for abordar o seu banco ou financeira sobre trocar o veículo no financiamento.

  • O novo veículo é do mesmo modelo ou superior ao atual?
  • Os veículos pertencem à mesma categoria?
  • O valor do novo veículo é igual ou maior que o atual?

Para explicar melhor na prática, preparamos uma tabela sobre as principais formas de substituir um veículo por outro no financiamento.

OpçãoComo funciona o processo
Quitação
Você paga toda a dívida antiga e faz um novo financiamento para a compra de outro veículo.
Falar com a credora
Nesta opção, a ideia é informar sua intenção de trocar de carro para o banco ou instituição financeira e verificar as possibilidades e condições de negociação para substituir veículo no financiamento.
Negociação com concessionária
Aqui o cliente vai até a concessionária e, mediante avaliação do veículo, pode haver a possibilidade de utilizar o valor para quitação do financiamento e usar o restante como entrada para o novo veículo.
Transferência de financiamento
Vender o carro para outra pessoa mesmo com um valor em aberto, é uma opção caso a instituição credora aceite. Essa "transferência" acontece com a quitação do financiamento antigo e abertura de um novo financiamento pelo comprador.
Tabela de opções para substituição de veículo em um financiamento.

Sabendo desses pontos sobre trocar o veículo do financiamento, você pode analisar o assunto e pensar nas possibilidades que correspondem às suas condições.

O que acontece se eu atrasar as parcelas do financiamento de veículos?

A busca e apreensão é o que acontece quando você atrasa o financiamento do seu veículo.

Diante das dificuldades de pagamento, existem algumas opções que podem ajudar. Entre as alternativas comuns estão o pedido de renegociação, transferência de financiamento e refinanciamento, tudo dependendo do que o banco ou financeira aceitar.

Por fim, também há a possibilidade de você solicitar o apoio de um advogado e entrar na justiça com uma ação revisional.

Leia nossos artigos sobre financiamentos de veículos, aqui:

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Adeline Harmant
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Adeline Harmant é uma redatora financeira experiente que trabalha no HelloSafe há 3 anos. Tem 15 anos de experiência em redação financeira, tendo trabalhado para os principais sites financeiros. Adeline adquiriu competências financeiras sólidas ao ponto de se tornar uma especialista nos mercados financeiros, no mercado de acções e também em criptomoedas.