Carta de demissão: nosso modelo para download

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em março 30, 2022

Você está gostando das nossas ferramentas gratuitas?

Ajude a HelloSafe a se manter grátis para seus usuários e deixe uma avaliação online.

Você está pensando em se demitir e precisa de uma carta de demissão mas não sabe bem como escrever-la?

Muitos têm receio de não saber como fazer uma boa carta de demissão pois esse costuma ser um momento delicado da carreira. Independente do motivo que te fez decidir se demitir, sempre há duvidas sobre como conduzir o processo de demissão. Por essa razão, aqui na HelloSafe você encontra esse guia sobre carta de demissão e um modelo de carta de demissão que você pode utilizar como base, tudo isso para facilitar cada etapa do processo.

Siga lendo o nosso guia para entender mais sobre o processo de demissão e a carta de demissão, assim baixar nosso modelo em pdf de carta de demissão da HelloSafe.

Baixe nosso modelo adaptável de carta de demissão

Procurando por um modelo adaptável de carta de demissão? Você está no lugar certo!

De fato, fornecemos três exemplos de carta de demissão que pode ser usado como base para te auxiliar na sua decisão de se demitir. Os tipos disponíveis são:

  • Carta de demissão comum
  • Carta de demissão com aviso prévio
  • Carta de demissão sem aviso prévio

Nosso modelo de carta de demissão está disponível para download logo abaixo, o documento é gratuito e você pode baixar-lo quantas vezes desejar.

Carta de demissão comum

Carta de demissão COM aviso prévio

Carta de demissão SEM aviso prévio

O que é uma carta de demissão?

Assim como para se candidatar à uma vaga de emprego nos precisamos de uma carta de motivação. A carta de demissão é o documento enviado pelo funcionário ao empregador para formalizar seu pedido de demissão.

Nos casos em que o funcionário está sendo desligado pela organização, uma carta de motivação não é necessária.

A carta de demissão é exigida quando o colaborador decide se desvincular da intuição voluntariamente. O ideal é que o funcionário avise a liderança sobre sua intenção de desligamento antes de enviar a carta de demissão, dessa forma a a empresa não será surpreendida e vocês poderão manter uma boa relação mesmo depois de sair do seu posto de trabalho.

Como pedir demissão?

Caso você tenha recebido uma nova oferta de emprego, queira mudar de carreira ou simplesmente esteja insatisfeito com seu trabalho, você pode estar pensando em como pedir demissão.

Quando pedir demissão, mantenha sempre em mente que estar saindo de uma instituição não significa destruir o seu relacionamento com essa organização. Manter o networking é o mais profissional a ser feito e pode ser muito util no futuro. Então para ter certeza de que você ira manter uma boa relação com a empresa mesmo depois de ter saído, siga as dicas da tabela abaixo:

DicaExplicação
Avise com antecedência O primeiro passo desse processo é o aviso com antecedência. Tenha certeza de que você está dentro do prazo de aviso prévio e avise a liderança sobre a sua partida o quanto antes. Dessa forma a instituição pode começar a se organizar sobre o que sera feito com o posto que vc deixará de ocupar.
Fale primeiro com seu superiorEvite comentar sobre seus planos de demissão com seus colegas de trabalho antes de avisar o seu gestor. Pode acabar chegam aos ouvidos dos superiores da forma errada e isso pode estragar o seu relacionamento com a empresa.
Esclareça os motivos da seu pedido de demissãoSeja claro sobre as razões da sua demissão voluntária, sejam elas quais forem. Principalmente se você teve problemas diretamente relacionados à empresa e/ou ao ambiente de trabalho. Essas informações podem ser valiosas para a instituição para que eles possam atender melhor seus funcionários.
Seja sincero e escolha bem as suas palavrasSempre seja sincero, diga a verdade, porém escolha bem as suas palavras. Claro que existem assuntos mais delicados que outros, e quanto aos motivos da sua demissão pode ser que seja complicado se expressar. Mas seja sempre verdadeiro.
Formalize seu pedido de demissãoO último passo é a formalização do seu pedido de demissão por escrito através da carta de demissão. Será nesse documento que você vai escrever seus motivos de demissão, seus agradecimentos e/ou outros comentários que você desejar adicionar.
Tabela sobre dicas de como pedir demissão.

Como fazer uma carta de demissão?

Após entender a o que é e utilidade de uma carta de demissão, muitos ainda têm dúvidas sobre como realmente fazer uma. Mas isso não será um problema, pois vamos te explicar detalhadamente como funciona se faz uma carta de demissão.

As informações indispensáveis são:

  • Seu nome
  • Nome da instituição para a qual você trabalha atualmente e deseja se desvincular
  • Especificação do cumprimento ou não do aviso prévio (sempre recomendado cumprir o aviso prévio para manter uma boa relação com a empresa)
  • Nome do cargo
  • Solicitação de desligamento do cargo
  • Local e data
  • Sua Assinatura

Algumas outras informações que são relevantes e aconselhamos que sejam colocadas na sua carta de demissão são:

  • Motivos pelos quais você decidiu pedir demissão
  • Agradecimentos à empresa
  • Alguma solicitação que voce deseje fazer, como a dispensa do aviso prévio caso seja possível (lembrando que como é uma solicitação ela esta submetida à aprovação do RH e/ou liderança e pode ser concedida ou não).

Quais são os tipos de carta de demissão?

Existem diferentes tipos de carta de demissão e dependendo da situação do funcionário, ele pode escolher a solução mais adequada ou fornecer informações mais detalhadas.

Confira na tabela abaixo os diferentes tipos de carta de demissão:

Tipo de Carta de DemissãoExplicação
Carta de demissão comumÉ uma carta curta e objetiva on o funcionário expressa sua vontade de deixar a empresa e, se ele desejar, seus motivos (pois não é um item obrigatório)
Carta de demissão com aviso prévioPara não perder os seus direitos, é recomendado cumprir o aviso prévio sempre que possível. Esse tipo de carta vai especificar a intensão do colaborador em cumprir o aviso prévio.
Carta de demissão sem aviso prévioEm casos de urgência, nos quais o funcionário não poderá cumprir o aviso prévio, e imprescindível que o funcionário ressalte em sua carta de demissão que ele não poderá cumprir o aviso prévio. Caso a empresa discorde, ela tem o direito de deduzir o valor da rescisão.
Tabela comparativa sobre os tipos de carta de demissão.
O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório