Carta de motivação: nosso modelo para download.

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em março 29, 2022

A carta de motivação é muito pedida por recrutadores em todos os setores do mercado de trabalho e acadêmico, além de que costuma ser um fator crítico na decisão de uma candidatura, seja ela qual for.

Você sabia que mesmo quando a carta de motivação não é obrigatória ela pode ser o diferencial na sua candidatura? E muitos têm receio de não saber como fazer uma boa carta de motivação e acabam não se candidatando a posições que pedem obrigatoriamente uma carta de motivação.

Siga lendo o nosso guia para entender mais sobre as cartas de motivação e baixe também nosso modelo pdf de carta de motivação da HelloSafe.

Baixe nosso modelo adaptável de carta de motivação

Procurando por um modelo adaptável de carta de motivação? Você está no lugar certo! De fato, fornecemos um exemplo de carta de motivação que pode ser usado como base para a facilitar a sua candidatura. Você pode baixar gratuitamente e quantas vezes quiser.

Você está gostando das nossas ferramentas gratuitas?

Ajude a HelloSafe a se manter grátis para seus usuários e deixe uma avaliação online.

O que é uma carta de motivação?

Uma carta de motivação é um documento no qual explicamos de forma concreta nossas aspirações e motivações, pessoais ou profissionais, dependendo do objetivo ou do destinatário da carta.

A carta de motivação é usada para incitar o destinatário a tomar uma ação com base na carta, seja para:

  • Mostrar-se como o melhor candidato a um recrutador;
  • Apresente-se a um novo grupo;
  • Inscreva-se como o melhor estudante em uma inscrição para uma bolsa de estudos universitária.

Em resumo, é um documento que deve destacar nossos ideais, objetivos e habilidades expressando nossos motivos e motivações que nos fazem querer estar na posição para qual nós aplicamos, seja ela qual for.

Qual a importância da Carta de Motivação?

Uma carta de motivação é muito importante para o recrutador. Pelo ponto de vista da instituição para a qual você esta se candidatando é essencial saber mais sobre quem está do outro lado desde a primeira seleção de candidaturas.

Ter conhecimento dos verdadeiros motivos e motivações que te levaram se candidatar para esse programa ou posição específica é de grande pertinência para os empregadores. Pois são essas informações que vão mostrar de certa forma se o perfil do candidato de alinha com o que a empresa procura ou não.

Carta de motivação para candidatura de trabalho: como fazer?

Ter uma carta de motivação bem organizada e objetiva te ajudará a se destacar na sua candidatura profissional. Para tal, siga esse passo a passo:

  1. Leia atentamente às instruções da oportunidade desejada
  2. Seja claro, breve e direto no seu texto
  3. Informa claramente o local, a data e a quem se dirige o documento - logo no inicio na carta
  4. Apresente-se brevemente
  5. Descreva e justifique os motivos pelos quais você se candidatou à essa posição
  6. Descreva seus conhecimentos e habilidades que são requisitadas para a posição e que são im diferencial seu
  7. Mostre-se disponível para prosseguir com as próximas etapas de seleção e entrevistas
  8. Informe seus contatos (telefone, email, redes sociais, etc)
  9. Assine no final do documento.

Algumas dicas para que a sua carta de motivação seja marcante:

  • Pesquise bastante sobre a vaga e sobre a empresa em questão, faça uma carta de motivação o mais personalizada e especifica possível
  • Sintetize suas ideias em pontos principais e as apresente de forma cronológica (da mais recente para a mais antiga).
  • Escolha os pontos mais relevantes da sua trajetória e foque neles
  • Seja autêntico, e sem deixar de ser realista, objetivo e direto, permita que sua personalidade seja de serta forma representada pelo seu texto
  • Preocupe-se com a primeira impressão (mesmo de antes que o recrutador leia a primeira palavra do seu texto). Preste atenção ao espaçamento entre linhas, à organização dos parágrafos e, principalmente, à tipografia utilizada - sempre algo de fácil leitura.
  • Solicite e aceite opiniões, mostre-se uma pessoa aberta à novas ideias, disposta a se adaptar e interessada em sempre melhorar.

Carta de motivação para bolsa de estudos: como fazer?

Ao aplicar para um bolsa de estudos, seja ela para fazer seus estudo no Brasil ou no exterior, enviar uma carta de motivação é obrigatório ou muito recomendado. Nos da HelloSafe aconselhamos à SEMPRE enviar uma carta de motivação ao se candidatar para receber uma bolsa de Estudos.

Essa carta de motivação da bolsa de estudos pode fazer com que a sua inscrição seja aceita ou rejeitada. Então tempo e dedicação devem ser aplicados ao fazer sua carta de motivação.

Em sua carta, inclua esses elementos:

  • Seu nome completo
  • Seus detalhes de contato (email, telefone, redes sociais, etc)
  • Nome da empresa ou universidade para a qual você esta se candidatando
  • A data de envio da carta
  • Saudações ao leitor na lingua em que a carta de ser escrita
  • O texto principal
  • Cordialmente
  • Assinatura

Seguem os assuntos e tópicos essenciais para serem colocados na sua carta de motivação:

  • Uma introdução que indica qual programa você esta solicitando
  • Informações sobre sua formação acadêmica
  • Citar os elementos mais importantes do seu currículo
  • Sua motivação por estar fazendo seus estudos no momento
  • O potencial impacto dos seus estudos
  • Seus planos futuros acadêmicos e de carreira

Carta de motivação para mestrado: como fazer?

A transição para um mestrado é um momento muito importante na carreira de um estudante, que às vezes pode até condicionar toda uma carreira profissional. É por esse motivo é essencial escrever uma ótima carta de motivação para a sua candidatura a um mestrado.

Na verdade, a carta de apresentação de seu Mestre será seu melhor trunfo para aparecer bem aos olhos do painel de seleção, e ser admitido onde você quiser estar.

Ao escrever sua carta de motivação para uma candidatura de mestrado, recomenda-se:

  • Mostra como sua formação o leva naturalmente a ser um candidato ao mestrado desejado: apresentar o seu histórico e percurso que te guiou neste sentido é muito importante.
  • Destacar as habilidades acadêmicas (e profissionais, se aplicável) adquiridas durante seus estudos.
  • Ressaltar as suas qualidade que farão de você um aluno brilhante no mestrado desejado.
  • Citar os objetivos de curto e médio prazo que fazem você querer entrar neste mestrado (por exemplo, seus objetivos de carreira, sua ambição de fazer um doutorado, etc.)
  • Qualquer elemento que possa fazer você se destacar dos outros candidatos: suas habilidades linguísticas, seus compromissos associativos e ativistas, etc.

Dessa forma, uma boa carta de motivação para mestrado será estruturada em torno destes diferentes elementos, num estilo fluido e harmonioso, com parágrafos bem orientados e não muito longos.

Lembre de que a sua carta de motivação pode ser o fator decisivo da sua candidatura, então vale muito a pena fazer um carta de motivação que seja excepcional e chame atenção dos recrutadores.

Carta de motivação para estágio: como fazer?

Primeiro de tudo, o nosso modela de carta de motivação que está disponível para download é ótima para uma candidatura de estágio.

Na verdade, a carta de motivação para estágios é bastante semelhante à carta de motivação para a candidatura a empregos. A única diferença é que ao escrever uma carta de motivação para um estágio você geralmente tem pouca experiência de trabalho. Entretanto, para compensar você pode enfatizar os seguintes aspectos:

  • Suas habilidades acadêmicas ao longo de seus estudos
  • Suas habilidades interpessoais e qualidades humanas
  • Qualquer habilidade que o faça destacar-se da multidão: suas habilidades lingüísticas, seu envolvimento em associações e universidades, sua prática de um esporte de alto nível, etc.

Portanto, seja coerente ao escrever sua carta de motivação do estágio, e acredite em seu valor. Na verdade, uma boa carta de apresentação do estágio é uma carta que exala desejo e dinamismo.

O que deve ser evitado em uma carta de motivação?

Sabendo que a carta de motivação é um fator importante e decisivo no processo de candidatura, abaixo estão alguns erros que devem ser evitados e suas razões:

Erros que devem ser evitadosPor que?
Se enganar de destinatárioSe enganar de destinatário: escrever o nome do recrutador ou da empresa errado, ou acabar enviando seus documentos para o email errado podem fazer com que você seja desclassificado ou nem chegue a ter uma chance
Escrever uma carta de motivação genéricaSua carta deve ser pessoal e diretamente ligada à instituição destinada e à posição desejada. Não tente fazer uma carta e a utilizar em diversas candidaturas. Uma carta de motivação generalizada costuma ser facilmente detectada pelos recrutadores e sua candidatura muito provavelmente sera desclassificada.
As palavras: gostaria, poderia, desejariaO tempo condicional deve ser evitado, senão banido de uma carta de motivação. Seja assertivo e seguro no seu discurso, e a escolha do tempo verbal refletirá isso.
Afirmar sem provarTente evidenciar com exemplos e experiências prévias tudo que você afirmar na sua carta de motivação. Afirmações sem provas não convencem o recrutador de que você está sendo 100% verdadeiro sobre você mesmo.
Não ser originalVocê não precisa ser um gênio ou ter experiência muito extraordinárias para ser escolhido. Mas não utilizar a formatação de carta de motivação que todos usam já vai fazer com que você se destaque. Por exemplo, 99% das pessoas utilizam as palavras "motivado e dinâmico", logo, evite-as!
"Encher linguiça"Lembre-se que o recrutador recebe MUITAS candidaturas, e quanto mais esforço ele deve fazer para ler a sua, menos interessado em você ele será. Então, seja breve e direto, escreva no máximo uma pagina A4 de texto separando seu texto em 2 ou 3 parágrafos; caso tenhas muitas experiências, escolha as mais relevantes e foque na sua experiencia mais recente.
Letra ilegívelCertifica-se de escolher uma tipografia de fácil leitura. Mesmo que você goste mais de uma font por ela ser mais estilosa ou qualquer outro motivo, lembre-se que dificultar o trabalho do recrutador eleva risco de ter sua candidatura descartada, então escolha a tipografia mais adequada e que tenha fácil leitura.
Erros ortográficosErrar é humano, mas evite o máximo possível, o objetivo e não ter nenhum erro ortográfico, gramatical ou de estilo. Use corretores automáticos mas não se esqueça que ele deixa passar erros, ideal seria pedir para uma ou mais pessoas dar uma olhada no seu texto e te ajudar com esse aspecto.
Tabela explicativa sobre o que deve ser evitado na sua carta de motivação.

A carta de motivação é obrigatória?

Uma carta de motivação em acompanhamento do seu currículo é normalmente pedida por Universidades, empregadores e outras instituições como um dos documentos recomendados para a candidatura. Entretanto, na maioria dos casos ela não é obrigatória e sim recomendada.

Mas mesmo se no caso da sua candidatura a entrega de uma carta de motivação não obrigatória, ter uma é demasiadamente recomendado. Caso você escolha não incluir uma carta de motivação com sua candidatura, é muito provável que

  • Outro candidato que tenha um carta de motivação passe na sua frente
  • Seu perfil não seja sequer considerado pelos Recursos Humanos para o cargo ao qual você está se candidatando.

Em geral, se você quiser que sua candidatura fique entre as melhores, coloque todas as chances ao seu lado e tenha certeza que a sua candidatura tem:

  • Um CV atualizado, sem erros, sem problemas de alinhamento, limpo e bem organizado, destacando suas principais habilidades;
  • Uma carta de motivação convincente, sem erros ortográficos;
  • Se você puder obter uma, uma carta de recomendação de um antigo empregador, professor ou superior que apoia sua candidatura pode ser valioso.

Qual a diferença entre uma carta de motivação e uma carta de apresentação?

É muito importante saber qual a diferença entre uma carta de motivação e uma carta de apresentação, pois muitas vezes recrutares pedem especificamente por uma delas ou até mesmo pelas duas, e não saber as diferenciar pode custar a sua tao sonhada posição tanto de trabalha, quanto academica.

Segue abaixo uma tabela comparativa e explicativa sobre 3 diferentes aspectos principais nos quais as cartas de motivação e as cartas de apresentação se diferem:

Carta de motivaçãoCarta de apresentação
ObjetivoMostar a razão pela qual a vaga te interessa. Fazer uma relação entre a sua experiencia e aprendizados passados com os requisitos da posição.Apresentar como o candidato ideal para a posição. Explicar por que as suas qualificações atuais são perfeitamente coerentes com as exigências do cargo ou título.
ApresentaçãoPara que o leitor conheça um pouco do candidato, apresentação formal na carta de motivação deve ocupar no máximo um parágrafo de 4 a 5 linhas.Fazer uma apresentação mais extensa e nela explicar o porquê das suas decisões profissionais e qual a ligação entre a sua posição atual e a que você almeja.
PersonalizaçãoNão pode ser a mesma para várias organizações. Ela deve conter pontos exclusivos de cada organização e posição de candidatura.Pode ser exatamente a mesma que será enviada para todas as instituições que você queira se candidatar.
Tabela explicando a diferença entre carte de motivação e carta de apresentação.
O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório