Carta de recomendação profissional

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em abril 19, 2022

Uma carta de recomendação pode ser um aliado valioso na busca de novas oportunidades de trabalho. Se você está procurando um novo emprego, estágio ou em qualquer outro contexto que requeira garantias sobre as habilidades descritas em seu CV e sua ética profissional. A carta de recomendação de emprego é essencial, em muitos casos, para o processo de recrutamento.

A carta de recomendação deve ser escrita e assinada pelo empregador anterior, seja diretamente pelo proprietário do projeto ou empresa, ou pelo representante de recursos humanos; ou no caso de uma carta de recomendação pessoal, simplesmente pela pessoa que irá atuar como referência e que endossa o valor ético e cívico da pessoa em questão.

Caso você esteja procurando um modele de carta de recomendação de trabalho, você veio ao lugar certo!

Baixe nossa carta de recomendação de amostra

Abaixo você pode baixar nosso exemplo de carta de recomendação. Este exemplo de carta de recomendação está disponível apenas em francês, e será particularmente útil ao escrever uma carta de recomendação para uma candidatura de empresa - seja para um emprego ou para um estágio.

O que é uma carta de recomendação?

Uma carta de recomendação é um documento escrito por um empregador para um empregado ou estagiário. Este documento descreve as principais habilidades e qualidades do funcionário e, portanto, será utilizado para apoiar a candidatura do funcionário a outro cargo ou empresa.

A carta de recomendação fica muitas vezes requisitada, às vezes pode ser difícil encontrar um novo emprego e uma uma carta de recomendação de seu antigo professor ou empregador pode ser um bom aliado. É uma boa idéia incluir, além de um CV, uma carta de apresentação no processo de recrutamento.

Um empregador não é obrigado a fornecer uma carta de recomendação, o ato é um favor.

Em que situações você deve escrever uma carta de apresentação?

Se você é um funcionário que se candidata a um novo emprego em uma nova empresa, você pode ser solicitado a obter referências, ou seja, o apoio de pessoas com quem você já trabalhou e que podem atestar sua seriedade, rigor e boa vontade. Neste contexto, a carta de recomendação é o documento padrão que pode ser exigido.

Você também pode simplesmente desejar acrescentar uma carta de recomendação à sua candidatura para maximizar suas chances de conseguir o emprego. Assim, você pode pedir a seu atual ou antigo empregador, ou até mesmo um professor ou tutor de estágio, uma carta de recomendação para o novo emprego.

Carta de recomendação profissional: o que há de especial nela?

Dentre os diferentes tipos de cartas de recomendação, a mais comum é a carta de recomendação profissional. Em poucas palavras, a carta de recomendação profissional permite que um supervisor ateste as habilidades e qualidades de uma pessoa que ele supervisionou. A carta de recomendação profissional pode ser particularmente útil no contexto de uma solicitação de emprego.

Também pode haver cartas de recomendação para aluguel, isto mostrará que você paga seu aluguel a tempo, que deixou o apartamento em boas condições, etc. Outra situação onde uma carta de recomendação seria muito útil e muitas vezes indispensável é no universo acadêmico, como para pedido de bolsas, aplicação para mestrado ou até mesmo aplicação para graduação no exterior. Para saber mais sobre a carta de recomendação acadêmicas, acesse nosso guia!

É possível escrever uma carta de recomendação para um amigo?

Em geral, a carta de recomendação é utilizada em um contexto profissional ou acadêmico. Assim, na maioria das vezes é escrito por alguém que teve um cargo superior, como um supervisor por exemplo, ou uma autoridade reconhecida em benefício de um estudante ou funcionário que precisa ser capaz de apresentar garantias de sua seriedade e competência. Assim, neste contexto, fazer uma carta de recomendação para um amigo parece um pouco estranho.

Pode-se imaginar a possibilidade de fazer uma carta de recomendação para um amigo se vocês tiverem trabalhado juntos e puderem certificar imparcialmente algumas de suas habilidades.

Exemplo de carta de recomendação para um estudante

Como explicado na seção anterior, em algumas situações particulares, um aluno pode precisar de uma carta de recomendação de um professor. Neste caso, a carta de recomendação para um estudante será diferente do modelo clássico - mais destinado ao mundo profissional. Na verdade, a carta de recomendação para um estudante requer menos formalismo.

Portanto, sinta-se livre para escrever uma carta de recomendação para um estudante - o importante é destacar as qualidades e habilidades do estudante. Caso esteja procurando um modelo de carta de recomendação acadêmica, acesse nosso guia e baixe o pdf agora mesmo.

Como solicitar uma carta de recomendação ao supervisor?

Pedir a seu supervisor uma carta de recomendação pode ser complicado. Pode haver o receio de que o supervisor não tenha tempo para escrever tal documento, ou que ele simplesmente não queira fazê-lo. Diante dessas apreensões naturais, como você solicita uma carta de recomendação de seu superior?

A fim de ajudá-lo, aqui estão algumas dicas sobre como fazer um pedido de carta de recomendação com sucesso:

  • Explique à pessoa que você está solicitando o motivo de seu pedido de carta de recomendação: um projeto profissional, um pedido, etc.
  • Escolha um momento oportuno em que a pessoa que você está pedindo uma carta de recomendação terá algum tempo e pouco estresse
  • Ofereça-se para escrever você mesmo o documento: isso economizará tempo e você poderá controlar o conteúdo de sua carta de recomendaçãoNunca tenha medo de pedir uma carta de recomendação: ela é perfeitamente normal e legítima!

Se você estiver procurando modelos de carta de recomendação acadêmica, carta de motivação, carta de demissão ou currículo, por favor, visite nossas páginas dedicadas.

O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório