Currículo: nosso modelo para download

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em abril 6, 2022

O CV é o documento mais importante em sua busca de emprego. É com ele você poderá se candidatar a todas as ofertas de emprego em que te interessarem, seja para uma grande corporação ou para uma pequena empresa. Juntamente com a carta de motivação e de apresentação, o seu currículo vai influenciar a primeira impressão que os recrutadores terão de você.

Você está procurando por um formato de currículo?

Para te ajudar a prosperar em sua carreira, nós, da HelloSafe, criamos um modelo currículo para você que pode ser baixado gratuitamente.

Você está gostando das nossas ferramentas gratuitas?

Ajude a HelloSafe a se manter grátis para seus usuários e deixe uma avaliação online.

Como fazer um currículo profissional?

A Hellosafe está sempre procurando maneiras de facilitar seus processos administrativos e/ou de trabalho. Por esse motivo, se você está em processo de procura de emprego e está procurando por modelos de currículos, abaixo temos um modelo que você pode baixar para utilizar como base e o personalizar como você julgar conveniente.

Às vezes, saber estruturar um CV pode ser complicado e confuso. Tenha sempre em mente que esse será o documento que apresentará os principais momentos relevantes da sua carreira, então é muito importante não esquece nenhuma das informações principais que precisam estar presentes em seu currículo, são elas:

  • Dados pessoais
  • Objetivos profissionais
  • Formação Acadêmica
  • Experiência Profissional
  • Cursos Extracurriculares
  • Atividades Complementares

Exemplo de currículo para download:

Lhe apresentamos um formato simples de currículo que foi feito para que você possa o modificar incluindo suas informações pessoais e profissionais e adaptar o documento às suas preferências. Neste modelo de CV você encontrará todas as seções e informações necessárias que devem estar presentes em um bom currículo, além de que ele é um currículo básico que pode ser adaptado para qualquer indústria e profissão.

Aqui está disponível modelo simples que te ajudará criar um currículo profissional atraente. O download é gratuito, faça agora mesmo.

Currículo sem experiência de trabalho: o que fazer?

Saiba que, quando recém formado ou ainda estudante, é 100% normal não ter nenhuma experiência prévia, e ao criar um currículo sem experiência profissional você deve destacar todos os outros pontos do seu currículo que sejam valiosos para a posição que você está se candidatando.

Caso você não tenha experiência de trabalho, não se preocupe, nosso modelo de currículo disponível para download também funcionará para você, e sua adaptação não será nada complicada, já que um currículo para estudantes geralmente é mais simples.

Após baixar nosso modelo de currículo e ajustá-lo de acordo com sua necessidade. Aconselhamos que você faça o seguinte:

  • Remover as seções de experiência de trabalho
  • Adicionar treinamentos adicionais, como cursos especiais, estágios e projetos escolares que você pode destacar.
  • Adicionar cursos e treinamento de competências, como ferramentas de trabalho que você aprendeu a dominar, aplicativos ou programas nos quais você é proficiente.
  • Adicionar experiências de serviço voluntário, caso você tenha algumas.
  • Adicionar sua habilidades pessoais, incluindo-as na seção ''outras competências''.

As empresas costumam entender que você está aplicando para o seu primeiro emprego, então detalhe bem e ressalte todas as suas outras qualidades, assim como a sua formação deve ser bem descrita em seu currículo sem experiência de trabalho.

Como fazer um currículo?

Ao fazer um currículo, é importante incluir todas as informações indispensáveis e importantes como as que citamos e as que estão presentes em nosso modelo de CV. Ao utilizar o nosso modelo de currículo, que poder ser baixado gratuitamente, você não precisará se preocupar em estruturar o seu CV do zero, pois já te damos um ótimo template pronto a ser adaptado com as suas informações pessoais e profissionais.

Mas, se por algum motivo, você queira ser mais original e deseje criar seu CV a partir do zero, aqui estão todas as informações que não podem ser deixadas de fora:

  • Seu nome completo
  • A especialização ou trabalho que você está qualificado para fazer
  • Uma bio profissional, como um breve resumo do seu CV. Você deve ser capaz de descrever o que você faz em uma única frase.
  • Seus objetivos profissionais.
  • Competências, onde você incluirá os famosos "soft skills" que você acha que te definem melhor.
  • Seus dados de contato, caso os recrutadores estejam interessados em seu perfil.
  • Sua experiência de trabalho, geralmente a seção mais importante de um currículo. Deve ser estruturado na seguinte ordem: nome do cargo, nome da empresa, duração do cargo e lista de tarefas realizadas. No caso de tarefas, é melhor usar verbos para descrevê-las. Comece com o mais recente.
  • Finalmente, sua formação educacional, indicando a instituição educacional, seguida pelo diploma recebido, o ano de conclusão e as habilidades adquiridas, assim como qualquer informação relevante, por exemplo, ter presidido um clube. Se você não puder incluir experiência de trabalho em seu currículo, preste atenção especial às habilidades adquiridas.

Uma foto tipo retrato, com boa iluminação e um fundo liso pode ser incluída em seu currículo caso você queira, porém não é obrigatório. A adição ou não de uma foto vai depender muito da empresa para a qual você esta se candidatando e de das suas preferências pessoais.

Dicas para fazer um bom currículo

Muitas vezes os recrutadores têm muitos currículos para serem analisados e existem alguns fatores que podem fazer com que seu currículo se destaque.

DicaExplicação
Seja objetivoA empresa pode ter recebido centenas de candidaturas e eles não vão querer perder tempo no processo de seleção de currículos, então escreva de forma objetiva.
Escolha o tamanho e o formato adequadoIsso vai desde o tamanho e estilo escolhido para a tipografia até o layout da página como um todo. Seu currículo de poder ser lido de forma rápida e eficiente, e as informações devem ser facilmente acessíveis.
Priorize as informações essenciaisPara manter seu currículo em um bom tamanho sempre priorize as informações mais relevantes. Caso seu CV tenha muita informação o recrutador pode acabar ficando confuso ou cansado do seu perfil e não queremos que isso aconteça.
Tome cuidado ao inserir sua fotoCaso no anúncio da vaga uma foto seja exigida, opte por uma foto tipo retrato, com boa iluminação, boa resolução e um fundo liso. Evite selfies ou fotos muito descontraídas e tente passar um ar profissional.
Evite colocar sua pretensão salarialO salário costuma ser discutido depois da entrevista, pois colocar uma alta pretensão salarial em seu currículo pode fazer com que a empresa te rejeite já na primeira etapa, e colocar o salário baixo pode fazer com que você seja pago menos do que a empresa estava planejando.
Cuidado com suas redes sociaisMuitas empresas utilizam as redes sociais para conhecerem mais sobre os perfis dos seus candidatos, use isso a seu favor.
Saiba como driblar a falta de experiênciaDeixe claro desde o começo que você esta buscando o seu primeiro emprego, caso essa seja a situação. Além de ressaltar suas qualificações, competências, formações e experiências não profissionais.
Preste atenção aos erros de ortografiaEvite ao máximo cometer erros ortográficos ou gramaticais, pois isso mostra que você se esforçou na sua candidatura e também demonstra profissionalismo.
Procure conhecer um pouco mais sobre a empresaAs empresas sempre gostam quando o candidato demonstra interesse pela instituição, faça isso mostrando que você pesquisou sobre a empresa e fazendo perguntas específicas sobre a organização e não apenas sobre o posto.
Tabela de dicas para fazer um bom currículo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e que ajude você a conseguir o emprego que você almeja. Se não respondemos todas as suas perguntas ou se você tem algum comentário sobre o artigo, não hesite em nos escrever. Ficaremos felizes em receber a sua mensagem e tentaremos te ajudar de todas as formas que pudermos.

Perguntas frequentes

Onde encontrar vagas de trabalho no Brasil?

Entre as diversas plataformas de busca disponíveis no Brasil, você pode encontrar empregos com o Jooble.br, que lista um grande número de ofertas de trabalho em todo o país.

O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório