Carta de recomendação acadêmica para bolsas de estudo

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em abril 19, 2022

No Brasil, muitas vezes procuramos ampliar nossas oportunidades estudando em universidades reconhecidas, em muitos casos com universidades privadas ou para estudar no exterior, revisamos os preços de suas mensalidades e elas se tornam exorbitantes; mas isso não deve ser motivo para recuarmos pensando que não poderemos pagar por este estudo.

Neste artigo queremos compartilhar com você um exemplo de carta de recomendação que você pode usar para se candidatar a uma bolsa de estudos, pois seus sonhos profissionais não devem se limitar as possibilidades financeiras e econômicas que a sociedade impõe. Aqui lhe passamos o que fazer, como se candidatar e colocamos à sua disposição um formato de exemplo de carta de recomendação académica.

Esperando que este guia seja de grande utilidade para você, começaremos como sempre com conceitos básicos.

O que é uma carta de recomendação?

Uma carta de recomendação é um documento onde alguma pessoa física ou instituição irá endossar as suas habilidades e aptidões. Este documento é frequentemente solicitado quando há uma vaga para um novo emprego, mas da mesma forma, as cartas de recomendação são um elemento fundamental na candidatura para uma bolsa de estudos universitária.

Dependendo do curso e o que está buscando, a universidade irá pedir uma carta de recomendação para complementar sua inscrição, então se você planeja se candidatar a uma bolsa para estudar no exterior ou em uma universidade privada; você deve considerar uma carta de recomendação. Esta informação será útil para você, então tome nota.

Como escrever uma carta de recomendação para uma bolsa de estudos?

Abaixo compartilhamos nosso exemplo de uma carta de recomendação para que você possa tomá-la como referência para se inscrever naquela escola que lhe dará as bases de sua futura vida profissional.

Baixe nosso formato quantas vezes quiser, adaptando as informações à sua solicitação.

Você pode oferecer esse formato às pessoas a quem você solicita sua recomendação, como base para ajudá-las a economizar tempo ao escrever a carta e, ao mesmo tempo, garantir que o conteúdo seja conveniente para você.

Quem pode me ajudar a escrever uma carta de recomendação para uma bolsa de estudos?

Para reforçar sua solicitação, recomendamos que você pense em pelo menos duas pessoas que possam apoiá-lo com essas cartas. É muito importante que estas pessoas escrevam a carta por si próprias, somente se baseando na carta que você enviar, portanto escolha cuidadosamente as pessoas para lhe ajudar nesta etapa.

A HelloSafe Brasil, recomendamos que você considere os seguintes aspectos para escolhê-los:

  • Que sejam pessoas que trabalhem no ambiente acadêmico ou de trabalho relacionado ao que você deseja estudar.
  • Independentemente da posição que essas pessoas tenham, independentemente de terem uma posição alta ou privilegiada, o mais importante é que realmente conheçam você .
  • Conheça sua atuação no ambiente acadêmico ou de trabalho .
  • Que você saiba que esta pessoa está disposta a escrever ou assinar esta carta para você, que ela se de tempo para isso e que faça isso com prazer.

Pode ser um ex-professor que conhece bem o seu trabalho e que tem em mente um projeto que você fez e que foi relevante para ele. Também pode ser um ex-chefe ou colega que já esteve em projetos com você antes e conhece bem seu desempenho ou até mesmo suas habilidades profissionais.

Outras coisas que seriam ótimas:

  • Que você estudou na universidade para a qual está se candidatando
  • Se for uma candidatura no estrangeiro: que seja uma pessoa que tenha uma experiência como a que você pretende ter.
  • Seja uma pessoa que verifica constantemente seu e-mail.

O último aspecto importante, pois é possível que você receba respostas ou perguntas sobre sua inscrição no seu e-mail, e a verdade é que essas oportunidades não esperam, portanto, não é recomendável que você seja uma pessoa que geralmente leva tempo para dar respostas ou que não verificam seu e-mail constantemente.

Quais informações uma carta de recomendação deve ter para solicitar uma bolsa de estudos?

Quer você baixe nosso exemplo para ter uma base ou não, em qualquer caso, você terá que atualizar as informações com os elementos que não podem faltar uma carta de recomendação para solicitar uma bolsa, seja para uma universidade privada no Brasil ou no exterior.

Principais elementos de uma carta de recomendação para uma bolsa universitária:

  • Informações de contato e referência da pessoa que assina a carta de recomendação: Nome completo, cargo, e-mail, telefone, empresa ou instituição onde trabalha e cargo.
  • Especifique há quanto tempo esta pessoa lhe conhece: quanto mais específico você puder ser, mais pontos terá a seu favor. De preferência, adicione a data em que a pessoa começou a trabalhar ou a colaborar com você e especifique que ainda mantêm contato.

Principalmente coisas que devem se destacar sobre você:

  • Suas habilidades intelectuais, sociais e de trabalho - se você é proativo, se gosta de trabalho em equipe, etc.
  • Destaque qualidades de liderança e networking.
  • Destaque sua produtividade em relação ao projeto ou trabalho específico que você fez com a pessoa que irá assinar a carta.
  • Expresse o que essa pessoa acha que você poderia trazer para o seu país ou o que poderia vir para você mais tarde em sua carreira profissional se você receber essa bolsa.

Não subestime o uso de cartas de recomendação para se candidatar a uma universidade ou para pedir uma bolsa de estudos

É necessário enviar cartas de recomendação ao solicitar uma bolsa de estudos?

Mesmo que este documento não seja solicitado na publicação da universidade em que anuncia a concessão desta bolsa, uma carta de recomendação nunca fará mal ao enviar seus documentos.

Os processos para obtenção de bolsa universitária são longos e não consistem em uma única fase. Em muitos casos, especialmente se a carta de recomendação constar na lista de elementos solicitados pela instituição.

Se você não incluir esta carta ao solicitar uma bolsa de estudos, é muito provável que você não avance para a próxima fase.

Como persuadir alguém a escrever uma carta de recomendação?

Este conselho pode ser usado para qualquer carta de recomendação que você solicitar, seja profissional, pessoal ou acadêmica; É muito importante poder gerar empatia com a pessoa que nos fará o favor de escrever esta carta de recomendação.

Para isso, é muito importante que você:

  • Tire algum tempo para conversar com a pessoa em particular e com calma;
  • Conte a pessoa sobre seus sonhos e objetivos;
  • Conte o por que você quer estudar essa carreira ou mestrado naquela universidade;
  • Projete seus objetivos profissionais: Diga a pessoa o que significará para sua carreira profissional poder estudar na instituição escolhida;
  • Explique por que você pensou nela ou nele, por que é de grande valor para você que a pessoa escreva esta carta para esta instituição, para advogar por você.

Como conseguir uma bolsa de estudos na faculdade?

Esse processo parece complicado, mas a realidade é que só precisa de um pouco de paciência, tomando seu tempo e reunindo o suficiente para destacar seu perfil entre outros alunos que podem estar se candidatando à mesma oportunidade.

  1. A primeira coisa que você deve fazer é procurar a instituição na qual você está interessado(a) em estudar e investigar que tipo de bolsas elas oferecem;
  2. Identifique também a carreira ou especialização que deseja estudar nesta instituição e defina bem seus motivos;
  3. Verifique se a lista de documentos necessários para aplicar está no site deles;
  4. Ligue para confirmar que os pedidos de bolsas estão abertos e para confirmar a lista de requisitos;
  5. Melhore o seu perfil com os documentos que enviará quando submeter a sua candidatura.

Você pode adicionar cartas de recomendação ou uma carta de motivação para referenciar seu desempenho, seus objetivos e por que você é a pessoa que pode aproveitar ao máximo essa oportunidade.

Quais documentos preciso para solicitar uma bolsa de estudos?

Para se candidatar a uma bolsa, você terá que reunir alguns papéis que atuarão como seus representantes perante a instituição que avaliará seu perfil.

Esses documentos geralmente devem verificar: sua nacionalidade, dados ou registros oficiais, qualificações, etc. 

Por exemplo, se você estiver procurando por uma bolsa acadêmica, geralmente terá que provar excelentes qualificações; mas se estiver se candidatando a uma bolsa esportiva, deve comprovar seu excelente desempenho no referido esporte, mas os documentos geralmente são básicos.

Você pode fortalecer seu perfil com uma carta de motivação ou uma carta de recomendação.

O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório