Portabilidade de plano de celular: guia total
Mudar de operadora sem perder o número é uma facilidade que já mudou a vida de muita gente. Para se ter uma ideia, estatísticas apontam que de 2008 a 2020 foram realizadas mais de 62 milhões de portabilidades.
E você, sabe o que é a portabilidade? E como funciona a portabilidade? Confira o artigo de hoje e fique por dentro de tudo sobre portabilidade Vivo, portabilidade Claro e em outras operadoras.
O que é portabilidade?
A portabilidade é um recurso que permite a troca de operadora sem que o cliente perca o número. Assegurada pela Resolução 460/07 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a portabilidade numérica tem ajudado milhares de clientes no País. Antes de existir o recurso, era comum que as pessoas permanecessem em uma operadora insatisfatória apenas para manter o número.
Uma situação complicada, não é mesmo? Em especial quando a pessoa mantém o mesmo número por bastante tempo.
Há também a portabilidade de endereço, bastante utilizada em telefones fixos. Todavia, essa opção permite apenas mudanças de endereço no mesmo estado.
Além disso, a portabilidade também é a opção de migrar de plano dentro da mesma operadora e continuar com o mesmo número, facilitando o acesso a escolhas que melhor atendam suas necessidades.
Pensando em fazer portabilidade? Acesse a ferramenta da Hello Safe e compare entre os melhores planos de celular do Brasil.
Acesse e contrate com o melhor preço do mercado!
Como fazer portabilidade?
A portabilidade é um processo simples de ser realizado, tanto é que podemos dividi-lo em poucas etapas. Confira:
- O primeiro passo é ter uma linha ativa para realizar a operação.
- Tenha em mãos o seu CPF, RG e comprovante de residência. As operadoras podem precisar destes dados.
- Lembre que os documentos fornecidos devem estar no nome do próprio titular. Se for uma empresa, será pedido o CNPJ.
- Por fim, a solicitação de portabilidade deve ser feita para a operadora a qual se quer migrar.
- Preencha todos os dados com atenção e siga as instruções de atendimento.
Dito isso, devem ser observados alguns detalhes sobre a portabilidade, anote aí:
- A maioria das portabilidades é gratuita, mas por lei, a operadora pode cobrar até R$ 4,00 pela migração
- Há chances de o serviço apresentar instabilidades durante a portabilidade
- Se o plano da operadora anterior tiver fidelidade, o cliente pode ser multado pela quebra de contrato.
Como funciona a portabilidade?
Agora que você já sabe como fazer é preciso saber como funciona a portabilidade. Tudo começa no atendimento e, hoje em dia, as operadoras disponibilizam uma série de canais para o cliente que vem de outra companhia. Além do atendimento em loja física, há o acesso online e algumas empreas tem a opção por SMS.
No entanto, com tantas facilidades e opções de escolha, às vezes fica difícil saber por onde começar. Pensando nisso, preparamos esta seção de perguntas e respostas para você entender melhor sobre como funciona a portabilidade.
- Quanto tempo demora a portabilidade? O processo tem um prazo de até 3 dias úteis para ser concluído.
- Existe um dia melhor para a portabilidade? Uma sugestão é fazer a portabilidade pouco antes de vencer a fatura na operadora antiga, assim você não precisa pagar duas contas.
- Dá para agendar a portabilidade? Sim, mas é importante verificar se o recurso é oferecido pela operadora.
- Posso mudar o meu número fixo para celular ou vice-versa? Não, o procedimento não é aceito pelas instituições regulamentadoras.
- Tem como fazer a portabilidade de um número que não uso mais? Não, a portabilidade para números ativos em que o titular queira trocar de operadora.
Acesse e contrate com o melhor preço do mercado!
Quem pode fazer portabilidade?
Todo o consumidor que tenha uma linha telefônica pode fazer a portabilidade numérica. Na prática, a portabilidade Vivo, portabilidade Tim, portabilidade Claro, e ainda a portabilidade Oi, é um direito do cliente, independente da operadora que esteja utilizando.
Inclusive, na Resolução que regulamenta a atividade constam mais direitos do usuário, tais como:
- " Solicitar a qualquer tempo a Portabilidade
- Ser informado adequadamente sobre as condições de oferta, prazos, facilidades e seus valores
- Ter assegurada a privacidade de seus dados pessoais informados quando da solicitação
- Obter reparação pelos danos causados pela violação dos seus direitos, em especial quanto ao direito à Portabilidade".
Como fazer portabilidade para Vivo?
Quem deseja fazer portabilidade para Vivo tem várias opções para fazer o pedido, são elas: Chat, SMS, loja física ou atendimento telefônico.
Tendo em mente todas as formas disponíveis, vamos explicar na prática um dos caminhos mais utilizados, a Portabilidade Vivo pela internet.
Passo a passo para fazer portabilidade Vivo:
- Entre no site vivo.com.br
- Navegue pelo portal e clique no plano desejado
- No menu seguinte, selecione "Manter meu número Vivo ou de outra operadora"
- Digite seu CPF e informe o número para fazer portabilidade
- Depois, vá em em "Continuar"
- A Vivo irá enviar um código por SMS, o qual você deverá informar
- Siga as demais instruções para dar continuidade ao pedido de portabilidade para Vivo
Como fazer portabilidade para Claro?
Quem deseja trazer sua linha para a Claro possui variadas alternativas para fazê-lo, incluindo o atendimento digitall, presencial, ou mensagem de texto.
Como fazer portabilidade para Claro pela internet:
- Acesse o site claro.com.br
- Selecione o plano para contratação
- Clique em "Trazer meu número para a Claro"
- Preencha o número do telefone e os dados pessoais solicitados
- Veja o resumo da compra na parte direita da página
- Clique em "Eu quero"
- Finalize o processo conforme as orientações que aparecerão nas telas seguintes
Como fazer portabilidade para Tim?
A portabilidade Tim também é oferecida aos clientes em diferentes canais, incluindo o atendimento online, lojas físicas ou envio de SMS
Como fazer portabilidade para TIIM no site:
- Visite o portal tim.com.br
- Faça a escolha do plano
- Clique em "contratar agora"
- Informe seus dados para a contratação
- Clique em "trazer meu número de outra operadora"
- Continue o processo de acordo com as informações da tela
Como consultar minha portabilidade?
Após pedir troca de operadora, é natural que o cliente se pergunte "como consultar minha portabilidade?"
Nesse contexto, cada prestadora oferece uma forma de poder acompanhar o andamento do processo. Veja na tabela abaixo os principais meios para consultar como está a sua portabilidade.
Operadora | Telefones para consulta de portabilidade | Sites para consulta de portabilidade |
---|---|---|
Claro | 1052 | claro.com.br/celular/portabilidade |
Tim | *144 | tim.com.br/para-voce/planos/portabilidade |
Vivo | 1058 | vivo.com.br/para-voce/ajuda/sou-novo-aqui/portabilidade |
Opinião dos especialistas
Tenha com você o número de protocolo e o CPF, eles podem ser solicitados para a verificação.
Como cancelar minha portabilidade?
Se você pediu a troca de operadora mas está arrependido, fique tranquilo. Você tem como desistir da portabilidade, porém é necessário saber de alguns pontos essenciais sobre o que fazer para cancelar a portabilidade:
- O cliente tem até dois dias úteis para desistir da portabilidade, após esse período, o processo é finalizado.
- Atualmente, a Anatel permite que o cliente faça a portabilidade quantas vezes precisar.
- Entretanto, é preciso ficar atento na aquisição de planos, pois algumas modalidades exigem fidelidade e estão sujeitas à cobrança de multa
Nas principais operadoras do País, as formas mais comum de cancelar a portabilidade são encontradas conforme a tabela.
Operadora | Telefones e meios para desistir da portabilidade |
---|---|
Vivo | Atendimento online,solicitação em loja, ligação para *8486 ou 1058. |
Tim | 1056 ou ir presencialmente até uma loja Tim. |
Claro | 1052 ou comparecer à uma loja física da Claro |
Como irá funcionar a portabilidade da Oi para outras operadoras?
Como a Oi foi vendida para a Telefônica, muito se pesquisa sobre como irá funcionar a portabilidade da Oi para outras operadoras.
Em um primeiro momento, caso não haja solicitação do Consumidor, a migração será feita de forma automática. O encaminhamento dos clientes para cada operadora acontecerá de acordo com o DDD.
Vale destacar que, de acordo com a Anatel, "os serviços continuarão sendo prestados normalmente até que o consumidor seja migrado para a nova prestadora".
Se você está se perguntando como ficam os clientes da Oi com a venda da companhia, confira esta tabela com a distribuição dos DDDs entre as empresas.
Operadora | DDD da portabilidade |
---|---|
Claro | 13, 14, 15, 17, 18, 27, 28, 31, 33, 34, 35, 37, 38, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 71, 74, 77, 79, 87, 91 e 92; |
Tim | 11, 16, 19, 21, 22, 24, 32, 51, 53, 54, 55, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 73, 75, 89, 93, 94, 95, 96, 98 e 99; |
Vivo | 12, 41, 42, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 88 |
Com esses dados em mente, é interessante lembrar que o caso está sendo acompanhado de perto por instituições como o Idec, que está entre os responsáveis por resguardar os direitos do cliente durante o processo.