Como funciona um consórcio imobiliário?
O consórcio imobiliário é para quem busca por pagamento parcelado de uma forma mais simples e sem juros.
É através da carta de crédito do consórcio imobiliário que tornou- se cada vez mais possível adquirir o imovel tão desejado pagando um pouco todo mês, já que o sonho da casa própria assume valores cada vez mais altos com o passar dos anos.
Portanto, se você deseja comprar uma casa e não sabe como, entenda com essa leitura o funcionamento do consórcio de imóvel e aproveite para avaliar se essa é uma opção viável diante do seu orçamento.
O que é um consórcio de imóvel?
Um consórcio nada mais é do que uma junção de dois ou mais indivíduos, empresas ou organizações para compartilhar recursos para atingir um objetivo comum.
O consórcio é considerado uma das principais modalidades para adquirir imóveis da forma mais simples porque é através do consórcio que você consegue comprar um imovel parcelado. Além disso, trata-se de uma iniciativa sem juros, o que é bastante atrativo.
É sabido que imóveis custam caro, portanto, o sonho de comprar uma casa à vista é algo quase que impossível para a maioria da população. É neste momento, a fim de atender aos desejos pessoais, que muitas pessoas acabam recorrendo a consórcios imobiliários.
Nesse sentido, se você deseja adquirir um imóvel em um futuro próximo você precisa entender sobre este assunto. Pensando nisso, reunimos os principais preços e taxas que um consórcio possui na nossa página principal, além das nomenclaturas usadas e as empresas autorizadas a oferecer esse tipo de serviço, basta acessar o nosso comparador e conferir.
O consórcio de imóvel é uma alternativa que leva tempo, portanto, desconfie de empresas que prometem contemplações em poucos meses, pois em um o consórcio imobiliário você pode levar a casa no primeiro sorteio, no último sorteio ou através de lance, ou seja, não há previsibilidade.
Encontre o melhor consórcio imobiliário com a gente!
Como funciona o consórcio de imóvel?
O consórcio surgiu na década de 60 como uma alternativa aos empréstimos e financiamentos que eram limitados.
Tudo começou quando um grupo de amigos se reuniu e decidiu juntar dinheiro em uma espécie de fundo monetário onde cada um depositava uma quantia preestabelecida gerando um autofinanciamento para que todos pudessem adquirir seus bens materiais.
A partir de então a estratégia foi evoluindo e hoje são oferecidos vários planos de consórcio com parcelas e prazos para pagamento distintos, além de carta de crédito distinta também.
Para fazer parte de um consórcio você deve, primeiramente, comprar uma carta de crédito, ou seja, se você deseja comprar um imovel de R$ 200 mil reais você compra uma carta de crédito neste valor.
Após escolher o valor da carta de crédito você faz a contratação da cota de consórcio. A partir de então você deve contribuir todo mês com o valor estipulado, denominado mensalidade.
O que posso comprar com uma carta de crédito de consórcio imobiliário?
No consórcio imobiliário a carta de crédito pode ser usada para aquisição de:
- apartament;
- Casa;
- Terreno;
- Sala comercial;
- Construções;
- Reformas.
Como ocorre a contemplação de um consórcio imobiliário?
Mensalmente também ocorrem as denominadas assembleias, ou seja, uma reunião dos consorciados junto da administradora do consórcio para rever alguns pontos, realizar sorteios e antecipação de contemplações.
A primeira contemplação dentre os clientes do consórcio imobiliário ocorre através de um sorteio que é a prioridade do consórcio e após o sorteio é feita a contemplação por meio de lance, ou seja, o consorciado que quiser dar um bom lance leva o valor de prêmio acumulado na sequência.
Enquanto houver caixa nesse fundo comum significa que mais pessoas poderão ser contempladas, caso contrário, só no próximo mês você terá chances de ser contemplado.
Como funciona o consórcio de imóveis Bradesco?
Para contratar o consórcio de imóveis Bradesco você pode entrar em contato através do site ou adquirir diretamente por meio da agência.
- Uma vez contratado o consórcio Bradesco você passa a pagar parcelas mensais;
- A contemplação é o momento em que o consorciado é escolhido para retirar a carta de crédito e esse valor cai direto na sua conta corrente;
- Você pode usar o seu saldo FGTS para dar lances;
- Quando o prazo do consórcio termina é feita a prestação de contas entre o grupo consorciado e o Bradesco deposita em conta se houver algum valor restante no fundo de reserva;
É possível que você consulte no consórcio Bradesco qual grupo está disponível para você de acordo ao seu perfil, prazos, preferências, valor da parcela e valor do imóvel.
Como funciona o consórcio imobiliário Itaú?
O consórcio itaú é um produto forte dentre as empresas que oferecem consórcio imobiliário.
Em junho de 2021, por exemplo, o Itaú ofereceu 25% de desconto na taxa de administração do consórcio imobiliário, ou seja, o banco possui condições especiais a quem se dispõe ser cliente da instituição.
- Você pode realizar a contratação através do site;
- As assembleias ocorrem mensalmente de forma virtual;
- Os lances podem ser realizados até as 20 horas do dia útil anterior a assembleia e podem ser feitos com recursos próprios ou utilizando FGTS;
- As parcelas devem ser pagar todos os meses e são ajustadas de acordo ao INCC anualmente;
- A contemplação ocorre via sorteio ou lance;
- O faturamento da carta é sem burocracias;
- Quando o grupo do consórcio é finalizado o valor restante é devolvido aos consorciados;
- Você ainda tem a opção de cancelar o seu consórcio com multa de 15%;
Para comparar o consórcio Itaú com o das melhores empresas do Brasil, entre em nosso comparador.
Encontre o melhor consórcio imobiliário com a gente!
Como funciona o consórcio de imóveis Caixa?
Para fazer parte do consórcio imobiliário Caixa o cliente só precisa ser maior de 18 anos e é muito simples fazer parte de um grupo.
- Você realiza a contratação através do site.
- Um funcionário Caixa entrará em contato
- E então você poderá se direcionar a agencia mais próxima para finalizar processo;
- Você pode usar o FGTS para contemplar o valor do imóvel, pagar parcelas ou quitar o consórcio;
- Mensalmente ocorrem as assembleias, sorteios e lances, e as parcelas sofrem reajuste anual;
- A Caixa fornece até 10% do crédito do consórcio para pagar despesas referentes ao bem;
- Se você ocupa algum cargo na Caixa Econômica só poderá ser contemplado depois que todos os integrantes do grupo forem beneficiados;
Consorcio imobiliário BB como funciona?
Acessando nossa ferramenta especializada é possível comparar as condições do consorcio imobiliário BB com as demais instituições financeiras renomadas que também fornecem consórcio imobiliário, segundo dados fornecidos pelo Banco Central.
- Você pode simular e contratar através do site do BB;
- A taxa de administração pode ser dividida em até 3 parcelas;
- Antes de ser contemplado você pode modificar o valor do bem;
- Você pode escolher o melhor prazo de acordo com a sua situação financeira;
- O valor do crédito e das parcelas sofrem reajuste;
- Assembleias, ofertas, e contemplações ocorrem mensalmente e os lances podem ser feitos online;
- Você pode usar o FGTS para dar lances;
Como funciona a contemplação do consórcio de imóveis?
A contemplação significa que houve a atribuição do crédito ao consorciado para aquisição do imóvel, ou seja, que o dinheiro da carta de crédito foi liberado.
A maioria dos consórcios trabalham com a contemplações via:
- Sorteio
- Lance
A contemplação via sorteio da cota do consórcio é tida como preferencial, como citamos. Dessa forma, o sorteado, mesmo sem ter quitado todas as mensalidades, já pode retirar o valor e realizar o sonho de comprar seu imóvel.
Para que ocorra tudo bem, o consorciado deve estar em dia com suas mensalidades e deve estar ativo no grupo do consórcio.
Após o sorteio, caso o fundo imobiliário ainda tenha caixa, é possível que os demais integrantes do consórcio imobiliário deem lance. O lance é referente a antecipação das parcelas e caso haja um lance vencedor, o consorciado também poderá ser contemplado.
O que fazer após ser contemplado no consórcio imobiliário?
Após a contemplação, o consorciado deve passar pelos seguintes processos para receber o valor da carta de crédito:
- Apresentar garantia de quitação das parcelas do consórcio até o momento da contemplação;
- O consorciado deve apresentar alguns documentos pessoais como:
- RG ou CNH;
- Em caso de pessoa física CPF e para pessoa jurídica CNPJ;
- Comprovante de residência no nome do contemplado;
- Comprovante de renda;
- Homologação de documentos a depender do tipo de imóvel, se é construído ou se será comprado na planta;
- Por fim o consorciado poderá dar entrada na compra da casa e a administradora do consórcio é quem realiza o pagamento do imóvel diretamente ao vendedor;
Quais as vantagens de fazer um consórcio imobiliário?
O consórcio imobiliário é vantajoso em alguns aspectos para quem não tem pressa em adquirir o seu imóvel, ou seja, o consórcio vale a pena para quem tem tempo ou já tem uma casa própria e faz planos para comprar uma segunda casa.
Quem não quer se descapitalizar também se beneficia com o consórcio imobiliário. Isso porque você pode usar o dinheiro do imóvel para investir e receber o valor desse rendimento mensal que, inclusive, pode ser igual ou maior do que as mensalidades, assim você pode ir pagando as parcelas do consórcio imobiliário escolhido e ainda ter dinheiro em caixa.
Além disso, o consórcio também pode ser bastante positivo para quem tem dinheiro sobrando para dar lances que sejam competitivos, como, por exemplo, oferecer um lance de 50% do valor da carta de crédito, e caso o imóvel saia, você ainda pode alugá-lo para que a renda do aluguel consiga pagar as mensalidades e ainda sobrar no seu bolso.
Quais são os custos envolvidos em um consórcio imobiliário?
Apesar do consórcio imobiliário não cobrar juros, existem algumas taxas:
Custos | Características |
---|---|
Seguro | O seguro no valor da parcela é uma forma de garantir que os demais consorciados não ficarão na mão em decorrência de possíveis inadimplências. |
Fundo de reserva (FR) | Pode variar de acordo com cada empresa e ele já está incluído no valor da parcela do consórcio. Serve para cobrir situações que comprometem o custeio da carta de crédito. Uma FR de 2% implica em uma inclusão de 0,0125% sobre a mensalidade de um consórcio de 160 meses. |
Fundo comum (FC) | É o percentual da parcela que compõe o caixa comum do grupo e o seu valor deve ser o mesmo do bem previsto no consórcio dividido pelo número de parcelas. Em uma carta de crédito de R$ 250 mil em 160 parcelas a contribuição mensal para o FC corresponde a R$ 1.562,50. |
Taxa de administração (TA) | Variável de acordo com cada empresa e corresponde ao valor cobrado para gestão do grupo. Ela é calculada mediante a divisão da taxa total pelo prazo determinado do consorcio. Uma TA de de 20%, a taxa de administração cobrada para um grupo de 160 meses é de 0,125% |
4 dicas para escolher um bom consórcio imobiliário?
Se você ainda não sabe como escolher um bom consórcio imobiliário esteja atento aos seguintes pontos:
- Escolha a administradora para fazer o seu consórcio:
Essa é a etapa primordial para você não levar golpe de empresas espalhadas pelo mercado afora que oferecem oportunidade de consórcio imobiliário barato e somem com o dinheiro do cliente. Para escolher um boa administradora você pode consultar o Banco Central para saber quais administradoras são autorizadas.
É necessário pesquisar com calma e checar se a empresa escolhida por você é de fato uma empresa séria e regularizada.
- Consulte custos e taxas do consórcio:
É necessário estar a par das taxas e demais condições oferecidas pelo consórcio imobiliário escolhido. Isso porque uma má escolha, por falta de comparar valores, pode fazer com que você leve um prejuízo não esperado.
- Entenda sobre o contrato do consorcio:
Condições contratuais é o passo mais importante de todo negócio e com consórcio imobiliário não é diferente, principalmente porque as taxas da carta de crédito são corrigidas de acordo a valores pré estabelecidos em contrato, ou seja, se você não estiver bem atento pode ser que o valor da mensalidade saia do orçamento previsto.
- Entre em um grupo e saiba se é ou não possível sair:
Para fazer parte de um consórcio você pode se unir a outras pessoas e formar um grupo, você pode entrar em um grupo ou você pode comprar uma cota, ou seja, não é necessário que o cliente entre de imediato em um grupo porque é possível comprar cotas de quem está saindo, inclusive, com negociações melhores.
Se essa for a opção escolhida, esteja atento porque algumas empresas podem cobrar taxas pela cessão da carta de crédito.
Caso você não tenha mais a possibilidade de arcar com as mensalidades, é possível reduzir o valor da mensalidade e, consequentemente, o valor da carta de crédito, vender a cota para outra pessoa ou até mesmo desistir do consórcio mediante pagamento de multa.
Qual é a diferença entre financiamento e consórcio?
Essa é uma pergunta muito comum quando alguém está pensando em comprar um imóvel e nós iremos lhe explicar isso agora mesmo!
Consórcio imobiliário
Funciona como uma espécie de vaquinha para arrecadar um dinheiro com a mesma finalidade do financiamento, adquirir bens Você pode comparar melhor a relação financiamento e consórcio através do comparador para concluir qual opção vale mais a pena para você.
Basicamente, no consórcio, pessoas se reúnem e pagam uma mensalidade por mês a uma administradora credenciada pelo Banco Central.
Recrutado o montante das cotas daquele mês, por meio de uma assembleia, uma pessoa é sorteada e assim pode levar o prêmio, os demais consorciados podem dar lances para também levar algum prêmio e este esquema se repete mês a mês até que todos os integrantes sejam contemplados.
Vantagens
- Não há cobrança de juros;
- Não é necessário valor de entrada;
Desvantagens
- Você pode ser o último a adquirir o bem;
- Valor de título de reserva é cobrado;
- Existe uma taxa seguro cobrada;
- Há reajuste das parcelas;
- Taxas administrativas são cobradas e giram em torno de 15% a 20% do valor da cota;
Financiamento imobiliário
É quando o indivíduo pega dinheiro do banco para comprar um imóvel. A instituição empresta o dinheiro ao cliente e cobra uma taxa de juros sobre o valor emprestado. Neste modelo existe um tempo determinado para quitar a dívida com prazos mais longos que podem chegar a 35 anos.
De modo geral, as instituições oferecem financiamento que cobrem até 90% do imóvel, ou seja, se você deseja comprar um imóvel que custa R$ 300 mil reais é possível financiar R$ 270 mil e dar o restante de entrada.
Vantagens
- Juros menores quando comparado ao empréstimo pessoal;
- Posse imediata do bem;
Desvantagens
- São cobrados juros altos;
- É cobrada uma taxa de seguro;
- É exigido um valor mínimo de entrada que varia entre 20% a 50% do valor do bem;
Se você esta a procura do melhor consórcio imobiliário do Brasil, dê uma olhada em nosso comparador!
Encontre o melhor consórcio imobiliário com a gente!
Vale a pena fazer um consórcio imobiliário?
Um consórcio de imóveis vale a pena para investidores pacientes, pois é uma maneira mais barata e segura que outros tipos de crédito!
Um ponto interessante é que o consórcio de imóveis não requer valor mínimo de entrada, o que é útil quando se está iniciando um projeto. Apesar de não adquirir o bem imediatamente, no consórcio não há o pagamento de juros, o que é cobrado pelo banco ou instituição financeira é uma taxa de administração.
Se você tem pressa para alcançar a casa própria, o consórcio definitivamente não é uma opção para você. Além disso, você não consegue amortizar as taxas através do consórcio, ou seja, é um processo pouco flexível.
Ou seja, Se você está em um grupo de consórcio com 1000 pessoas, no primeiro mês, a sua chance de ser sorteada é de 1 em 1000, ou seja, as chances são pequenas.
Outro fato ruim do consórcio é que não importa quando foi contratado, a inflação da época e se você foi sorteado ou não que a sua carta de crédito anualmente será reajustada com o índice colocado no contrato