Como receber o seguro de vida?

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Adeline Harmant Atualizado em March 11, 2022

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Informações verificadas por  Adeline Harmant

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Conheça a metodologia

O brasileiro nunca se sentiu tão vulnerável como nos últimos anos. O sentimento de insegurança tem crescido e, junto com isso, a procura por seguros de vida também. Em 2020, esse crescimento foi de 43% nos sinistros em comparação com 2019, segundo dados da FenaPrevi.

A pandemia acelerou esse aumento, como também, as dúvidas sobre o funcionamento desse tipo de assistência. Você sabe como funciona e como receber seguro de vida por morte? Ou então, quanto tempo demora para receber o seguro de vida e quem tem direito de receber o seguro de vida do falecido?

Neste artigo você saberá tudo sobre resgate da indenização do seguro de vida e também, o que levar em consideração na hora de escolher a melhor opção para você e oferecer mais segurança para a sua família. Acompanhe!

Quanto tempo demora para receber o seguro de vida?

Para receber seguro de vida é preciso avisar a seguradora sobre o sinistro e enviar toda a documentação necessária para a liberação do pagamento. Após o envio, a seguradora tem até 15 dias para avaliar os documentos e, se tudo estiver dentro das normas, o beneficiário poderá receber o valor em até 30 dias do envio dos documentos.

Durante o processo de análise, a seguradora pode solicitar outros documentos caso identifique a falta ou, até mesmo, para complementar o pedido. Nessas situações, a contagem do prazo pode ser interrompida até que a documentação esteja completa e, assim, ser retomada.

O beneficiário tem até 3 anos após o falecimento do segurado para solicitar o pagamento da indenização, porém, o mais indicado é entrar em contato com a seguradora o quanto antes para receber o valor mais rápido possível.

Existem inúmeros tipos de seguro de vida que oferecem diferentes tipos e valores de resgate. Por isso, antes de contratar um seguro de vida, é fundamental conhecer as principais opções do mercado e comparar a que mais se adequa com a sua expectativa de cobertura, seja em vida ou para situações de falecimento. A Safe possui um comparador online que organiza as principais informações de cada opção em poucos segundos, vale a pena conferir e ter mais detalhes de cada plano antes de fechar contrato.

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Quais são os passos para solicitar a indenização?

O primeiro passo para receber a indenização do seguro de vida é entrar em contato com a seguradora e notificar a ocorrência do sinistro, seja por falecimento do segurado ou invalidez permanente. Após a notificação, a seguradora irá orientar as próximas etapas que, na maioria das vezes, segue a ordem a seguir:

  1. A seguradora informa a relação de documentos necessários para o resgate da indenização
  2. O solicitante deve preencher os formulários de aviso de sinistro e dar início ao processo de solicitação de indenização
  3. O solicitante deve enviar todos os documentos exigidos pela seguradora. É importante certificar de que nenhum documento deixou de ser enviado para evitar que o processo de recebimento atrase
  4. O solicitante deve aguardar o prazo estipulado pela seguradora para receber o pagamento. Lembrando que, em geral, esse prazo é de 30 dias após o envio dos documentos, mas pode variar de acordo com o contrato.

Dica bônus: Lembre-se de anotar o número de protocolo do atendimento. Essa numeração poderá servir de comprovante de que você seguiu os critérios corretamente e deve receber o valor no prazo indicado. Para se resguardar de qualquer entrave, você também poderá apresentar outras informações para comprovar que seguiu as normas no momento da solicitação, como: nome do atendente, mensagens trocadas com a seguradora, data e horário do contato, entre outros detalhes que provam que o sinistro foi notificado conforme as orientações do contrato.

Quais os documentos necessários para receber o seguro de vida?

Os documentos solicitados pela seguradora são uma forma de comprovar a veracidade do ocorrido e garantir que o sinistro notificado está dentro dos critérios de indenização do seguro de vida.

Em situações de falecimento do segurado, o beneficiário deverá apresentar:

  • Certidão de óbito do segurado;
  • Documento de identidade e CPF do segurado;
  • Cópia do comprovante de residência do segurado;
  • Documento de identidade dos beneficiários descritos no contrato;
  • Documento que descreva a ocorrência do sinistro assinado e carimbado pelo médico;
  • Histórico médico relevante do segurado, como laudos e exames.

Em casos de doenças graves e invalidez que darão direito da indenização ao segurado em vida, é necessário apresentar cópias de todos os exames que comprovem as condições do segurado.

Independente do tipo de sinistro, o prazo se mantém o mesmo. Porém, é indicado ler com atenção todas as condições especificadas no contrato, seja documental ou sobre prazos, para garantir que a indenização acontecerá como o previsto na apólice.

Como descobrir se a pessoa falecida tinha um seguro de vida?

É comum que em meio à toda movimentação e sentimentos fragilizados que um falecimento causa, a família não tenha certeza sobre as condições contratuais do seguro de vida do falecido, ou até mesmo, não saber se o ente querido possuía algum tipo de assistência ativa.

Essa informação é importante para que o aviso do sinistro seja feito corretamente e para que os beneficiários tenham acesso ao valor da indenização da apólice. Embora a Susep (Superintendência de Seguros Privados) não tenha um banco de dados que auxilie na consulta de informação sobre segurados e beneficiários, há a indicação para procurar essas informações na CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização).

A implementação do Sistema de Registro de Operações - SRO para facilitar esse tipo de busca está prevista para dezembro de 2022 pela instituição. Enquanto não há uma maneira oficial de descobrir se o familiar falecido possuia ou não um seguro de vida, as dicas abaixo podem ser úteis:

  • Caso a família haja um corretor de seguros, entre em contato e certifique-se se há algum contrato de seguro de vida em nome do falecido;
  • Consulte o extrato bancário do falecido e veja se existe algum valor fixo debitado mensalmente discriminado como seguro de vida;
  • Veja se no holerite do falecido existe algum tipo de desconto denominado como seguro de vida;
  • Entre em contato com o departamento de recursos humanos da empresa que o falecido trabalhava para checar se o seguro de vida era um dos benefícios oferecidos pela empresa;
  • Se houver suspeita de que o familiar tenha contrato com alguma seguradora, entre em contato diretamente com a empresa para confirmar e dar início ao processo de aviso sinistro.

A seguradora pode negar o pagamento do seguro de vida?

Sim. Ao acionar o sinistro, a seguradora pode afirmar algumas condições que impedem o beneficiário de receber a indenização do seguro, como: risco não previsto na cobertura, risco agravado, prazo de carência, sinistro causado por doença pré-existente, inadimplência ou sinistro ilegítimo.

Por isso, é fundamental tirar todas as dúvidas sobre o contrato antes da contratação e garantir que todos os critérios sejam seguidos para não ter surpresas desagradáveis no momento do resgate ou de qualquer outro tipo de cobertura ou assistência que o plano oferecer.

O que fazer se a seguradora negar o pagamento do seguro de vida?

A primeira coisa a se fazer diante de uma negativa da seguradora é buscar orientação com um advogado qualificado para analisar a situação. A partir de uma verificação profissional de todas as tratativas negadas, o advogado irá apresentar possíveis caminhos para buscar uma nova resposta da seguradora perante a justiça.

O prazo para recorrer a negativa deve ser um ponto de atenção. Após a negativa da seguradora, os beneficiários têm 1 ano para recorrer sobre a decisão e, caso o prazo seja perdido, não será mais possível resgatar o valor da indenização.

Como escolher o melhor seguro de vida?

O melhor seguro de vida é aquele que atende as necessidades e expectativas da sua família. Esse é um mercado que tem quem crescido no país e, portanto, é possível encontrar diversas empresas e planos que se adequam a diferentes realidades.

De grandes bancos à seguradoras digitais, hoje é possível encontrar opções favoráveis para diferentes perfis comportamentais e financeiros e, por isso, fazer uma pesquisa comparativa com os principais nomes do mercado é fundamental para contratar o melhor seguro de vida para você.

Você pode ter informações detalhadas sobre cada plano em poucos segundos e contratar o melhor seguro de vida com muito mais tranquilidade com o nosso comparador online. Em menos de 20 segundos você terá um relatório completo para te ajudar a contratar esse tipo de assistência sem medo.

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Como receber a cobertura do seguro de vida empresarial?

Algumas pessoas também têm dúvidas sobre como receber o seguro de vida com contrato empresarial. Embora a forma de contratação seja diferente dos planos individuais ou familiares, a forma de receber a indenização é praticamente a mesma.

O primeiro passo é entrar em contato com a seguradora e informar o aviso de sinistro, a partir daí, será necessário enviar toda a documentação exigida e aguardar a validação para que o resgate seja liberado.

Em algumas empresas, o setor de RH também pode ser uma ponte entre a seguradora e a família do colaborador segurado para orientá-los em cada fase do processo indenizatório, independente da cobertura acionada.

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Adeline Harmant
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Adeline Harmant é uma redatora financeira experiente que trabalha no HelloSafe há 3 anos. Tem 15 anos de experiência em redação financeira, tendo trabalhado para os principais sites financeiros. Adeline adquiriu competências financeiras sólidas ao ponto de se tornar uma especialista nos mercados financeiros, no mercado de acções e também em criptomoedas.