Cancelamento de empréstimo pessoal: guia total

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em abril 19, 2022

Seja para realizar sonhos, investir em negócios ou cobrir despesas inesperadas, o empréstimo pessoal é bastante utilizado por quem precisa de crédito extra em sua conta. Porém, com tantos bancos e ofertas para escolher, muitas pessoas acabam agindo por impulso e contratam um empréstimo que não será tão vantajoso a longo prazo.

Mas e quando o cliente se arrepende do pedido? Tem como anular a operação? É possível sair da negociação sem nenhum custo extra?

Como cancelar um empréstimo pessoal é um processo que ainda gera uma série de dúvidas, simplificamos os conceitos e preparamos um guia total com as principais informações que você precisa ter sobre o assunto.

Posso cancelar meu empréstimo pessoal?

Resumidamente, a resposta é sim, porém é necessário respeitar o prazo definido pela lei, que neste caso é de 7 dias.

Apesar de não ser uma informação frequentemente comentada, quando alguém faz um empréstimo com um banco, a partir do momento em que é assinado o contrato, se estabelece uma relação de consumo. Afinal, entre as duas partes envolvidas no acordo, uma está oferecendo um produto (ou serviço) enquanto a outra está efetuando a contratação.

Nesse sentido, existem diversas legislações que amparam o cidadão em caso de arrependimento. Entre as principais está o Código de Defesa do Consumidor (CDC), criado há mais de 30 anos através da Lei nº 8.078/90.

Antes de descobrir mais sobre como é possível cancelar sua solicitação de crédito, não deixe de conferir a nossa página especial sobre empréstimo pessoal. Basta clicar no link para visitar o site e ter acesso a artigos exclusivos com tudo o que você precisa saber antes de tomar sua decisão.

Atenção!

Fique atento! O cancelamento é válido somente para empréstimo pessoal, de modo que operações de refinanciamento ou portabilidade não estão cobertas pelo recurso.

O que é o direito de arrependimento?

Estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor, direito de arrependimento é uma ferramenta que proporciona que o contratante possa desistir do produto ou serviço adquirido dentro de 7 dias a partir do recebimento, ou assinatura do serviço.

Aplicando a Lei ao contexto do empréstimo pessoal, o prazo de arrependimento referente ao serviço começa a partir do momento em que a quantia foi recebida na conta.

Além do CDC, também existem outros instrumentos legais que atuam na proteção de quem está arrependido pela solicitação e recebimento de crédito pelo banco.

Veja na tabela abaixo 3 normas que ajudam em relação ao cancelamento de um empréstimo.

LegislaçãoO que estabelece
Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor)
“Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”
Lei nº 14.181/21 (Lei do superendividamento)
"Altera a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor), e a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), para aperfeiçoar a disciplina do crédito ao consumidor e dispor sobre a prevenção e o tratamento do superendividamento".
Sistema de Autorregulação Bancária da Federação Brasileira de Bancos (SARB)
"Art. 11. Nas contratações de crédito realizadas por meios remotos, o consumidor poderá desistir do contrato no prazo de até sete dias do recebimento dos valores, devendo restituir o valor total financiado ou concedido que lhe foi entregue, acrescido dos eventuais tributos e juros incidentes até a data da efetiva devolução.”
Tabela de explicação das leis de cancelamento de empréstimo pessoal.

Até depois de quanto tempo eu posso cancelar um empréstimo?

Uma semana. Isso é o que determinam as principais normas em vigor no Brasil (Lei nº 8078/90, Lei nº 14.181/21 e SARB).

O prazo oferecido pelas referidas normas, ajuda a preservar a liberdade e integridade financeira do consumidor/cliente, considerando que empréstimos e compras feitas por impulso tendem a ocasionar maior inadimplência.

Portanto, quando você pensar “será que posso cancelar um empréstimo pessoal?”, lembre-se de acionar o banco em até 7 dias após o recebimento do valor em conta.

Ademais, um detalhe importante é que o cancelamento de empréstimo é aplicável inclusive quando são identificadas solicitações de crédito não permitidas pelo titular. Ocorrências deste tipo costumam surgir em circunstâncias nas quais a pessoa é vítima de fraudes ou golpes financeiros, e caso notadas fora do prazo estabelecido, é necessário contar com auxílio profissional.

Como cancelar um empréstimo pessoal?

Agora que você já sabe mais sobre as leis e as questões que envolvem o cancelamento de um empréstimo pessoal, é hora de conferir o lado prático da questão.

Pensando nisso, preparamos um checklist de três etapas para você cancelar seu empréstimo pessoal. Observe:

  1. O primeiro passo para cancelar um empréstimo pessoal é contatar o banco em que foi feita a negociação.
  2. Em segundo lugar, é interessante que você se identifique e fale com o setor responsável para pedir o cancelamento.
  3. Por fim, antes de encerrar o contato, converse com o atendente e veja se há algum número de protocolo da solicitação. Com essa ferramenta em mãos, você poderá comprovar legalmente que foi feito o pedido de cancelamento do empréstimo.

Atenção!

Lembre-se de acompanhar o desenvolvimento da solicitação através dos meios indicados pelo banco (site, aplicativo, e-mail, etc.)

Como cancelar um empréstimo feito no caixa eletrônico?

Seja ou por despesas extras, perda de empregos ou imprevistos como um todo, certas situações tendem a influenciar em nossas escolhas no dia a dia. Como resultado, há momentos em que estamos mais propensos a tomar decisões permanentes com base em acontecimentos temporários.

Consequentemente, não são raros os casos em que aparece uma oferta muito atrativa no caixa eletrônico e a pessoa acaba pedindo um empréstimo ao banco sem pensar. E agora, será possível desfazer essa ação? Posso cancelar um empréstimo feito no caixa eletrônico?

Sim, é possível solicitar o cancelamento . Tal como nos demais tipos de empréstimo, você precisa entrar em contato com o banco para fazer o pedido e exercer o seu direito ao arrependimento. É por meio do diálogo com a instituição que você vai passar as suas informações para que as devidas providências sejam tomadas.

De acordo com o que vimos na seção anterior, o procedimento é relativamente simples e demanda uma atenção especial ao tempo máximo de uma semana após o recebimento do crédito.

Quais são as alternativas para o cancelamento de um empréstimo?

Se você realizou o empréstimo pessoal mas se arrependeu da solicitação após ver as taxas de juros cobradas pela sua instituição atual, saiba que se você ainda precisa do valor, não é preciso cancelar o empréstimo.

Sabe porquê? É porque em 2013, o Banco Central criou a portabilidade de crédito. Assim, em situações como a que descrevemos acima, costuma ser realizada a transferência da dívida para outra instituição (portabilidade). Nesse contexto, um dos benefícios de maior destaque é que o recurso ajuda o solicitante a aliviar o orçamento e economizar em relação aos custos totais da operação.

Quer saber mais sobre portabilidade de empréstimo pessoal? Acesse o blog e confira o nosso guia definitivo sobre a transferência de empréstimo para outro banco. Neste conteúdo, você verá explicações detalhadas e terá as ferramentas essenciais para compreender bem o assunto.

Ainda tem dúvidas? Compare instituições de empréstimo pessoal no Brasil com a ferramenta gratuita da HelloSafe!

Posso quitar o empréstimo inteiro diretamente?

Com certeza. Aliás, o ato de fazer a chamada "liquidação antecipada" é um direito que consta na lei e que, portanto, não requer o pagamento de nenhuma taxação adicional. Fora isso, uma vantagem de quitar o empréstimo inteiro diretamente é que a instituição financeira precisa descontar os juros das parcelas, levando a uma economia no valor final a ser pago.

Para quitar o empréstimo inteiro diretamente, você vai precisar falar com seu banco e pedir dados como:

  • Valor da Parcela
  • Taxa de Juros (ao mês)
  • Dia do Vencimento
  • Data de Quitação
  • Quantidade Parcelas

As informações citadas acima estão entre as mais solicitadas para iniciar a liquidação antecipada, mas vale observar que a depender do banco e do tipo de empréstimo, os dados podem variar.

Por fim, nossa última dica sobre como cancelar um empréstimo pessoal té referente ao cuidado para escolher a instituição com a qual você irá negociar. Em outras palavras, é importante lembrar que a escolha de uma boa empresa para realizar a operação pode diminuir as chances (e os transtornos) de arrepender depois.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

18 Comentários
Gustavo
na

Eu quero bloquear o meu empréstimo você pode me ajudar

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Gustavo,

Para qualquer assunto de um empréstimo seu, já feito, você precisará entrar em contato com a instituição financeira com que tem o empréstimo.

Atenciosamente,
Equipe HelloSafe

Maria
na

Fiz um empréstimo no banco pan mais me arrependi e quero cancelar faz 4 dias mais querem me cobrar multa já pediram duas taxas seguro e IOF está certo ? Não peguei nada de dinheiro

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Maria,

Leia atentamente o seu contrato com a instituição financeira, para ter certeza do que está escrito na parte de cancelamento. Empresas não pedem nada em dinheiro normalmente, mas fique muito atenta ao seu contrato e as datas, para não passar do tempo de finalizar o mesmo, sem problemas.

Atenciosamente,
Equipe HelloSafe

Márcia R.
na

Tentei fazer um empréstimo. Mas tão me querendo que eu pague um valor pra ele s liberar o empréstimo como proceder nesse caso . Se eu não pagar o valor vou ser negativada e vai para o judiciário ...mas não recibi nada ...só. se.pagar para receber o empréstimo. Obrigada

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Márcia,

As instituições financeiras não costumam pedir nenhum dinheiro para que um empréstimo seja liberado, portanto, fique bem atenta se isso não é um golpe. Entre em contato com a instituição financeira que você está conversando para entender melhor o que está acontecendo e leia atentamente o seu contrato.

Atenciosamente,
Equipe HelloSafe

Elma
na

Peguei um empréstimo pessoal na internet, e transferi o dinheiro para minha conta em outro banco. No dia seguinte que percebi que os juros são exorbitantes, pois entendi que pagaria 76,00 por mês, pois peguei 3000,00 e tenho que pagar 34 prestações de 703,00, o que não tenho condições de pagar. posso cancelar o empréstimo?

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Elma,

Os primeiros passos a serem dados são de entrar em contato com a instituição financeira com a qual você fez o empréstimo e ler atentamente o seu contrato.
Assim você terá todas as informações sobre o cancelamento que estão escritas no contrato e poderá também já conversar com a instituição para, se possível, fazer o cancelamento do mesmo.

Atenciosamente,
Equipe HelloSafe

Zélia C.
na

Fiz um empréstimo e me arrependi por conta das taxas

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Zélia,

Primeiro de tudo, você precisa ler atentamente o seu contrato de empréstimo, para ver quais são as regras escritas, no mesmo, sobre o cancelamento e arrependimento.
E também, o mais rápido possível, entrar em contato com a instituição financeira por onde fez seu empréstimo.

Com estes passos, você conversará e entenderá o que você pode fazer sobre o cancelamento com sua instituição financeira. Infelizmente cada contrato é diferente, então não podemos lhe passar uma informação concreta sobre este sujeito.

Atenciosamente,
Equipe HelloSafe

Maria G.
na

Eu fiz um empréstimo com á Facta Financeira me arrepedi por quê ele tá querendo que eu pague uma taxa antes de receber eu não tenho dinheiro pra pagar estão cobrando 30 por cento se eu desistir não sei o que fazer

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Maria,

Normalmente as instituições financeiras não pedem nenhum dinheiro adiantado do cliente antes de passar o dinheiro do empréstimo.
Leia atentamente seu contrato de empréstimo com a instituição financeira para entender como funciona o cancelamento e entre em contato com eles o mais rápido possível para tentar resolver.

Atenciosamente,
Equipe HelloSafe

Eneias
na

Fiz um empréstimo pessoal há dois meses, estou arrependido. Tem a possibilidade de cancelar ?

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Eneias,

Leia seu contrato com a instituição financeira que fez o empréstimo, esta será a melhor maneira de saber se você pode cancelar o seu contrato e o que terá que pagar se for fazer este cancelamento: taxas, multas ou outros.

Fique bem atento.

Atenciosamente,
Equipe HelloSafe

Wanessa
na

Assinei um contrato de empréstimo pessoal no valor de R$3.000,00 porém estão me cobrando a taxa SELIC no valor de R$734,00 para liberação do valor do empréstimo em minha conta. Como não aceitei pagar por conta de não ter o valor optei pelo cancelamento e o mesmo me alegou que eu teria que realizar o pagamento da multa de 20% mas eu apenas assinei o contrato e ainda não tive acesso ao produto. Como posso cancelar sem pagar a multa?

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Wanessa,

Muitas empresas dão golpes em seus clientes pedindo um valor a ser pago antes do empréstimo, portanto fique muito atenta a isso.
Leia o seu contrato novamente para ver as regras que constam sobre o cancelamento, e sobre a possibilidade de ter que pagar algo.

Atenciosamente,
Equipe HelloSafe

Joseli D.
na

Queria quitar empréstimo pessoal mais passou 7dias banco não cancelar

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Joseli,

Lhe aconselhamos a entrar em contato com o seu banco e ler atentamente o contrato do seu empréstimo, pois fazer a quitação e fazer o cancelamento não são as mesmas coisas. Como o prazo de 7 dias já passou, talvez o cancelamento não seja possível sem o pagamento de algumas taxas, mas a quitação talvez seja a escolha certa.

Atenciosamente,
Equipe HelloSafe

Renata F.
na

Eu não recebi o valor e a moça quer que eu pague pra liberar o valor posso cancelar se não quiser mais o empréstimo

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Renata,

Você deve entrar em contato com a instituição financeira que está contratando o empréstimo para ter certeza sobre o seu contrato. Instituições financeiras nunca pedem dinheiro para liberar valor de empréstimo.
Veja também online se você pode encontrar alguma reclamação sobre a empresa passando pelo mesmo motivo que o seu.

Pode ser um golpe, fique atenta.

Atenciosamente,
Equipe HelloSafe

Maria L.
na

Quero fazer o cancelamento do meu empréstimo no Crefisa

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Maria Luana,

Entre em contato com a instituição financeira, o mais rápido possível e leia o contrato de empréstimo. Assim você poderá saber se você ainda está no tempo certo para cancelar o seu empréstimo e se não terá que pagar nenhuma multa mediante cancelamento.
Pela lei do direito de arrependimento, a pessoa pode cancelar seu empréstimo e desistir do produto ou serviço adquirido dentro de 7 dias a partir do recebimento, ou assinatura do serviço, mas o seu contrato será a parte mais importante, portanto fique bem atenta.

Atenciosamente,
Equipe HelloSafe

Rogerio K.
na

Contratei um empréstimo pessoal , nao recebi o dinheiro , a representante do banco disse que so libera o dinheiro com pagamento antecipado de seguro e IOF, pedi para cancelar , ela me ameaçou de colocar meu nome no serasa se eu nao pagar multa de 20 % valor contratado, Nem liberaram o dinheiro quer que eu pague multa

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Rogerio,

Você nunca deve pagar algo antecipado, SEGURO ou IOF, para que seja liberado um empréstimo ou crédito. Leia esta matéria sobre golpes em pedidos de empréstimo ou esta materia sobre o mesmo assunto feita no site do Governo Federal, alertando para o risco de golpe.

Atenciosamente,
Equipe HelloSafe

Ana P.
na

Estou tentando cancelar um empréstimo, mas fui informada que será quebra de contrato. E terei que pagar a multa no valor de 2.000reais

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Ana Paula,

Com a lei do direito de arrependimento, o contratante pode desistir do produto ou serviço adquirido dentro de 7 dias a partir do recebimento, ou assinatura do serviço.

Leia atentamente o seu contrato de empréstimo junto ao banco, para ter certeza de que isto possa ser feito, e fique atenta a todos os detalhes para entender se a cobrança está correta ou não.

Atenciosamente,

Equipe HelloSafe

Thais
na

Contratei um empréstimo presencialmente ontem. Não me entregaram nenhum contrato, e hoje me arrependi e gostaria de cancelar o empréstimo. Existe essa possibilidade? Como proceder no caso de não ter contrato?

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Thais,

A melhor coisa a se fazer é voltar diretamente e o mais rápido possível na instituição financeira onde você contratou o empréstimo. Só assim você poderá saber exatamente sobre o cancelamento do mesmo, e também poderá conseguir o contrato.

Atenciosamente,

Equipe HelloSafe

Silvanira
na

COMO CANCELAR UM EMPRESTIMO QUE FIZERAM EM NOME DE MEU PAI?

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Silvanira,

Entre diretamente em contato com a instituição financeira onde o empréstimo foi feito e converse com seus atendentes para entender o que está acontecendo e explicar o que aconteceu.

Atenciosamente,

Equipe HelloSafe

Fabiana O.
na

Quero cancelar um empréstimo pessoal

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Olá Fabiana,

Para fazer um cancelamento de um empréstimo pessoal, você precisa entrar em contato diretamente com a instituição financeiro que você fez o empréstimo.

Atenciosamente,

Equipe HelloSafe

Anadege D.
na

Fiz um empréstimo e ainda não comecei a pagar mais me arrependi Posso cancelar por ter juros abusivos?

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Bom dia Anadege,

Nossa página de cancelamento de empréstimo pessoal traz todas as possibilidades de cancelamento, como o "direito de arrependimento". Se já tiver passado os 7 dias, ou se você contratou o seu empréstimo em pessoa, você terá que ler o seu contrato para entender melhor se haverá multas contratuais ou outras coisas, caso você cancele.

Se tiver qualquer outra dúvida, estamos à sua disposição.

Até logo,
Equipe Hello Safe

Ana P.
na

Boa noite! Contratei um empréstimo pelo internet, porém pedi o cancelamento do mesmo devido a uma cobrança de taxa, porém eles estão me alegando que pra cancelar eu tenho que pagar uma multa, quais são meus direitos?

author-profile-picture Alexandre Desoutter O nosso especialista

Bom dia Ana Paula,

Tudo depende do que foi acordado e está escrito em seu contrato, você tem que ler este contrato muito bem para você poder entender se existem multas a serem pagas ou não.

O que é chamado de "direito de arrependimento" é uma ferramenta que proporciona que o contratante possa desistir do produto ou serviço adquirido dentro de 7 dias a partir do recebimento, ou assinatura do serviço. Esta ferramenta foi estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor.

Mas, como dito antes, tudo depende do que está em seu contrato.

Se tiver qualquer outra dúvida, estamos à sua disposição.

Até logo,
Equipe Hello Safe