Conta Inter: guia total

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em abril 27, 2022

Você já deve ter ouvido falar sobre os bancos digitais e como eles estão revolucionando o mercado financeiro.

A conta Inter está entre as melhores opções do país para quem quer abrir uma conta sem burocracia e 100% online. Mas você sabe como funciona, como fazer movimentações e, até mesmo, como cancelar esse tipo de conta?

Neste artigo, você vai saber tudo sobre a conta digital Inter e entender se realmente vale a pena aderir a esse novo formato financeiro. Confira!

Banco Inter é conta corrente ou poupança?

A conta digital do Banco Inter é uma conta corrente, onde é possível fazer todas as transações normais dessa categoria, como saques, transferências TED, PIX e até portabilidade para receber salário por ela.

Embora a conta Inter não tenha a opção de poupança, o banco oferece também serviços de investimento que rendem mais que a poupança, chamado de Inter Invest.

Com essa opção, é possível guardar dinheiro em diferentes formatos de investimento na opção mais interessante para você. As opções disponíveis para guardar suas aplicações são:

  • Renda fixa
  • Tesouro direto
  • Fundos de investimento
  • Previdência privada
  • Ofertas públicas
  • Renda variável
  • Produtos estruturados

Vale lembrar que a conta corrente Inter e o Inter Invest são serviços separados, ou seja, você pode abrir uma conta digital Inter sem precisar investir qualquer valor. 

Para quem gosta dos bancos digitais ou quer conhecer mais as vantagens que eles oferecem, vale a pena fazer uma comparação entre as principais opções do mercado e entender qual é a melhor alternativa para a sua realidade. Com o nosso comparador online é possível comparar em menos de 20 segundos e descobrir as melhores condições para a abrir a sua conta.

Faça cotações personalizadas das melhores taxas de conta corrente com o comparador da HelloSafe Brasil

Cote agora

Qual a nossa opinião sobre a conta digital Inter?

A conta digital Inter é uma ótima opção para quem quer fugir de opções burocráticas e deseja resolver tudo pelo aplicativo. Por ser uma opção 100% digital, o app funciona muito bem para movimentar a conta, acompanhar saldo e extrato e, até mesmo, para solicitar atendimento rápido.

Outra vantagem da conta Inter é a ausência de taxas. É isso mesmo. A conta digital não tem taxas, tem anuidade zero do cartão de crédito, pix, transferências e saques gratuitos

Além disso, quem possui uma conta Inter pode ficar tranquilo em situações que necessitam de atendimento, pois pelo aplicativo é possível contatar o banco 24 horas por dia. 

Por se tratar de uma conta digital, você não vai encontrar agências físicas ou caixas eletrônicos do banco. Por isso, a opção de depósito pode ser feita sem sair de casa via pagamento de boleto. Os saques, por sua vez, podem ser feitos em qualquer caixa eletrônico do Banco24horas e Saque e Pague.

Para quem ainda tem dúvidas se a conta Inter é segura e confiável, pode ficar tranquilo. A instituição existe desde 1994, antes chamada de Intermedium FMI e tinha suas operações no mercado de crédito imobiliário. Em 2014 estreou no formato 100% digital e tem se fortalecido cada vez mais entre as melhores instituições financeiras digitais.

Segundo a avaliação do Reclame Aqui, o Banco Inter recebeu a nota 7,8, sendo classificado como uma boa empresa. 

Quais os tipos de conta Inter?

Existem 4 tipos de conta Inter que se adequam a diferentes tipos de perfil:

Conta Inter PF: Conta corrente para pessoa física acima de 18 anos. Assim como uma conta corrente dos bancos tradicionais, a conta digital Inter oferece opções de cartão de crédito, transferências, depósitos, empréstimos e investimentos. 

InterKids: Conta corrente para pessoa física abaixo de 18 anos. A conta InterKids pode ser usada como investimento para as crianças, ou como meio de iniciar a educação financeira para os pequenos, disponibilizando cartão de débito com o nome da criança impresso e outros recursos liberados no aplicativo.

Conta Inter PJ: Conta corrente para pessoa jurídica sem taxas e sem maiores burocracias. A conta Inter PJ oferece serviços focados nas necessidades da empresa, como maquininha de cartão de crédito, antecipação de recebíveis, emissão de boletos, entre outros.

Conta digital MEI: Conta corrente destinada a microempreendedores individuais isenta de taxas e serviços que facilitam o dia a dia do microempreendedor, como emissão de boleto, recebimento via PIX por QR Code, entre outros.

Compare as contas do Banco Inter com as principais opções do mercado e descubra qual se adequa melhor às suas necessidades. Com o nosso comparador online, você pode conferir todas as informações em poucos segundos!

Faça cotações personalizadas das melhores taxas de conta corrente com o comparador da HelloSafe Brasil

Cote agora

Conta PJ Banco Inter: como funciona?

A conta PJ do Banco Inter é 100% digital, sem burocracia e livre de taxas. Essas características levam muito mais facilidade para o dia a dia das empresas que buscam agilidade nos serviços bancários e condições especiais para as movimentações financeiras.

Ao abrir uma conta PJ Inter, é possível utilizar vários serviços com vantagens que a conta oferece, como:

  • Pix gratuito e ilimitado
  • 100 TEDs e 100 boletos por mês
  • Boletos de cobrança e de depósito
  • Transferência de domicílio bancário
  • Antecipação de recebíveis
  • APIs para sua gestão
  • Gestão de acessos e aprovações
  • Liveness e i-safe
  • Login por QR Code

Além disso, é possível solicitar a maquininha de cartão de crédito, ter acesso ao ambiente Internet Banking e otimizar transações multi contas, solicitar cartão de crédito e de débito sem taxas para saque ou anuidade do cartão, folha de pagamento automática em arquivo padrão CNAB 240, emissão de boletos em lote com a integração da API ou no padrão CNAB 400 e APIs de integração com os sistemas da empresa.

Para abrir uma conta digital Inter PJ, é preciso ter uma empresa aberta nas categorias EI, EIRELI, LTDA, SA ou Condomínio. Veja os passo para abrir a sua conta:

  1. Solicite a abertura da conta pelo site Inter e vá até Abrir Conta PJ Gratuita e inicie seu cadastro para solicitar a análise de abertura de conta.
  2. Um token será enviado para o seu e-mail para confirmação de dados
  3. Envie a documentação da sua solicitada nessa etapa
  4. Em até 3 dias a sua conta será liberada e você receberá todos os dados referentes a ela.

Como abrir uma conta digital Inter?

Abrir uma conta digital Inter é simples e pode ser feito pelo site ou diretamente pelo aplicativo. Nas duas versões, o primeiro passo é clicar em Abrir Uma Conta Gratuita. Em seguida, será necessário preencher um formulário com seus dados pessoais e enviar os documentos solicitados para que o banco possa fazer uma análise de crédito e liberar a conta. Essa análise pode levar até 10 dias, mas assim que aprovada, você já poderá utilizar os serviços da sua conta digital Inter.

Veja quais documentos serão solicitados para abrir uma conta Inter:

  • Foto de documento de identificação dentro da validade (RG, CNH ou RNE);
  • CPF;
  •  Selfie (foto frontal).

Como cancelar conta Inter?

Assim como toda interação feita na conta, o cancelamento da conta Inter também é feito pelo aplicativo e pode ser solicitado a qualquer momento, desde que a conta não tenha nenhuma pendência.

Veja o passo a passo para encerrar a conta Inter:

  1. Acesse a conta pelo site www.bancointer.com.br;
  2. No menu, clique em "Serviços";
  3. Em seguida seleciona "Encerramento de conta";
  4. Selecione o motivo do encerramento da conta Inter;
  5. Após ler o termo de encerramento da Conta Digital, marque o "Li e aceito o termo de encerramento" e clique em "Avançar";
  6. Feito isso, uma tela com outras informações importantes sobre o cancelamento da conta irá aparecer e, após a leitura dos itens "Confirmar";
  7. Preencha os dados da conta de destino do saldo disponível na data de encerramento (a conta deve ser de sua titularidade) e clique em "Avançar";

Após passar por todas as etapas, a solicitação de fechamento da conta Inter será encaminhada e terá o prazo de até 30 dias para ser confirmada.

Conta conjunta Inter: como funciona?

Para quem deseja abrir uma conta conjunta no banco Inter a notícia não é das melhores. O banco Inter não oferece a opção de abrir uma conta corrente com mais de um titular, ou seja, para ter a conta digital do banco é preciso escolher entre as opções de conta corrente PF, Conta KidsInter, Conta PJ ou Conta MEI.

Como saber o número da conta Inter?

Assim que a conta for aprovada, todos os dados referentes a ela serão enviados em um  e-mail de boas vindas. Outra forma de consultar o número da conta Inter é pelo cartão. Nele estará impresso o nome do titular e o número da agência e conta.

Caso você queira saber o número da sua conta e não estiver com o cartão em mãos, basta acessar o aplicativo Inter e acessar os Detalhes do Perfil e consultar os dados da sua conta e agência.

Conta Kids Inter: como funciona?

A conta Kids Inter é uma ótima opção para quem quer fazer uma reserva para as crianças, contar com uma plataforma completa para acompanhar os investimentos e inserir os pequenos na educação financeira na prática.

A conta pode ser aberta em nome do seu filho ou filha, desde que a idade seja inferior a 18 anos e possua CPF próprio. O cartão de débito pode ser solicitado com o objetivo de facilitar as compras e evitar que as crianças e adolescentes andem com dinheiro físico no bolso.

O cartão é emitido em nome dele e pode ser bloqueado diretamente pelo aplicativo em casos de perda ou roubo.

Para quem busca uma opção rentável para guardar dinheiro para as crianças, a conta Kids Inter é uma ótima opção, pois é possível fazer investimentos seguros e com mais rentabilidade. Além disso, é possível escolher entre opções que oferecem liquidez ou que protegem o investimento por mais tempo, como CDB, LCI, LCA, Poupança, entre outros.

Abrir a conta Kids Inter é simples: basta baixar o aplicativo, preencher os dados da criança ou adolescente e também os do responsável pela conta e enviar uma selfie e os documentos do menor de idade e do responsável.

Com essa etapa concluída, basta aguardar a aprovação do banco em até 10 dias e começar a usar. 

Como movimentar a conta digital Inter?

Como o Banco Inter não possui agências físicas ou caixas eletrônicos próprios, muita gente tem dúvidas de como fazer movimentações na conta digital Inter. Se você também tem esse tipo de dúvida, fique tranquilo, fazer transações na sua conta digital Inter é mais fácil do que parece.

Assim como já é esperado para uma conta digital, todas as interações são feitas de forma online pelo aplicativo. Por isso, para realizar qualquer transação, é preciso ter o app baixado no seu smartphone e estar conectado a uma rede de internet.

Para transferir, basta ter os dados bancários ou a chave do PIX de quem irá receber o valor e selecionar a opção de transferência no aplicativo.

Se você deseja fazer um depósito na própria conta, basta gerar um boleto com o valor que deseja depositar e efetuar o pagamento. Clientes Inter podem gerar até 30 boletos gratuitamente por mês nos valores entre R$20 e R$3.000.

Os saques podem ser feitos em qualquer caixa eletrônico da rede Banco24horas ou Saque e Pague. Lembrando que não há limite de saque por mês e as taxas são isentas.

Quais as taxas da conta Inter?

Umas das principais características de destaque da conta Inter é que ela é totalmente gratuita. Ou seja, não há taxas para transações, manutenção ou saques. Esse é um ponto positivo e que atrai muitos novos clientes, já que a maioria dos bancos cobra tarifas em diversos serviços.

Por ser um banco totalmente digital, os custos para manter agências físicas não existem, gerando economia para a instituição e para seus clientes. Além disso, o Banco Inter conta com sistemas totalmente automatizados, o que reduz os custos das operações, contribuindo mais uma vez para a isenção de taxas de serviço.

Porém, quando há atraso no pagamento da fatura do cartão de crédito, os juros e multas são aplicados normalmente, mas mesmo assim, o Banco Inter oferece uma das porcentagens mais acessíveis do mercado, de 7,7% ao mês.

O parcelamento da fatura também é uma alternativa ao atraso, porém também conta com a aplicação da taxa de parcelamento de 3,67%.

Fora isso, a conta digital Inter não cobra outras taxas para manter a conta aberta.

Quais as vantagens e desvantagens da conta digital Inter?

A conta digital Inter possui inúmeras vantagens para quem quer ter uma conta corrente descomplicada e sem taxas. Porém, também apresenta alguns pontos que podem desagradar. Veja um comparativo das vantagens e desvantagens da conta Inter:

Vantagens

  • Não cobra taxas e anuidade;
  • Não cobra saques ou transferências;
  • Cartão de crédito Gold e Black com cashback;
  • Plataforma de investimentos completa;
  • Financiamento de imóveis;
  • TED e PIX Ilimitados sem custo;
  • Atendimento 24 horas pelo aplicativo.

Desvantagens

  • Não possui conta conjunta;
  • Não possui saques internacionais;
  • Não possui caixa eletrônico próprio;
  • Rigidez no aumento de limite de crédito;
  • Não oferece rendimento automático do saldo disponível.

Para entender qual conta é a mais vantajosa para você, use o nosso comparador online, compare as principais opções do mercado e descubra qual melhor atende às suas necessidades em poucos segundos!

Faça cotações personalizadas das melhores taxas de conta corrente com o comparador da HelloSafe Brasil

Cote agora

Conta digital Inter: como entrar em contato?

O atendimento da conta digital Inter pode ser feito diretamente pelo chat do aplicativo. Porém, também é possível entrar em contato por telefone pelos números a seguir:

SetorContato
Central de Relacionamento | Capitais e regiões metropolitanas3003 4070
Central de Relacionamento | Demais localidades0800 940 0007
Central de Relacionamento | Deficiente de fala e audição0800 979 7099
SAC Banco Inter 08000800 940 9999
Ouvidoria Banco Inter0800 940 7772
O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório