Banco do Brasil empréstimo com garantia de veículo: guia total

Gustavo Cunha Gustavo Cunha Atualizado em maio 17, 2022

Você sabia que o seu carro ou sua moto podem ser usados como garantia para que você consiga um empréstimo com melhores condições quando comparado com os créditos pessoais tradicionais. Estamos falando do empréstimo com garantia de veículo do Banco do Brasil.

Tendo uma garantia, o BB pode oferecer melhores taxas de juros e condições de pagamento. Mas você pode se perguntar: vale a pena? É confiável? Não vou perder meu carro ou minha moto?

Neste artigo vamos trazer todas as informações que você precisa saber a respeito dessa modalidade de crédito para decidir se essa é ou não uma boa opção para solucionar sua vida financeira.

Banco do Brasil empréstimo com garantia de veículo é confiável?

Sim! O empréstimo oferecido pelo Banco do Brasil com garantia de veículo é confiável. Trata-se de um dos maiores e mais tradicionais bancos do país, com mais de 200 anos de fundação. 

Essa é uma modalidade de crédito do BB em que é oferecida uma garantia ao banco, ou seja, ele tem a certeza de que receberá o valor emprestado de um jeito ou de outro. Ou seja, caso as parcelas devidas não sejam pagas corretamente, o Banco do Brasil pode acionar a garantia para receber o que é seu por direito.

São aceitos como garantia veículos com até 10 anos de fabricação. O valor que pode ser emprestado chega a até 80% do valor do veículo, e o prazo para pagamento é de até 60 meses. A partir do momento em que o dinheiro é liberado, você pode utilizá-lo como quiser.

Banco do Brasil empréstimo com garantia de veículo: como funciona?

O empréstimo com garantia de veículo do Banco do Brasil funciona da seguinte maneira:

  • O interessado solicita o empréstimo ao BB;
  • Para ter acesso a essa linha de crédito, dá ao banco a alienação fiduciária do seu veículo, que deve estar quitado e sem restrições;
  • O banco analisa e avalia o perfil de crédito para a liberação do empréstimo;
  • Se aprovado, o valor é disponibilizado e pode ser utilizado da maneira que o interessado quiser;
  • O prazo para pagamento do empréstimo é de até 60 meses;
  • A taxa de juros é pré-fixada;

De maneira geral, funciona como um refinanciamento do veículo. Ele permanece no nome do contratante do empréstimo, mas tem a alienação fiduciária ao BB. Se todos os documentos forem disponibilizados e o veículo estiver regular, o empréstimo deve ser liberado rapidamente e sem maiores transtornos.

Mas se ainda não tem certeza de que essa é uma boa opção para você nesse momento, acesse a nossa ferramenta de comparação e veja alternativas de crédito, com todas as informações que você precisa para tomar a melhor decisão.

Encontre as melhores condições de empréstimo com garantia de veículo com a HelloSafe Brasil! Acesse o comparador!

Comparar agora!

Banco do Brasil empréstimo com garantia de veículo simulação: como fazer?

É possível fazer uma simulação de empréstimo com garantia de veículo diretamente no site do BB (internet banking) ou pelo aplicativo do banco, que pode ser acessado por clientes da instituição. Ah, importante lembrar que para contratar o empréstimo, a pessoa deve ser cliente do Banco do Brasil!

Confira no passo a passo abaixo como fazer a simulação pelo aplicativo:

  1. Acesse o app do Banco do Brasil;
  2. No menu, escolha Empréstimos;
  3. Depois Crédito veículo > Crédito com seu veículo em garantia;
  4. Clique no botão Simule seu empréstimo;
  5. Preencha os dados solicitados (ano de fabricação, ano do modelo, UF onde o veículo está licenciado, marca, modelo e versão);
  6. Escolha a data do débito da 1ª parcela;
  7. Clique em SIMULE;
  8. Confira as condições e valores referentes ao modelo que você preencheu; 
  9. Veja se as condições te atendem e solicite a contratação;
  10. Pronto!

Com essa simulação em mãos, caso esteja de acordo, você pode procurar uma agência do Banco do Brasil para contratar o empréstimo, levando os documentos necessários.

Banco do Brasil empréstimo com garantia de veículo: qual a taxa de juros?

Como em qualquer outra modalidade de crédito, a taxa de juros do empréstimo com garantia BB varia de acordo com o prazo para pagamento e o valor emprestado, mas é possível esperar uma taxa próxima à praticada pela instituição para a aquisição de veículos novos, que é cerca de 1,7% ao mês (23% ao ano), de acordo com o Banco Central do Brasil.

Em um primeiro momento, ela pode até parecer alta, mas quando comparamos com os créditos pessoais tradicionais, há uma diferença significativa: em abril de 2022, a contratação de um empréstimo pessoal no Banco do Brasil sem garantia teve uma taxa de juros de 3,86% ao mês (57,53% ao ano). É mais do que o DOBRO!

Banco do Brasil empréstimo com garantia de veículo: quais valores consigo pegar?

O Banco do Brasil limita o valor emprestado com garantia a 80% do valor de mercado do veículo. Então é uma conta bem simples de se fazer.

Considerando que o veículo do interessado tem valor de mercado de R$ 100 mil, e atende aos requisitos exigidos pelo banco (quitado, sem restrições e com até 10 anos de fabricação), é possível pegar emprestado até R$ 80 mil

Mas atenção! Esse valor é apenas uma possibilidade, já que o banco analisará o perfil de crédito e poderá decidir liberar um valor inferior aos 80% do bem. 

Banco do Brasil empréstimo com garantia de veículo para negativado: é possível?

Como o Banco do Brasil solicita a garantia (seu veículo) para liberar esse tipo de empréstimo, é possível que aceite conceder esse crédito mesmo caso o nome esteja negativado.

Porém, isso torna a operação mais arriscada para o banco, que pode entender que o risco é ainda maior do que a garantia oferecida, e, por isso, negar o crédito ou impor outras condições, como um valor e prazo menores ou taxas de juros maiores.

Banco do Brasil empréstimo com garantia de veículo: como contratar?

O empréstimo com garantia de veículo Banco do Brasil é voltado para clientes pessoa física do próprio banco. Ou seja, é necessário ser correntista do BB para contratar esse crédito.

Caso você se encaixe nesse perfil, o procedimento é bem fácil:

  1. Simule o valor que quer pegar emprestado, no internet banking ou no aplicativo do BB;
  2. Preencha todos os dados solicitados do veículo que será usado como garantia;
  3. Confira as condições apresentadas (valor a ser liberado, prazo para pagamento, taxa de juros, data de vencimento das parcelas, etc.);
  4. Se estiver de acordo, solicite a contratação ou procure uma agência para finalizar seu empréstimo.

Banco do Brasil empréstimo de garantia de veículo: documentos necessários

Basicamente, o Banco do Brasil deverá pedir poucos documentos para a contratação de empréstimo com garantia:

  • Documentos pessoais do contratante; 
  • Documentos do veículo (como CRV, CRLV, etc).

Dependendo do caso e do perfil do interessado, alguns documentos adicionais podem ser solicitados, como comprovantes de renda e de endereço, por exemplo, mas como é necessário ser cliente do BB para contratar esse empréstimo, é possível que a maior parte deles já estejam com o próprio banco. 

Banco do Brasil empréstimo com garantia de veículo: posso cancelar?

Sim, você pode cancelar o seu empréstimo com garantia de veículo do Banco do Brasil. Porém, o prazo para pedir o cancelamento sem precisar arcar com possíveis multas é de até 7 dias contados da contratação, desde que o valor não tenha sido utilizado, já que ele precisará ser devolvido.

A solicitação de cancelamento pode ser feita nas agências ou pela Central de Atendimento do BB, nos seguintes telefones: 

  • 4004-0001 (capitais ou regiões metropolitanas) 
  • 0800 729 0001 (demais localidades)
  • 0800 729 0722 (SAC)

Apesar de ser uma boa opção de crédito, com taxas de juros mais baixas, essa pode não ser a melhor escolha para o seu momento. Então, se você está pensando em cancelar o seu empréstimo, acesse a nossa ferramenta de comparação e veja, em poucos instantes, informações sobre diversas outras modalidades de crédito que podem te atender da melhor forma.

Encontre as melhores condições de empréstimo com garantia de veículo com a HelloSafe Brasil! Acesse o comparador!

Comparar agora!

Banco do Brasil empréstimo com garantia de veículo portabilidade: como funciona?

Se você quer fazer a portabilidade do seu contrato de empréstimo com garantia de veículo do Banco do Brasil para outra instituição, primeiramente você deve verificar se o novo banco aceita a modalidade que está sendo transferida. Se for aceito, você passa a ter um novo contrato, com o outro banco, enquanto o seu empréstimo com o BB é quitado.

Fazer o contrário (levar o seu empréstimo com garantia de outro banco para o BB) segue a mesma lógica. Como outras instituições também oferecem essas linhas de crédito com o veículo de garantia, como a Caixa Econômica Federal e o Bradesco, é possível que você transfira esse contrato para o Banco do Brasil, se entender que as condições são melhores do que as do contrato atual. Entre em contato com o Banco do Brasil, pela Central de Atendimento, ou com o banco com o qual você já tem um contrato de empréstimo para saber mais detalhes e condições para fazer a portabilidade.

Um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário