Calendário do ciclo menstrual

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em abril 22, 2022

[[translations.resultTextPeriods1]] getPeriodStart [[translations.resultTextPeriods2]] getPeriodEnd

Você está gostando das nossas ferramentas gratuitas?

Ajude a HelloSafe a se manter grátis para seus usuários e deixe uma avaliação online.

Se você menstrua e não gosta de ser pega de surpresa, usar uma calculadora de menstruação é a solução.

Você está cansada de sair de casa, ver que sua menstruação desceu no meio do dia e ter que pedir um absorvente para alguém?

Ao utilizar a nossa calculadora de menstruação situações como essa poderão ser 100% evitadas. Pois com essa ferramenta você terá a data aproximada, senão exata da sua próxima menstruação.

O que é uma calculadora de menstruação?

Uma calculadora de menstruação é uma ferramenta muito útil para determinar as datas e períodos menstruais.

Seja para saber o dia que a menstruação vai começar ou terminar, ou talvez para entender quando sera o seu período fértil, ou até mesmo para saber as datas exatas de ovulação. A calculadora de menstruação é muito util caso voce menstrue e não quer ser pega de surpresa, ou gosta de conhecer bem sobre o seu ciclo fértil

Seja para pessoas que tentam engravidar, ou até mesmo evitam a gravidez, os conhecimentos que podem ser acessados através de uma calculadora de menstruação são muito úteis.

Como usar a calculadora do período menstrual?

Nossa calculadora é bem simples e super fácil de ser usada. Para ter acesso aos seus resultados personalizados, processo consiste em X etapas. São elas:

  1. Colocar o dia (dia / mês / ano) do primeiro dia da sua ultima menstruação
  2. Digitar o número de dias que o seu período menstrual costuma durar
  3. Selecionar quantos dias a sua menstruação costuma durar
  4. O dia do começo e final da sua próxima menstruação aparecerá automaticamente.

Não se esqueça que cada pessoa é diferente e que, consequentemente, cada ciclo menstrual é único, e por essa razão a data mostrada pela calculadora é a melhor estimativa para o sua próxima menstruação.

Como funciona o Ciclo Menstrual?

Cada ciclo é único e tem suas particularidades, e para bem entender o seu próprio ciclo menstrual mais profundamente você tera que procurar um profissional especializado no setor e apto a realizar exames e mais.

Entretanto, existem alguns fatores comuns entres os ciclos que podem ser explorados forma mais geral, são eles:

Fase menstrualSobre
Pré períodoÉ nessa etapa que se encontra a tão conhecida TPM - tensão pré menstrual, alguns sintomas são: dor de cabeça, inchaço, irritabilidade e a pessoa pode se sentir mais emotiva que o normal. Essa fase costuma começar 3 dias antes da sua menstruação.
PeríodoEssa é a etapa que conhecemos como menstruação, começa no dia 1 do seu período, quando você começa a sangrar. Os períodos menstruais costumam durar entre 4 e 7 dias, podem ainda sim variar para menos ou mais, vai depender muito de pessoa para pessoa. Não esqueça de consultar seu médico caso sua menstruação esteja durando mais de 7 dias.
OvulaçãoTambém conhecida como fase fértil, o período de ovulação acontece depois da menstruação e dura aproximadamente 6 dias. Essa é a fase na qual você está mais propensa a engravidar.
Tabela explicativa sobre as fases do ciclo menstrual.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Como calcular a duração do ciclo menstrual?

Muitos têm dúvidas de como calcular de fato a duração do ciclo menstrual. Isso é uma tarefa fácil e vamos te explicar detalhadamente como fazer.

Para fazer o cálculo da duração do seu ciclo menstrual você vai precisar:

  • Do primeiro dia da sua menstruação: o dia exato em que você começou a sangrar, não conte o tempo pré menstrual.
  • Do dia anterior ao seu próximo período: a duração do seu sangramento já estará incluído nesse janela de tempo que será analisada.

Tendo essas duas informações anotada, agora é só contar a diferença de dias entre elas, e essa diferença será correspondente á duração do seu ciclo menstrual.

A duração do ciclo menstrual mais comum é de 28 dias, tendo sua ovulação por volta doa 14º dia (o que seria em torno de 2 semanas antes do seu próximo período menstrual)

A duração do seu ciclo menstrual é única e particular, lembre-se sempre que cada pessoa única, logo seu período também é único.

Como fazer o seguimento do meu ciclo?

Caso você esteja querendo engravidar, ou evitando engravidar, em ambos os casos, conhecer as fases normais e saber identificar as variações do seu ciclo menstrual pode ser fundamental.

Alguns das ações que devem ser praticadas são:

  • Anotar todos os primeiros dias de ciclo menstrual de cada mês. Para isso, utilizar um caderno normal, um caderno menstrual ou um aplicativo
  • Contar os dias de duração do seus ciclos
  • Marcar os 6 dias que estão presentes no meio da duração do seu ciclo, os quais geralmente correspondem aos dias férteis do ciclo menstrual. Lembre-se de deixar um ou dois dias como margem de erro.

Cada corpo é único e o ciclo menstrual pode variar muito de uma pessoa para outra. Por isso, é importante que cada um faça a analise individual do seu próprio ciclo menstrual, e sempre quando possível, com a ajuda de um profissional.

O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório
×

Integre a ferramenta em seu site

Você pode integrar esta ferramenta em seu site copiando o código abaixo e colocando-o no código HTML de sua página entre as tags <body></body>

O código iFrame é acompanhado por um script javascript para otimizar a natureza responsiva da ferramenta iframe em seu site.

<iframe class="responsive-iframe" src="https://hellosafe.com.br/app/iframe?id=BLOCKID" title="BLOCKTITLE" frameborder="0" style="top: 0; left: 0; bottom: 0; border: 0; right: 0; width: 100%;"></iframe><script src="https://hellosafe.com.br/responsive.js"></script>Visite <a href="https://hellosafe.com.br">HelloSafe Brasil</a> para mais ferramentas.
Copie o código