Horário Mundial, ferramenta gratuita HelloSafe

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em abril 22, 2022

cityHour : cityMinute : citySecond

Você está gostando das nossas ferramentas gratuitas?

Ajude a HelloSafe a se manter grátis para seus usuários e deixe uma avaliação online.

No Brasil há um total 2 fusos horários diferentes, isto é algo que não acontece apenas em nosso país, mas há muitas outras nações nas quais mais de um fuso horário é seguido. É por isso que lhe oferecemos este relógio mundial com a hora exata em cada cidade.

Você quer saber a hora exata, fuso horário, diferença horária e se há uma mudança de horário em alguma cidade?

A nossa equipe da HelloSafe desenvolveu este relógio mundial que o ajudará a saber o tempo exato, e até os segundos, em um grande número de cidades no mundo. Desta forma, você pode verificar o tempo em tempo real em um lugar sem ter que calcular a diferença horária.

Fuso horário, o que é?

Um fuso horário pode ser descrito como uma faia longitudinal delimitada por dois meridianos, de forma que as localidades que se encontram dentro dessa zona possuem o mesmo horário. A Terra possui 24 dessas zonas, e cada uma dela corresponde a um intervalo de 15º.

world map 42641

Devido ás fronteira de países questões políticas as formas dos fusos podem acabar não obedecendo100% as linhas dos meridianos.

UTC e GMT, qual a diferença?

O Tempo Universal Coordenado (UTC) e o Tempo Médio de Greenwich (GMT) são duas medidas de fuso horário mundial, sendo o UTC o sucessor do GTM por motivos de precisão.

Hoje em dia, todos os fusos horários são definidos em relação ao UTC, que, ao contrário do GTM, não se define pelo sol ou pelas estrelas, mas é uma medida derivada do Tempo Atômico Internacional (TAI). Como o tempo de rotação da Terra oscila em relação ao tempo atômico, o UTC sincroniza-se com o dia e a noite de UT1, no qual a soma ou subtração de segundos de salto (leap seconds) é realizada quando necessário.

Para definir quando serão somados ou subtraídos os segundos de salto, são realizados acordos internacionais, o normalmente a data escolhida é no final de julho ou de dezembro. A decisão da alteração referente aos segundos de saltos pertence é determinada pelo IERS (Serviço Internacional de Sistemas de Referência da Terra) com base em suas medições sobre a rotação da Terra.

No dia a dia e em situações informais, principalmente quando frações de segundos não são de grande importância, o GMT pode ser consideração equivalente o UTC. Entretanto em contextos técnicos o uso do GMT é normalmente evitado.

O que é o horário de verão?

Horário de verão é a alteração do horário de um região específica durante um designada porção do ano, geralmente adiantando-se uma ora no horário do fuso horário local.

O nome horário de verão foi dado pelo fato de que o procedimento é costumeiramente adotado durante o verão, quando os dias são mais longos. Diferente do nome do acontecimento em inglês: "Daylight saving time" que significa economia de luz do dia, o qual enfatiza a função da prática.

Para que serve o horário de verão?

Muitos, e principalmente aqueles não se agradam com o horário de verão, se perguntam qual a sua utilidade. O horário de verão contribui na redução de consumo de energia.

Entretanto, o objetivo desse procedimento só pode ser atendido em localidades distantes da linha do equador, pelo motivo que durante o verão os dias se tornam mais longos que as noites. Já que em regiões próximas ao equador, como grande parte do Brasil, os dias e noites possuem quase a mesma duração durante todo o ano, em consequência a implementação do horário de verão não resulta em muito proveito.

Qual o benefício do horário de verão?

Sendo a principal razão da implementação do horário de verão a redução do consumo de energia, e isso sendo realidade em todos os lugares onde o horário de verão é utilizado, seu maio benefício é conectado á redução da utilização de energia.

Seu maior efeito é diluir o horário de pico, aquela hora onde todos estão usando bastante energia ao mesmo tempo, e dessa forma evitar a sobrecarga do sistema energético.

Existem desvantagens do horário de verão?

Do ponto do vista científico social, não há nenhuma desvantagem relevante quanto a implementação do horário de verão, fazendo com que ele seja também uma ótima implementação econômica.

Contudo, como todos sabem agradar a todos é um tarefa impossível, e existem críticos dos horário de verão. Normalmente, os cidadãos que não apoiam o mudança de horário utiliza o argumento de que a media afeta o chamado relógio biológico das pessoas, e principalmente das pessoas com idades mais avançadas, e que isso pode acarretar prejuízos à saúde.

O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório
×

Integre a ferramenta em seu site

Você pode integrar esta ferramenta em seu site copiando o código abaixo e colocando-o no código HTML de sua página entre as tags <body></body>

O código iFrame é acompanhado por um script javascript para otimizar a natureza responsiva da ferramenta iframe em seu site.

<iframe class="responsive-iframe" src="https://hellosafe.com.br/app/iframe?id=BLOCKID" title="BLOCKTITLE" frameborder="0" style="top: 0; left: 0; bottom: 0; border: 0; right: 0; width: 100%;"></iframe><script src="https://hellosafe.com.br/responsive.js"></script>Visite <a href="https://hellosafe.com.br">HelloSafe Brasil</a> para mais ferramentas.
Copie o código