Idade de cachorro para idade humana

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em abril 22, 2022

[[translations.typeOfDog]]


[[translations.startResult]] calculatedResult [[translations.endResult]]



[[translations.information]]

Você está gostando das nossas ferramentas gratuitas?

Ajude a HelloSafe a se manter grátis para seus usuários e deixe uma avaliação online.

Determinar a idade do seu cãozinho na era humana dá uma visão muito boa da rápida evolução de seu cachorro. Isto lhe permite colocar em perspectiva o que ele está experimentando com o que nós experimentamos, a fim de adaptar seu comportamento da melhor maneira possível. Vamos ver como fazer isso e por que é importante.

Como você calcula a idade de cachorro para idade humana?

É uma crença popular que para calcular a idade de um cachorro para a idade humana, é suficiente considerar que, em seu primeiro ano de vida, um cão teria 15 anos de idade em termos humanos. Então, para seu segundo ano, precisaria acrescentar mais 6 anos. Finalmente, o cão ganharia 4 anos para cada ano que passasse.

Na realidade, é um pouco mais complexo do que isso. Se um cão de fato evolui mais rapidamente em seu primeiro e segundo ano do que no resto de sua vida, é importante diferenciar de acordo com o tamanho do cão. Um cão pequeno tem uma expectativa de vida mais longa do que um cão grande. Um cão maior envelhecerá, portanto, mais rapidamente, pois ele vive menos tempo.

A fim de tornar as coisas mais claras, ainda temos que definir como distribuir o tamanho de um cão. A fim de simplificar as coisas, faremos uma distinção por peso e criaremos três classes:

  1. cães pequenos, com menos de 15 quilos
  2. cães grandes, mais de 40 quilos,
  3. cães de médio porte entre estes dois pesos

Desta forma, podemos dizer que :

  • No final de seu primeiro ano de vida, um cão pequeno terá na verdade 20 anos de idade, um cão médio 18 anos de idade e um cão grande cerca de 16 anos de idade.
  • No final de seu segundo ano, um cão pequeno terá 28 anos, enquanto um cão médio terá 27 e um cão grande terá apenas 22!
  • A partir do terceiro ano, um cão pequeno ganha efetivamente 4 anos por ano, um cão médio 6 anos por ano e um cão grande, que amadurece mais tarde, mas morre mais cedo, depois envelhece 8 anos por ano!

O peso não é a única característica a ser considerada ao definir a idade de um cão em termos humanos e sua expectativa de vida. Algumas raças vivem vidas mais ou menos longas do que outras (por exemplo, Bulldog Inglês vs. Labrador), e as condições de vida, dieta e acesso regular aos cuidados com a saúde do animal influenciam muito neste fator.


Em resumo, a tabela da idade humana de um cão de acordo com seu tamanho e idade real poderia ser estabelecida da seguinte forma:

Age réel du chienPetit chien 
(- de 15 kg)
Chien moyen 
(15 à 40 kg)
Grand chien 
(plus de 40 kg)
6 mois15 ans10 ans8 ans
1 an20 ans18 ans16 ans
2 ans28 ans27 ans22 ans
3 ans32 ans33 ans31 ans
4 ans36 ans39 ans40 ans
5 ans40 ans45 ans49 ans
6 ans44 ans51 ans58 ans
7 ans48 ans57 ans67 ans
8 ans52 ans63 ans76 ans
9 ans56 ans69 ans85 ans
10 ans60 ans75 ans 96 ans
11 ans64 ans80 ans105 ans
12 ans68 ans85 ans112 ans
13 ans72 ans90 ans120 ans
14 ans76 ans96 ans-
15 ans80 ans102 ans-
Tabela de relação da idade do cachorro em idade humana

Com que idade um cão é adulto e até que ponto ele cresce?

Para responder a esta pergunta, devemos primeiro definir os critérios para determinar se um cão é adulto. Há três critérios:

  1. Uma capacidade sexual de reprodução, mesmo que este critério por si só não seja suficiente, já que isto vem um pouco antes da idade de um cão adulto.
  2. A maturidade física, o que significa que ele atingiu seu tamanho de cão adulto, seu peso máximo e que sua musculatura atingiu um desenvolvimento que ele manterá ao longo de sua vida.
  3. Um comportamento estável, que não muda mais. De fato, a educação desempenha um papel importante aqui e um cão mal educado pode continuar a cometer erros, mesmo quando envelhece. Isto é tanto mais constrangedor quanto uma vez que um cão atinge a idade adulta, treiná-lo de novo será ainda mais difícil.

É portanto em relação a estes três critérios que a idade do cão em idade humana é avaliada. Assim, se um cão pequeno atinge estes três critérios de maturidade após um ano, é considerado como tendo 20 anos de idade em termos humanos e um adulto. Por outro lado, os cães grandes terão reações semelhantes a cachorros infantis por muito tempo e continuarão a crescer por mais tempo. Devem, portanto, esperar 2 anos antes de atingir a maturidade e serem considerados com 20 anos de idade em idade humana.

Da mesma forma, um cão cresce até a idade adulta, mas raramente além dela. É por isso que é fundamental, quando se é dono de um cão, saber em que idade o animal será adulto. Isto permite que você adapte a dieta e educação de seu cão às suas reais necessidades.

Mais uma vez, esta realidade geral deve ser qualificada em um nível específico. Cada raça de cão evolui diferentemente e cada cão dentro da mesma raça, mas também dentro da mesma ninhada, evolui mais ou menos rapidamente em direção à idade adulta.

A melhor maneira de monitorar o desenvolvimento de seu cão é consultar um veterinário durante esta fase de desenvolvimento.

Com que idade você começa a treinar seu cão?

Quando se trata de treinamento, você deve começar a ensinar boas maneiras a seu cão o mais cedo possível. Se seu cão é um cão pequeno, isto é ainda mais importante, pois ele amadurecerá mais rapidamente e você deve começar a treiná-lo o mais rápido possível.

No entanto, alguns conceitos devem ser aprendidos em diferentes estágios da vida do cão. Como crianças, começaremos a dominar as necessidades básicas: as regras da vida, onde se aliviar, os limites a não ultrapassar e os comandos básicos (deitar, calcanhar, sim e não são um bom começo).

Passamos então à fase de socialização, que também é fundamental para o cão. É aqui que ele aprenderá todos os códigos caninos. Este também é o momento para ensinar-lhe certos limites (não rosnar, morder outros cães ou lamber os passantes).

Se você está se perguntando com que idade um cão levanta sua pata, você deve saber que isso depende de seu treinamento. Após 5 a 6 meses, e até que ele esteja totalmente crescido, você pode começar a ensinar-lhe treinamento básico, como buscar a bola ou sentar-se. Na verdade, não há uma idade mínima para o treinamento, e quanto mais cedo você começar, mais fácil será moldar as ações e comportamento do seu cachorrinho. Mas o foco está obviamente no treinamento básico e nas habilidades sociais.

Como regra geral, a idade em que um cão acalma é equivalente à sua idade adulta, embora isso não impeça o mau comportamento. Treinar um cão adulto é extremamente difícil, pois, como acontece com os humanos, é difícil conseguir que eles deixem os maus hábitos que desenvolveram ao longo do tempo. Isto muitas vezes exigirá a ajuda de um treinador de cães especializado.

Com que idade um cão macho pode procriar?

No que diz respeito à reprodução (também chamada de acasalamento), ela depende, mais uma vez, do tamanho, da raça, mas também do sexo do animal. Em todos os casos, a fertilidade está presente antes do animal chegar à idade adulta e, geralmente, as fêmeas são algumas semanas mais cedo do que os machos.

Os cães machos mais pequenos são férteis desde os 6 a 7 meses de idade, enquanto os maiores têm que esperar até cerca de 9 a 10 meses. Normalmente, eles soltam os pêlos do pênis desde o momento em que são férteis.

Se você quiser que seu cão se reproduza, esteja ciente de que o sêmen deles ainda é de má qualidade quando são jovens: recomenda-se esperar pelo menos um ano, ou mesmo um ano e meio, antes de acasalar. Não há limite de idade para a criação de cães machos: os machos têm a vantagem de serem férteis durante toda a vida e estão no cio o ano inteiro, assim que uma fêmea está em cio.

Por outro lado, se você não deseja ter uma ninhada, você deve saber que a esterilização é possível a partir de 6 meses para um cão pequeno e 10 meses para um cão grande, ou seja, assim que eles começam a puberdade e se tornam férteis.

Qual é o limite de idade para esterilizar um cão?

Não há limite de idade para esterilizar um cão. Tenha em mente, entretanto, que a esterilização é um procedimento cirúrgico envolvendo anestesia, e como tal, se seu cão for muito velho, ele pode ter mais dificuldade de se recuperar da operação.

Deve-se notar que a crença comum de que é melhor não esterilizar o seu cão, seja macho ou fêmea, é falsa. O cão não se beneficia disso, pelo contrário: a esterilização evita o risco de câncer testicular para seu cão e muitas complicações para a cadela portadora.

A castração pode ser uma operação cara, porém existem seguros de saúde veterinários e se você tem um cãozinho, seria uma boa ideia contratar algum tipo de seguro veterinário para simplificar e baratear suas idas ao veterinário.

Independente do caso, recorra ao seu veterinário para obter aconselhamento especializado.

Expectativa de vida do cão: como prolongá-la?

A esterilização que acabamos de mencionar evita um grande número de cânceres, e tende a fazer com que o cão viva mais tempo sob estas condições. Mas isto obviamente não é suficiente.

Na realidade, como no caso dos seres humanos, tudo depende do estilo de vida do animal. A qualidade dos alimentos é fundamental, especialmente porque os cães comem tudo, mesmo que nem tudo seja bom para eles! Dar prioridade às proteínas e boas gorduras sobre os carboidratos.

Você deve saber que os cães comem com uma sensação muito ruim de saciedade. Portanto, é muito fácil para eles, sem um limite imposto pelo proprietário, comer demais e ficar com excesso de peso, o que é ruim para sua saúde.

Da mesma forma, a atividade física regular é essencial (andar, correr para pegar um disco ou uma bola) para manter um bom peso e aumentar a expectativa de vida. Como os cães são animais sociáveis, conhecer novas pessoas e outros cães é muito importante para seu bem-estar psicológico.

Finalmente, o mais importante é dar ao seu cão cuidados regulares! A expectativa de vida dos cães (e gatos) aumentou em mais de 20% nos últimos anos. Os pesquisadores estão convencidos de que a principal razão para este aumento na expectativa de vida é o progresso médico!

A melhor maneira de fazer isso é fazer um exame de saúde regular com seu veterinário. Isto permite que pequenos problemas sejam tratados antes que se tornem tumores graves e benignos ou cancros incipientes sejam detectados e tratados. O mínimo é uma vez por ano, idealmente a cada 6 meses. Isto pode se tornar rapidamente caro, por essa razão contratar um seguro especializado para cobrir os cuidados de saúde de seu animal de estimação pode ser uma ótima opção.

O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório
×

Integre a ferramenta em seu site

Você pode integrar esta ferramenta em seu site copiando o código abaixo e colocando-o no código HTML de sua página entre as tags <body></body>

O código iFrame é acompanhado por um script javascript para otimizar a natureza responsiva da ferramenta iframe em seu site.

<iframe class="responsive-iframe" src="https://hellosafe.com.br/app/iframe?id=BLOCKID" title="BLOCKTITLE" frameborder="0" style="top: 0; left: 0; bottom: 0; border: 0; right: 0; width: 100%;"></iframe><script src="https://hellosafe.com.br/responsive.js"></script>Visite <a href="https://hellosafe.com.br">HelloSafe Brasil</a> para mais ferramentas.
Copie o código