Calculo IMC

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em maio 4, 2022
[[translations.unitKg]]

[[translations.totalBmi]] calculImc | number_format

[[translations.resultBmi]] typeBody

Você está gostando das nossas ferramentas gratuitas?

Ajude a HelloSafe a se manter grátis para seus usuários e deixe uma avaliação online.

O IMC (índice de massa corporal) é um tópico muito relevante e sempre discutido, ele dá uma idéia do seu estado de saúde e estilo de vida. Em 1997, a Organização Mundial da Saúde definiu o IMC como o padrão para avaliar os riscos associados à obesidade em adultos.

Você tem se perguntado qual é o seu IMC de acordo com seu peso e altura?

Nossa calculadora de IMC e nosso guia a seguir te darão uma idéia melhor, siga lendo para obter mais informações.

O que é IMC?

O IMC ou Índice de Massa Corporal é um indicador criado para estimar a gordura corporal de uma pessoa de acordo com seu peso e altura.

Este é o único indicador validado pela Organização Mundial da Saúde para medir a gordura corporal de uma pessoa, determinando possíveis riscos à saúde.

A tabela de indicação do IMC

O cálculo do IMC nunca é 100% preciso, a menos que seja feito por um profissional. Portanto, a OMS publicou uma tabela de interpretações de diferentes pontuações do IMC para lhe dar uma melhor indicação de como entender seu resultado:

IMC resultadoSignificado do resultado de acordo com a OMS
menos que 18.5Abaixo o peso
de 18.5 até 25Normal
de 25 até 30Acima do peso
de 30 até 35Obesidade moderada
de 35 até 40Obesidade severa
mais que 40Obesidade mórbida
Tabela sobre o significado dos resultados do cálculo do IMC.

Esta tabela de interpretação do IMC lhe permite compreender melhor o resultado de seu cálculo do IMC e, portanto, tomar as medidas necessárias.

O que é um cálculo do IMC?

Sendo o IMC (Índice de Massa Corporal) um indicador criado para estimar a gordura corporal de uma pessoa de acordo com seu peso e altura. Este é o único indicador validado pela Organização Mundial da Saúde para medir a gordura corporal de uma pessoa, determinando possíveis riscos à saúde.

Em inglês, é chamado de BMI (ou Body Mass Index). O cálculo do IMC é baseado principalmente no local onde você se encontra em termos de peso corporal.

Utilize nossa calculadora de IMC acima para saber o seu resultado.

Por que calcular seu IMC?

Há muitas razões diferentes para você querer calcular seu IMC.

Por exemplo, você pode querer descobrir se está correndo o risco de ter problemas de saúde. Você poderia, portanto, adaptar sua dieta e atividade física de acordo. Dependendo do resultado de seu cálculo do IMC, você terá que reduzir mais ou menos sua dieta e aumentar a atividade física regular.

Tenha cuidado, porém, para não depender apenas do resultado do IMC. Duas pessoas podem ter o mesmo resultado de IMC, mas ainda assim ter um físico completamente diferente. As variações dependem da distribuição dos ossos, músculos e gordura ao redor de seu corpo, que não são levados em consideração ao calcular o IMC.

Antes de fazer grandes mudanças em seu estilo de vida, consulte sempre seu médico, que será capaz de lhe dar conselhos profissionais.

Como calcular IMC?

O IMC é calculado pela divisão o peso de uma pessoa pelo quadrado de sua altura. Um resultado "normal" no cálculo do IMC é entre 18,5 e 25.

Entretanto, esteja ciente de que este sistema foi projetado para acessar pessoas entre 18 e 65 anos de idade. Se você estiver fora desta faixa etária, seu resultado do IMC não será representativo do estado de sua saúde.

Para conhecer rapidamente sua pontuação no IMC, use nossa calculadora de IMC no topo desta página.

Como interpreto meu resultado de IMC?

De acordo com a OMS, os diferentes níveis de cálculos de IMC podem ser categorizados em diferentes faixas. Aqui está a interpretação dos resultados do IMC:

Abaixo o peso (Menos de 18,5):

Seu peso é muito baixo para sua altura. Isto pode ser explicado por patologias, mas pode expor uma série de riscos à saúde, tais como deficiências ou anemia. Aconselhamos que você fale com seu médico que pode lhe dar respostas mais claras aos resultados.

Normal (de 18,5 a 25):

Você tem um IMC normal. Para manter isto, continue comendo uma dieta equilibrada e pratique atividades físicas regulares.

Acima do Peso (de 25 a 30):

Seu peso é um pouco alto para sua altura. A longo prazo, isto pode levar a problemas de saúde. Antes de mudar seu estilo de vida, consulte um médico a fim de obter aconselhamento profissional.

Obesidade (mais de 30):

Seu peso é alto demais para sua estatura. Você está mais exposto a doenças metabólicas, doenças cardíacas ou mesmo câncer. Aconselhamos que você consulte um médico antes de iniciar qualquer mudança de dieta ou estilo de vida, a fim de perder peso da maneira mais segura e saudável possível.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

O cálculo do IMC para uma mulher é diferente?

O cálculo do IMC em geral não leva em conta o gênero. A fórmula permanece sempre a mesma, independentemente disso.

Entretanto, às vezes as mulheres tendem a ganhar peso entre 50 e 60 anos de idade. Isto é devido a distúrbios no corpo causados pela menopausa, que podem influenciar o resultado final de um cálculo do IMC.

O cálculo do IMC para homens é diferente?

Assim como não há diferença real para as mulheres, não há diferença real para os homens. E lembre: a calculadora do IMC não é suficientemente boa sozinha para lhe dizer se você está em boas condições de saúde.

Homens com o mesmo IMC podem ter um físico totalmente diferente. De fato, os atletas muitas vezes têm um resultado alto no cálculo do IMC sem que isso signifique que eles são obesos.

Contudo, lembre-se que a obesidade nos homens tende a aumentar com a idade.

Se você se vê precisando se converter de centímetros para polegadas, dê uma olhada em nossa ferramenta de conversão!

O que é um IMC normal?

Um IMC normal está entre 18,5 e 25.

Entretanto, é possível obter um resultado mais preciso usando fórmulas diferentes que levam em conta parâmetros mais específicos, tais como idade, sexo ou morfologia.

Algumas dessa fórmulas mais precisa são:

A fórmula de Bronca

Esta fórmula é bem conhecida, mas não é recomendada. Na verdade, ela tem sido freqüentemente criticada por sua simplicidade e falta de precisão. Por exemplo, é conhecida por considerar um "peso ideal" como sendo muito pesado. A fórmula é a seguinte:

  • Altura (cm) - 100

A fórmula da Cref

Esta fórmula é muito mais eficaz e confiável, pois utiliza um cálculo mais avançado. No entanto, é preciso elaborar sua própria morfologia, o que nem sempre é fácil. Como resultado, este cálculo é mais confiável para responder à pergunta "Qual é meu peso para minha altura e idade". Aqui estão os diferentes cálculos, dependendo de sua morfologia:

  • Mais fino ou esbelto = (altura - 100 + idade / 10)* 0,9 ao quadrado
  • Normal = (altura - 100 / 10)* 0,9
  • Maior = (altura - 100 + idade / 10)* 0,9 * 1,1

Como detectar a obesidade através de um cálculo do IMC?

De acordo com a escala validada pela Organização Mundial da Saúde, uma pessoa é considerada obesa a partir do momento em que sua pontuação no IMC é maior ou igual a 30. Entretanto, é subjetivo, e existem diferentes estágios de obesidade.

Resultados do IMC em estágio de obesidadeEstágio de obesidade referente
Entre 34 e 34,9Moderadamente obeso
Entre 35 e 39,9 Severamente obeso
Mais de 40 Obesos mórbidos
Tabela sobre as fases de obesidade segunda a OMS

A obesidade leva a um risco maior de desenvolver certas condições de saúde, tais como diabetes tipo 2, pressão alta, doença hepática e muitos tipos de câncer.

Se você está com o IMC elevado e quer fazer adequações na sua alimentação, o blog Perito Receitas mostra alguma opções saudáveis e ainda assim, saborosas.

IMC para fazer bariátrica, é necessário?

Uma cirurgia bariátrica é um procedimento cirúrgico, que é restritivo e irreversível. Ela consiste na remoção de aproximadamente dois terços do estômago.

Ela é destinada a pessoas com sobrepeso severo ou obesidade mórbida. Geralmente, pessoas que possuem um resultado de IMC acima de 35 e têm problemas de saúde são elegíveis para o procedimento.

Como calcular o IMC de um adolescente?

Oficialmente, não há um forma específica de calcular o IMC de um adolescente. Na verdade, a escala do IMC foi criada para pessoas entre 18 e 65 anos de idade. Portanto, usar uma calculadora de IMC para um adolescente obteríamos um resultado impreciso, e consequentemente considerado inapropriado.

Entretanto, nos dias de hoje existem variações indicativas da construção corporal disponíveis para dar uma idéia da "normal", dependendo da altura do adolescente - o que é, portanto, uma boa substituição para os cálculos de IMC.

O cálculo do IMC varia de acordo com a idade?

O cálculo do IMC não varia exatamente de acordo com a idade, mas se aplica apenas à faixa etária de 18 a 65 anos. Dentro desta faixa etária, o cálculo do IMC não muda, independentemente do sexo. Entretanto, ele não se aplica a ninguém fora desta faixa etária, ou àqueles que estão grávidos.

O cálculo do IMC é relevante para mulheres grávidas?

Não, não é relevante. Não tente usar uma calculadora do IMC se você estiver grávida, porque o resultado não será válido de forma alguma.

Se você fizer alguma mudança de estilo de vida devido a um resultado de IMC, isto poderá expor você a muitos problemas sérios de saúde.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Qual é o IMC ideal para se tornar modelo?

A fim de evitar que os modelos colocassem sua saúde em perigo, foi-lhes imposto um limite mínimo de IMC para que pudessem exercer. Portanto, é proibido em vários países, utilizar modelos cujo IMC seja inferior a 18,5.

O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório
×

Integre a ferramenta em seu site

Você pode integrar esta ferramenta em seu site copiando o código abaixo e colocando-o no código HTML de sua página entre as tags <body></body>

O código iFrame é acompanhado por um script javascript para otimizar a natureza responsiva da ferramenta iframe em seu site.

<iframe class="responsive-iframe" src="https://hellosafe.com.br/app/iframe?id=BLOCKID" title="BLOCKTITLE" frameborder="0" style="top: 0; left: 0; bottom: 0; border: 0; right: 0; width: 100%;"></iframe><script src="https://hellosafe.com.br/responsive.js"></script>Visite <a href="https://hellosafe.com.br">HelloSafe Brasil</a> para mais ferramentas.
Copie o código