Calculadora de periodo de ovulação

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em maio 2, 2022

[[translations.resultText]] getTotal


O ciclo menstrual, que é o periodo entre o início do período menstrual e o início do período seguinte, é dividido em várias fases. Em média, o ciclo dura 28 dias, mas varia de mulher para mulher. Na realidade, é entre 21 e 40 dias, e quase metade de todas as mulheres tem um ciclo superior a 28 dias!

Entretanto, se você quiser ter um filho, é essencial conhecer seu tempo no ciclo. Isto porque o período de ovulação é muito curto: em média, dura apenas 24 horas no ciclo total.

Felizmente, há muitas maneiras de calcular a ovulação com mais ou menos precisão, para que você saiba quando conceber seu futuro bebê. Vamos dar uma olhada em todos eles juntos.

O que é ovulação?

A definição de ovulação é bastante simples: é um mecanismo reprodutivo feminino presente em todos os mamíferos. É um órgão sexual, o ovário, que é responsável pela produção regular de vários oócitos. Após um período de maturação, apenas um desses oócitos se torna um óvulo.

O óvulo contém a metade do material genético da mulher e, por consequência, da futura criança. Uma vez fertilizado por um espermatozóide, o óvulo se transforma na primeira célula da vida.

Quando o óvulo amadurece no ovário, ele é expulso e sugado através das trompas de Falópio. O óvulo permanece ali por um curto período de 24 horas. Se não for fertilizado por um esperma durante este tempo, ele se desintegra e é eliminado pelo corpo.

O tempo em que uma mulher ovula é, portanto, extremamente limitado. Felizmente, seu período fértil é mais longo, como veremos mais adiante. No entanto, saber calcular a data da ovulação com a maior precisão possível é absolutamente essencial se você quiser conceber uma criança!

Como calcular a data de ovulação?

Como regra geral, a ovulação ocorre no meio de um ciclo menstrual de 28 dias, ou seja, 14 dias após o início da menstruação e 14 dias antes do início da menstruação seguinte. Mas isso é em teoria!

Isto porque, como explicamos anteriormente, nem todos os ciclos menstruais duram exatamente 28 dias. Algumas mulheres têm ciclos mais longos, outras têm ciclos muito mais curtos, e algumas mulheres até têm ciclos que variam em comprimento! Isto torna ainda mais difícil determinar a data exata da ovulação. Como vimos, a precisão é importante: você tem apenas 24 horas para fertilizar o ovo.

Para conhecer com mais precisão sua data de ovulação, você pode contar com três ferramentas principais:

  • Observe cuidadosamente a duração de seus ciclos menstruais, para saber quando você está na metade de seu ciclo e quando você está a 14 dias da sua próxima menstruação (a ovulação deve, teoricamente, ocorrer neste intervalo);
  • procurar por sintomas relacionados à ovulação;
  • utilizar um teste de ovulação.

Não há nenhum método milagroso para calcular a data da ovulação com precisão. É uma combinação de todos estes métodos que lhe dará a idéia mais precisa de quando você está ovulando. Vamos ver como esses três métodos funcionam.

Como interpretar um teste de ovulação?

O teste de ovulação urinário analisará o nível de hormônio luteinizante (LH) em seu corpo. Este é um hormônio que aparece cerca de 24 horas antes da ovulação. Se for detectado, é altamente provável que seu pico de fertilidade esteja próximo! O teste positivo para ovulação por vários dias é possível.

Ao realizar um teste de ovulação, você verá uma área branca em seu teste com duas letras: T e C. Você então tem 3 possibilidades:

  • ou uma faixa vermelha aparece apenas no C. O teste é então negativo: seu período de ovulação não está dentro das próximas 24 a 36 horas.
  • ou uma faixa vermelha aparece no C e uma faixa vermelha clara aparece no T: seu nível de hormônio luteinizante está começando a subir, mas é provável que ainda não seja suficiente para que a ovulação tenha ocorrido
  • aparecem duas faixas vermelhas, ou a faixa vermelha no T é mais brilhante do que a do C: você tem um teste de ovulação positivo. Você deve então ter mais relações sexuais por 4 a 5 dias para maximizar suas chances de concepção.

Há também testes digitais que lhe darão resultados igualmente confiáveis, mas com uma interpretação mais fácil de sim/não.

O teste de ovulação clearblue é provavelmente a forma mais conhecida e eficaz de determinar se você está próximo ao seu período de ovulação. Entretanto, pode ser restritivo, pois o teste terá que ser repetido a cada 24 a 36 horas se o resultado for negativo.

O teste de ovulação é sempre positivo se houver uma gravidez?

Cuidado, há muitos posts sobre este assunto em fóruns online! O teste de ovulação permite saber se a ovulação está ocorrendo, mas não é um teste de gravidez. Não é o mesmo hormônio que é testado em ambos os casos. A ovulação pode ocorrer sem inseminação.

Assim, um teste de ovulação positivo pode ser positivo sem necessariamente resultar em gravidez. Da mesma forma, o teste de ovulação nem sempre será positivo em caso de gravidez, uma vez que a inseminação tenha ocorrido, o nível de LH no corpo diminui.

Quais são os sintomas da ovulação?

A segunda maneira de descobrir se você está ovulando é prestando atenção aos diferentes sintomas que você experimenta. Cuidado, estes são apenas uma indicação! Um sintoma isolado não significa necessariamente ovulação, por isso é melhor procurar um conjunto de sintomas concordantes.

Por exemplo, podemos mencionar o seguinte como sinais de ovulação

  • tensão nos seios,
  • uma boa libido,
  • uma sensação de peso no estômago, inchaço ou mesmo cãibras abdominais,
  • um leve aumento da temperatura, especialmente pela manhã,
  • Muco transparente também pode aparecer.

Tenha em mente, entretanto, que algumas mulheres não têm sintomas particulares, enquanto outras têm sintomas diferentes. Portanto, tome esta lista não exaustiva como uma ferramenta adicional. Tenha em mente que é combinando todos os métodos que você será capaz de determinar o momento exato de sua ovulação.

Como eu faço meu próprio calendário de ovulação?

Quer seu ciclo dure 25, 28 ou 34 dias, a ovulação sempre ocorre cerca de 14 dias antes da data de seu próximo período. O primeiro passo é, portanto, determinar a duração de seu ciclo. Às vezes o ciclo pode variar em alguns dias. Para algumas mulheres, a duração do ciclo pode variar muito, caso em que é melhor consultar um médico.

Uma vez determinada a duração de seu ciclo menstrual, inicie um novo calendário de ovulação e menstruação no início de cada período. Este é realmente o momento que marca o início de um ciclo.

Por exemplo, se você tiver determinado que todo o seu ciclo é de 30 dias, você saberá que sua ovulação ocorrerá por volta do 16º dia após o início de seu período (30-14). Você precisará então tomar uma margem de segurança maior (três dias antes e três dias depois desta data), durante os quais você deve estar atenta aos sintomas listados acima. É neste momento que você pode fazer seu teste de ovulação. Para maior precisão, você pode fazer um a cada 24 horas durante este período.
Em nosso exemplo, será entre o 13º dia e o 19º dia após o início de seu período que você precisará estar particularmente vigilante.

Para fazer este calendário, é melhor pegar um calendário em papel e marcar o início de cada período. Após três ciclos, você deve ver uma duração média. Esta é a base sobre a qual você pode trabalhar.
Se você não tiver um calendário em papel, você pode usar um diário online, um aplicativo dedicado ou simplesmente uma folha de papel e uma caneta onde você irá marcar cada dia de um ciclo e o dia da ovulação.

Quanto tempo dura o período de ovulação?

A primeira fase da ovulação é lenta e dura vários dias. Ela começa com a produção de oócitos que amadurecerão e um deles se transformará em óvulo cerca de 14 dias antes do próximo período. A ovulação em si é muito rápida: entre a transformação do oócito em um óvulo e sua expulsão pelo ovário para as trompas de falópio, ela leva entre 24 e 72 horas. Uma vez expulso, o óvulo permanece disponível para a inseminação apenas entre 24 e 72 horas

Por que a ovulação é dolorosa?

Antes de tudo, deve-se notar que nem todas as mulheres sentem dor durante a ovulação. Como com a duração do ciclo menstrual, nem todas as mulheres estão no mesmo nível a este respeito.

Há vários fatores que podem explicar a dor. É importante saber que o óvulo selecionado pelo ovário cresce muito rapidamente logo antes de se tornar um óvulo. Isto coloca muita pressão sobre a parede do ovário, que eventualmente a expulsa. Tanto a pressão quanto a expulsão podem causar desconforto intenso e até mesmo dor intensa no peito ou em um dos lados. Uma dor de estômago 4 dias após a ovulação é, portanto, normal.

É normal sentir um aperto na parte inferior do abdômen após a ovulação?

Pouco antes da fase de ovulação, o corpo se prepara para uma possível concepção e posterior recepção da célula fertilizada, que é chamada de implantação. Isto ocorre no endométrio (o revestimento do útero), que cresce até cerca de 10 mm de espessura. Isso às vezes pode causar dor e aperto na parte inferior do abdômen.

Durante e logo após a ovulação, o endométrio continua a crescer e a criar neovasos, podendo atingir até 14 mm de espessura. Mais uma vez, o inchaço do endométrio pode ser muito doloroso.

Finalmente, se a concepção não ocorrer, o endométrio se retrai subitamente, a mucosa uterina se desprende e é eliminada através dos canais naturais: isto é o que é mais comumente conhecido como menstruação. Mais uma vez, este processo pode levar a aperto na parte inferior do abdômen e dores fortes.

Portanto, é normal sentir este tipo de desconforto na parte inferior do abdômen após a ovulação, pois isso anuncia o início do período.

Como é a descarga imediatamente após a ovulação?

No momento da ovulação, pode aparecer alguma descarga. Mais comumente conhecido como descarga branca ou descarga clara, este é na verdade o muco cervical que aparece.

O muco cervical é composto de água, minerais e proteínas. É aquosa, clara e fibrosa na aparência antes da ovulação. Cerca de quatro dias antes da ovulação, ela é escorregadia e parece clara de ovo crua. Esta descarga se torna cada vez mais opaca, elástica e pegajosa à medida que a ovulação se aproxima. A descarga branca após a ovulação torna-se realmente pegajosa e opaca. Uma descarga amarela após a ovulação pode indicar um problema com a flora vaginal ou uma DST.

Observar a composição da descarga é, portanto, outra boa maneira de determinar se a ovulação está se aproximando ou já ocorreu.

Como é o muco se a fertilização tiver ocorrido?

O muco cervical é muito útil no processo reprodutivo: ajuda a guiar os espermatozóides até o óvulo, amadurece-os e permite que eles sobrevivam até 5 dias no corpo da mulher. Este muco é produzido sob o efeito do estrogênio.

Como vimos, se a concepção não for realizada, o endométrio se retrai repentinamente e remove o revestimento uterino. Isto se deve ao aparecimento da progesterona, que sinaliza ao corpo que é hora de eliminá-la e iniciar um novo ciclo.

Com a inseminação, entretanto, os níveis de estrogênio e progesterona serão completamente diferentes! O estrogênio não cai e a progesterona não aparece. O muco cervical após a fertilização continua e pode ser extremamente copioso e viscoso. A descarga branca mencionada anteriormente continua e se torna um sinal.

Perda de sangue durante a ovulação: o sangramento é normal?

Algumas mulheres experimentam episódios de sangramento durante a ovulação (também chamado de ovulation spotting). Isto é completamente normal e não é sério. Pensa-se que isso se deva a vários fatores:

  • ambas uma mudança hormonal repentina,
  • tanto para o engrossamento do endométrio.

De fato, para engrossar, o endométrio cria neovasos que às vezes podem inchar muito fortemente. Se alguns deles estourarem, podem criar pequeno sangramento.

A ovulação tardia atrasa meu período?

A ovulação ocorre 14 dias antes de seu período, com um intervalo de cerca de 3 dias. Uma ovulação tardia, portanto, estende a duração total do ciclo, e é provável que o ciclo dure mais de 28 dias. Por outro lado, a ovulação precoce é sempre 14 dias antes de seu período, mas isso simplesmente indica que seu ciclo será mais curto do que a média de 28 dias! Portanto, é a duração da primeira parte do ciclo que é variável, com o período de ovulação sempre ocorrendo aproximadamente ao mesmo tempo.

Mais uma vez, isto é completamente normal: os ciclos menstruais variam para cada mulher. Também é importante perceber que a ovulação pode excepcionalmente ocorrer fora dos 14 dias que antecedem o período, e é até possível ter um mês sem ovulação!

Um teste de ovulação pode detectar uma gravidez?

Ao contrário da crença popular, o teste de ovulação detecta a presença do hormônio LH, enquanto o teste de gravidez procura o hormônio HCG. Portanto, são duas coisas diferentes, e não é possível utilizar um teste de ovulação para detectar uma gravidez! Você só pode detectar que você está ovulando mais, o que pode dar uma pista para uma possível gravidez. Mas em geral, muitos outros sintomas lhe apontam na direção certa primeiro.

Você pode ficar grávida fora do período de ovulação?

Em primeiro lugar, há uma diferença entre o período fértil e o período de ovulação. O período fértil é muito mais amplo do que o período de ovulação. De fato, embora o ovo viva apenas por uma média de 24 horas, às vezes ele pode sobreviver e ser fértil por 72 horas. Da mesma forma, o esperma pode viver no ambiente uterino por uma média de 5 dias e, às vezes, até 7 dias!

O período de ovulação em si está sujeito a variação de mais ou menos três dias. Portanto, o período fértil é geralmente entre o 8º e o 17º dia de seu ciclo.

Deve-se notar que o esperma também pode sobreviver durante a menstruação. Portanto, se você tem relações sexuais desprotegidas neste momento e seu ciclo é muito curto (por exemplo, ovulação no 7º dia do ciclo), você também pode engravidar.

Em qualquer caso, você precisa ovular para engravidar. Mas as relações sexuais fora do período de ovulação também podem engravidar, se o esperma sobreviver e a ovulação ocorrer logo em seguida.

O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório
×

Integre a ferramenta em seu site

Você pode integrar esta ferramenta em seu site copiando o código abaixo e colocando-o no código HTML de sua página entre as tags <body></body>

O código iFrame é acompanhado por um script javascript para otimizar a natureza responsiva da ferramenta iframe em seu site.

<iframe class="responsive-iframe" src="https://hellosafe.com.br/app/iframe?id=BLOCKID" title="BLOCKTITLE" frameborder="0" style="top: 0; left: 0; bottom: 0; border: 0; right: 0; width: 100%;"></iframe><script src="https://hellosafe.com.br/responsive.js"></script>Visite <a href="https://hellosafe.com.br">HelloSafe Brasil</a> para mais ferramentas.
Copie o código