Portabilidade de plano de celular: guia total

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Conheça a metodologia
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Alexandre Desoutter Atualizado em setembro 22, 2022

Mudar de operadora sem perder o número é uma facilidade que já mudou a vida de muita gente. Para se ter uma ideia, estatísticas apontam que de 2008 a 2020 foram realizadas mais de 62 milhões de portabilidades.

E você, sabe o que é a portabilidade? E como funciona a portabilidade? Confira o artigo de hoje e fique por dentro de tudo sobre portabilidade Vivo, portabilidade Claro e em outras operadoras.

O que é portabilidade?

A portabilidade é um recurso que permite a troca de operadora sem que o cliente perca o número. Assegurada pela Resolução 460/07 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a portabilidade numérica tem ajudado milhares de clientes no País. Antes de existir o recurso, era comum que as pessoas permanecessem em uma operadora insatisfatória apenas para manter o número.

Uma situação complicada, não é mesmo? Em especial quando a pessoa mantém o mesmo número por bastante tempo.

Há também a portabilidade de endereço, bastante utilizada em telefones fixos. Todavia, essa opção permite apenas mudanças de endereço no mesmo estado.

Além disso, a portabilidade também é a opção de migrar de plano dentro da mesma operadora e continuar com o mesmo número, facilitando o acesso a escolhas que melhor atendam suas necessidades.

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Como fazer portabilidade?

A portabilidade é um processo simples de ser realizado, tanto é que podemos dividi-lo em poucas etapas. Confira:

  1. O primeiro passo é ter uma linha ativa para realizar a operação.
  2. Tenha em mãos o seu CPF, RG e comprovante de residência. As operadoras podem precisar destes dados.
  3. Lembre que os documentos fornecidos devem estar no nome do próprio titular. Se for uma empresa, será pedido o CNPJ.
  4. Por fim, a solicitação de portabilidade deve ser feita para a operadora a qual se quer migrar.
  5. Preencha todos os dados com atenção e siga as instruções de atendimento.

Dito isso, devem ser observados alguns detalhes sobre a portabilidade, anote aí:

  • A maioria das portabilidades é gratuita, mas por lei, a operadora pode cobrar até R$ 4,00 pela migração
  • Há chances de o serviço apresentar instabilidades durante a portabilidade
  • Se o plano da operadora anterior tiver fidelidade, o cliente pode ser multado pela quebra de contrato.

Como funciona a portabilidade?

Agora que você já sabe como fazer é preciso saber como funciona a portabilidade. Tudo começa no atendimento e, hoje em dia, as operadoras disponibilizam uma série de canais para o cliente que vem de outra companhia. Além do atendimento em loja física, há o acesso online e algumas empreas tem a opção por SMS.

No entanto, com tantas facilidades e opções de escolha, às vezes fica difícil saber por onde começar. Pensando nisso, preparamos esta seção de perguntas e respostas para você entender melhor sobre como funciona a portabilidade.

  • Quanto tempo demora a portabilidade? O processo tem um prazo de até 3 dias úteis para ser concluído.
  • Existe um dia melhor para a portabilidade? Uma sugestão é fazer a portabilidade pouco antes de vencer a fatura na operadora antiga, assim você não precisa pagar duas contas.
  • Dá para agendar a portabilidade? Sim, mas é importante verificar se o recurso é oferecido pela operadora.
  • Posso mudar o meu número fixo para celular ou vice-versa? Não, o procedimento não é aceito pelas instituições regulamentadoras.
  • Tem como fazer a portabilidade de um número que não uso mais? Não, a portabilidade para números ativos em que o titular queira trocar de operadora.

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Quem pode fazer portabilidade?

Todo o consumidor que tenha uma linha telefônica pode fazer a portabilidade numérica. Na prática, a portabilidade Vivo, portabilidade Tim, portabilidade Claro, e ainda a portabilidade Oi, é um direito do cliente, independente da operadora que esteja utilizando.

Inclusive, na Resolução que regulamenta a atividade constam mais direitos do usuário, tais como:

  • " Solicitar a qualquer tempo a Portabilidade
  • Ser informado adequadamente sobre as condições de oferta, prazos, facilidades e seus valores
  • Ter assegurada a privacidade de seus dados pessoais informados quando da solicitação
  • Obter reparação pelos danos causados pela violação dos seus direitos, em especial quanto ao direito à Portabilidade".

Como fazer portabilidade para Vivo?

Quem deseja fazer portabilidade para Vivo tem várias opções para fazer o pedido, são elas: Chat, SMS, loja física ou atendimento telefônico.

Tendo em mente todas as formas disponíveis, vamos explicar na prática um dos caminhos mais utilizados, a Portabilidade Vivo pela internet.

Passo a passo para fazer portabilidade Vivo:

  1. Entre no site vivo.com.br
  2. Navegue pelo portal e clique no plano desejado
  3. No menu seguinte, selecione "Manter meu número Vivo ou de outra operadora"
  4. Digite seu CPF e informe o número para fazer portabilidade
  5. Depois, vá em em "Continuar"
  6. A Vivo irá enviar um código por SMS, o qual você deverá informar
  7. Siga as demais instruções para dar continuidade ao pedido de portabilidade para Vivo

Como fazer portabilidade para Claro?

Quem deseja trazer sua linha para a Claro possui variadas alternativas para fazê-lo, incluindo o atendimento digitall, presencial, ou mensagem de texto.

Como fazer portabilidade para Claro pela internet:

  1. Acesse o site claro.com.br
  2. Selecione o plano para contratação
  3. Clique em "Trazer meu número para a Claro"
  4. Preencha o número do telefone e os dados pessoais solicitados
  5. Veja o resumo da compra na parte direita da página
  6. Clique em "Eu quero"
  7. Finalize o processo conforme as orientações que aparecerão nas telas seguintes

Como fazer portabilidade para Tim?

A portabilidade Tim também é oferecida aos clientes em diferentes canais, incluindo o atendimento online, lojas físicas ou envio de SMS

Como fazer portabilidade para TIIM no site:

  1. Visite o portal tim.com.br
  2. Faça a escolha do plano
  3. Clique em "contratar agora"
  4. Informe seus dados para a contratação
  5. Clique em "trazer meu número de outra operadora"
  6. Continue o processo de acordo com as informações da tela

Como consultar minha portabilidade?

Após pedir troca de operadora, é natural que o cliente se pergunte "como consultar minha portabilidade?"

Nesse contexto, cada prestadora oferece uma forma de poder acompanhar o andamento do processo. Veja na tabela abaixo os principais meios para consultar como está a sua portabilidade.

OperadoraTelefones para consulta de portabilidadeSites para consulta de portabilidade
Claro
1052claro.com.br/celular/portabilidade
Tim
*144tim.com.br/para-voce/planos/portabilidade
Vivo
1058vivo.com.br/para-voce/ajuda/sou-novo-aqui/portabilidade
Como consultar minha portabilidade?

Opinião dos especialistas

Tenha com você o número de protocolo e o CPF, eles podem ser solicitados para a verificação.

Como cancelar minha portabilidade?

Se você pediu a troca de operadora mas está arrependido, fique tranquilo. Você tem como desistir da portabilidade, porém é necessário saber de alguns pontos essenciais sobre o que fazer para cancelar a portabilidade:

  • O cliente tem até dois dias úteis para desistir da portabilidade, após esse período, o processo é finalizado.
  • Atualmente, a Anatel permite que o cliente faça a portabilidade quantas vezes precisar.
  • Entretanto, é preciso ficar atento na aquisição de planos, pois algumas modalidades exigem fidelidade e estão sujeitas à cobrança de multa

Nas principais operadoras do País, as formas mais comum de cancelar a portabilidade são encontradas conforme a tabela.

OperadoraTelefones e meios para desistir da portabilidade
Vivo
Atendimento online,solicitação em loja, ligação para *8486 ou 1058.
Tim
1056 ou ir presencialmente até uma loja Tim.
Claro
1052 ou comparecer à uma loja física da Claro
Como cancelar minha portabilidade?

Como irá funcionar a portabilidade da Oi para outras operadoras?

Como a Oi foi vendida para a Telefônica, muito se pesquisa sobre como irá funcionar a portabilidade da Oi para outras operadoras.

Em um primeiro momento, caso não haja solicitação do Consumidor, a migração será feita de forma automática. O encaminhamento dos clientes para cada operadora acontecerá de acordo com o DDD.

Vale destacar que, de acordo com a Anatel, "os serviços continuarão sendo prestados normalmente até que o consumidor seja migrado para a nova prestadora".

Se você está se perguntando como ficam os clientes da Oi com a venda da companhia, confira esta tabela com a distribuição dos DDDs entre as empresas.

OperadoraDDD da portabilidade
Claro
13, 14, 15, 17, 18, 27, 28, 31, 33, 34, 35, 37, 38, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 71, 74, 77, 79, 87, 91 e 92;
Tim
11, 16, 19, 21, 22, 24, 32, 51, 53, 54, 55, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 73, 75, 89, 93, 94, 95, 96, 98 e 99;
Vivo
12, 41, 42, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 88
Como irá funcionar a portabilidade da Oi para outras operadoras?

Com esses dados em mente, é interessante lembrar que o caso está sendo acompanhado de perto por instituições como o Idec, que está entre os responsáveis por resguardar os direitos do cliente durante o processo.

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Alexandre Desoutter
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Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.