Como funciona a carência no plano de saúde?

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Alexandre Desoutter Atualizado em junho 27, 2022

Por conta do SUS (sistema único de saúde) muitos brasileiros deixam de contratar planos de saúde e assim dependem 100% do atendimento da saúde pública. Porém, quando algo grave acontece, ter um plano de saúde pode ser a solução para que o tratamento seja realizado com rapidez.

Ao contratar um plano de saúde ficamos sabendo que temos que esperar um período de carência. Você sabe como é e como funciona esse período de carência?

A carência é um prazo pré-estabelecido por contrato, em que alguns benefícios do plano de saúde não podem ser usados. Continue lendo para ter mais informações!

O que é a carência no plano de saúde?

Quando você fecha o contrato de um plano de saúde, muito provavelmente, você irá encontrar citações sobre carência e aí você pode se perguntar: vou pagar e ficar sem alguns benefícios? É um procedimento comum?

Sim, é um procedimento comum. A carência é um prazo pré-estabelecido por contrato, em que alguns benefícios do plano de saúde não podem ser usados. As restrições e suas modalidades são definidas por cada operadora, mas existem alguns parâmetros determinados por lei e regulamentados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

A carência existe para que as prestadoras dos planos de saúde possam fazer uma reserva de caixa para prover os atendimentos solicitados. Isso também impede que, por exemplo, alguém contrate o convênio, faça procedimentos de alto custo e cancele em seguida.

Geralmente as restrições são para exames e procedimentos complexos, internações, parto e tratamentos para doenças pré-existentes.

As mensalidades devem ser pagas normalmente até o fim do período de carência, onde todos os benefícios serão liberados.

Existe plano de saúde sem carência?

Um plano de saúde sem carência é aquele que já pode ser usufruído imediatamente, sem necessidade de espera. Como os imprevistos e doenças não têm data marcada para acontecer, essa é uma modalidade desejada por muita gente. Entretanto, a carência zero não se aplica a todos os casos.

A regra para a maior parte dos convênios é aplicar períodos de espera por certos procedimentos, com o objetivo de arcar com gastos futuros sem que a operadora do plano tenha prejuízo. Ou seja, a carência serve para compensar os custos com atendimentos mais complexos.

A única forma de contratar plano de saúde sem carência é aderindo a um plano empresarial. Como o próprio nome já informa, trata-se dos planos contratados por empresas de todos os portes e disponibilizados para os funcionários como benefício. No entanto, vale ressaltar que a isenção de carência só vale para empresas com mais de 30 vidas no plano de saúde.

As operadoras que ofertam esse tipo de plano, geralmente oferecem melhores condições e mais vantagens para os seus beneficiários.

Se o plano empresarial não for o ideal para você, não se preocupe! Em nossa página principal você pode encontrar informações sobre os melhores planos de saúde do Brasil!

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É possível pagar a carência do plano de saúde?

Sim, é possível pagar a carência do plano de saúde e ser atendido antes do prazo previsto pelas cláusulas contratuais. Para isso, o beneficiário recebe uma cobrança de um valor adicional chamado agravo.

Esse agravo nada mais é do que um acréscimo no valor da mensalidade que concede ao consumidor o direito à cobertura integral de procedimentos pela operadora de saúde, e isso faz com que o consumidor trate problemas de saúde sérios antes do prazo.

Entretanto, é importante ressaltar que para pagar a carência do plano de saúde, é necessário negociar com a operadora. O valor e o período de vigência do agravo são definidos por livre negociação e o procedimento deve ser regido por complemento específico ao contrato assinado inicialmente.

Plano de saúde empresarial tem carência?

Na maioria dos casos, o plano de saúde empresarial tem carência sim. Para cada tipo de procedimento existe um período máximo estabelecido pela ANS. A operadora pode reduzir esse período, mas nunca o ultrapassar.

Para saber mais sobre os planos empresariais e seus benefícios, você precisa entrar em contato com a operadora de planos de saúde da sua escolha e fazer uma simulação.

Qual é o tempo de carência no plano de saúde?

Todos os planos de saúde possuem carência e as operadoras podem flexibilizar quais são as restrições e prazos para cada uma delas. Mas existem parâmetros estabelecidos pela Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998 e regulamentado pela ANS, estipulando prazos máximos.

Confira os prazos no quadro abaixo:

CoberturaPrazo máximo de carência
Casos de urgência, acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional, e emergência, risco imediato à vida ou lesões irreparáveis
24 horas
Consultas e exames simples
30 dias
Parto (exceto partos prematuros ou decorrentes de complicações que ofereçam risco de vida)
300 dias
Doenças e lesões preexistentes (quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia possuir)
24 meses
Demais situações
180 dias
Tabela explicativa de coberturas e carências.

Qual o prazo de carência do plano de saúde para cirurgia?

A carência de plano de saúde para cirurgias vai depender de que tipo de cirurgia o usuário precisará fazer. Os prazos máximos são de apenas 24 horas para urgências e emergências, 300 dias para partos de bebês não prematuros, e de 180 dias para consultas, exames, internações e cirurgias.

Depois que esses prazos forem cumpridos, o beneficiário tem direito ao atendimento conforme a cobertura contratada. É importante ressaltar que nada impede que a operadora reduza para um prazo de carência menor do que o previsto na legislação.

A princípio, o prazo máximo é de 180 dias, tempo normalmente exigido pela maioria das operadoras. No entanto, há várias exceções que podem aumentar ou reduzir esse tempo.

É o caso, por exemplo, dos consumidores com doenças ou lesões preexistentes à contratação do plano (e que já eram conhecidas pelos contratantes). Nessa situação o prazo de 180 dias pula para 24 meses, período onde ele tem uma cobertura apenas parcial.

Isso significa que não terá direito a procedimentos de alta complexidade, leitos de alta tecnologia (como UTI e CTI) nem qualquer cirurgia decorrente dessas doenças ou lesões já existentes.

Qual o prazo de carência do plano de saúde para parto?

De acordo com a Lei dos Planos de Saúde, o prazo máximo de carência do plano de saúde para partos a termo é de 300 dias. Esses partos são aqueles em que a gestação já passou de 37 semanas.

A legislação prevê que o prazo máximo de carência do plano de saúde para partos prematuros (até o fim da 36º semana de gestação) e decorrentes de complicações no processo gestacional é de 24 horas.

Qual o tempo de carência dos melhores planos de saúde?

O tempo de carência dos planos de saúde é determinado pela ANS. A agência estipula uma quantidade de dias que as operadoras devem seguir para cada caso. Isso significa que a maioria dos melhores planos de saúde vão ter tempos de carência parecidos.

Isso não impede uma operadora de diminuir o tempo de carência em alguns casos. Para verificar qual é o tempo de carência de alguma operadora específica, entre em contato com a operadora.

Como evitar a carência no plano de saúde?

A carência é um prazo legal e regulamentado pela ANS. Como já vimos anteriormente, esse prazo não é obrigatório. Para você não ter que cumprir a carência do convênio, procure por planos que ofereçam ausência desse prazo ou um tempo menor de carência.

Alguns planos coletivos oferecem carência zero para contratações acima de 30 vidas e outras operadoras utilizam esse recurso como estratégia de venda para planos individuais. Portanto, essa questão pode variar, conforme os diferenciais de venda dos planos de saúde.

Estar segurado por um bom plano de saúde pode ser o segredo para você ficar mais sossegado em um eventual acidente. Ainda não possui um plano de saúde e quer saber quais são as melhores opções do mercado? Entre no nosso comparador e veja os diversos benefícios oferecidos pelos melhores planos de saúde do Brasil.

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Quero migrar de plano de saúde: como será o tempo de carência?

A portabilidade de planos de saúde é um dos direitos dos beneficiários. Para fazer a portabilidade de um plano, você deve ficar atento aos requisitos, regras e possibilidades definidas na legislação, principalmente as da ANS.

Para encaminhar a solicitação de mudança, o plano deve estar ativo (o plano não pode ter sido cancelado). O pagamento também deve estar em dia.

A primeira portabilidade só pode ser feita quando você tiver pelo menos dois anos no plano de origem. Caso tenha cumprido uma cobertura parcial temporária em caso de lesão pré-existente, o requisito é de três anos do plano original.

No caso da realização de nova portabilidade, o prazo exigido é de pelo menos um ano. Caso o plano para o qual a pessoa migrou tenha nova cobertura, o tempo mínimo vai para dois anos.

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Alexandre Desoutter
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Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

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