O que é a faloplastia, cirurgia de aumento peniano?

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em janeiro 17, 2022

O termo faloplastia se refere as cirurgias plásticas realizadas no pênis, incluindo o procedimento de aumento peniano, que também pode ser chamada de penoplastia ou peneplastia. Por ser um tema ainda relativamente controverso e pouco discutido, a faloplastia gera muitas dúvidas sobre sua eficácia, preço e contraindicações.

Tendo isso em mente, preparamos a seguir um guia com as respostas para as perguntas mais frequentes relacionadas à cirurgia de aumento peniano.

A faloplastia é coberta pelo plano de saúde?

De acordo com a Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS), as operadoras de planos de saúde não possuem obrigação de cobrir cirurgias plásticas, como é o caso da faloplastia, pois as mesmas são classificadas como procedimentos eletivos.

No entanto, com o intuito de se destacar e atrair clientes dispostos a pagar mais caro pela mensalidade, algumas operadoras oferecem a cobertura de cirurgias plásticas em seus planos de categorias premium, sendo necessário analisar o contrato para descobrir se esse tipo de procedimento é ou não coberto pelo convênio.

De forma geral, a ANS determina que os convênios médicos precisam cobrir somente as cirurgias plásticas para casos de reparação, após uma solicitação ser encaminhada por um médico da rede. A aprovação pela operadora acontece quando há a comprovação de que o procedimento impactará diretamente na saúde do beneficiário. Entre as cirurgias plásticas que costumam ter cobertura pelos planos de saúde, estão a reconstrução da mama, tratamentos de queimaduras e tumores na pele.

Para pesquisar entre diferentes planos de saúde, incluindo aqueles que oferecem a cobertura de cirurgias plásticas, uma boa alternativa é o comparador de preços da Hello Safe, o qual fornece os valores atualizados das principais operadoras do país, tudo de forma simples e rápida, e com plena confidencialidade das informações pessoais fornecidas durante as cotações.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Quando a faloplastia é indicada?

Em alguns casos, a faloplastia corresponde as cirurgias de reconstrução do pênis, indicada aos pacientes que enfrentaram um câncer na região ou sofreram alguma amputação do membro. O termo também se refere aos procedimentos de construção de neofalo, para os pacientes trans que estão passando pelo processo de redesignação sexual.

Há ainda a faloplastia realizada para fins estéticos, através das cirurgias de aumento e engrossamento de pênis. Esses procedimentos são realizados em caráter experimental, pois ainda não existem evidências científicas comprovando que o aumento peniano permanecerá a longo prazo, geralmente em pacientes que estão insatisfeitos com o tamanho do membro e desejam aumentá-lo alguns centímetros.

Como é feita a faloplastia, cirurgia de aumento peniano?

Entre as técnicas disponíveis, uma das mais utilizadas pelos cirurgiões plásticos brasileiros consiste em uma lipoaspiração da região pubiana, com o intuito de realizar a coleta de tecido gorduroso. Depois disso, o ligamento suspensor do pênis é liberado e o médico conclui o enxerto de gordura ao redor do membro, obtendo o resultado do aumento do pênis em estado flácido ou ereto.

O procedimento cirúrgico, quando realizado em um hospital de excelência e capaz de oferecer a estrutura necessária, tem uma duração média de três horas. Durante a cirurgia, o médico pode optar entre aplicar a anestesia raqui ou peridural com sedação, ou ainda uma anestesia geral. Seja qual for a opção escolhida, o paciente costuma receber a alta hospitalar no mesmo dia, após permanecer algumas horas em observação.

A faloplastia destinada ao aumento do pênis não causa alterações na sensibilidade do membro, potência sexual ou no tempo de ejaculação, e influencia somente na questão estética. Para estar apto a realizar o procedimento, o paciente precisa:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Apresentar boa saúde, sem quadros diagnosticados de condições como diabetes e hipertensão arterial;
  • Fumantes e pessoas com vício no consumo de bebidas álcoolicas também não são indicadas a realizarem o procedimento.

Como é o pós-cirúrgico da faloplastia?

O pós-cirúrgico da faloplastia costuma ocorrer sem complicações, mas é necessário respeitar algumas restrições. Qualquer atividade sexual, por exemplo, até mesmo a masturbação, só pode ser realizada 30 dias após o procedimento.

Em alguns casos, o médico poderá identificar a necessidade de uma pequena correção cirúrgica, cerca de quatro meses depois do procedimento inicial. Nessa nova cirurgia, é realizada uma sessão de lipoenxertia de gordura, pois é comum que parte da gordura enxertada inicialmente tenha sido absorvida pelo corpo. No entanto, a necessidade ou não dessa correção só poderá ser analisada no momento adequado pelo especialista.

Quais são as possíveis complicações da faloplastia?

De acordo com cirurgiões plásticos com especialidade no procedimento, uma das complicações em potencial que podem surgir são infecções na região peniana, as quais exigem o acompanhamento do profissional responsável pela cirurgia. Há também a possibilidade do paciente ficar insatisfeito com o resultado final, tendo em vista que não há garantias sobre a eficiência do procedimento, especialmente a longo prazo.

No geral, os especialistas indicam que o aumento do pênis será de 2 a 5 centímetros, além de haver um do engrossamento de cerca de 30% no diâmetro. Porém, é impossível prever qual será o resultado antes do procedimento cirúrgico ser concluído.

O que e quanto tempo esperar para ver o resultado final?

O tempo necessário para o resultado final dependerá de cada caso e da evolução do paciente. Com alguns indivíduos, já é possível observá-lo logo após a cirurgia, quando não há a necessidade de realizar uma nova correção cirúrgica para recuperar a absorção de gordura feita pelo organismo.

Com os pacientes em que a correção cirúrgica é necessária, o resultado será observado depois de alguns meses do primeiro procedimento. Contudo, é preciso ressaltar que o termo “resultado final” para a faloplastia destinada a extensão peniana é algo relativo e discutível. Até o momento, não existem estudos clínicos que atestem a durabilidade desse procedimento a longo prazo, pois é comum que o corpo absorva a gordura do enxerto no decorrer do tempo.

Qual é o preço da faloplastia, cirurgia de aumento peniano?

O valor do procedimento cirúrgico responsável pelo aumento do pênis depende de vários fatores, como o hospital escolhido, o tipo de anestesia aplicada pelo médico, os valores cobrados pelo cirurgião plástico, entre outros. Além disso, o preço também pode apresentar grandes variações dependendo do estado em que o paciente planeja realizar esse procedimento.

Em média, os pacientes que escolhem fazer a faloplastia gastam cerca de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) entre os valores destinados a pagar o médico, o hospital e a anestesia. Porém, como mencionado, é possível que existam grandes variações quando considerados todos os fatores que envolvem a realização do procedimento.

Para aqueles que estão interessados em encontrar um plano de saúde com cobertura para cirurgias plásticas, uma ótima opção é utilizar o comparador de preços da Hello Safe. Essa é uma ferramenta transparente e segura para acessar as cotações atualizadas de dezenas de operadoras que atuam no país, tudo de forma rápida e com segurança dos dados compartilhados. Além dos preços, o comparador ainda exibe detalhes, informações e possíveis descontos para os planos que o usuário considerar mais atrativos.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Quais são os outros usos da faloplastia?

De maneira geral, esses procedimentos são utilizados para resolver questões que afetam diretamente na saúde do paciente, como indivíduos que possuem uma condição de pênis torto congênita, ou seja, desde o nascimento, e também aqueles cujo pênis ficou torto ao longo da vida, devido a alguma complicação. Isso pode ocorrer, por exemplo, em função da doença de Peyronie, a qual causa um espessamento fibroso que traz deformidades ao membro.

A faloplastia também pode ser realizada durante a redesignação sexual de homens trans, através de um procedimento bem mais complexo. Nesses casos, é preciso retirar pele, geralmente da região da coxa, e com ela criar um tubo para desenvolver a uretra, de onde sairá a urina.

Porém, devido a complexidade cirúrgica e o fato do pênis não ser funcional, uma alternativa cada vez mais procurada por homens trans é a metoidioplastia. Nessa intervenção, após o paciente se submeter a um tratamento hormonal com testosterona, o clitóris apresenta um crescimento de cerca de 5 cm, e há um alongamento da uretra, o que faz com que o resultado final se assemelhe a um pênis. Eventualmente, é preciso realizar outros procedimentos cirúrgicos para que o membro receba os refinamentos necessários.

No geral, o procedimento cirúrgico da faloplastia, feito em ambiente hospitalar e com anestesia, permanece sendo mais indicado para pacientes com alguma deformidade, traumatismos penianos ou condições que prejudicam no funcionamento do membro, como micropênis. Entretanto, a procura para a cirurgia com finalidade estética segue aumentando no país ano após ano.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

Faça uma pergunta, um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário