O que é a ninfoplastia (cirurgia íntima feminina)?

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em janeiro 28, 2022

Cuidar da autoestima é um exercício necessário para todos nós, e isso inclui a saúde física e mental. Quando há questões do corpo que incomodam, o psicológico também é prejudicado, por isso é tão importante sentir-se bem consigo mesmo, independentemente de padrões de beleza pré-determinados.

A medicina acompanha essa busca do ser humano por equilíbrio e satisfação pessoal, o que justifica o desenvolvimento de técnicas cada vez mais avançadas para atender os desejos de quem busca o bem-estar, até mesmo quando envolvem procedimentos que até pouco tempo atrás poderiam ser encarados como exceção à regra.

É o caso da ninfoplastia, ou cirurgia íntima feminina. A possibilidade de corrigir algo que não agrada no órgão sexual feminino não é uma novidade, mas ganhou destaque nos últimos anos por estar mais moderna e acessível. E olha só, o procedimento não tem finalidade apenas estética. Em alguns casos, é uma indicação médica.

Se você chegou até aqui, é porque quer detalhes sobre como a cirurgia íntima é realizada atualmente, saber também quais mulheres podem fazê-la, como é a recuperação e se há possibilidade de cobertura desse tipo de cirurgia nos planos de saúde. Então é só continuar a leitura porque temos todas essas respostas neste artigo.

A ninfoplastia é coberta pelo plano de saúde?

Por determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS), os planos de assistência médica não são obrigados a cobrir a realização de cirurgias estéticas. Porém, não há nenhuma lei que impeça o plano de oferecer tais procedimentos. Portanto, se este é o seu objetivo ao contratar um convênio médico, é fundamental se certificar que as cirurgias estéticas estão previstas em contrato.

Quer tirar essa dúvida agora e descobrir qual a melhor opção neste caso? Acesse o nosso comparador de planos! Nessa plataforma você não vai encontrar apenas uma possibilidade. Serão muitas, e com informações detalhadas sobre médicos credenciados, valores das mensalidades, tempo de carência e outros fatores determinantes para a sua decisão final.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Para que serve a cirurgia de ninfoplastia?

A ninfoplastia é uma cirurgia íntima realizada na borda dos pequenos lábios da vulva, com a retirada da pele que está sobrando nessa região. O objetivo é corrigir esse excesso que, muitas vezes, gera dor para a mulher durante o ato sexual, ou apenas para dar uma aparência que mais agrada a paciente.

Bom saber

Apesar dessa particularidade envolvendo cirurgias estéticas, é sempre bom lembrar que se houver indicação médica e tiver um propósito corretivo de alguma deficiência do organismo, a classificação da cirurgia passa a ser outra, e pode haver negociação com o seu plano de saúde.

Quando é indicada a cirurgia de ninfoplastia?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, durante a puberdade as mulheres podem ter um desenvolvimento anormal dos pequenos lábios vaginais, o que causa a desproporção que tanto incomoda. Em alguns casos, os pequenos lábios podem ser maiores que os grandes lábios.

Além do desconforto estético, há danos de ordem funcional nas mulheres que sofrem com esse problema, chegando a comprometer a higiene e a ventilação do local.

Como é feita a cirurgia de ninfoplastia?

Trata-se de uma cirurgia simples. É comum que os médicos utilizem a anestesia raqui ou peridural, com sedação simples, quando a intenção é que a paciente durma durante o procedimento. Porém, há profissionais que preferem a anestesia local com sedação.

Se você ficou em dúvida sobre os tipos de anestesia que podem ser utilizadas numa cirurgia íntima feminina, a gente esclarece pra você:

Raquidiana

conhecida popularmente como “raqui”, é a anestesia utilizada em partos cesariana, que torna insensível apenas uma parte do corpo. O anestésico é aplicado com uma injeção na coluna vertebral, e a substância atinge o líquor – um fluído que envolve a medula espinhal e o cérebro. É nesse processo que o paciente perde temporariamente a sensibilidade e os movimentos.

Peridural

o anestésico também é aplicado próximo à medula espinhal, e há perda de sensibilidade e dos movimentos. O que muda em relação à anestesia raquidiana é o tipo de agulha e o volume total de anestésico utilizado.

Local

o bloqueio da sensibilidade de uma determinada região é induzido através da injeção de anestésico na pele ou através do uso de spray, gel ou pomada.

Além da retirada da pele excedente, as estruturas são reconstruídas de acordo com a necessidade e as exigências estéticas da paciente. O procedimento dura, em média, uma hora, e são dados pontos classificados como “absorvíveis”, ou seja, que não precisam ser retirados depois.

Na maioria dos casos, a paciente deixa o hospital no mesmo dia.

Como é o pós-operatório da cirurgia de ninfoplastia?

Os dias que se seguem após a realização da ninfoplastia costumam ser tranquilos. A paciente praticamente não sente dor, mas há inchaço na região vaginal, o que é extremamente natural, porque a área foi manipulada. As complicações mais comuns são relatos de hematomas, algum tipo de infecção ou abertura dos pontos, ocorrências consideradas normais para qualquer procedimento cirúrgico, que precisam ser cuidadas, no entanto não são motivo para preocupação excessiva.

Uma dica dos cirurgiões plásticos que realizam a ninfoplastia é que a paciente faça a cirurgia logo depois do período menstrual, isso garante que a mulher não menstrue no pós-operatório, o que pode comprometer o processo de cicatrização. Também é indicado evitar relações sexuais no período de 30 dias, não usar roupas apertadas e não tomar banho de mar ou piscina nas primeiras duas semanas depois do procedimento.

Tirando esses cuidados, a mulher pode ter vida normal, não é preciso ficar apenas deitada e não há perda de sensibilidade nos pequenos lábios, nem no clitóris.

Quais são os benefícios da ninfoplastia?

Os resultados definitivos podem ser vistos a partir do sexto mês após a cirurgia, tempo que a cicatriz leva para amadurecer, porém já no segundo mês já se observa um resultado bastante significativo.

Além da melhoria de questões clínicas, como a redução do desconforto por causa do atrito com o tecido das roupas íntimas e a eliminação de odores durante a atividade física, a ninfoplastia atua diretamente na autoestima da mulher. Após o procedimento elas se sentem mais confiantes no sexo, não relatam mais dores durante as relações sexuais, não há mais vergonha do parceiro e se dizem muito mais felizes com a aparência estética da região vaginal.

Qual é o preço da cirurgia de ninfoplastia?

Por determinação do Conselho Federal de Medicina, e também do regimento interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é proibido a divulgação de preços exatos de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos. Veja o que diz a resolução do CFM:

Art. 3º Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional. (Resolução CFM 1836/2008)

Porém, é possível ter uma ideia e adiantar um preço médio para a ninfoplastia, que fica entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00 mil. Mas se você acessar a nossa ferramenta de comparação de preços, certamente vai encontrar valores mais detalhados.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

A ninfoplastia oferece algum risco à mulher?

Por ser considerado um procedimento simples, não há evidência de risco à saúde da mulher que se submete a uma ninfoplastia.

Claro que, independentemente disso, assim como em qualquer outra cirurgia, é recomendado que a paciente procure um médico capacitado para realizar o procedimento. Se possível, até mesmo procurar por indicações de pessoas conhecidas que já tenham passado por tal procedimento.

Se fazer uma cirurgia íntima está entre os seus próximos planos, escolha um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Escolher um profissional de confiança e seguir as recomendações do pré e pós-operatório são as melhores formas de se chegar ao resultado esperado.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

Faça uma pergunta, um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário