3 dicas para preservar a sua saúde por mais tempo

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em junho 23, 2022

A saúde é nosso bem mais precioso, mas só nos damos conta disso quando ela é afetada de alguma maneira. Não importa se é uma gripe ou uma doença mais grave, sem ela é muito difícil ter qualidade de vida.

As pessoas, intuitivamente, sabem o que significa qualidade de vida e ela está relacionada diretamente com a saúde física e psicológica, a independência de cada um, as relações pessoais e profissionais, dentre outros aspectos.

Neste artigo, você vai compreender sua importância, quais são as dimensões do bem-estar humano e alguns hábitos para melhorar a disposição.

Importância da qualidade de vida

Qualidade de vida está intrinsecamente relacionada à saúde física, afinal, quando alguém está doente, não se sente bem, não consegue trabalhar, não consegue ter bons momentos em família e a doença pode afetar várias esferas de sua vida.

Por outro lado, pessoas saudáveis se sentem mais dispostas para correr atrás de seus objetivos, são mais produtivas, cultivam boas relações sociais e aproveitam as oportunidades.

Procurar uma clínica médica para fazer os exames de rotina através de Tubo seco para coleta de sangue é importante, mas a qualidade de vida também está relacionada com a saúde mental. 

Tanto é que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é do bem-estar físico e mental.

A vida moderna faz com que as pessoas se sintam sem tempo e pressionadas a alcançar resultados, o que gera estresse e ansiedade em muitos indivíduos.

É muito importante cuidar da saúde mental, e uma forma de fazer isso é não se deixar levar pela pressão do cotidiano ou procurar ajuda de um profissional.

Por fim, a qualidade de vida é importante para nossas relações sociais, tanto pessoal, quanto familiar e profissional. 

A saúde mental também está relacionada com este fator, pois sua ausência pode trazer muitos problemas, como:

  • Prejuízos para as relações afetivas;
  • Dificuldades em lidar com as emoções;
  • Problemas com metas e prazos;
  • Dificuldades para lidar com imprevistos.

As pessoas precisam se sentir bem para fazer qualquer coisa, desde entrar em contato com uma empresa de adaptação veicular para cadeirantes, até as tarefas mais complexas do trabalho, o que envolve as dimensões do bem-estar humano.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Dimensões do bem-estar humano

As dimensões do bem-estar humano são a saúde física, representada pelo pleno funcionamento do corpo, ativo, bem nutrido e livre de doenças.

A segunda dimensão é a saúde mental, que nada mais é do que o equilíbrio entre emoções e sentimentos, saber lidar com conflitos e mudanças e outras situações da vida.

A saúde social também é uma delas, e envolve a manutenção de relações saudáveis com todos os indivíduos que fazem parte da nossa vida.

Outro ponto importante é a saúde financeira, que influencia em todas as outras esferas, pois ela precisa suprir nossas necessidades básicas do cotidiano.

A saúde intelectual também é importante, e determina que o indivíduo precisa ter acesso a atividades culturais, aprendizagem e atividades que enriquecem o repertório pessoal.

A saúde ocupacional é a sexta dimensão do bem-estar, e nada mais é do que a qualidade de vida no ambiente profissional.

Por fim, a saúde espiritual é a liberdade de escolha de religião ou filosofia de vida, sem que o indivíduo sofra preconceitos por parte da sociedade.

Hábitos importantes para o desenvolvimento e disposição

Fazer um curso criofrequência, atividades físicas, ter um bom emprego, acesso ao lazer, dentre outras necessidades são fundamentais para o desenvolvimento e a disposição, e algumas dicas para melhorá-los são:

1. Alimentar-se bem

A alimentação precisa ser saudável, à base de frutas, verduras, legumes e proteínas, para garantir todos os nutrientes e vitaminas necessários para o corpo.

É fundamental fazer todas as refeições do dia e não pular nenhuma delas, sempre optando por alimentos saudáveis e evitando frituras, doces em excesso, refrigerantes, entre outros produtos alimentícios do tipo.

2. Beber água

Embora a medicina ofereça muitas soluções, como oxigenoterapia hiperbárica fratura, o correto é prevenir, e uma das melhores formas de evitar doenças é beber muita água durante o dia.

Procure beber 2 litros de água diariamente, e para alcançar essa meta, deixe sempre uma garrafa de água próxima a você.

3. Praticar atividades físicas

O corpo humano adoece se ficar parado, tanto é que o sedentarismo é uma das coisas que mais matam no mundo.

Escolha uma modalidade que te agrada, podendo ser musculação, natação ou até mesmo caminhar com o seu cachorro todos os dias. Apenas 30 minutos são o suficiente para equilibrar o seu organismo.

Considerações finais

Sendo assim, outras dicas importantes para cuidar da saúde é ter um sono de qualidade, fazer pausas no trabalho, planejar o seu cotidiano, ter um hobby, não abrir mão do lazer e até afastar pessoas negativas.

Fazer isso é fundamental para se sentir mais disposto e ter momentos agradáveis com a família e os amigos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório