Pterígio: o que é, causas, tratamentos e cirurgia

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em janeiro 25, 2022

O pterígio, conhecido popularmente como “carne nos olhos” é uma condição que ocorre quando uma membrana ocular cresce sobre a córnea, invadindo a superfície ocular podendo ainda, em alguns casos, atingir também a pupila.

Como esse é um problema que costuma evoluir lentamente, muitas pessoas ainda possuem dúvidas acerca de sua gravidade e não sabem como proceder para tratá-lo devidamente.

Por essa razão, preparamos logo abaixo um guia com as perguntas e respostas mais frequentes relacionadas ao pterígio

A cirurgia de pterígio é coberta pelo plano de saúde?

Desde o início de 2016, a Resolução Normativa 387 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regulamentou que vários procedimentos oftalmológicos deveriam ter cobertura obrigatória entre os planos de saúde, incluindo a cirurgia de pterígio.

Contudo, é preciso levar em consideração que os convênios médicos possuem um período mínimo de carência para a realização de intervenções cirúrgicas. Cada procedimento possui um prazo específico e pré-estipulado, previsto em contrato. Geralmente, esse prazo é de 180 dias após a assinatura do convênio, e se aplica para qualquer cirurgia classificada como eletiva.

Antes de escolher qual plano de saúde contratar ou migrar, uma boa alternativa é utilizar o comparador de preços da Hello Safe, que além de mostrar os valores dos convênios sempre atualizados, também oferece informações detalhadas sobre os planos. Através dele, ainda é possível conferir se existem ofertas e promoções ativas e ter a certeza de que os dados compartilhados durante as cotações estarão seguros e protegidos.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Para que serve a cirurgia de pterígio?

Esse procedimento cirúrgico é indicado pelos médicos quando a condição evolui ao ponto de chegar até a córnea do paciente, o que pode comprometer a visão das seguintes formas:

Afetar a curvatura da córnea:

O olho humano possui a córnea curva, de acordo com o formato dos olhos. Nos casos em que o pterígio alcança a córnea, há o risco de modificar a sua curvatura, fazendo com que o paciente desenvolva astigmatismo, que é a dificuldade em focalizar itens tanto de longe como também de perto.

Afetar a transparência da córnea:

A córnea nada mais é do que uma membrana localizada antes da íris do olho. Sua estrutura transparente possibilita que a luz alcance a íris de maneira completa, o que faz com que a visão tenha imagens perfeitas. Nos pacientes em que o pterígio alcança a córnea e consegue cobri-la, essa transparência é comprometida, fazendo com a visão se torne bastante embaçada.

Além disso, a cirurgia também pode ser recomendada pelo especialista quando os sintomas da doença passam a comprometer a qualidade de vida do paciente ou causar constrangimentos estéticos, devido a vermelhidão na área dos olhos que chamam certa atenção.

Quais são os sintomas e sinais do pterígio?

Conforme a membrana avança em direção à córnea, o paciente pode sentir vários sintomas, como por exemplo:

  • Muita coceira e olhos lacrimejando.
  • Ardência excessiva.
  • Vermelhidão ao redor dos olhos.
  • Sensação como se houvesse grãos de areia nos olhos.
  • Fotofobia, que consiste em uma sensibilidade a luz e a claridade.
  • Visão turva.

Na maioria dos casos, o pterígio envolve o surgimento de um tecido de tonalidade rosada na região dos olhos, mas em alguns pacientes, esse tecido cresce em tom amarelado. Desse modo, ao constatar qualquer uma dessas condições, é fundamental procurar a ajuda de um médico.

Quais são os tipos de tratamento do pterígio?

O tratamento mais adequado para um paciente diagnosticado com pterígio é recomendado pelo especialista conforme a gravidade dos sintomas, e se a visão do mesmo já se encontra ou não comprometida pela doença. Para os casos menos graves, o oftalmologista costuma recomendar o uso de um colírio analgésico ou de um colírio lubrificante, os quais são capazes de aliviar na coceira e na ardência do olho.

Paralelamente, o médico também indica quais hábitos devem ser adotados para conter o avanço da doença. Entre eles, o mais importante é que os pacientes com pterígio utilizem óculos de sol com proteção UVA e UVB, de preferência acompanhados de bonés ou chapéus, para garantir uma proteção realmente efetiva contra os raios ultravioleta.

Além disso, os indivíduos com pterígio ainda precisam recebem um acompanhamento constante de um especialista, para monitorar se o crescimento da membrana está prejudicando a visão do paciente. Caso esteja, o mais comum é que o indivíduo seja encaminhado ao procedimento cirúrgico.

Como é feita a cirurgia de pterígio?

Para a intervenção cirúrgica ser considerada, o médico primeiramente precisa constatar que tratamentos conservadores não tiveram eficácia e confirmar se a visão e a estética do paciente estão sendo prejudicadas pela doença. Em caso afirmativo, o especialista irá solicitar alguns exames para comprovar se está tudo bem com a saúde do paciente e que não existe qualquer contraindicação ao procedimento.

O tempo de duração da cirurgia de pterígio depende da técnica utilizada pelo especialista e do estágio da doença, pois o seu tamanho e localização podem tornar o procedimento mais complexo. No entanto, essa costuma ser uma intervenção relativamente simples, que exige anestesia local e demora menos de uma hora para ser concluída.

Durante a intervenção cirúrgica, o médico remove o tecido que está avançando em direção a córnea e realiza o transplante de conjuntiva no local da lesão. Após o procedimento, o paciente costuma receber alta médica no mesmo dia.

Como é o pós-operatório da cirurgia de pterígio?

Normalmente, os pacientes enfrentam alguns desconfortos ao longo do período pós-operatório, sendo recomendável relatar qualquer dor além do normal para o médico, para que o mesmo possa prescrever o uso de analgésicos.

Durante as primeiras 48 horas após a cirurgia de pterígio, é recomendável o uso de um oclusor no olho operado, para eliminar o risco de infecções no local. Nesse período, também é essencial que o participa permaneça o máximo possível em repouso, preferencialmente em ambientes com pouca luminosidade.

Outros cuidados importantes para adotar ao longo do pós-operatório de pterígio, incluem:

  • Não frequentar locais com nível elevado de poluição ou poeira.
  • Evitar o contato de objetos com as pálpebras.
  • Colocar compressas frias em cima do local operado a cada meia hora, durante os três primeiros dias após a cirurgia.
  • Não deixar cair água ou qualquer outra substância sobre os olhos ao tomar banho, por pelo menos uma semana.
  • Não coçar o olho operado.
  • Proteger os olhos do vento e de raios ultravioleta com o uso de óculos escuros, boné ou chapéu.

Qual é o preço da cirurgia de pterígio?

O preço de uma cirurgia de pterígio depende diretamente da clínica e dos profissionais escolhidos para realizar o procedimento, assim como a região do Brasil em que a intervenção será feita. Em média, os valores giram em torno de R$ 2.000,00 mil a R$ 3.000,00 mil por olho.

Para aqueles que não desejam arcar com esse valor e realizar o procedimento de forma particular, a melhor solução é acessar o comparador automático de preços da Hello Safe, com o qual é possível contratar um convênio médico das maiores operadoras do país por um bom preço e com uma ótima rede credenciada à disposição. Além de exibir as cotações sempre atualizadas, o mecanismos ainda preserva a privacidade dos dados pessoais compartilhados pelos usuários durante as consultas de preço.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Como evitar o pterígio?

O pterígio é uma condição que pode aparecer em um ou em ambos os olhos, e seu surgimento consiste em uma espécie de resposta orgânica a um processo de irritação ocular crônica, resultado da exposição excessiva a poeira, ao vento e aos próprios raios solares. De acordo com os especialistas, existem ainda alguns fatores que contribuem para o seu aparecimento, como a exposição à elementos como areia e fumaça, e ter olhos claros.

Sendo assim, é fundamental proteger bem os olhos do contato com esses elementos através do uso óculos escuros que contenham a proteção adequada, tanto em dias de sol, como também nos dias nublados. Outro aspecto essencial que ajuda a prevenir o pterígio é manter os olhos lubrificados, especialmente em lugares que tenham o clima seco ou que haja um uso intenso do ar condicionado. Para isso, o médico poderá receitar o uso frequente de colírios lubrificantes.

Ao constatar qualquer tipo de alteração ocular, é muito importante marcar uma consulta com um especialista. Apenas um profissional, amparado pelo resultado dos devidos exames, é capaz de analisar o nível de gravidade de uma doença como o pterígio e indicar qual a melhor forma de tratamento para conter o seu avanço e proteger a visão do paciente

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

Faça uma pergunta, um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário