Rede credenciada: guia total

author-profile-picture
Adeline Harmant Atualizado em setembro 15, 2022

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia

Você sabe o que é uma rede credenciada e qual a importância dela em um plano de saúde? Essa é uma informação que deve ser levada em conta antes de escolher o plano de saúde que melhor atenda às suas necessidades e fará total diferença!

É importante que você saiba: toda a rede credenciada que abrange o seu plano de saúde está à sua disposição, pode (e deve) ser usada e não pode se recusar a fazer o atendimento solicitado. Por esses e outros motivos é importante que você conheça a fundo o que está em seu contrato, para que faça melhor uso do plano.

O que é a rede credenciada de um plano de saúde?

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a rede credenciada de um plano de saúde “é o conjunto de profissionais e estabelecimentos de saúde, incluindo médicos, consultórios, laboratórios, clínicas e hospitais, indicados pela operadora do plano de saúde para atendimento aos beneficiários”.

Também chamada de rede referenciada, trata-se de serviços de saúde terceirizados nos quais os clientes passam a ter acesso quando se tornam beneficiários de um plano.

Cada operadora de saúde conta com o suporte de prestadores de serviços em diferentes regiões e localidades, umas mais abrangentes e outras nem tanto. Um fator que influencia essa abrangência é a cobertura do plano contratado. Por isso, a dica é: antes de fechar qualquer negócio, solicite a relação da rede credenciada e veja se aquele serviço atende às suas necessidades.

Para te ajudar na escolha do plano de saúde, acesse o comparador da Hello Safe, que conta com informações sobre os melhores planos de saúde no Brasil. Por lá você ainda faz cotações personalizadas em minutos e de forma simples, entre as principais operadoras do país.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Como funciona a rede credenciada de um plano de saúde?

Agora que você já sabe o que é a rede credenciada, o próximo passo é saber como funcionam as redes de atendimento disponibilizadas pelo seu plano de saúde.

Você pode consultar a relação de redes credenciadas por meio dos canais de comunicação da operadora de saúde, como site e aplicativo. A partir daí, é possível conferir quais são as especialidades disponíveis e quais estão mais próximas a você. Quanto mais abrangente for a rede credenciada do seu plano, maior será a cobertura e a assistência prestada.

Ao encontrar a especialidade que procura, basta entrar em contato com estabelecimento ou médico credenciado escolhido e agendar a consulta, informando qual é o seu convênio. Não esqueça de confirmar se a apólice do seu seguro realmente garante a cobertura naquele local, para evitar despesas extras inesperadas.

Qual a diferença entre rede credenciada e rede própria?

Enquanto a rede credenciada consiste em um trabalho terceirizado ou conveniado, de profissionais e estabelecimentos de saúde que prestam serviços a operadora, a rede própria pertence e é gerenciada pela própria operadora do plano de saúde.

As vantagens existem em ambos os lados. No sistema de rede própria os custos são menores em comparação à rede credenciada, isso porque todos os funcionários, clínicas, hospitais e laboratórios são gerenciados pela própria operadora e isso faz com que haja maior controle de processos e custos. Outra vantagem nesse sistema é o protocolo atualizado constantemente para manter altos níveis de atendimento e satisfação dos usuários, prática recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por outro lado, há uma limitação geográfica no quesito assistência, o que faz com que diminua as áreas de abrangência da rede de saúde. Além disso, o beneficiário fica restrito em usar apenas as unidades próprias e os profissionais disponíveis na rede do plano de saúde.

Algumas operadoras optam por trabalhar com rede de atendimento misto, ou seja, com rede credenciada e também rede própria. Um exemplo é a Amil, que atualmente conta com mais de 27 mil estabelecimentos credenciados espalhados pelo Brasil, além de 15 unidades hospitalares próprias.

Como saber se uma clínica é credenciada?

Cada operadora de plano de saúde tem seu próprio sistema para consulta da rede credenciada. Na maioria das vezes, é possível consultar essa relação completa por meio dos canais de comunicação, como site e aplicativo. Inclusive, essa é uma determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que exige que os beneficiários dos planos de saúde tenham fácil acesso a rede credenciada nos sites de suas operadoras.

Utilizando novamente a Amil como exemplo, no site da operadora é possível consultar a rede credenciada por meio de três etapas: com informação do tipo do plano, por meio do local e buscando o próprio prestador de serviços, especialidade ou nome. No caso da busca direta pela clínica credenciada, a última opção seria a mais eficiente.

Já no site do Bradesco Saúde, é possível consultar a rede referenciada por meio de localização (público geral) ou com cartão de identificação e CPF.

O que é um médico credenciado?

Um médico credenciado é uma pessoa física que presta serviços por meio de convênios particulares. Ou seja, a operadora do plano de saúde encaminha seus clientes para atendimento terceirizado, aumentando assim o número de possíveis clientes para aquele profissional.

Mais de 47 milhões de brasileiros possuem planos de assistência médica, com um crescimento em 17 dos 26 estados do território nacional, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Isso explica o motivo pelo qual se tornar credenciado de operadoras de planos de saúde pode ser atrativo para atrair pacientes.

Nesse sistema, apesar do repasse financeiro ao profissional ser menor em relação às consultas particulares, o ganho acontece justamente no volume de atendimentos.

O que é a rede fidelizada ou credenciada?

A diferença entre rede fidelizada e rede credenciada é praticamente a mesma que a rede própria. Seguindo esse raciocínio, a rede fidelizada nada mais é que uma indicação da operadora do plano de saúde, que encaminha o paciente para o serviço de hospitais e laboratórios de confiança da sua própria rede.

Onde checar a rede credenciada do plano de saúde?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) garante que os beneficiários dos planos de saúde tenham a atualização rápida e eficiente da rede credenciada em seus sites, o que inclui a localização geográfica de cada prestador de serviços. Por esse motivo, o portal, site ou aplicativo da operadora são, na maioria das vezes, os canais mais acessíveis e rápidos para quem deseja fazer a consulta da rede credenciada completa.

Essa relação deve estar disponível tanto para quem já é beneficiário do plano quanto para futuros clientes que estão estudando a possibilidade de se tornar um.

Posso fazer uma consulta com um profissional fora da rede credenciada?

Sim, mas somente em duas situações: em casos de emergências, urgências ou se a rede credenciada não incluir o serviço que o beneficiário precisa. Nessas ocasiões, o plano é obrigado a custear o atendimento, segundo determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Segundo a Lei dos Planos de Saúde (nº 9.656/98), caracterizam-se como situações de urgência os acidentes pessoais ou de complicações do processo gestacional, quando não há risco de morte, mas o quadro pode evoluir para complicações mais graves. Já as situações de emergência implicam em risco imediato de morte ou lesão irreparável.

Acesse o guia da Hello Safe para saber quais são as diferenças e os valores de um plano de saúde e se realmente vale a pena fazer a contratação.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Amil rede credenciada é boa?

Sim, a rede credenciada da Amil é boa. A empresa conta com mais de 5 milhões de beneficiários com planos médicos de abrangência nacional e regional.

Atualmente, a Amil é uma das operadoras com maior rede credenciada do Brasil, e os números justificam esse reconhecimento:

  • São 6,9 mil laboratórios e centros de diagnósticos credenciados;
  • Cerca de 18,1 mil colaboradores;
  • 1,6 mil hospitais credenciados;
  • 19,1 mil médicos credenciados (dentre eles, consultórios e clínicas);
  • 15 unidades hospitalares próprias;
  • Mais de 380,5 mil empresas clientes;
  • 53 unidades ambulatoriais, que incluem centros médicos e clínicas do Amil Espaço Saúde;
  • 13 mil opções de atendimento em sua rede credenciada odontológica;
  • Atendimento em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Para quem deseja consultar a rede credenciada da Amil, existem duas formas: pelo site e pelo aplicativo Amil Clientes. Confira o passo a passo a seguir.

  1. Entre no ​Portal da Amil;
  2. Selecione o tipo de produto (Saúde);
  3. Informe o seu plano contratado ou digite seu CPF;
  4. Confira e escolha o local que busca atendimento;
  5. Defina o estado, município e o bairro e clique em "Continuar";
  6. Para mudar a região de atendimento, clique em "Alterar";
  7. Busque o prestador por tipo de serviço ou especialidade.

Pronto! Agora é só acessar a rede credenciada e entrar em contato para agendar a sua consulta.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Adeline Harmant
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Adeline Harmant é uma redatora financeira experiente que trabalha no HelloSafe há 3 anos. Tem 15 anos de experiência em redação financeira, tendo trabalhado para os principais sites financeiros. Adeline adquiriu competências financeiras sólidas ao ponto de se tornar uma especialista nos mercados financeiros, no mercado de acções e também em criptomoedas.