[Covid] Aumento de mais de 1 milhão de beneficiários de planos de saúde no Brasil desde o começo da pandemia
O grande aumento de adesões a planos de saúde no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus tem como destaque idosos acima de 59 anos e planos coletivos empresariais.
Lucro líquido dos planos de saúde foi de 22.2% entre 2021 e 2022
Segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), mesmo com o crescimento do lucro líquido dos planos de saúde de 49,5% em 2020, com uma receita de R$ 217 bilhões, o adicional cobrado aos clientes foi duas vezes maior que a inflação (8,06% no período). Os planos de saúde coletivos subiram em média 16%. Esse número pode até chegar a mais de R$ 265 bilhões no ano de 2021, um aumento de 22,2% em relação a 2020.
Fonte: Brasil El pais, estimativas 2021
O mercado encerrou o ano com 47,6 milhões de usuários, adicionando assim por volta de 650 mil novos beneficiários. Diante dos aumentos dos preços dos planos de saúde, uma opção dos usuários tem sido a migração para convênios médicos mais baratos. É evidente que as empresas do setor compensam os gastos das despesas com a pandemia repassando os custos para os clientes.
75% dos brasileiros avalia o sistema de saúde público como ruim ou péssimo
Com mais de 616 mil mortes e 22 milhões de casos detectados de COVID-19 no território brasileiro, grande parte da população optou pelos serviços privados de saúde. O sistema público de saúde brasileiro é marcado pelas barreiras de acesso baseadas na capacidade de pagamento do paciente. Uma pesquisa da CNI mostra que 75% dos brasileiros avaliam o serviço público de saúde do Brasil como ruim ou péssimo. A falta de equipamento e a demora do atendimento foram indicados como os principais problemas na rede pública, de acordo com os entrevistados.
Fonte: ANS
Mesmo com a crise econômica vivida pelo país e o grande aumento do desemprego, é principalmente entre os brasileiros mais velhos, que a procura por planos de saúde aumentou, procurando assim por mais segurança e tranquilidade, em meio à pandemia, como mostrado no gráfico acima.
Recursos públicos foram usados para subsidiar a oferta e a demanda de planos privados, financiados pelo SUS, tratamentos e medicamentos de alto custo para clientes da saúde suplementar. Essas ações caminham na direção contrária à diversos países que privilegiam o fortalecimento de redes públicas de serviços de saúde no combate à pandemia.
Reclamações contra reajustes de planos de saúde aumentam em mais de 10.000%
Além da explosão do uso do sistema privado de saúde brasileiro devido à pandemia, a demanda de serviços para outras doenças também se elevou em 2021. A ocupação de leitos para fins não-Covid bateu recorde em fevereiro de 2021, representando 75%.
Fonte: ConJur
Apesar do aumento de preços, as reclamações contra os reajustes do planos de saúde aumentaram mais de 10.000%. Isso indica que as operadoras de planos de saúde não propuseram uma qualidade superior ou equivalente às expectativas e necessidades de seus clientes, mesmo com preços mais elevados. Muitos desses clientes insatisfeitos já buscam escritórios de advocacia e associações de defesa ao consumidor para questionar principalmente o aumento excessivo da mensalidade dos planos. Alguns serviços propuseram reajustes abusivos e negaram a cobertura de testes de Covid-19, por exemplo.
Nossa metodologia
As informações mencionadas acima são precisas e corretas na data que esta publicação foi feita. Todos os nossos estudos são baseados em informações de fontes confiáveis, provenientes de organizações públicas e privadas. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, por favor clique aqui.
Sobre a Hellosafe.com.br
Hellosafe.com.br é nossa plataforma de comparação que está sacudindo o mercado de seguros - dando acesso às melhores ofertas de seguros no Brasil em menos de 30 segundos. A Safe é apoiada e financiada pela Blue, uma empresa de capital de risco da Insuretech. A Blue possui duas líderes do mercado de comparação de seguros na França. Estas plataformas ajudam mais de 10 milhões de pessoas a encontrar o melhor, e mais barato seguro, todos os anos. Desenvolvemos uma tecnologia de comparação única que oferece cotações aos aos usuários, sem que os mesmos forneçam seu número de telefone ou endereço de e-mail. Esta tecnologia é o resultado de quatro anos de trabalho duro.
Como podemos te ajudar?
Fale com a equipe HelloSafe!
Uma dúvida ou sugestão? Qualquer que seja a sua questão, a equipe HelloSafe está aqui para te ajudar!
Silvana Theodoro
Assessoria de imprensa e comunicação