Itaú renegociar: guia para limpar seu nome!
Renegociar dívidas em aberto pode ser uma ótima alternativa para quem busca regularizar a vida financeira e tirar o nome dos órgãos de proteção ao crédito. Isso porque, com uma boa negociação, é possível ter acesso a melhores condições de pagamento que facilitam a quitação do débito.
Você sabia que correntistas do Itaú podem renegociar suas dívidas diretamente com o banco sem precisar sair de casa? Se essa solução te interessou, continue a leitura e conheça as principais informações sobre a renegociação de dívidas do Itaú.
Como funciona a renegociação de dívidas do Itaú?
O Itaú oferece o serviço de renegociar dívidas em aberto com o banco, como também pagamentos em atraso com outros credores. Dessa forma, é possível fazer novos acordos de pagamento diretamente com o Itaú para facilitar a quitação em até 72 vezes e, até mesmo, possibilidade de descontos ou redução de taxas.
Outra opção oferecida pelo Itaú é a renegociação da fatura do cartão de crédito, oferecendo mais tempo para colocar as contas em ordem e ficar com o nome limpo outra vez. Para esse tipo de negociação, é possível parcelar o valor da fatura em até 24 vezes e continuar usando o cartão normalmente, porém, o limite ficará comprometido e, à medida que as parcelas forem pagas, o valor vai se recompondo novamente.
Se o parcelamento da fatura ainda não for uma opção interessante para você, é possível solicitar um acordo do valor total da dívida. Nessa opção, é possível parcelar o saldo total do cartão de crédito em até 48 vezes, o que irá bloquear o uso até que o débito for inteiramente quitado.
A renegociação de dívidas do Itaú pode ser feita pelo site ou pelo app com mais agilidade e sem necessidade de interação com um atendente, tornando o processo mais rápido e privativo, e está disponível para pessoas físicas e jurídicas. Ou seja, se a sua empresa possui débitos em aberto no CNPJ, também é possível renegociar os valores pelos canais digitais do banco e regularizar o seu nome e do da companhia.
Itaú renegociar central de atendimento?
A renegociação de dívidas do Itaú é feita pelos canais digitais do banco. Isso significa que não é necessário ir até uma agência para propor um acordo de pagamento.
Com a promessa de um processo mais ágil e fácil, a central de atendimento para renegociação de dívidas do Itaú é utilizada prioritariamente para esclarecimento de dúvidas, porém, para os adeptos de um atendimento mais próximo, é possível solicitar a renegociação de dívidas do banco ou de outros credores pelos telefones a seguir:
Setor | Contato |
---|---|
Pessoa Física |
|
Pessoa Jurídica |
|
Como fazer a renegociação de dívidas com o Itaú?
A renegociação de dívidas com o Itaú pode ser feita inteiramente pelo site ou pelo aplicativo do banco, evitando o deslocamento até uma agência ou ligações telefônicas. Para iniciar, a primeira coisa a ser feita é consultar os débitos em aberto. A opção de consulta pode ser feita tanto para dívidas com o banco, como para dívidas com outras instituições. A partir desse levantamento, é possível saber exatamente o valor da dívida para dar início ao processo de renegociação.
Veja a seguir o passo a passo de como fazer a renegociação de dívidas com o Itaú:
- Acesse o site www.itau.com.br/renegociacao;
- Faça a consulta do valor exato da dívida em aberto;
- Faça uma simulação com as condições que mais atendem às suas necessidades para compor a sua proposta e envie para aprovação do banco;
- Receba a devolutiva do banco com as condições aprovadas;
- Se as condições aprovadas forem interessantes para você, escolha a melhor opção de pagamento, à vista ou pagamento parcelado;
- Faça o pagamento da primeira parcela e, em 5 dias úteis o seu nome será retirado dos órgãos regulatórios.
Em quanto tempo meu nome fica limpo?
Assim que a primeira parcela da renegociação for paga, o banco notifica os órgãos de proteção ao crédito de que um novo contrato foi feito e o pagamento da primeira parcela foi feito. Isso exige que em até 5 dias úteis as restrições sejam retiradas, deixando o nome limpo novamente.
Vale lembrar que, caso alguma parcela não seja paga, o banco poderá encaminhar novamente o CPF ou CNPJ do devedor para proteção ao crédito, sujando novamente o nome e cancelando o novo acordo feito na renegociação.
Por isso, antes de iniciar um processo de renegociação de dívida no Itaú ou em qualquer outra instituição, estude bem todas as possibilidades para garantir que a nova proposta esteja de acordo com o seu planejamento financeiro e irá ser uma aliada para a reorganização do orçamento, ou então, é possível que uma nova dívida seja feita e coloque tudo a perder.
Quais são os benefícios de renegociar sua dívida?
Renegociar uma dívida é uma opção interessante para quem busca organizar a vida financeira e ter o nome limpo novamente. Mas para que isso realmente aconteça, é fundamental ter clareza sobre as condições viáveis para a sua realidade para evitar entrar em um acordo menos favorável.
Se as condições do novo acordo atenderem às suas necessidades, os benefícios podem ser diversos, como:
- Tirar as restrições de crédito do seu nome;
- Fazer a dívida parar de crescer;
- Trocar uma dívida por outra mais barata;
- Aumentar o prazo de pagamento;
- Reduzir os juros;
- Negociar parcelas mais alinhadas com as possibilidades de pagamento.
O que acontece se eu atrasar a pagar?
A renegociação de dívida é uma forma de organizar o orçamento novamente, por isso, um novo acordo é feito para facilitar o pagamento total da dívida e evitar a inadimplência. Porém, é extremamente importante estar atento às datas de vencimento de cada parcela para não haver atraso, já que o não pagamento pode configurar quebra de contrato, anulando todas as condições acordadas na renegociação.
Além disso, quando o cliente atrasa o pagamento, novamente os órgãos de proteção ao crédito restringem o nome do devedor, dificultando mais uma vez o acesso a outros tipos de crédito ou soluções financeiras, bem como, a redução do score.
Bom saber
Por isso, atrasar o pagamento da renegociação de dívida não deve ser uma opção, ou então, todas as condições favoráveis conquistadas no novo acordo serão perdidas, a dívida retornará ao CPF e o cliente será impedido de solicitar novas opções de acordo com a instituição.
Posso quitar a minha renegociação?
Sim, você pode quitar a sua renegociação de dívidas! Quando o cliente consegue se reorganizar financeiramente e se vê em condições de quitar a renegociação antes do previsto, é comum solicitar o adiantamento do pagamento para a instituição e pagar o valor em aberto de uma única vez, ou antecipar o pagamento das últimas parcelas.
Esse tipo de decisão pode ser interessante quando há possibilidade de abatimento das taxas ou quando o credor concede algum tipo de desconto pela quitação do acordo. Porém, nem sempre essas vantagens são oferecidas e, por isso, vale a pena avaliar se realmente adiantar a quitação da renegociação é uma alternativa viável.
Se no seu contrato houver cláusulas que favorecem o adiantamento da quitação e houver a possibilidade financeira de quitar o acordo antes do previsto, esse pode ser o melhor caminho para encerrar a dívida. Do contrário, em contratos sem benefícios para pagamentos antecipados, vale mais a pena continuar pagando as parcelas em dia e utilizar o dinheiro extra para pagar outras dívidas.
Qual tipo de dívida posso renegociar com o Itaú?
Ao contrário do que muitos pensam, a renegociação do Itaú não se limita somente a dívidas diretas com o banco, mas também pode envolver dívidas de parceiros!
Do contrário, o Itaú recebe propostas de renegociação de diferentes segmentos, como:
- Empréstimos;
- Limite de cheque especial;
- Outros tipos de crédito;
- Boletos e carnês;
- Contas de água e luz;
- Crediários;
- Parcelamentos em geral.
Por isso, se você tem uma dívida em aberto e deseja se reorganizar financeiramente, o Itaú renegociar pode ser uma alternativa para limpar seu nome e aumentar as possibilidades de crédito no mercado, mesmo que os débitos não tenham sido feitos diretamente com o banco.
Bom saber
Lista de dívidas que não podem ser renegociadas com o Itaú:
- Produtos e serviços de luxo;
- Créditos habitacionais;
- Créditos rurais;
- Dívidas fiscais;
- Pensão alimentícia.
Preciso ser cliente Itaú para renegociar minhas dividas?
Sim, somente clientes Itaú podem utilizar o serviço, e essa é uma dúvida muito comum, já que renegociar com o Itaú é uma opção fácil e interessante para quem deseja limpar o nome com segurança. Embora seja possível fazer uma proposta de renegociação de dívidas de outros estabelecimentos com o banco.
Caso a dívida seja de um parceiro do banco, também é possível solicitar o processo de renegociação, por exemplo, cartões de crédito parceiros como:
- Credicard;
- Luizacred;
- Extra;
- Ponto Frio;
- Passaí;
- Marisa;
- Hipercard.
Do contrário, é necessário ser correntista Itaú para ter acesso às facilidades de negociar um novo acordo e tirar as restrições do nome, aumentando as chances de se reorganizar financeiramente outra vez.
Como conseguir minha 2ª via do boleto?
Uma das vantagens da renegociação do Itaú é ter todo o processo digitalizado. Isso quer dizer que não é necessário se dirigir a uma agência para solicitar um acordo e, muito menos, para emitir a segunda via do boleto.
A 2ª via do boleto da renegociação pode ser acessada pelo site ou app do banco, na seção de Correspondência Digital.
- Faça o login com seus dados de acesso;
- Será liberado uma área para acessar diversos documentos;
- Nesta área você encontrará a segunda via do boleto da renegociação.
Vale lembrar que o atraso do pagamento deve ser evitado ao máximo!
Isso porque, quando o pagamento não é registrado dentro do período de vencimento, o Itaú cancela o novo acordo, retorna com as condições anteriores de cobrança e aplica multa por quebra de contrato. Por isso, se as novas condições de pagamento foram favoráveis para você, crie maneiras de não se esquecer de pagar as parcelas em dia para não correr risco de perder os benefícios da renegociação.
Qual o prazo para regularizar minha dívida e limpar meu nome?
Um dos principais motivos que levam a renegociação de dívidas é a regularização do nome inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito, já que ao iniciar o pagamento das parcelas a restrição no CPF ou CNPJ do devedor é retirada e a dívida é considerada regularizada novamente.
Ao pagar a primeira parcela do novo acordo, o prazo para a retirada da restrição no nome dos órgãos regulamentadores, como SERASA ou na Boa Vista SCPC, é de 5 dias úteis. Porém, se houver atraso ou a falta de pagamento de alguma das demais parcelas do contrato, o nome do devedor é enviado novamente para restrição.
Dessa forma, a renegociação só é viável quando o pagamento das parcelas é feito seguindo as cláusulas do contrato, ou então, além de sujar o nome novamente, o cliente poderá perder dinheiro das parcelas que pagou do novo contrato que será cancelado, ativando novamente o acordo inicial da dívida.
Se você está interessado em conhecer outras empresas que podem limpar seu nome, dê uma olhada em nosso comparador!
Encontre a instituição certa para você renegociar suas dívidas!
Quanto tempo leva para o meu pagamento ser reconhecido?
Qualquer pagamento de boleto pode levar até 3 dias úteis para ser reconhecido. Isso acontece, pois esse é o tempo que as instituições levam para identificar e receber o pagamento, dando baixa no documento. Porém, por se tratar de um banco como o Itaú, muitas vezes o reconhecimento do pagamento é feito de forma mais rápida, porém, o prazo padrão de todas as instituições é de 3 dias úteis.
É por isso que, muitas vezes, mesmo após ter pago o boleto, algumas instituições ainda continuam a cobrança pelos próximos dias, já que a baixa no sistema só acontece quando o valor é recebido de fato.
Sabendo disso, se você quer limpar o seu nome e fazer uma renegociação, ao pagar a primeira parcela, em até 5 dias úteis o banco irá solicitar a retirada das restrições no seu nome assim que receber o pagamento.