Seguro Auto pay per use: guia total

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em abril 6, 2022

Seguro Auto é um dos itens indispensáveis para qualquer motorista que queira ter mais segurança e tranquilidade para aproveitar as facilidades que um carro próprio proporciona. Porém, embora seja de grande importância, muitas vezes, o valor desse investimento se torna inviável para grande parte dos motoristas, compondo a fatia de 70% de veículos que circulam sem seguro nas ruas do país.

Para resolver esse problema, a modalidade de seguro auto pay per use surgiu como uma alternativa aos seguros convencionais, dando mais uma opção para quem quer estar protegido dos imprevistos com mais economia. Você já ouviu falar? Neste texto você vai encontrar tudo que precisa saber sobre seguro pay per use e analisar se essa também é uma boa escolha para você. Confira!

O que é o seguro auto pay per use?

Assim como o nome já diz, o seguro auto pay per use é um tipo de seguro que cobra somente pelo uso, ou seja, enquanto o carro estiver parado na garagem, o seguro não será cobrado.

Isso quer dizer que essa modalidade se torna muito mais acessível para quem não tem o hábito de usar o veículo com frequência, mas mesmo assim, quer ter garantias de que estará assegurado em situações de imprevisto, como acidentes ou roubos.

Ao pagar somente em situações de possíveis riscos, o motorista pode decidir quando ativar o seguro e, assim, ser cobrado pelo uso pontual das coberturas oferecidas.

Essa é uma opção interessante para quem sabe da importância de um seguro auto, mas não pode ou não quer investir um valor mais alto. Mas antes de contratar um seguro auto pay per use, é recomendado comparar as coberturas com outras opções do mercado para avaliar se essa opção vale a pena para a sua realidade. No nosso comparador online você pode comparar as principais opções do mercado em poucos segundos, inclusive na modalidade seguro auto pay per use.

Encontre o melhor seguro auto com o comparador grátis da HelloSafe Brasil

Fazer simulação

Como funciona o seguro auto pay per use?

Para que o seguro possa ser cobrado somente nos períodos de uso do carro, o motorista deve contratar uma assinatura mensal. Essa assinatura costuma ser bem menor do que a mensalidade de um seguro convencional e garante que as coberturas fiquem disponíveis para o segurado sempre que necessário.

Após a contratação da assinatura, toda interação é feita via aplicativo e deve ser acionada sempre que o motorista desejar ativar a proteção do seguro. Ou seja, toda vez que o carro for utilizado, o motorista pode ativar o seguro pelo próprio aplicativo, devendo fazer o mesmo para desativar a proteção quando assim desejar.

Além do valor mensal da assinatura, o seguro auto pay per use também cobra por quilômetro rodado durante o período de proteção. Isso quer dizer que, toda vez que o seguro for ativado, também será cobrado um valor por quilômetro percorrido. A maioria das seguradoras cobra uma média de R$0,05 centavos por quilômetro, mas esse valor pode mudar de acordo com a empresa.

Para quem vale a pena o seguro auto pay per use?

O seguro auto pay per use é uma ótima opção para quem não usa o veículo como principal meio de transporte e não utiliza o carro com muita frequência. Isso porque, a tarifação por quilômetro rodado somada ao valor da mensalidade acaba compensando financeiramente se comparado com o seguro tradicional.

Quando a frequência de utilização do veículo é mais alta, ultrapassando os 300 km por mês, essa opção pode não ser a mais interessante, pois o valor cobrado por quilômetro pode ficar alto no fim do mês e não compensar para quem quer economizar e não ser pego de surpresa.

Para quem tem veículos de luxo, os seguros tradicionais ainda são as principais opções, até porque, o modelo pay per use não cobre essa categoria.

Qual é a diferença do seguro auto e do seguro auto pay per use?

Basicamente, a principal diferença do seguro auto e do seguro auto pay per use é o modelo de pagamento e a forma como as coberturas são acionadas.

No seguro auto tradicional, assim que a vigência da apólice é iniciada, todas as coberturas contratadas permanecem ativas até o fim do contrato, desde que o pagamento esteja em dia. O valor do seguro auto é fixo durante todo o período de vigência do contrato, não tendo oscilações durante o uso.

Já no seguro pay per use, as coberturas contratadas só são ativadas quando o motorista solicitar pelo aplicativo e, assim, é iniciada a cobrança por quilômetro rodado. O valor mensal pode variar de acordo com o uso do veículo no período e, por isso, essa modalidade é indicada para quem não usa o veículo com muita frequência.

As coberturas das duas modalidades são muito semelhantes e podem ser adaptadas com a necessidade do condutor. Outro ponto em comum do seguro auto e do seguro auto pay per use é o pagamento de franquia em casos de sinistro. No momento da contração é definido o valor que deverá ser pago pelo condutor caso haja necessidade de acionar as garantias previstas na apólice.

Quais empresas oferecem seguro auto per pay use?

O seguro auto pay per use é uma modalidade recente no país e, aos poucos, novas seguradoras estão aderindo ao formato. Veja algumas empresas que já oferecem esse tipo de seguro:

  • Thinkseg
  • Youse
  • Generali Seguros
  • Argo Seguros
  • Simple2U
  • Onsurance

Quanto tempo depois de contratado, o seguro auto pay per use ficará disponível?

Assim como os outros tipos de seguro auto, a modalidade pay per use começa a valer após a vistoria do veículo. Na maioria das empresas que comercializam o seguro auto pay per use, a vistoria pode ser feita online e liberada em até 48 horas. Assim, depois disso, o condutor pode escolher quando ativar as coberturas do seguro e rodar sem preocupação com imprevistos e acidentes.

Vale lembrar que o monitoramento e acompanhamento do uso é feito via aplicativo. Portanto, o seguro só é ativado após o download e cadastro do condutor e do veículo no app.

Vantagens e desvantagens de um seguro auto pay per use?

As vantagens e desvantagens do seguro auto pay per use pode variar de acordo com a empresa e com as expectativas do condutor, mas no geral, é possível avaliar a modalidade considerando alguns aspectos chave, como os que você verá a seguir:

Vantagens

  • Preço mais acessível;
  • Contratação sob demanda;
  • 100% digital;
  • Contrato sem fidelidade;
  • Facilidade de cancelamento.

Desvantagens

  • Preço variante, podendo ter surpresas no fim do mês quando o carro percorre percursos mais longos;
  • Não cobre carros de luxo;
  • Coberturas básicas, sem muitas opções de adicionais.

Quais as coberturas de um seguro auto pay per use?

A maioria dos seguros pay per use oferecem coberturas semelhantes aos seguros tradicionais, porém, nem todas possuem portfólios mais completos de assistências e serviços adicionais. Veja quais são as coberturas mais comuns dessa modalidade:

  • Roubo;
  • Furto;
  • Colisão;
  • Incêndio;
  • Perda total e parcial;
  • Desastres naturais;
  • Reparo de vidros;
  • Faróis;
  • Cobertura contra terceiros;
  • Danos materiais e morais;
  • Assistência 24 horas (guincho, pane seca, pane elétrica, troca de pneus, chaveiros, etc).

Como contratar o seguro auto pay per use?

Uma das características do seguro auto pay per use é a facilidade de uso e interações 100% digitais desde o início. Isso quer dizer que é possível contratar o seguro em poucos cliques pelo site ou pelo aplicativo da seguradora.

Para contratar, é necessário cadastrar as informações do veículo e os hábitos de condução do motorista, como fazer o uso de celular na direção, locais mais comuns de tráfego e outros aspectos como a aceleração do veículo e frenagem.

Essas informações avaliam o grau de cautela e prudência ao dirigir, o que impacta diretamente no valor a ser cobrado por quilômetro.

Após preencher todos os dados cadastrais solicitados pela seguradora, o valor final da mensalidade e dos quilômetros serão calculados e a apólice será gerada, abrangendo todas as coberturas válidas no contrato.

É possível que seja solicitada uma vistoria do veículo antes de validar a apólice. Geralmente as vistorias online solicitam fotos e vídeos de partes do veículo para que uma avaliação geral seja feita e, assim, liberar todas as garantias escolhidas pelo condutor.

Lembre-se que, antes de contratar um seguro auto, é fundamental comparar diferentes planos e seguradoras para conhecer qual opção se adequa melhor às suas necessidades. Você pode utilizar o nosso comparador online e ter as principais informações dos melhores seguros auto do mercado em poucos segundos.

Encontre o melhor seguro auto com o comparador grátis da HelloSafe Brasil

Fazer simulação

Como cancelar o seguro auto pay per use?

O cancelamento do seguro auto pay per use é uma das facilidades oferecidas pelas seguradoras. Isso porque, a maioria das seguradoras não incluem condições de fidelidade mínima no contrato, sendo possível cancelar o seguro a qualquer momento pelo aplicativo.

Quando o cancelamento é solicitado, é calculado o valor pró-rata até a data do cancelamento somado ao valor da quilometragem utilizada até o momento do cancelamento.

Seguro auto pay per use é mensal?

Sim e, por isso, é possível cancelar com facilidade a qualquer momento. Teoricamente, todos os meses a apólice é renovada, diferente do seguro auto tradicional que tem vigência anual.

Vale lembrar que o valor da mensalidade é fixo, variando somente o valor da quilometragem utilizada no período.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

Faça uma pergunta, um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário