Tudo sobre sinistros de veículos: preços e mais

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Adeline Harmant Atualizado em dezembro 7, 2022

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Informações verificadas por  Adeline Harmant

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Conheça a metodologia

Depois de comprar um carro, muitas pessoas decidem contratar um seguro para proteger o novo bem adquirido. Existem diversos tipos de sinistro que podem ocorrer com um carro quando ele está na rua ou na garagem.

Mas afinal, você sabe o que significa sinistro de veículo?

Continue lendo esse artigo para que você se informe sobre o que é sinistro de veículo, como consultar sinistro de veículo e muito mais!

O que é sinistro de um veículo?

O sinistro de um veículo é quando acontece qualquer acidente que envolva o automóvel segurado de forma involuntária. Alguns exemplos de sinistro que podemos citar são:

  • batida com perda total;
  • batida leve;
  • roubo;
  • furto;
  • danos por causas naturais (enchentes, incêndios, tempestades);
  • danos causados a terceiros.

Perceba que a palavra sinistro não é somente usada com casos e colisão. Podemos ver ela sendo usada em outros cenários também. Resumidamente, o sinistro é uma ocorrência de todo e qualquer evento que tenha cobertura no seguro contratado e esteja previsto na apólice.

Lembre-se que se você não tiver contratado uma cobertura e o infortúnio venha a acontecer, isso não pode ser considerado um sinistro, pois os prejuízos não estarão cobertos pelo seguro.

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Como consultar sinistro de veículo grátis?

Um dos maiores problemas em se adquirir um veículo que já foi sinistrado é que o valor cai entre 30% a 40% do preço de mercado. Se você for comprar um carro usado, procure saber se o veículo possui sinistro em seu registro. Para se informar sobre essa questão você tem as seguintes opções:

  1. Converse com o dono do veículo

Peça para que o atual dono te informe sobre a condição e o histórico do veículo. Procure sempre saber mais sobre a pessoa que está vendendo e peça para que um mecânico de confiança faça uma avaliação do veículo.

  1. Consulte o site do Detran do seu estado

Se você quer um site para ver sinistro de veículo, esse site é o site do Detran. Lembre-se que a função de "consulta de veículos sinistrados" só está disponível em alguns estados. Para realizar essa consulta, entre no site do Detran do seu estado, busque por essa opção e informe o número do chassi e da placa do veículo. É importante ressaltar que essa consulta é gratuita e disponível para todos os cidadãos.

  1. Consulte o Certificado de Segurança Veicular - o CSV

Outra forma gratuita de consultar sinistro de veículo é verificando o CSV. Esse certificado é emitido pelo Inmetro e ele mostra se as configurações de fábrica do veículo foram alteradas ou modificadas.

Para realizar essa consulta, leve o número do CSV do carro no Detran e solicite as informações pessoalmente.

Quais são os tipos de sinistros de veículo?

Como você já sabe, o sinistro é quando acontece qualquer acidente que envolva o automóvel segurado de forma involuntária. Ele geralmente é classificado em: pequena monta, média monta e grande monta. Confira as diferenças na tabela abaixo:

Tipo de sinistroDefinição
Pequena monta
São reparos pequenos que precisam ser feitos para que o carro possa voltar a circular pelas ruas. Nesse caso não há vistoria ou inspeção do veículo. Alguns exemplos que podemos citar são reparos para desamassar a lataria ou substituição de peças externas e mecânicas.
Média monta
São danos maiores que podem comprometer o bom funcionamento do veículo. Após os reparos, o veículo precisa ser avaliado por um profissional da área para que o veículo possa voltar para as ruas. Se o veículo for aprovado na inspeção, ele recebe o certificado de segurança veicular.
Grande monta
São os danos que tornam o veículo irrecuperável e impossibilitado de transitar pelas ruas. O único destino desses veículos é virar sucata.
Tabela explicativa dos tipos de sinistro de veículo

Existe uma classificação em forma de pontos que é usada para avaliar os veículos sinistrados. Essa classificação leva em consideração que cada parte danificada adiciona uma quantidade de pontos à contagem. A pontuação para carros é a seguinte:

  • Pequena monta, entre 0 e 20 pontos;
  • Média monta, entre 21 e 30 pontos e;
  • Grande monta, acima de 30 pontos.

Para motocicletas, a classificação é a seguinte:

  • Pequena monta, entre 0 e 16 pontos;
  • Média monta, acima de 16 pontos e;
  • Grande monta, quando houver danos em dois ou mais componentes estruturais, independentemente da pontuação.

Quando acionar o sinistro de veículo?

Sempre que o sinistro possuir um valor de reparo maior do que o valor da franquia, vale a pena acionar. Se você tiver cobertura de danos causados por você em terceiros, e você foi responsável pelo sinistro, também vale a pena acionar o seguro. Nesse cenário você consegue consertar os seus danos e os danos causados por você.

Quando não acionar o sinistro de veículo?

O seguro para veículos é ideal para cobrir sinistros, mas nem sempre compensa acioná-lo. Isso acontece porque existe a franquia do seguro. Ou seja, um valor estipulado no ato da contratação e que deve ser pago pelo cliente sempre que o seguro é acionado para reparar algum dano no veículo.

Entretanto, em muitos casos, o valor da franquia pode acabar sendo maior que o valor do reparo. Em outras palavras, se o sinistro for de pequena monta e o conserto for realizado de maneira particular, sem o auxílio da seguradora, pode ser que seja mais barato do que pagar o valor da franquia. Nestes casos, pode acabar não compensando acionar o seguro.

Como acionar o sinistro de veículo?

Caso tenha ocorrido um sinistro com seu veículo, procure uma delegacia e registre um boletim de ocorrência. Se você fez os cálculos e sabe que vale a pena acionar o seguro, veja quais são as formas de contato do seu seguro.

O primeiro contato deve ser feito pelos canais de atendimento disponibilizados pela sua seguradora. Os canais podem ser telefone, e-mail, chat, aplicativo etc. Lembre-se que as formas de contato variam de seguradora para seguradora.

É válido ressaltar que é muito importante que você leia o contrato do seu seguro e para que você saiba exatamente como proceder nesses cenários. Outra dica interessante é sempre ter o telefone da seguradora anotado em mais de um local, como no celular, na carteira e no porta-luvas do carro.

Agora que você sabe quando acionar a seguradora em caso de sinistro, que tal se informar mais sobre os seguros para automóveis? Visite agora mesmo nossa página sobre o assunto e fique por dentro de tudo!

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Quem paga o sinistro?

Depende do tipo de sinistro. Se seu carro sofreu danos por causas naturais, foi roubado ou furtado, você terá que acionar o seguro e pagar a franquia para que você possa realizar os reparos necessários no seu veículo.

Caso alguém bata em você, a pessoa é culpada e assume o erro, essa pessoa deve então acionar o seguro dela para que os reparos sejam feitos no seu carro. De qualquer forma, se o dano for maior que o valor da franquia, vale a pena acionar o seguro e pagar o valor dela.

A seguradora pode negar o meu sinistro?

Sim, a segura pode negar de pagar o sinistro, dependendo de algumas situações, que vão das mais básicas como, a informação errada do cliente, a mais complexas. Veja abaixo uma lista com alguns tipos de problema que podem ocorrer, fazendo com que a seguradora diga não ao seu sinistro:

  1. Perfil incorreto: informações incorretas, mesmo não sendo colocadas incorretamente de propósito, podem causar a negativa pela seguradora;
  2. Informações mentirosas: o oposto da de cima. Informações colocadas erroneamente, de propósito, são uma causa normal de negativa da seguradora;
  3. Mudança no perfil: continuando na parte do perfil, se houver qualquer alteração em seu status, isso tem que ser informado imediatamente a seguradora, para que não ocorra nenhum problema;
  4. Dirigir embriagado: por ser uma pratica contra a lei brasileira da "Lei Seca", a negativa da seguradora é imediata;
  5. Atraso de pagamento: se você não pagou o seu seguro auto, a sua proteção será suspensa, e você não estará assegurado;
  6. Pessoa não habilitada sofrer um acidente: se você empresta o carro a alguém não habilitado e acontece um acidente, o seguro não irá lhe dar a cobertura.
  7. Acidentes envolvendo parentes ou cônjuges: no caso de acidente envolvendo pessoas que são perto de você, os mesmos não são considerados como terceiros, e portanto, não terá cobertura;
  8. Acidentes provocados por terceiros: um manobrista ou outra pessoa que dirija seu carro, normalmente quem paga é a instituição onde esta pessoa trabalha, e não o seu seguro;
  9. Acidente na contramão: se você se envolve em um acidente que está dirigindo na contramão, seu carro não estará em cobertura;
  10. Sinistro intencional: se for provado, pelo profissional que está verificando o seu veículo, que o seu sinistro foi feito intencionalmente, este não será coberto.

Existem outros tipos e motivos que farão com que a seguradora não cubra o seu sinistro, portanto, você deve sempre ficar de olho no seu contrato e ter máxima atenção ao que faz enquanto no volante.

Veículo recuperado de sinistro vale a pena?

De forma geral, não é recomendável comprar um veículo sinistrado. Vale a pena se você tiver experiência com a manutenção de veículos para então poder identificar problemas de desempenho e segurança ao rodar.

Entretanto, é importante que você tenha em mente que um carro sinistrado pode exigir muitas revisões, as apólices de seguro são mais complexas e o preço de revenda será bem mais baixo.

Para encontrar automóveis seminovos e usados de qualidade, sem registro de sinistro e boa conservação, o ideal é ir a uma loja especializada nesse tipo de negociação.

Se você quer ficar antenado sobre seguros de carro, não deixe de conferir nossa página sobre o assunto. Nela você encontrará um guia completo que irá te ajudar a entender mais sobre contratação de seguros, cancelamentos, dicas de como economizar e muito mais!

Quando aparece sinistro no documento?

A partir do momento em que o veículo passa pelo conserto por causa de sinistro de média monta, é recomendado que ele seja testado pelo Inmetro para que haja garantia de que o veículo está apto para voltar às ruas. É nesse momento que a informação de veículo sinistrado é substituída pelo número do Certificado de Segurança Veicular (CSV) no documento do automóvel.

É importante ressaltar que algumas seguradoras podem se recusar a fazer o seguro em veículos com sinistro no documento. As seguradoras podem alegar que o veículo passou por muitos reparos.

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Adeline Harmant
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Adeline Harmant é uma redatora financeira experiente que trabalha no HelloSafe há 3 anos. Tem 15 anos de experiência em redação financeira, tendo trabalhado para os principais sites financeiros. Adeline adquiriu competências financeiras sólidas ao ponto de se tornar uma especialista nos mercados financeiros, no mercado de acções e também em criptomoedas.