Como receber o seguro de vida?

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em março 11, 2022

O brasileiro nunca se sentiu tão vulnerável como nos últimos anos. O sentimento de insegurança tem crescido e, junto com isso, a procura por seguros de vida também. Em 2020, esse crescimento foi de 43% nos sinistros em comparação com 2019, segundo dados da FenaPrevi.

A pandemia acelerou esse aumento, como também, as dúvidas sobre o funcionamento desse tipo de assistência. Você sabe como funciona e como receber seguro de vida por morte? Ou então, quanto tempo demora para receber o seguro de vida e quem tem direito de receber o seguro de vida do falecido?

Neste artigo você saberá tudo sobre resgate da indenização do seguro de vida e também, o que levar em consideração na hora de escolher a melhor opção para você e oferecer mais segurança para a sua família. Acompanhe!

Quanto tempo demora para receber o seguro de vida?

Para receber seguro de vida é preciso avisar a seguradora sobre o sinistro e enviar toda a documentação necessária para a liberação do pagamento. Após o envio, a seguradora tem até 15 dias para avaliar os documentos e, se tudo estiver dentro das normas, o beneficiário poderá receber o valor em até 30 dias do envio dos documentos.

Durante o processo de análise, a seguradora pode solicitar outros documentos caso identifique a falta ou, até mesmo, para complementar o pedido. Nessas situações, a contagem do prazo pode ser interrompida até que a documentação esteja completa e, assim, ser retomada.

O beneficiário tem até 3 anos após o falecimento do segurado para solicitar o pagamento da indenização, porém, o mais indicado é entrar em contato com a seguradora o quanto antes para receber o valor mais rápido possível.

Existem inúmeros tipos de seguro de vida que oferecem diferentes tipos e valores de resgate. Por isso, antes de contratar um seguro de vida, é fundamental conhecer as principais opções do mercado e comparar a que mais se adequa com a sua expectativa de cobertura, seja em vida ou para situações de falecimento. A Safe possui um comparador online que organiza as principais informações de cada opção em poucos segundos, vale a pena conferir e ter mais detalhes de cada plano antes de fechar contrato.

Compare os melhores seguros de vida do Brasil em segundos!

Fazer simulação

Quais são os passos para solicitar a indenização?

O primeiro passo para receber a indenização do seguro de vida é entrar em contato com a seguradora e notificar a ocorrência do sinistro, seja por falecimento do segurado ou invalidez permanente. Após a notificação, a seguradora irá orientar as próximas etapas que, na maioria das vezes, segue a ordem a seguir:

  1. A seguradora informa a relação de documentos necessários para o resgate da indenização
  2. O solicitante deve preencher os formulários de aviso de sinistro e dar início ao processo de solicitação de indenização
  3. O solicitante deve enviar todos os documentos exigidos pela seguradora. É importante certificar de que nenhum documento deixou de ser enviado para evitar que o processo de recebimento atrase
  4. O solicitante deve aguardar o prazo estipulado pela seguradora para receber o pagamento. Lembrando que, em geral, esse prazo é de 30 dias após o envio dos documentos, mas pode variar de acordo com o contrato.

Dica bônus: Lembre-se de anotar o número de protocolo do atendimento. Essa numeração poderá servir de comprovante de que você seguiu os critérios corretamente e deve receber o valor no prazo indicado. Para se resguardar de qualquer entrave, você também poderá apresentar outras informações para comprovar que seguiu as normas no momento da solicitação, como: nome do atendente, mensagens trocadas com a seguradora, data e horário do contato, entre outros detalhes que provam que o sinistro foi notificado conforme as orientações do contrato.

Quais os documentos necessários para receber o seguro de vida?

Os documentos solicitados pela seguradora são uma forma de comprovar a veracidade do ocorrido e garantir que o sinistro notificado está dentro dos critérios de indenização do seguro de vida.

Em situações de falecimento do segurado, o beneficiário deverá apresentar:

  • Certidão de óbito do segurado;
  • Documento de identidade e CPF do segurado;
  • Cópia do comprovante de residência do segurado;
  • Documento de identidade dos beneficiários descritos no contrato;
  • Documento que descreva a ocorrência do sinistro assinado e carimbado pelo médico;
  • Histórico médico relevante do segurado, como laudos e exames.

Em casos de doenças graves e invalidez que darão direito da indenização ao segurado em vida, é necessário apresentar cópias de todos os exames que comprovem as condições do segurado.

Independente do tipo de sinistro, o prazo se mantém o mesmo. Porém, é indicado ler com atenção todas as condições especificadas no contrato, seja documental ou sobre prazos, para garantir que a indenização acontecerá como o previsto na apólice.

Como descobrir se a pessoa falecida tinha um seguro de vida?

É comum que em meio à toda movimentação e sentimentos fragilizados que um falecimento causa, a família não tenha certeza sobre as condições contratuais do seguro de vida do falecido, ou até mesmo, não saber se o ente querido possuía algum tipo de assistência ativa.

Essa informação é importante para que o aviso do sinistro seja feito corretamente e para que os beneficiários tenham acesso ao valor da indenização da apólice. Embora a Susep (Superintendência de Seguros Privados) não tenha um banco de dados que auxilie na consulta de informação sobre segurados e beneficiários, há a indicação para procurar essas informações na CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização).

A implementação do Sistema de Registro de Operações - SRO para facilitar esse tipo de busca está prevista para dezembro de 2022 pela instituição. Enquanto não há uma maneira oficial de descobrir se o familiar falecido possuia ou não um seguro de vida, as dicas abaixo podem ser úteis:

  • Caso a família haja um corretor de seguros, entre em contato e certifique-se se há algum contrato de seguro de vida em nome do falecido;
  • Consulte o extrato bancário do falecido e veja se existe algum valor fixo debitado mensalmente discriminado como seguro de vida;
  • Veja se no holerite do falecido existe algum tipo de desconto denominado como seguro de vida;
  • Entre em contato com o departamento de recursos humanos da empresa que o falecido trabalhava para checar se o seguro de vida era um dos benefícios oferecidos pela empresa;
  • Se houver suspeita de que o familiar tenha contrato com alguma seguradora, entre em contato diretamente com a empresa para confirmar e dar início ao processo de aviso sinistro.

A seguradora pode negar o pagamento do seguro de vida?

Sim. Ao acionar o sinistro, a seguradora pode afirmar algumas condições que impedem o beneficiário de receber a indenização do seguro, como: risco não previsto na cobertura, risco agravado, prazo de carência, sinistro causado por doença pré-existente, inadimplência ou sinistro ilegítimo.

Por isso, é fundamental tirar todas as dúvidas sobre o contrato antes da contratação e garantir que todos os critérios sejam seguidos para não ter surpresas desagradáveis no momento do resgate ou de qualquer outro tipo de cobertura ou assistência que o plano oferecer.

O que fazer se a seguradora negar o pagamento do seguro de vida?

A primeira coisa a se fazer diante de uma negativa da seguradora é buscar orientação com um advogado qualificado para analisar a situação. A partir de uma verificação profissional de todas as tratativas negadas, o advogado irá apresentar possíveis caminhos para buscar uma nova resposta da seguradora perante a justiça.

O prazo para recorrer a negativa deve ser um ponto de atenção. Após a negativa da seguradora, os beneficiários têm 1 ano para recorrer sobre a decisão e, caso o prazo seja perdido, não será mais possível resgatar o valor da indenização.

Como escolher o melhor seguro de vida?

O melhor seguro de vida é aquele que atende as necessidades e expectativas da sua família. Esse é um mercado que tem quem crescido no país e, portanto, é possível encontrar diversas empresas e planos que se adequam a diferentes realidades.

De grandes bancos à seguradoras digitais, hoje é possível encontrar opções favoráveis para diferentes perfis comportamentais e financeiros e, por isso, fazer uma pesquisa comparativa com os principais nomes do mercado é fundamental para contratar o melhor seguro de vida para você.

Você pode ter informações detalhadas sobre cada plano em poucos segundos e contratar o melhor seguro de vida com muito mais tranquilidade com o nosso comparador online. Em menos de 20 segundos você terá um relatório completo para te ajudar a contratar esse tipo de assistência sem medo.

Compare os melhores seguros de vida do Brasil em segundos!

Fazer simulação

Como receber a cobertura do seguro de vida empresarial?

Algumas pessoas também têm dúvidas sobre como receber o seguro de vida com contrato empresarial. Embora a forma de contratação seja diferente dos planos individuais ou familiares, a forma de receber a indenização é praticamente a mesma.

O primeiro passo é entrar em contato com a seguradora e informar o aviso de sinistro, a partir daí, será necessário enviar toda a documentação exigida e aguardar a validação para que o resgate seja liberado.

Em algumas empresas, o setor de RH também pode ser uma ponte entre a seguradora e a família do colaborador segurado para orientá-los em cada fase do processo indenizatório, independente da cobertura acionada.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

Faça uma pergunta, um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário