Como pedir o cancelamento do meu seguro auto?
Ter um veículo traz muitas vantagens para a nossa vida, mas acidentes podem acontecer e essa vantagem pode se transformar em uma dor de cabeça. A opção mais comum que vemos hoje em dia para evitar essa dor de cabeça é a contratação de um seguro auto.
Mas e se você não quiser mais o seu seguro? Você sabe como funciona o cancelamento de seguro para veículos?
Continue lendo nosso artigo para que você possa se informar mais sobre como cancelar o seguro automóvel, como funcionam as alterações das coberturas e muito mais!
Como cancelar o seguro automóvel?
O cancelamento de um serviço pode ser uma decisão tomada após a análise das finanças, ou da insatisfação com o produto, ou pelo cliente não desejar mais ter o produto. As seguradoras sabem que a decisão do cancelamento é uma decisão pessoal que deve ser respeitada. Por isso, o contrato do seguro de automóvel pode ser cancelado a qualquer momento, desde que respeite o que estiver contratado na apólice.
O primeiro passo, na hora de cancelar o seguro auto, é entrar em contato com:
- O seu corretor, pois ele será o responsável de solicitar o cancelamento com a seguradora.
- Com a seguradora, explique que você deseja cancelar seu seguro e peça orientações para saber o que precisa ser feito em seguida.
Tenha em mente que algumas seguradoras pedem para que você formalize o cancelamento por carta assinada. Para saber se esse é o seu caso, ligue para a central de atendimento do seu seguro e se informe sobre como é feito o processo de cancelamento do seu seguro.
Quer ler mais sobre os tipos de seguros auto e como eles funcionam? Então entre agora mesmo no nosso comparador para que você encontre as melhores seguradoras e os melhores planos para você. Não deixe de se informar!
Encontre o melhor seguro auto com o comparador grátis da HelloSafe Brasil
Quais são os motivos que podem levar ao cancelamento de um seguro auto?
O cancelamento pode vir tanto da parte do cliente quanto da parte da seguradora. Se você como cliente quiser cancelar o seu seguro auto, você pode optar por essa escolha por:
- Seu orçamento não suportar o pagamento do seguro auto;
- Simplesmente não querer mais o serviço;
- Insatisfação com o produto;
- Venda do seu veículo.
Lembre-se que, se o cancelamento vem da parte do cliente, os motivos podem variar muito e cada caso é específico. Entretanto, se o cancelamento for por parte da seguradora, ele pode ser feito por:
- Inadimplência.
Este é o caso quando o segurado atrasa o pagamento do produto ou simplesmente não o efetua. É muito comum de acontecer quando se trata da primeira parcela que deve ser paga do seguro;
- Perda total ou roubo do veículo.
Ou seja, quando o carro não pode ser recuperado. A seguradora então cancela o seguro após a indenização porque entende-se que não existe mais um veículo como alvo do seguro.
Em ambos os cenários, é muito importante que você, como consumidor, saiba dos seus direitos e dos seus deveres. Assim você pode se certificar que nunca terá prejuízos financeiros com essa questão.
Bom saber
Para entender mais sobre o como funciona o sinistro de um seguro de carro, entre em nosso artigo dedicado.
Posso alterar as coberturas do meu seguro auto?
Pode sim! É importante que você sempre avise a seguradora sobre modificações no seu veículo ou se você está pensando em trocar o seu automóvel. As seguradoras entendem como modificação quando:
- Há instalação de som;
- Há mudança de rodas e rebaixamento;
- Há alterações de endereço.
É importante que você sempre preze pelo seu patrimônio e mantenha seu seguro atualizado.
Se você vender o seu carro, você precisa transferir sua apólice para um novo modelo e aí você precisa ajustar as coberturas do seu contrato para incluir novas proteções.
Bom saber
Em todos os casos, a melhor opção é acionar o corretor de seguros com quem você contratou o seu ou entrar em contato com sua seguradora para verificar a possibilidade de alteração de cobertura.
O que é a carta de cancelamento de seguro auto?
A carta de cancelamento se trata de um documento que é utilizado para solicitar o encerramento de um serviço que tenha sido contratado anteriormente.
No caso de seguros auto, o registro precisa ser assinado e serve para comprovar que a solicitação é verdadeira e fidedigna. Assim, o documento evita que o cliente receba cobranças futuras e assegura a empresa que possíveis alegações falsas sobre o fim do serviço serão descartadas.
Portanto, a carta de cancelamento é uma forma de resguardar tanto a seguradora quanto o cliente.
Devo pagar multa se cancelar o meu seguro auto?
Não! Não existe multa por encerramento de contrato do seguro auto. Entretanto, existe a possibilidade do cliente ser restituído do valor que já foi pago por ele previamente. Lembre-se que isso vai variar conforme a situação em que o encerramento aconteceu e o período de vigência do serviço utilizado.
Se a empresa encerra o contrato com o cliente, de acordo com a SUSEP (órgão que cuida da regulamentação do ramo), a seguradora deve restituir ao cliente o valor pago por ele conforme o tempo de duração do serviço.
Por exemplo, se for necessário cancelar o seguro quando 60% do período de vigência já se completou, o cliente receberá a restituição no valor de 40% da apólice. Ou seja, é o equivalente ao período de vigência em que o seguro não foi usado.
Entretanto, quando a apólice é cancelada pela empresa por causa de inadimplência, a devolução dos valores é feita de acordo com um valor calculado baseado em uma tabela chamada de “tabela de prazo curto”.
Quando o encerramento de contrato é feito pelo cliente, a restituição funciona de maneira diferente. Uma resolução da SUSEP diz que nesses casos é preciso considerar uma tabela criada pelo órgão, em que para cada período de prestação de serviço (calculado em dias) existe uma porcentagem definida a ser restituída ao cliente.
Como procurar um seguro auto?
Sempre ouvimos dizer que ter um seguro auto pode ser de muita ajuda quando os imprevistos acontecem com nossos veículos. Contudo, muitas vezes ficamos sufocados com a quantidade de opções que estão disponíveis no mercado e aí não sabemos como procurar.
Foi pensando em você e na facilidade da informação que montamos em nosso site uma página só sobre seguros auto. No nosso comparador você irá encontrar os melhores seguros do Brasil e com certeza você irá encontrar um que cabe no seu bolso. São diversas seguradoras com várias opções atrativas. Não deixe de conferir!
Encontre o melhor seguro auto com o comparador grátis da HelloSafe Brasil
A seguradora pode cancelar o meu seguro auto?
Como já foi mencionado anteriormente, a seguradora pode sim cancelar o seguro auto de seus clientes se certas condições entrarem em vigor. Confira uma lista de possíveis causas que levam ao cancelamento do seguro de alguém.
- Declarações falsas ou inexatas
No momento da contratação do seguro você precisa providenciar suas informações pessoais, os dados do veículo e se você o usa para passeio ou para trabalho. As informações prestadas podem afetar diretamente no risco e também na aceitação do seguro e assim influenciar sobre a tomada de decisão da seguradora.
- Suicídio
O suicídio não é considerado um acidente ocasional e por isso não pode ser indenizado pela seguradora. Quando houver a perda total do veículo, o valor não será reparado e a apólice será cancelada após o ocorrido.
- Perda total
Por exemplo, se um veículo roubado não foi recuperado, ou se um acidente provocou danos irreparáveis no veículo, não há mais carro para ser segurado. Portanto, automaticamente a seguradora irá cancelar a apólice.
Bom saber
É importante mencionar que antes disso o pagamento da indenização será realizado, mas lembre-se que se você tiver parcelado o valor do prêmio, as parcelas restantes serão descontadas da indenização.
- Limite Máximo de Indenização ultrapassado
Este é o caso de quem aciona o seguro várias vezes. Se os valores do sinistro ultrapassarem o limite máximo das indenizações, ele também será cancelado. Isso porque você já vai ter utilizado o valor que poderia e não há mais com o que a seguradora arcar. Nesse caso, se houverem parcelas do prêmio a vencer, elas serão descontadas da indenização.
- Cláusulas específicas previstas em contrato
É possível que existam diversas cláusulas que estão presentes na apólice que podem levar ao cancelamento do seguro e isso pode variar de uma seguradora para outra. Por isso, antes de fazer seu seguro é importante ler a apólice com muita atenção.
Quanto tempo demora para receber o meu reembolso do seguro auto?
O tempo do envio do reembolso é feito de acordo com as políticas internas de cada seguradora. Se você quer saber qual é o tempo mínimo e máximo que você precisa esperar, entre em contato com a sua seguradora e verifique qual é o prazo que eles dão para seus clientes.