Qual é o melhor aplicativo de transporte?
comparatorTitles.phoneText
ChamadacomparatorTitles.logo | comparatorTitles.price | comparatorTitles.featureList | comparatorTitles.yesList | comparatorTitles.link |
---|---|---|---|---|
item.logoSubtitle
|
| item.badge
|
item.phoneText
item.clickOutButtonText
[[item.selectionText]]
item.clickOutSubtitle
|
comparatorTitles.name
Os aplicativos de transporte revolucionaram a mobilidade em todo o mundo. De forma ágil, transparente e acessível, contar com carros e motoristas particulares para ir e vir de diferentes destinos resolveu o problema de muita gente que só dependia de transporte público ou preferia alternar o uso do carro próprio com outras opções para se locomover.
Com tantas opções no mercado, muitas pessoas têm dúvidas de qual é a mais vantajosa e como utilizá-la no dia a dia. Isso também acontece com você? Confira o nosso guia e descubra as principais diferenças entre os aplicativos de transporte e saiba quando usar cada um deles.
Uber: o aplicativo que mobilizou o mundo
No mercado brasileiro desde 2014, a Uber iniciou suas operações em 2010 nos Estados Unidos como um aplicativo de mobilidade somente com carros de luxo. O objetivo era ser uma opção de transporte premium, mas que logo teve seu portfólio de serviços ampliado e passou a oferecer diversas modalidades de transporte para seus usuários.
Hoje, o aplicativo da Uber funciona em mais de 10.000 cidades em todo o mundo, sendo 500 delas localizadas no Brasil. Embora a marca não tenha mais o seu posicionamento principal como um app de transporte de luxo, ainda é possível contar com serviços desta modalidade na categoria Uber Black, assim como solicitar outros tipos de serviço, como:
- UberX: viagens com preços mais acessíveis
- Uber Juntos: viagens compartilhadas
- Uber Confort: viagens com carros maiores e mais confortáveis
- UberX VIP: vantagens para os usuários mais frequentes
- Uber Bag: mais espaço para malas ou pertences
- Uber Confort Plant: opção destina parte da tarifa para ajudar a compensar emissão de carbono
- Uber Flash: opção para enviar ou receber itens
InDriver: preserve sua liberdade com inDriver
Ao contrário dos demais aplicativos de transporte, onde o app indica ao passageiro o valor da viagem, no InDriver quem faz a proposta de quanto quer pagar pelo percurso é o passageiro. Assim que o passageiro informa quanto está disposto a pagar pela viagem, os motoristas cadastrados no aplicativo podem analisar a proposta antes de aceitar a viagem.
A ideia do aplicativo de transporte InDriver é ser uma plataforma que conecta passageiros e motoristas que possibilita a negociação entre eles para possibilitar um preço justo para ambos os lados.
O app InDriver está disponível em mais de 47 países e está no Brasil desde 2018 atuando nas modalidades:
- Viagem: percursos com qualquer veículo e motorista da plataforma;
- Comfort: viagens com veículos mais confortáveis e motoristas mais bem avaliados do app;
- Interurbano: agendamento de viagem para outra cidade com data, local e número de passageiros informados com antecedência;
- Entregador: entrega de itens de até 20 kg;
- Frete: envio de cargas maiores e mais pesadas.
99: rapidez e segurança garantidas
Nem todo mundo sabe, mas a 99 nasceu em 2012 em São Paulo como um aplicativo que conectava passageiros a motoristas de táxi e, por isso, a marca se chamava 99 Táxi. Com a popularização dos apps de transporte, a 99 encurtou o nome e ampliou suas categorias de atuação, tornando-se uma das principais concorrentes da Uber.
Com a promessa de atender seus usuários com rapidez e segurança garantidas, a 99 oferece os serviços:
- 99 Pop: viagens com preços mais acessíveis
- 99 Confort: viagens com carros maiores e mais confortáveis
- 99 Táxi Comum: viagens somente com táxis cadastrados
- 99 Táxi: viagens somente com táxis cadastrados e com possibilidade de até 30% de desconto nas viagens
- 99 Táxi Top: viagens com carros premium e motoristas melhores avaliados
Lady Driver: aplicativo feito por mulheres e para mulheres
O aplicativo Lady Drive funciona como todos os outros concorrentes, exceto por um detalhe: o app, tanto para motoristas como para passageiras, é exclusivamente para mulheres, como passageiros crianças e idosos.
Criado por mulheres que buscavam formas mais eficazes de garantir a segurança e privacidade de outras mulheres durante as viagens, o app foi idealizado para levar mais tranquilidade para o público feminino que se sente inseguro em utilizar esse tipo de transporte.
Além de não possibilitar que motoristas e passageiros do sexto masculino utilizem o aplicativo, o Lady Drive possui um criterioso processo de validação das motoristas e passageiras para minimizar ainda mais, possíveis riscos desse tipo de transporte. Veja abaixo as modalidades oferecidas pelo app:
- Lady Kiddos: transporte para crianças e adolescentes entre 8 e 16 com motoristas mulheres e mães;
- Lady on demand: viagens com motoristas mulheres exclusivas para passageiras mulheres, crianças e idosos
- Lady agendamento: viagens agendadas com destino, horário e passageira pré determinados
BlaBlaCar: segurança é a prioridade
Com uma proposta um pouco diferente dos outros aplicativos de transporte, a BlaBlaCar é um aplicativo de caronas de longa distância, conectando pessoas que possuem um carro com passageiros que estão indo para o mesmo destino dispostos a compartilhar o custo da viagem.
Preocupada com a segurança dos passageiros e motoristas, a BlaBlaCar segue um padrão rigoroso de verificação de perfil para reduzir os possíveis riscos desse tipo de transporte. Embora o brasileiro ainda não esteja habituado a utilizar a carona compartilhada, o formato da BlaBlaCar já é bem consolidado na Europa, está presente em mais de 22 países e tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil, possibilitando ganhos para os motoristas e economia e comodidade para os passageiros. Com a BlaBlaCar é possível?
- Viajar de carro com carona compartilhada
- Viajar de ônibus com preços mais acessíveis
O que é um aplicativo de transporte?
Agora que você já conhece quais são os principais aplicativos de transporte utilizados no país, vale a pena entender melhor do que se trata a categoria. Com a transformação digital cada vez mais avançada entre a população, os aplicativos de transporte surgiram com o objetivo de levar mais facilidade e comodidade na forma de se locomover, somando a tecnologia e a mobilidade urbana em uma mesma categoria.
Sendo assim, diversos apps foram desenvolvidos para facilitar a busca por motoristas particulares, em contrapartida, as pessoas que possuem veículos e que estão dispostas a oferecer carona remunerada a esses passageiros também encontraram uma nova fonte de renda.
O smartphone com internet é uma das peças chave para que esse tipo de serviço aconteça. Isso porque, é por meio desse dispositivo que os motoristas recebem novas propostas de corrida, assim como os passageiros fazem a solicitação de suas viagens. Além disso, o cadastro dos motoristas e passageiros nos aplicativos é feito diretamente pelo celular, reforçando mais uma vez a importância da tecnologia para esse tipo de serviço.
Como surgiram os aplicativos de transporte?
Os aplicativos de transporte surgiram para concorrer diretamente com os táxis, prometendo oferecer mais comodidade, agilidade e preço justo para os usuários. Se antes do surgimento dos apps era necessário se deslocar até um ponto de táxi para conseguir localizar um motorista disponível, ou então, ter o contato específico de uma frota ou taxista para solicitar um carro, com os aplicativos, os passageiros ganharam mais praticidade para solicitar esse tipo de serviço independente de sua localização e sem surpresa no valor final do taxímetro, já que toda viagem só é iniciada após o passageiro visualizar e aceitar o valor da corrida.
Outras facilidades e transparências também vieram com o surgimento dos transportes de aplicativos, como a possibilidade de conhecer previamente a rota a ser percorrida, preço, tempo de percurso, tipo de veículo e nome do motorista responsável pela viagem. Esses diferenciais chamaram a atenção dos usuários, oferecendo também, mais segurança para quem deseja compartilhar a viagem, já que todas as informações do motorista, inclusive a rota em tempo real, são monitoradas pelas empresas responsáveis pelos aplicativos.
Com a popularização dos apps de transporte, as empresas desse segmento tiveram que buscar diferenciais para se destacar uma das outras. Por exemplo, a Uber, que nasceu com o propósito de oferecer carros premium para experiências mais luxuosas, ampliou o portfólio para competir com outras empresas que possuem valores mais acessíveis aos passageiros, como a 99. Em compensação, ambas empresas sentiram necessidade de expandir seus serviços, oferecendo também transportes de objetos e fretes leves para atender a outras necessidades de quem já estava habituado a utilizar o smartphone e os aplicativos especializados como localizador de motoristas disponíveis para esse tipo de serviço.
Como funciona um aplicativo de transporte?
Os aplicativos de transporte funcionam como uma espécie de ponte entre motoristas cadastrados e habilitados para executar esse tipo de serviço a passageiros que querem chegar a um destino utilizando um carro particular como meio de transporte.
Para que um motorista seja encontrado em um aplicativo de transporte é necessário cumprir os requisitos determinados pela empresa, como:
- Ter CHN das categorias AB, AC, AD, AE, B, C, D ou E, com a observação "Exerce atividade remunerada - EAR
- Enviar uma foto de frente nítida do motorista
- Enviar comprovante de residência
- Enviar documento CRLV do carro
- Enviar antecedentes criminais
- Passar pela validação da empresa
- Possuir um veículo elegível pela empresa
Assim como os motoristas, os passageiros também devem se cadastrar enviando alguns documentos que validem sua identidade como:
- Cadastrar seus dados pessoais
- Enviar um documento de identidade com foto
- Cadastrar o meio de pagamento
Com a conta válida, sempre que o usuário solicitar uma viagem, o aplicativo irá localizar o motorista mais próximo e notificá-lo com as informações da corrida, como destino, tempo previsto da viagem e o valor da viagem. O motorista tem a opção de aceitar ou não. Ao aceitar, o aplicativo informa ao passageiro as informações do motorista, como seu nome, o carro e placa e em quanto tempo o motorista chegará ao ponto inicial da corrida.
É importante destacar que, assim que a viagem é iniciada, o motorista é conduzido para o destino final pelo GPS de seu smartphone e o passageiro pode acompanhar todo o trajeto em seu celular, bem como compartilhar com outras pessoas em tempo real. Esse tipo de recurso proporciona maior segurança tanto para o motorista como para o passageiro, já que a empresa tem acesso a esse tipo de monitoramento.
A maioria dos aplicativos aceitam meios de pagamento digitais, ou seja, assim que a viagem é aceita, o valor determinado no app é debitado no meio de pagamento cadastrado. Além do cartão de crédito e débito, alguns apps de transporte também aceitam pagamento com dinheiro em espécie, pago diretamente para o motorista no momento da corrida.
Assim que a viagem é finalizada, tanto o motorista como o passageiro são avaliados em uma escala de estrelas. Isso quer dizer que quanto mais estrelas receberem, maior a credibilidade. Essa avaliação também é utilizada pelo mecanismo dos aplicativos para identificar os melhores motoristas e direcioná-los para um volume maior de viagens. Ou seja, quanto melhor for a avaliação, mais viagens os aplicativos liberam para os motoristas.
Quanto o aplicativo de transporte repassa para o motorista?
Cada aplicativo tem a sua política de pagamento, assim, o motorista tem flexibilidade para escolher qual melhor lhe atende, seja com suporte ou em remuneração.
No geral, os principais aplicativos do mercado descontam uma taxa variável entre 13% a 25% do valor das corridas, repassando o restante do valor para os motoristas, levando também em consideração o tempo de cada viagem.
Como eu faço para pedir um Uber?
Se você nunca pediu um Uber ou ainda tem dúvidas de como solicitar uma viagem, veja o passo a passo a seguir:
- Baixe o aplicativo no seu celular
- Abra o aplicativo
- Indique o seu destino no campo “Para onde”
- Caso você estiver agendando uma corrida para outro horário clique em “Agora” ou em “Reserve” e selecione a data e o horário da viagem
- O aplicativo irá inserir automaticamente o seu local, mas você pode alterá-lo na tela a seguir, no campo “Insira o local de partida”
- Assim que você confirmar seu local de partida e seu destino, escolha qual opção do Uber você deseja, avaliando o valor da corrida e o tempo de espera
- Confirme a partida
- O aplicativo irá informar os dados do carro e do motorista e atualizar em tempo real o tempo de espera, no geral, dificilmente passa de 5 minutos para que o motorista chegue até o ponto de partida
- Assim que o motorista chegar, confira os dados do carro antes de entrar. Com tudo certo, basta entrar no veículo e acompanhar o trajeto pelo celular.
Quais são os horários mais baratos para pedir um Uber?
Os aplicativos de transporte levam em consideração algumas informações para calcular o valor final das viagens, uma delas é o trânsito local e a demanda pelos carros. Ou seja, quanto mais pessoas solicitando o aplicativo, mais alto os valores ficam.
Por isso, para saber os horários mais baratos para pedir um Uber, fuja dos horários de pico, por exemplo. Em dias normais, os horários entre às 7h e 9h da manhã e 17h e 19h da noite, são os horários mais caros. Dias de chuva ou com outras condições atípicas que podem influenciar no trânsito também tendem a ter os preços mais elevados, por isso, para quem quer economizar nas viagens por aplicativos, é indicado evitar esses horários e estar atento a essas condições.
Qual é o aplicativo de transporte mais usado no Brasil?
Os aplicativos de transporte deixaram de ser tendência no Brasil e se tornaram parte da realidade dos brasileiros. Embora as opções de apps dessa modalidade esteja aumentando, ainda existem os preferidos entre os usuários, veja quais são:
- Uber
- 99
- BlaBlaCar
- InDriver