Como investir seu dinheiro no Brasil?

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em maio 16, 2022

Se economizar parte de sua renda é uma boa idéia, o mesmo vale para tentar fazer sua poupança crescer, investindo no mercado financeiro e em ativos.

Você é ambicioso e interessado no mundo do mercado de ações e de investimentos on-line? Você está procurando as melhores soluções de investimento no Brasil?

Nosso site permitirá que você encontre as respostas a todas as suas perguntas, a fim de maximizar a eficiência de seus investimentos. Descubra os diferentes investimentos possíveis, suas vantagens e especificidades.

Compare as ofertas atuais do mercado e encontre a solução ideal de acordo com seu perfil e objetivos.

Você gostaria de saber mais sobre um tipo particular de investimento? Consulte nossos guias e comparadores.

Nossas ferramentas para investir bem seu dinheiro

Plataformas de Criptomoedas

Para investidores que gostam e desejam comercializar critpomoedas

Escolher minha plataforma!

Bolsa de Valores

Para os investidores que querem investir nos mercados de ações

Escolher minha plataforma!

Onde investir no Brasil?

Se você está procurando um investimento seguro para suas economias ou um investimento de desempenho para aproveitar as flutuações dos mercados financeiros, os instrumentos e veículos disponíveis para os investidores brasileiros são numerosos.

Aqui está uma tabela resumida dos diferentes investimentos no Brasil:

Opção de investimentoDefiniçãoRiscoPotencial de rendimentoLiquidez
Ações na bolsa de valoresComprar uma participação acionária de uma empresa.AltoAltoCompra e revenda de ações facilmente em plataformas de corretagem on-line.
CriptomoedasCompra de criptomoedas, desmaterializadas e particularmente voláteis.AltoAltoFácil compra e revenda de moedas criptográficas com plataformas criptográficas online.
Tipos de investimento no Brasil
  • As criptomoedas: Os ativos criptográficos e as criptomoedas são atualmente muito populares entre os investidores que apreciam sua alta volatilidade. De fato, é possível negociá-los on-line a partir de certas plataformas, a fim de tirar proveito de sua taxa de câmbio com as moedas tradicionais.
  • O mercado de ações, ações e ETFs: investir em ações ou títulos corporativos é sempre uma maneira eficaz de fazer crescer seu capital. Consiste na constituição de uma carteira de títulos para realizar ganhos de capital a longo prazo e/ou para se beneficiar de um retorno a curto prazo.

Descubra nossos guias completos assim como nossas diferentes ferramentas e comparadores dessas diferentes soluções de investimento, suas características, funcionamento e vantagens.

Como investir no Brasil?

Há várias maneiras de investir no Brasil, dependendo se você quer investir por conta própria, com um consultor financeiro ou sob uma conta administrada.

Perfil do investidorTipos de investimentoCaracterísticas
Plataformas on-lineInvestidores experientesPermite que você invista em:
- Criptomnoedas;
- Ações da bolsa de valores;
- ETFs
As plataformas on-line são para investidores experientes, capazes de investir no mercado de ações por conta própria. Eles oferecem taxas baixas, mas não oferecem suporte.
Robô conselheiroTodos os perfis de investidoresPermite que você invista em:
- Criptomnoedas;
- Ações da bolsa de valores;
- ETFs
Os robô-conselheiros permitem que a gestão de um portfólio seja terceirizada para uma plataforma enquanto se beneficia de taxas reduzidas. São para investidores que querem poupar tempo e dinheiro, mas estão dispostos a deixarem de administrar seus próprios investimentos.
Assessor financeiroTodos os perfis de investidoresPermite investir em todos os tipos de investimentosOs assessores financeiros são particularmente úteis na escolha de contas e veículos de poupança para maximizar seu retorno.
As diferentes formas de investir sozinho ou com outros

Investir sozinho com um corretor on-line

Nossa opinião sobre os corretores on-line

Os corretores on-line são atualmente a maneira mais fácil de investir de forma independente.

A corretagem on-line vem crescendo há vários anos e é particularmente popular entre os investidores que têm conhecimento dos mercados e preferem administrar seus investimentos de forma independente. Eles permitem fazer investimentos nos mercados de forma independente e sem passar por um intermediário físico, graças a uma plataforma. Este é um método de investimento reservado a indivíduos que conhecem as diferentes opções dos mercados financeiros e como eles funcionam. Você pode investir em ações, títulos, ETFs ou criptomoedas.

Ao contrário da corretagem tradicional, tudo acontece on-line aqui e as taxas cobradas também são mais baixas. Por outro lado, você não será acompanhado por um especialista e não receberá conselhos.

A corretagem on-line é muito fácil de acessar, pois você só precisa criar uma conta no site da plataforma e depositar seu capital para acessar a mesma. Esta plataforma simples e intuitiva lhe permitirá administrar sua carteira de investimentos e colocar seus pedidos nos mercados.

Se você quiser aproveitar os benefícios da corretagem on-line, sugerimos que você dê uma olhada em uma comparação detalhada das diferentes plataformas atualmente disponíveis.

As vantagens e desvantagens das plataformas de corretagem on-line são as seguintes:

  • Liberdade para investir diretamente nos mercados;
  • Baixas taxas de corretagem;
  • Depósito mínimo de $1;
  • Retorno variável, dependendo do ativo.
  • Apenas para investidores experientes;
  • Alto nível de risco para alguns produtos.

Investir sozinho com um robô conselheiro e optar por uma gestão orientada

Nossa opinião sobre os robôs-conselheiros

Os robôs-conselheiros são adequados para investidores que desejam delegar a gestão de sua carteira, ao mesmo tempo em que reduzem as taxas.

Os robôs-conselheiros também são conhecidos por outros nomes, tais como "gerentes de portfólio on-line" ou "conselheiros automatizados". Na verdade, eles são softwares on-line que atuam como consultores de investimento e fazem suas negociações e investimentos para você. Eles são particularmente populares entre os trabalhadores que não têm muito tempo para gastar nos mercados.

O funcionamento de um robô-conselheiro é simples:

Você preenche um questionário para avaliar seu perfil de investidor e sua aversão ao risco.
Este perfil permite que o robô defina a composição ideal de sua carteira.
Em seguida, ele realiza as transações na bolsa de valores para você, investindo mais especificamente em ETFs ou fundos negociados em bolsa.
Mas a principal vantagem desses robôs é que eles oferecem taxas muito mais baixas do que os assessores tradicionais, ao mesmo tempo em que são legalmente obrigados a operar através de pessoas físicas chamadas de "representantes consultivos".

Embora esta tecnologia ainda seja relativamente nova, há atualmente um grande desenvolvimento nas ofertas de robôs assessores. Portanto, nos propomos a ajudá-lo a escolher o melhor robô de acordo com seu perfil e suas expectativas, graças a um comparador on-line.

As vantagens e desvantagens das plataformas de robôs-consultores são as seguintes:

  • Taxas de menos de 1%;
  • Sem depósito mínimo;
  • Reequilíbrio automático da carteira;
  • Adequado para todos os perfis de investidores.
  • Nenhum conselho personalizado;
  • O risco pode ser alto, dependendo do perfil;
  • Ativos muitas vezes limitados a ETFs.

Investir com um assessor financeiro

Se você não é um investidor e não está realmente interessado nos mercados financeiros, isto não o impede de investir seu capital de uma forma interessante.

Você pode realmente recorrer aos serviços de um consultor financeiro que se encarregará da constituição e da gestão de sua carteira de acordo com seu perfil e seus objetivos.

Investindo em Critomoedas

Nossa opinião sobre as criptomoedas

As criptomoedas tiveram um desempenho impressionante nos últimos anos, mas só são adequadas para investidores com alto apetite de risco.

O mercado de criptomoedas está atualmente em plena expansão e atraindo cada vez mais investidores como títulos de investimento. Há cada vez mais plataformas nas quais se pode negociar estes ativos e o fornecimento de moedas desmaterializadas é particularmente diversificado.

Mas investir em criptomoedas requer uma escolha cuidadosa da plataforma de negociação e do(s) ativo(s) em que investir. As ofertas podem de fato variar com taxas mais ou menos significativas, uma simplicidade de uso mais ou menos forte ou uma escolha mais restrita ou mais ampla de crypto-assets.

Bitcoin ou Ethereum são as mais conhecidas dessas criptomoedas, mas não são as únicas que interessam em termos de crescimento e, conseqüentemente, de desempenho. Convidamos você a descobrir todas as moedas criptográficas mais promissoras do momento, assim como informações sobre como este mercado funciona em nosso guia dedicado.

Você também encontrará um comparador das melhores plataformas de negociação de criptomoedas para se beneficiar das melhores ferramentas para negociar estes ativos de acordo com seu perfil.

As vantagens e desvantagens das plataformas de moedas criptográficas são as seguintes:

  • Potencialmente altos retornos
  • Numerosos cripto-assetes
  • Possibilidade de usar alavancagem.
  • Mercado altamente volátil e arriscado
  • Somente para investidores experientes.

Investindo em Ações da Bolsa de Valores

Nossa opinião sobre a Bolsa de Valores

Apesar da chegada de novos veículos de investimento ao mercado, a bolsa de valores continua sendo um método de investimento atraente que permite gerar tanto uma renda regular quanto um ganho de capital a longo prazo.

Investir no mercado de ações ainda é muito popular e atraente. Comprar e manter ações na bolsa de valores ou investir em fundos como ETFs pode de fato permitir que os indivíduos façam suas economias crescer de forma eficiente.

O mercado de ações oferece várias vantagens, incluindo:

  • Construir um investimento de longo prazo: As ações da bolsa de valores geralmente oferecem um retorno maior do que os títulos de renda fixa, apesar das flutuações do mercado. É, portanto, um investimento inteligente a longo prazo. É possível realizar ganhos de capital na venda desses títulos após alguns anos de posse. Consulte nossas fichas analisando os rendimentos e os dividendos das melhores ações no Brasil.
  • Proteja-se da inflação e reduza impostos: o mercado acionário também pode protegê-lo da inflação e dos impostos que podem desgastar gradualmente seus bens. O investimento em ações permite beneficiar-se de um tratamento fiscal mais atraente a longo prazo.
  • Aumentar o tamanho da carteira: Finalmente, investir em ações que pagam dividendos ou distribuições especiais aos acionistas permite uma renda de investimento regular e melhora ainda mais o desempenho da carteira no mercado de ações. Isto e as vantagens fiscais das ações brasileiras permitem aos investidores reter mais de sua renda.

As vantagens e desvantagens de investir na bolsa de valores são as seguintes:

  • Un investissement simple idéal pour les débutants
  • Un rendement double avec les dividendes et les plus-values
  • Nombreux véhicules de placement selon le profil
  • Convient aux investisseurs avec une aversion au risque moyenne
  • Frais de courtage variables.
  • Une rentabilité moyenne
  • Ne convient pas aux stratégies à court terme.

Saiba mais sobre as melhores ações e produtos de investimento da bolsa de valores em nossa seção dedicada a este investimento. Você também encontrará uma comparação das ofertas dos melhores corretores do mercado.

Qual é o investimento certo para seu perfil de investidor?

Escolher o investimento certo requer, antes de tudo, conhecer seu perfil de investidor. Para isso, é necessário fazer a si mesmo algumas perguntas simples, tais como:

  • Quanto capital você tem disponível para investir?
  • Qual é o seu horizonte de investimento? (Você quer investir a curto, médio ou longo prazo?)
  • Para que propósito você quer investir?
  • Quais são seus objetivos em termos financeiros?
  • Qual é a sua tolerância ao risco ou quanto você está disposto a arriscar?

Há maneiras simples de determinar seu perfil de investidor exato. Um representante pode fazer isso ou você pode usar um questionário online.

Uma vez definido seu perfil, tudo o que você precisa fazer é encontrar as soluções de investimento que lhe convêm. Aqui estão os diferentes perfis de investidores, suas características e o tipo de investimento adequado a eles:

Perfil do investidorCaracterísticasInvestimentos recomendados
Risco mínimo- Tolerância de risco muito baixa;
- Curto horizonte de investimento;
- Favorece a segurança do capital;
- Aceitação de retornos mais baixos.
- Veículos de economia seguros.
Prudente- Baixa tolerância ao risco;
- Aceitar perda mínima de capital;
- Horizonte de investimento a curto prazo;
- Aceitar retornos modestos;
- Esforço para a estabilidade de renda;
- Favorece os fundos que investem em títulos de renda fixa;
- Não favorece a valorização do capital.
- Equidades;
- Renda fixa ou investimentos garantidos;
- ETFS;
- Conselheiros Robóticos;
- Veículos de economia.
Prudente/Moderado- Baixa tolerância à volatilidade da carteira e perda de capital;
- Tolera flutuações de curto prazo no retorno do investimento;
- Aceita pequenas perdas de capital em troca da possibilidade de uma pequena valorização do capital.
- Equidades;
- Renda fixa;
- Investimentos garantidos;
- Assessores robóticos;
- ETFS.
Equilibrado- Tolerância moderada ao risco e à perda de capital;
- Tolera pequenas flutuações no retorno do investimento;
- Tolera perda moderada de capital;
- Horizonte de investimento a médio prazo;
- Objetivo de criar renda estável e crescimento de capital a longo prazo;
- Títulos de renda fixa;
- Equidades;
- ETFS;
- Assessores de robôs;
- Criptomoedas.
Crescimento- Alta tolerância ao risco e à perda de capital;
- Tolera grandes flutuações no retorno do investimento;
- Aceita perdas de capital moderadas a grandes contra a possibilidade de valorização do capital a longo prazo;
- Não precisa de renda de investimentos;
- Horizonte de investimento a médio prazo.
- Ações;
- Criptomoedas;
- Corretagem on-line;
- ETFS.
Crescimento dinâmico- Tolerância muito alta para riscos, volatilidade e perdas de investimento;
- Tolera grandes e sustentadas flutuações de preços;
- Aceitará grandes perdas de capital;
- Tem um alto nível de conhecimento de investimento;
- Não precisa de renda de investimentos;
- Horizonte de investimento a longo prazo.
- Ações;
- Corretagem on-line;
- Criptomoedas.
Tabela comparativa de perfis de investidores e investimentos adequados.

Todos os nossos guias para investir no Brasil

O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório