Perfil de investidor: tipos, o que é, por que é importante saber o seu?

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em maio 12, 2022

É essencial conhecer seu perfil de investidor antes de investir no mercado de ações. Este perfil é baseado em vários critérios que são fáceis de avaliar e que lhe permitirão definir com precisão quais soluções de investimento e ativos são adequados para você.

Mas como você determina seu perfil de investidor e quais investimentos devem ser feitos de acordo com ele?

É isto que sugerimos que você descubra aqui graças a nosso guia para descobrir que tipo de investidor você é e conselhos sobre como atingir seus objetivos de acordo com seu perfil.

Perfil de investidor: pontos principais

  • Há três perfis de investidores principais: conservador, moderado e agressivo
  • O perfil do investidor é baseado em seus objetivos, horizonte de investimento e tolerância ao risco.
  • A construção de sua carteira de investimentos dependerá de seu perfil de investidor.
  • Corretores, consultores de investimento e robôs-consultores podem ajudá-lo a definir seu perfil de investidor.

O que é um perfil de investidor?

Um perfil de investidor definirá precisamente os objetivos, expectativas, horizonte de investimento e tolerância ao risco de um investidor. É, portanto, essencial para a gestão adequada de uma carteira de investimentos.

Ao definir com precisão seu perfil de investidor, você pode determinar sua estratégia e a alocação de ativos que irão compor sua carteira de acordo com sua relação risco/retorno.

Hoje, os corretores de investimento, consultores e robôs-conselheiros são capazes de definir seu perfil de investidor a fim de orientá-lo para investimentos adaptados às suas necessidades e objetivos.

Mas, como veremos abaixo, é possível, fazendo a si mesmo algumas perguntas simples, definir seu perfil a fim de estabelecer a melhor estratégia de investimento.

Como definir seu perfil de investidor?

Definir um perfil de investidor é bastante simples e requer que você faça a si mesmo algumas perguntas-chave, incluindo:

  • Quantos anos você tem? Os investidores mais jovens terão maior probabilidade de assumir riscos, enquanto os mais velhos serão mais cautelosos com seu capital.
  • Qual é sua situação pessoal e financeira? Um investidor em um casal com filhos também será mais cauteloso do que um investidor solteiro. Da mesma forma, se você tem uma grande fortuna, você pode se dar ao luxo de correr mais riscos do que se você não tem um grande patrimônio.
  • Quais são seus objetivos de investimento? Dependendo se você deseja gerar renda adicional, construir capital a longo prazo, financiar um projeto futuro ou se preparar para a aposentadoria, as soluções de investimento variam.
  • Qual é o seu horizonte de investimento? Considere também se você precisará de suas economias a curto ou médio prazo, por exemplo, para financiar um projeto, ou se você quer investir a longo prazo com um horizonte de investimento de 5 a 10 anos ou mais. Um horizonte de investimento curto exigirá a minimização dos riscos.
  • Qual é a sua tolerância ao risco? Isto envolve avaliar sua capacidade de tolerar o risco de perder o capital que você investiu. Isto envolve sua capacidade financeira para lidar com tais perdas, mas também para administrar as emoções que tais perdas podem gerar. Assim, o nível de tolerância ou aversão ao risco é um fator muito pessoal.

Dependendo das suas respostas a estas perguntas, seu perfil de investidor pode ser o seguinte:

Perfil de investidorConservadorModeradoAgressivo
Idade60 anos ou maisDe 40 à 60 anosMenos de 40 anos de idade
SituaçãoFamíliaCasalSolteiro(a)
ObjetivosComplemento de rendaPreparando para a aposentadoriaFinanciamento de um projeto
Horizonte de investimentoCurto prazo (menos de um ano)Médio prazo (1-5 anos)Longo prazo (mais de 5 anos)
Tolerância ao riscoBaixoMédiaAlto
Perfis típicos dos investidores.

Quais são os diferentes perfis de investidores?

Vamos agora entrar nos detalhes de cada perfil típico do investidor, começando com os três perfis mais comuns:

  • Investidor conservador: com mais de 60 anos e próximo à aposentadoria ou com filhos dependentes. Eles preferem investimentos de curto prazo e querem gerar renda adicional. Eles querem uma exposição de baixo risco e um retorno regular e estável. Portanto, o investidor cauteloso se concentrará principalmente em produtos de investimento de renda fixa.
  • Investidor moderado: entre 40 e 60 anos de idade, com um horizonte de investimento entre um e cinco anos, ou seja, a médio prazo. Querendo economizar para sua aposentadoria. Este invetidor(a) procurará, portanto, construir uma carteira que seja equilibrada entre risco e retorno. Por exemplo, metade da carteira poderia ser composta de investimentos garantidos e a outra metade de investimentos mais especulativos.
  • Investidor agressivo: Geralmente com menos de 40 anos de idade e sem filhos dependentes. O investidor agressivo pode visar um investimento de longo prazo e, portanto, pode arcar com mais riscos de perdas que podem ser compensadas com o tempo, a fim de gerar um melhor retorno sobre o investimento. Uma grande parte da carteira será, portanto, composta de ativos não garantidos com uma forte lógica de diversificação.

Também é possível classificar os perfis dos investidores de acordo com o nível de conhecimento do mercado:

  • Investidor iniciante: independentemente da idade, o investidor iniciante está dando seus primeiros passos na bolsa de valores e não tem conhecimento de investimentos e mercados. Podem, portanto, optar por soluções de gestão passiva, tais como fundos mútuos ou fundos negociados em bolsa, que proporcionam uma boa diversificação sem ter que escolher seus próprios ativos. O uso de um consultor de investimento ou um robô-conselheiro também pode ser interessante para investidores(as) novatos(as).
  • Investidor conhecedor: Um investidor conhecedor é um investidor que conhece os mercados e como eles funcionam. Muitas vezes, eles dominam a análise técnica e fundamental e, portanto, são capazes de construir uma carteira de ações por conta própria. Este tipo de investidor pode, portanto, utilizar um corretor de bolsa ou uma plataforma de investimento on-line para colocar ordens e gerenciar seus investimentos.
  • Investidor de risco: Finalmente, o investidor de risco procurará acima de tudo gerar um retorno máximo, aproveitando a volatilidade do mercado. Para isso, eles podem investir em ativos promissores, como moedas criptográficas ou especular sobre certas ações no mercado de ações. Seu objetivo, portanto, é mais o crescimento de seu capital do que a geração de um retorno passivo. Entretanto, o investidor de risco precisa ter bons conhecimentos e gastar muito tempo monitorando seus investimentos e detectando oportunidades.

Exemplos de perfis de investidores

Aqui estão alguns exemplos de perfis de investidores, dependendo do método de investimento escolhido:

  • Investidor de seguro de vida: O seguro de vida é principalmente uma ferramenta de planejamento para aposentadoria ou herança, mas também pode ser usado como um veículo de investimento. Dependendo de seus objetivos, este seguro de vida pode incluir uma parte de investimentos de risco moderado com o objetivo de gerar ganhos de capital a longo prazo. O perfil do investidor em seguros de vida é o de um investidor de meia-idade, com filhos, com um horizonte de investimento de longo prazo e aversão ao risco de médio a baixo.
  • Investidor imobiliário: o investidor imobiliário procurará gerar uma renda regular através da renda do aluguel de sua compra. Seu investimento será apenas a longo prazo e seu objetivo será, acima de tudo, gerar uma renda regular. Deve-se notar aqui que também é possível investir em imóveis sem comprar um imóvel com certos veículos de investimento que não requerem uma gestão ativa. Por exemplo, você pode investir em uma empresa imobiliária listada ou em um fundo mútuo e permite que você receba dividendos.
  • Investidor em criptomoedas: o mercado de criptomoedas é atualmente um dos mais voláteis e os investidores que favorecem esta solução devem ter uma alta tolerância ao risco. Não será recomendado para investidores conservadores. Entretanto, os investidores equilibrados também poderão incluir algumas criptomoedas em sua carteira, com vistas ao crescimento de curto a médio prazo e ao lado de ativos mais seguros. Você pode investir em criptomoedas através de plataformas de criptomoedas.
  • Robo-conselheiro investidor: Robo-conselheiros são softwares de investimento automatizados, ideais para perfis de investidores iniciantes. Eles trabalham principalmente com fundos como ETFs (Exchange Traded Funds) e, portanto, são destinados a perfis com um horizonte de investimento de médio a longo prazo e um nível de aversão ao risco de médio a alto.
  • Investidor da bolsa: o investidor da bolsa de valores procurará obter um retorno regular investindo em ações que pagam dividendos ou para gerar lucros com ganhos de capital. Seu perfil pode, portanto, ser conservador, moderado ou agressivo, dependendo de seu objetivo.
  • Investidor de fundos: o investidor que favorece fundos como fundos mútuos ou fundos negociados em bolsa terá, idealmente, um perfil equilibrado. Eles procurarão acima de tudo diversificar seus ativos. Esses fundos também são adequados para iniciantes porque oferecem uma gestão passiva que não requer muito conhecimento do mercado de ações.

Como investir de acordo com o seu perfil de investidor?

Veja na tabela abaixo como investir de acordo com seu perfil de investidor:

Perfil do investidorObjetivos e característicasTipos de ativosIntermediário
ConservadorPréserver son investissement à court termePrivilégie un rendement plus faible mais régulier et prévisibleSouhaite pouvoir récupérer son capital à tout momentA un horizon de placement de moins d’un anObligationsTitres d’empruntsRobot-conseillerGestionnaire de portefeuille
ModeradoDévelopper son capital avec un risque maîtriséSouhaite profiter du dynamisme des marchés sans risque son patrimoineAccepte des pertes en capital à court termeA un horizon de placement de 2 à 5 ansActifs du marché monétaireActions en BourseObligationsFondsCrypto-monnaiesRobot-conseillerGestionnaire de portefeuille
AgressivoDispose d’une bonne visibilité sur sa situation personnelleA une tolérance au risque élevéePeut assumer des pertes en capital à moyen termeA un horizon de placement de plus de 3 ansA de bonnes connaissances en matière d’investissementActionsCrypto-monnaiesFondsPlateforme de courtageRobot-conseillerGestionnaire de portefeuille
Tipos de investidor por perfil.

Nosso conselho para investidores

Antes de começar a investir no mercado de ações, é necessário seguir estas dicas:

  • Defina com precisão seu perfil de investidor e seus objetivos: Você precisa saber o que deseja de seus investimentos e qual é a sua tolerância ao risco. Um retorno potencialmente alto implica um alto nível de risco. Você também deve avaliar seu nível de conhecimento para determinar se você é capaz de administrar seus investimentos por conta própria ou se é melhor usar um consultor especializado ou um robô-conselheiro.
  • Escolha seu intermediário: dependendo da estratégia que você vai adotar e de seu perfil, são possíveis diferentes intermediários para investir no mercado de ações. Os corretores on-line lhe oferecerão a possibilidade de investir por conta própria ou com a ajuda de um consultor de investimentos, mas você também pode optar por um robô-conselheiro. Em qualquer caso, você deve fazer uma comparação precisa das diferentes ofertas e fórmulas no mercado, a fim de encontrar aquela que lhe convém e que atenda às suas expectativas.
  • Compare tarifas e taxas: as operações que você realizará na bolsa de valore não são gratuitas. Dependendo do tipo de ativo e do corretor ou gerente que você escolher, você terá que pagar taxas de entrada, corretagem ou gerenciamento. Portanto, é aconselhável realizar uma comparação detalhada das tabelas de tarifas de cada um desses agentes do mercado ou consultar nossa ferramenta de comparação on-line.
  • Se interessa por seus investimentos: é fortemente aconselhado investir somente em instrumentos e ativos que você compreenda. Por exemplo, se você está considerando investir em um fundo mútuo, dedique algum tempo para entender como ele é administrado e por quem e qual é sua composição. Mesmo que você seja um investidor iniciante, isto o ajudará a construir seu conhecimento e escolher investimentos nos quais você pode confiar.
  • Não assuma riscos desnecessários: Finalmente, a chave para investir com sucesso é não assumir riscos que você não está preparado para suportar. Portanto, nunca invista dinheiro que você possa precisar em sua vida diária.
O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório