Ações da Airbus na bolsa de valores: preço, dividendo, rendimento

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em maio 12, 2022

Apesar da crise sanitária, a Airbus continua a ser uma ação interessante para investir, especialmente em termos de crescimento. Aliás, é interessante notar que, ao longo dos últimos 10 anos o preço das ações subiu significativamente.

Mas quão rentável é a ação da Airbus e como você pode comprar?

Neste artigo, lhe convidamos a descobrir informações precisas sobre a ação da Airbus , você pode ver seu preço ao vivo, dividendos, rendimentos, analises e também nossa opinião sobre este investimento.

Esta é uma página informativa e não constitui um conselho de investimento! Lembre-se que quando você faz um investimento, seu capital está sujeito a riscos.

Ações <span class=”artixor-variable”>Airbus</span> : pontos principais

Bolsa de Valores: Euronext Paris

  • Índice da bolsa de valores: CAC 40
  • Dividendos 2021: $ 0
  • Dividendos previstos para 2022: $ 0
  • Desempenho ao longo de 1 ano: +23,69%.

Devo comprar ações Airbus na bolsa de valores?

Apesar da suspensão dos dividendos pagos pela Airbus devido à crise sanitária, as ações da fabricante de aeronaves situada na França, continuam a ser um investimento interessante.
De fato, é provável que o grupo decida retomar o pagamento de dividendos para os próximos anos devido à melhoria esperada das condições econômicas nesta área de atuação.
Enquanto isso, a ação da Airbus pode ser considerada um ativo em crescimento, tendo em vista o seu bom desempenho no mercado de ações, alcançando uma valorização de 345% em dez anos.
Por conseguinte, pode valer a pena comprar e manter esta ação na carteira, pensando em uma estratégia de investimento a longo prazo.

Se você é um investidor e quer fazer seus pedidos 100% online e em questão de segundos, as plataformas de corretagem é a coisa certa para você! Compre as melhores ações na XTB gratuitamente.

Como comprar ações da Airbus ?  

Para comprar ações da Airbus na bolsa de valores, siga o passo a passo:

  1. Encontre um corretor on-line que ofereça as ações que você procura.
  2. Abra sua conta comercial preenchendo um simples formulário.
  3. Deposite capital na sua conta.
  4. Pesquise as ações da Airbus .
  5. Coloque uma ordem de compra sobre esta ação para adicioná-la a sua carteira.

Para investir nas ações da Airbus, você pode usar uma empresa de investimentos tradicional, uma corretora on-line ou contactar um conselheiro financeiro.

Qual é a cotação das ações Airbus ?

Para ver o preço das ações Airbus em tempo real, siga o gráfico abaixo:

Para lembrar! A cotação das ações é equivalente ao preço da ação da Airbus na bolsa de valores, ou seja, o preço pelo qual uma ação da empresa Airbus é comprada e vendida na data X.

Esta pronto para investir na Airbus? Compre através da XTB.

Quer investir na Bolsa de Valores e não sabe onde começar? Venha com a XTB e a HelloSafe Brasil!

Começar a investir

Elementos que podem ir a favor de um aumento nas ações da Airbus :

Considerando as informações comunicadas pelo grupo Airbus e os atuais dados econômicos do mercado acionário, os elementos favoráveis ao aumento no preço das ações da Airbus são:

  • Forte liderança: atualmente, a Airbus é co-líder mundial na fabricação de aviões junto a Boeing.
  • Diversificação interessante: O grupo diversificou recentemente suas atividades e, portanto, suas fontes de receita, entrando no ramo aeroespacial.
  • Um modelo comercial seguro: O modelo comercial da Airbus oferece uma gama de soluções nos segmentos aeroespacial e de aviação que são seguras e ecologicamente corretas, tendo um forte compromisso com as empresas e serviços públicos.
  • Uma sólida estratégia de crescimento: A estratégia de crescimento da Airbus baseia-se na simplificação, fortalecimento e expansão de seus negócios para tornar a empresa mais lucrativa, mais forte e líder na descarbonização do setor.
  • Inovações futuras: O modelo de negócios da Airbus também incorpora uma robusta estratégia de inovação, tendo mais de 2,9 bilhões de euros investidos em pesquisa e desenvolvimento.
  • Novos centros de desenvolvimento: Em um futuro próximo, o grupo planeja lançar dois centros de desenvolvimento de motores movidos a hidrogênio na França e na Alemanha.

Elementos que podem ir a favor de uma baixa nas ações da Airbus :

No entanto, alguns fatores, elementos econômicos e setoriais envolvendo o grupo Airbus sugerem uma possibilidade de queda no preço de suas ações:

  • O tráfego aéreo ainda está comprometido: de acordo com as previsões do grupo, o a normalização global do tráfego aéreo só é esperado entre 2023 e 2025, o que limitará o crescimento da empresa a médio prazo.
  • O preço das ações muito sensível aos pedidos: as ações da Airbus são particularmente reativas e voláteis dependendo dos pedidos, o que apresenta um risco a curto prazo.
  • Litígio entre a OHB: o processo judicial entre a Airbus e a empresa alemã OHB ainda está em andamento e seu resultado pode influenciar no valor das ações.
  • Impacto da pandemia: a pandemia de Covid-19 teve um forte impacto no volume de negócios do grupo Airbus, que luta para recuperar financeiramente apesar da recuperação impulsionada pelas vendas na aeronáutica civil.
  • Nenhum dividendo em 2020: em 2021, os acionistas da Airbus não receberam dividendos da empresa devido à ajuda financeira que foi paga pelo governo francês durante a pandemia.

Posso comprar ações da Airbus online?

Sim! Você pode comprar as ações da Airbus online. Para muitos este é o melhor jeito de ser feito e aqui estão algumas vantagens deste formato:

  • As comissões são mais baixas;
  • Você escolhe seus investimentos;
  • Você se beneficiará das ferramentas de análise e apoio;
  • Você pode investir nestas ações em dinheiro ou através de derivados, como ETFs.

Quer investir na Bolsa de Valores e não sabe onde começar? Venha com a XTB e a HelloSafe Brasil!

Começar a investir

Como vender as ações da Airbus ? 

Vale destacar que a venda a descoberto de ações da Airbus não é permitida em determinados casos, tais como os meios tradicionais de investimento e poupança canadenses. Portanto, você deve, obrigatoriamente manter essas ações em sua carteira de ações e tê-las comprado anteriormente para vendê-las.

Agora, se você quiser fazer vendas a descoberto, existe a opção de usar uma conta de margem ou um produto derivativo, como uma opção ou um CFD ( Contract for Difference - Contratos por Diferença).

Histórico de desempenho das ações da Airbus – tendência de preços em 10 anos:

PeríodoEvoluçãoPreço mais baixo (R$)Preço mais alto (R$)
1 semana-2.56%470.37452.42
1 mês11.99%480.77398.03
3 meses1.91%480.77380.17
6 meses7.83%480.77380.05
1 ano23.69%480.77324.90
3 anos20.95%553.42191.04
5 anos74.93%553.42191.04
10 anos345.61%553.4296.31
Evolução e desempenho das ações Airbus

Dividendos das ações da Airbus : valor e datas de pagamento

Desde 2020, o Grupo Airbus não paga dividendos a seus acionistas.

Esta ausência de remuneração aos acionistas é explicada pelo contexto econômico global e visa consolidar a resiliência financeira do Grupo. Isso visando conservar sua posição líquida de caixa a fim de fortalecer suas capacidades de investimento ou adaptação, dependendo da evolução da situação após a pandemia.

Anteriormente, o grupo tinha pago dividendos anuais durante nove anos consecutivos, com vários aumentos no rendimento de dividendos. Nesse contexto, vale ressaltar que o cronograma habitual de pagamento de dividendos da Airbus é uma vez por ano.

É bem provável que o grupo decida pagar um dividendos para os anos futuros, mas já anunciou a seus acionistas que não receberão nenhuma remuneração em 2022 para o ano de 2021.

Qual é o rendimento de dividendos da Airbus nos últimos 10 anos?

AnoValor do dividendoVariaçãoRendimento
20120.220%1.03
20130.150104.55%1.70
20140.6033.33%1.36
20150.7525%1.41
20161.2060%1.95
20171.308.33%2.43
20181.353.85%1.94
20191.5011.11%1.64
20201.6510%1.39
Histórico do dividendo da Airbus

O rendimento das ações da Airbus é obtido dividindo-se o dividendo anual pelo preço médio anual das ações Airbus.

O rendimento de uma ação fornece informações importantes sobre a política de dividendos de uma empresa, como ela evoluiu ao longo dos anos e sobre o desempenho da empresa. A fórmula é, portanto:

Rendimento bruto anual da ação = Dividendo total do ano ÷ preço médio da ação no mesmo ano

O retorno médio de 10 anos = soma dos retornos anuais ÷ 10

O que pensam os analistas sobre o futuro das ações da Airbus

Análise básica das ações da Airbus:

Os indicadores da análise fundamentalista das ações da Airbus são relativamente otimistas com fortes indicadores, inclusive:

  • Uma boa pontuação ESG: a pontuação ESG da empresa é considerada melhor que a de outras empresas do setor.
  • Uma forte posição financeira: O Grupo Airbus está atualmente em uma forte posição financeira em termos de margens e caixa líquido.
  • Expectativas revisadas para cima: as expectativas de ganhos por ação dos analistas foram revistas para cima várias vezes nos últimos doze meses e eles esperam uma melhor rentabilidade nos próximos anos.
  • Recomendações de compra: da mesma forma, os analistas que cobrem a Airbus têm uma recomendação de compra ou sobreponderação da ação.
  • Ganhos acima do Consenso: O Airbus Group relata com frequência resultados financeiros acima do consenso dos analistas e os índices de surpresa são muitas vezes positivos.
  • Uma forte valorização: Por outro lado, a Airbus parece ser altamente valorizada com base em seu último balanço.
  • Sem dividendos: Atualmente o Grupo Airbus não paga dividendos a seus acionistas e, portanto, tem um rendimento zero.
  • Estimativas dispersas: Finalmente, as estimativas dos analistas que trabalham neste arquivo tendem a ser dispersas, o que revela uma baixa visibilidade do negócio ou má comunicação por parte do grupo.

Análise técnica das ações da Airbus:

A análise técnica da ação da Airbus é relativamente neutra, com sinais gráficos dispersos e opostos a longo prazo:

  • O indicador MACD é positivo, mas abaixo de sua linha de sinal. Se ele se tornar negativo, isto poderia sugerir uma tendência descendente.
  • O RSI não dá nenhuma indicação em particular.
  • Os indicadores estocásticos também não dão um sinal claro a médio prazo.
  • A ação, que tinha atingido um máximo de 120.40, parece estar se retirando para sua média móvel de 50 dias, que é de 110,19.
  • Os próximos suportes técnicos estão localizados em 107,47 e 104,70. Já as próximas resistências estão localizadas em 121,32 e 124,09.

Quem é a Airbus?

O Grupo Airbus é um grupo aeronáutico e aeroespacial francês. É o líder europeu e o número dois no mundo da indústria aeroespacial e de defesa.

As categorias de produtos e serviços oferecidos pela Aibrus SE são:

  • Aeronaves comerciais com 67,2% do faturamento: atualmente, a Airbus é a líder em aeronaves com mais de 100 assentos.
  • Sistemas de defesa e aeroespaciais com 20,8% das vendas: este segmento abrange aeronaves militares; incluindo transporte, vigilância marítima, aviões de combate anti-submarino e de reabastecimento terrestre. Também estão incluídos equipamentos espaciais como lançadores orbitais, satélites de observação e comunicação e aeronaves turboélice. Além disso, engloba ainda os sistemas de defesa e segurança, incluindo sistemas de mísseis, sistemas eletrônicos e de telecomunicações, bem como serviços de treinamento e manutenção.
  • Helicópteros civis e militares representam 12% das vendas.

Geograficamente, o grupo gera atualmente 40,7% de seu faturamento na Europa, 26,2% na Ásia-Pacífico, 17,4% na América do Norte, 6,3% no Oriente Médio, 2% na América Latina e 7,4% no resto do mundo.

Quem são os competidores da Airbus?

Airbus ne souffre que de peu concurrence dans le secteur aéronautique mais rencontre un peu plus d'adversaires sur le segment de la défense et de l'aérospatial. Voici ses principaux concurrents actuels :

  • Boeing : The Boeing Company est un constructeur aéronautique et aérospatial américain spécialiste de la conception d'avions civils et privés et de l'aéronautique militaire. Il opère aussi dans les hélicoptères, les satellites et les lanceurs. Il s'agit du plus important concurrent d'Airbus à l'heure actuelle.
  • Lockheed Martin : cette entreprise américaine est spécialisée dans la défense et la sécurité et conçoit et développe plusieurs types de produits électroniques et technologiques. Il signe notamment de nombreux contrats avec l'Etat américain.
  • Northrop Grumman Corporation : ce conglomérat américain exerce des activités dans les secteurs de l'aéronautique et de la défense avec les divisions aéronautique, espace, électronique et autres. Il empploie plus de 97 000 personnes et se positionne en tant que troisième plus importante entreprise de l'armement dans le monde.
  • Raytheon : cette autre entreprise américaune est également spécialisée dans les systèmes de défense et d'électronique ainsi que dans l'aérospatiale. La société a fusionné en 2020 avec United Technologies pour devenir Raytheon Technologies.

Quem são os parceiros da Airbus?

Embora tenha muitos inimigos, o grupo Airbus também pode contar com alguns aliados estratégicos e estabelecer regularmente parcerias com outros grupos. Aqui está a lista de seus parceiros mais recentes:

  • Air Liquide e ADP: as duas empresas assinaram um acordo com a Airbus para preparar o uso de hidrogênio nos aeroportos até 2035 como parte do novo projeto de aeronaves com emissão zero.
  • Vinci Airports: o grupo também estabeleceu uma parceria com a Vinci Airports e a Air Liquide também com o objetivo de desenvolver hidrogênio em aeroportos e construir a rede de aeroportos europeus necessária para acomodar futuras aeronaves.
  • Dassault Systèmes: A Airbus também é parceira da Dassault Systèmes, que escolheu utilizar sua plataforma 3DExperience para modernizar seus processos industriais.
  • Actia: A Airbus também selecionou a Actia como sua parceira e subcontratada de EMS (Electronics Manufacturing Services) para os próximos anos e já o faz há cerca de 20 anos.
  • Vietjet Air: Esta companhia aérea vietnamita de baixo custo também está colaborando com a Airbus em uma parceria estratégica na implementação de um contrato de 119 aeronaves para o desenvolvimento de uma frota ampla e outros apoios.
  • Altran: Por fim, o grupo também está fazendo parceria com a Altran, líder mundial em consultoria de engenharia e serviços de P&D, para apoiar o desenvolvimento do ProtoSpace, uma rede interna de laboratórios de fabricação.

O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório