Como funciona a maquininha de cartão em 2024?

author-profile-picture
Adeline Harmant Atualizado em setembro 21, 2023

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia

A maquininha de cartão se tornou um elemento indispensável para quem é vendedor autônomo ou possui um estabelecimento e deseja alavancar as vendas. Através da máquina de cartão de crédito e débito é possível oferecer melhores possibilidades de compra aos seus clientes e, assim, vender cada vez mais com total segurança.

Quer saber como usar maquininha de cartão do jeito certo e ainda descobrir quais são as melhores opções para o seu negócio? Tudo o que você precisa saber está aqui! Descubra com a HelloSafe!

Como usar maquininha de cartão de crédito?

O funcionamento de uma maquininha de cartão é bastante simples. Basicamente, o aparelho eletrônico que apelidamos de “maquininha” lê as informações contidas na tarja ou no chip do cartão de crédito ou débito utilizado e, então, envia os dados do cartão e da compra para todos os envolvidos na transação: o estabelecimento, a instituição financeira e a bandeira do cartão.

A instituição financeira também pode ser chamada de operadora e fica responsável por gerenciar os limites de utilização de crédito pelos compradores. Já a bandeira define se o cartão pode ser utilizado na função débito ou crédito, além de gerenciar todas as transações dentro e fora do país em que o cartão foi emitido.

Vale ressaltar que a empresa que fornece as maquininhas de cartões também são chamadas de credenciadoras e realizam apenas a gestão da comunicação de uma compra feita por cartão.

Se você ainda não sabe como usar a maquininha e quer saber como passar o cartão da maneira correta, acompanhe o passo a passo a seguir:

  1. Ao identificar que o cliente deseja realizar o pagamento via cartão, digite o valor da venda na maquininha;
  2. Selecione a forma de pagamento de acordo com a escolha do cliente (crédito à vista, crédito parcelado ou débito);
  3. Para vendas parceladas, basta selecionar o número de parcelas;
  4. Feito isso, peça para o cliente inserir, passar ou apenas aproximar o cartão (neste último caso não é necessário digitar a senha);
  5. Espere a aprovação da compra e a emissão do comprovante pela maquininha. Pronto!

Bom saber

Confira abaixo as melhores opções de cartão de crédito no Brasil:

Conheça as melhores taxas de cartões de crédito no Brasil usando nosso comparador!

Comparar

Como usar cartão de crédito virtual na maquininha?

Para passar um cartão de crédito virtual na maquininha de cartão, cheque no menu do aparelho se existe a opção “cartão virtual”. Caso a maquininha possua este comando, clique, selecione a opção débito ou crédito e peça ao cliente que aproxime a tela do celular contendo as informações do cartão ao visor da maquininha.

Caso a maquininha não possua esta opção, o cliente ainda pode realizar o pagamento com o celular por aproximação, através da configuração de aplicativos de pagamento como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay.

O cartão virtual é mais uma opção oferecida pelos bancos para promover transações cada vez mais seguras, uma vez que a possibilidade de clonagem diminui drasticamente com este tipo de cartão.

Atualmente, a maioria dos aplicativos de instituições financeiras possuem a função “emissão de cartão virtual”, permitindo que os usuários possuam um cartão de crédito ou débito disponível apenas online com dados diferentes do cartão físico, mas com o mesmo limite.

Com o cartão virtual fica ainda mais fácil fazer compras online, mas ele também pode continuar sendo utilizado na maquininha, assim como um cartão de crédito comum.

Maquininha de cartão Mercado Pago: como usar

O Mercado Pago é uma carteira digital do Mercado Livre e também pode ser utilizado como um aplicativo de vendas e pagamentos online. A credenciadora também fornece quatro tipos diferentes de maquininhas, que podem ser usadas com qualquer tipo de cartão, as chamadas Point.

A maquininha de cartão Mercado Pago tem taxa única e não cobra mensalidades ou taxa de aluguel.

Maquininha de cartão SumUp: como usar

A SumUp também disponibiliza quatro modelos de maquininhas de cartão: a SumUp Top, a SumUp On, a SumUp Total e a SumUp Solo. Vale conferir as taxas de cada uma delas, que são conhecidas como uma das menores de todo o mercado. 

Aprenda a usar seu celular como maquininha de cartão de crédito

Agora que você já sabe como usar maquininha de cartão tradicional, é preciso ficar atento às novas tecnologias. Você pode começar agora mesmo a usar o seu celular como uma verdadeira máquina de cartão de forma simples e rápida.

Algumas instituições como a SumUp e a Nubank já desenvolveram aplicativos que permitem o recebimento de pagamentos via cartão de crédito e débito sem a necessidade de uma maquininha física.

O método é similar ao aplicado em pagamentos com cartão virtual, sendo necessário apenas que o estabelecimento ou vendedor seja cadastrado nos aplicativos de pagamento online e, nesse caso, que o cliente possua um cartão com tecnologia NFC (por aproximação) ou já tenha cadastrado o cartão em carteiras digitais como Google Pay e Apple Pay.

Confira abaixo as melhores opções de cartão de crédito no Brasil:

Conheça as melhores taxas de cartões de crédito no Brasil usando nosso comparador!

Comparar

Como funcionam as vendas por cartão de crédito?

Pode parecer complicado entender como apenas passar um cartão de crédito em uma maquininha seja capaz de realizar diversos pagamentos, mas o processo é mais simples do que parece.

Ao realizar um pagamento via cartão, seja ele de crédito ou débito, tanto a instituição financeira quanto a empresa que fornece a maquininha passam a atuar juntas para concluir a transação.

A instituição, que tem acesso aos seus dados e ao seu limite de crédito e saldo na conta corrente, informa se a maquininha de cartão deve aprovar ou recusar a compra. Se aprovada, o estabelecimento e o cliente ficam com um recibo de que a venda foi realizada com sucesso.

A partir de então, o consumidor deverá pagar a fatura na data de vencimento, caso a compra tenha sido realizada no crédito parcelado. Para o vendedor, o recebimento do valor da venda depende de alguns fatores, principalmente das taxas praticadas pela maquininha de cartão.

É possível encontrar credenciadoras de maquininhas que disponibilizam o saldo da venda na hora, enviados diretamente para a conta-domicílio em que está registrado o aparelho, debitando uma determinada taxa.

No entanto, você ainda pode receber um valor maior da venda realizada se esperar entre 15 até 90 dias. Nesses casos, é comum que as empresas ofereçam taxas de parcelamento muito menores.

Tudo o que você precisa saber sobre taxas da maquininha de cartão

A taxa da maquininha costuma ser o terror dos vendedores, uma vez que a empresa fornecedora do aparelho cobra uma taxa específica sobre cada venda realizada, dependendo do contrato firmado.

Isso acontece porque a maquininha de cartão é um meio que facilita a compra e venda de diversos produtos e, por esse motivo, a credenciadora cobra um determinado valor para realizar a manutenção do aparelho e oferecer todo o suporte necessário para o estabelecimento.

Existem quatro tipos de taxas de maquininha que você precisa conhecer antes de pedir a sua. Confira!

Tipo de taxasComo funciona?
Taxa de adesão
A taxa de adesão pode ser cobrada apenas uma vez, assim que o pedido da maquininha é realizado.
Taxa de aluguel
A taxa de aluguel é uma taxa fixa mensal que deve ser paga até o fim do contrato de utilização da maquininha.
Taxa de parcelamento
A taxa de parcelamento é o valor aplicado nas compras a crédito parcelado e, geralmente, aumentam progressivamente com o número de parcelas da compra.
No débito, o valor da taxa de parcelamento é muito menor, uma vez que o valor da compra é debitado imediatamente.
Taxa de antecipação
A taxa de antecipação permite que o vendedor receba o valor da compra no mesmo momento ou alguns dias antes do esperado. No entanto, a taxa aplicada costuma ser maior.

Os valores referentes a cada tipo de taxa de maquininha de cartão são fixados pela credenciadora da maquininha de cartão e podem variar de acordo com cada empresa e período contratado. 

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Adeline Harmant
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Adeline Harmant é uma redatora financeira experiente que trabalha no HelloSafe há 3 anos. Tem 15 anos de experiência em redação financeira, tendo trabalhado para os principais sites financeiros. Adeline adquiriu competências financeiras sólidas ao ponto de se tornar uma especialista nos mercados financeiros, no mercado de acções e também em criptomoedas.