Existe plano odontológico que cobre aparelho removível?

Gustavo Cunha Gustavo Cunha Atualizado em agosto 5, 2022

Muitas pessoas têm o sonho de ter um sorriso bonito e alinhado. Com essa finalidade em mente, muitos escolhem colocar o aparelho ortodôntico. Os aparelhos também ajudam pessoas que têm complicações na hora do crescimento dos dentes e agem diretamente na autoestima. Entretanto, o procedimento de ortodontia pode ser bem caro e um plano de saúde pode ser de grande ajuda.

Mas, afinal, existe plano odontológico que cobre aparelho removível?

Continue lendo esse artigo para que você possa se informar sobre aparelho removível dentário, seus tipos e quando seu uso é indicado. 

O que é aparelho removível?

O aparelho ortodôntico removível, ou alinhador transparente, é a opção de tratamento de problemas ortodônticos leves como desalinhamentos, diastemas, dentes tortos, apinhamentos dentários e alterações na mordida.

Esse aparelho é normalmente feito em forma de placa e o material geralmente é poliuretano. Isso faz com que o aparelho possua um visual transparente, e isso ajuda muito na sua estética.

Além do tratamento de problemas leves da mordida, o aparelho removível também pode ser utilizado como contenção para manter os resultados adquiridos depois do uso do aparelho fixo.

Existem outros tipos de aparelhos que são removíveis e são utilizados para tratar problemas como apneia e bruxismo.

Todos os planos odontológicos cobrem aparelho removível?

Não! Infelizmente, nem todos os planos odontológicos cobrem aparelho removível. Isso acontece porque esse procedimento é muitas vezes enquadrado como estético. Além disso, esse aparelho geralmente está disponível em planos odontológicos com coberturas mais completas.

É importante mencionar que nem mesmo os aparelhos convencionais entram na lista de cobertura dos planos odontológicos mais simples. Se você quiser optar por essa opção, veja quais são os planos que a oferecem e o valor deles.

Quer ficar por dentro dos melhores planos odontológicos do mercado brasileiro? Pois você está no lugar certo! Entre agora mesmo no nosso comparador e se informe com nossos artigos sobre planos odontológicos. Além de se informar, você ainda pode sanar quaisquer curiosidades que você possa ter sobre o assunto.

Compare os melhores planos odontológicos do Brasil em segundos

Fazer simulação

Quais são os tipos de aparelho ortodôntico removível?

Como foi mencionado anteriormente, existem vários tipos de aparelhos removíveis. Cada aparelho possui uma função e tem uma indicação específica. Confira a tabela abaixo:

Aparelho removívelUso
Aparelho móvel funcionalO aparelho móvel funcional é a indicação para quem sofre de mordida aberta, retrognatismo e arcada inferior recuada. Esse é um dos tipos mais comuns de aparelhos móveis e é caracterizado por uma estrutura metálica que envolve os dentes.Esse tipo de aparelho móvel atua guiando, estimulando ou bloqueando o desenvolvimento da mandíbula para que ela se posicione corretamente.A indicação é feita para tratamento de crianças e adolescentes que estão em fase de desenvolvimento e possuem problemas de mordida.Os aparelhos ortopédicos funcionais reposicionam os dentes e os ossos e previnem problemas mais graves no futuro.
Expansor palatino móvelEsse aparelho é feito com uma estrutura acrílica transparente e aço inoxidável. O aparelho envolve os primeiros molares permanentes, os molares decíduos e as cúspides primárias com o acrílico palatino e mecanismo de expansão localizado no centro do aparelho, na linha média do palato (céu da boca).Esse aparelho é utilizado no céu da boca e tem como objetivo expandir a sua área de extensão, liberando assim espaço para o posicionamento dos dentes da arcada dentária superior. Isso proporciona uma melhoria na respiração pelo nariz. O aumento é proporcionado pelo aperto de sua estrutura por uma chave específica e assim na força resultante.
Aparelho móvel extrabucalO aparelho extrabucal também fica fora da boca. Ele é mais utilizado por crianças que têm um crescimento exagerado da maxila. Esse fenômeno pode ser identificado pelo posicionamento do queixo muito para frente, ou pela falta de crescimento da mandíbula.O uso desse aparelho previne que a formação da mandíbula resulte em seu posicionamento errado. Mesmo tendo uma estética desagradável, o tratamento com o aparelho extrabucal é uma das soluções mais eficientes para esse possível problema.Esse aparelho é composto por uma cinta de nylon que pode ser apoiada atrás do pescoço ou na cabeça, e por um arco facial externo.
Aparelho móvel invisívelO aparelho móvel invisível é feito com materiais que fornecem uma estética mais discreta e agradável. Esse tipo de aparelho ortodôntico também é conhecido como aparelho estético e costumam ter peças feitas em material translúcido como porcelana, policarbonato e safira, por exemplo. O foco principal é alinhar os dentes e normalizar a mordida.
Aparelho de contençãoO aparelho de contenção tem o importante papel de manter os dentes na posição em que eles estão. Forma uma espécie de barreira para que os resultados sejam mantidos, evitando que aconteçam as tão temidas recidivas, que podem desalinhar toda a arcada dentária novamente.
Tipos de aparelhos removíveis e seus usos.

Por acaso essa leitura despertou seu interesse por saber mais sobre planos odontológicos e ortodontia? Pois não deixe de visitar nossa página sobre o assunto. Só aqui você se informa sobre os melhores planos ortodônticos do mercado brasileiro.

Plano odontológico cobre aparelho removível transparente?

Depende do plano, pois infelizmente os planos odontológicos convencionais não cobrem o aparelho transparente. Dificilmente os planos mais básicos cobrem ortodontia. A explicação dada pelos convênios odontológicos é que, de uma forma geral, a ortodontia não faz parte da tabela mínima obrigatória da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). 

Entretanto, se você for contratar um convênio odontológico, certifique-se de perguntar especificamente sobre esse tipo de aparelho. Ele só é oferecido se for e tiver sido explicitado no contrato.

Esse é, por exemplo, o caso da parceria do Bradesco com a Invisalign. Se você é cliente dos cartões de crédito emitidos pelo Banco Bradesco, você pode começar o tratamento com a Invisalign utilizando essa parceria. Para saber mais sobre valores e condições de pagamento, converse direto com um ortodontista credenciado.

Muitos planos afirmam que a ortodontia faz parte da estética. Os planos de saúde não levam em consideração que um dos grandes objetivos da  ortodontia é, principalmente, restabelecer a função mastigatória. A estética dos dentes é uma consequência de um planejamento e um tratamento bem feito.

Quanto custa um plano odontológico que cobre aparelho removível?

O valor de quanto custa o tratamento vai depender do tipo de aparelho que o cliente vai optar. Como já foi visto anteriormente, existem diversos tipos de aparelhos removíveis. Muitos planos de saúde cobrem o aparelho de contenção ou os aparelhos usados em outros procedimentos de correção.

Entretanto, se seu foco for o aparelho removível transparente, saiba que o tratamento pode ser bem custoso. Com o Invisalign, por exemplo, o preço varia bastante porque depende de uma série de fatores, como:

  • a experiência do dentista;
  • recursos necessários;
  • complexidade de cada caso;
  • tempo de tratamento.

Tudo isso acaba sendo contabilizado no custo do aparelho e faz com que o tratamento seja muito oneroso. Por causa do valor do tratamento, os planos de saúde acabam não oferecendo esse tipo de cobertura para seus clientes.

Para que você possa ter certeza de quanto deverá pagar no plano odontológico que cobre aparelho dentário removível, primeiro você precisa ter em mente qual é o tipo de aparelho. Depois disso, pesquise quais operadoras oferecem cobertura para o aparelho odontológico removível. Temos um guia sobre preços de planos odontológicos, confira!

Quanto custa um aparelho removível sem plano odontológico?

Se você for optar por utilizar serviços ortodônticos de maneira particular, pesquise bastante antes de tomar uma decisão. Outro detalhe importante é que o valor do aparelho removível só pode ser estipulado depois que o dentista identifica qual é a melhor opção para o seu caso.

Se sua vontade é de usar um aparelho removível transparente, consulte um dentista para ter uma opinião profissional. Entretanto, saiba que esse tratamento pode ser bem caro. Esse procedimento exige bastante do profissional e os custos do tratamento variam entre R$3.000,00 à R$17 mil. 

Dependendo do tipo de mordida, diastema, ou encavalamento do dente, o tratamento pode variar num período de 3 meses a 2 anos de uso dos alinhadores. 

Há muitas opções de aparelhos na área da ortodontia, mas não se preocupe porque estamos aqui para te ajudar. Visite nosso comparador para que você possa ficar por dentro dos melhores tratamentos e planos disponíveis no mercado!

Compare os melhores planos odontológicos do Brasil em segundos

Fazer simulação

Compensa ter um plano odontológico que cobre aparelho removível?

Depende do tipo de aparelho removível que você vai optar. A maioria dos planos não oferecem cobertura para os aparelhos móveis, mas é possível encontrar planos que oferecem. Entretanto, os outros aparelhos geralmente são disponibilizados pelas operadoras de planos odontológicos.

De qualquer forma, a resposta para essa pergunta acaba se tornando muito pessoal. Lembre-se de pesquisar bastante, usando nosso site antes de contratar um plano odontológico.  

  • Se você acha que o aparelho transparente é uma boa opção para você, não deixe de pesquisar bastante sobre o assunto. Lembre-se que você vai encontrar tudo que você precisa na nossa página sobre aparelhos transparentes!
  • Mas caso você tenha percebido que o que você precisa é um aparelho ortodôntico tradicional, não deixe de visitar nossa página sobre o assunto! Só aqui você encontra os melhores planos odontológicos que atendem à suas necessidades e cabem no seu bolso!  

Quando é indicado o uso de aparelho removível?

Saiba que essa resposta só pode ser respondida com certeza por um profissional dentista. Lembre-se que existem muitos tipos de aparelhos removíveis e talvez eles não sejam a melhor escolha para você.

Entretanto, vamos analisar o aparelho transparente, pois ele vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da ortodontia. 

Ele é usado por pacientes de todas as idades e abrange cada vez mais casos. Por exemplo, o aparelho transparente Invisalign é indicado para diversos tipos de tratamentos ortodônticos e correção de problemas bucais, tais como:

  • Mordida profunda ou sobremordida
  • Fechamento de diastema
  • Apinhamento dentário
  • Mordida cruzada
  • Mordida aberta
  • Prognatismo

Além da parte de correção de problemas bucais, os aparelhos transparentes também são muito utilizados por causa da estética. Eles são discretos e auxiliam os usuários no dia a dia. Muitas pessoas que usam aparelhos ortodônticos acabam não sorrindo porque têm vergonha do aparelho.

Isso se torna perceptível quando fotos vão ser tiradas ou vídeos serão gravados. Entretanto, se o paciente optar pela opção do aparelho transparente, ele pode ficar tranquilo nesses momentos, pois esses aparelhos são quase imperceptíveis. Eles trazem a união da estética com o tratamento adequado para as vidas dos pacientes. 

Um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário