Quem tem plano de saúde no Brasil?

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em abril 8, 2022

No Brasil, existe um número significativo de pessoas que possuem plano de saúde, equivalendo a aproximadamente 30% da população. É uma quantidade expressiva de beneficiários no país e esse número tende a crescer, pois o plano de saúde privado é realmente algo muito importante. Nesse artigo, será possível entender qual o perfil do beneficiário no Brasil, incluindo detalhes importantes sobre quem possui plano de saúde.

Você quer saber melhor sobre o perfil dos beneficiários? Quais são os principais pontos envolvidos no comportamento dos beneficiários? Estados com mais beneficiários? Então continue conosco.

Provavelmente você já se perguntou como é o perfil das pessoas que contratam planos de saúde, se existe um certo padrão ou informações específicas. Nesse sentido, suas perguntas acerca desse assunto vão ser respondidas ao longo do artigo, entre elas, cabe citar a definição do perfil de beneficiários no Brasil, o comportamento, percepção, e opiniões sobre os planos de saúde.

Qual é o perfil dos brasileiros com plano de saúde?

O perfil dos brasileiros que contratam planos de saúde é bem diverso, porém é majoritariamente composto por mulheres. Nesse contexto, podemos afirmar que os beneficiários possuem uma preocupação notória com a saúde e procuram ter um estilo de vida mais saudável. Além disso, não se sentem confortáveis em depender do Sistema Único de Saúde. Já com relação a faixa etária dos usuários dos planos de saúde no Brasil, a maior parte possui entre 20 a 39 anos, representando 30%. E somente uma pequena porcentagem dos beneficiários não possui instrução em relação à escolaridade, sendo apenas 4%. Outro fator importante que determina o perfil dos brasileiros com plano de saúde, é a renda, uma porcentagem de 49% possui entre 1 até 3 salários mínimos. Nesse sentido, o nosso comparador pode ser muito útil, pois você consegue comparar os valores dos mais diversos tipos de plano de saúde e operadoras. Isso pode auxiliar a compreender o perfil financeiro dos beneficiários e definir qual plano mais se encaixa de acordo com sua renda mensal.

De modo complementar, o estado civil dos beneficiários também é um fator importante para compor e definir o perfil, que é composto principalmente por indivíduos casados, sendo 42%. Tendo isso em vista, pode-se observar que há uma maior preocupação com a saúde entre os casais. Já em relação a localidade, 56% está concentrada no sudeste, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, 17% no sul, 15% no nordeste, 8% centro-oeste e somente 4% no norte. Portanto, a maior parte dos brasileiros que possuem plano de saúde moram em meio urbano e juntamente com os dados citados, é possível traçar o perfil dos usuários.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Como foi o comportamento dos brasileiros em relação aos planos de saúde durante a pandemia do COVID-19?

Diante da pandemia, os brasileiros demonstraram uma grande preocupação com a saúde, principalmente os idosos. Isso aconteceu por que o COVID-19 mostrou a importância de ter um plano de saúde, e por essa razão, se tornou um item de desejo para os brasileiros. Ter um plano de saúde se tornou uma conquista, assim como ter um imóvel ou viajar, por exemplo. Além disso, houve uma mudança na forma de enxergar a saúde, e assim, os indivíduos entendem que o plano de saúde pode ser muito importante para manter-se saudável.

O número de beneficiários aumentou com a pandemia, demonstrando que houve um impulso nas pesquisas por contratação de planos de saúde. De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde), mais de 1 milhão de brasileiros contrataram plano de saúde desde o início do COVID-19. Esse número possui uma porcentagem maior de brasileiros acima de 59 anos. Durante a pandemia, os brasileiros compreenderam a relevância do plano de saúde. Outro acontecimento que reflete o comportamento dos brasileiros na pandemia, foi o aumento da utilização dos serviços nos planos de saúde. Nesse contexto, o aumento do uso não foi somente por pacientes com COVID-19, uma vez que muitas outras patologias foram relatadas.

Qual o número de beneficiários de plano de saúde por estado?

EstadoNúmero de Beneficiários
Rio de Janeiro3.368.726
São Paulo10.246.564
Minas Gerais2.358.998
Espírito Santo600.468
Santa Catarina645.106
Acre16.621
Alagoas279.764
Amapá50.873
Amazonas491.662
Bahia1.497.088
Ceará1.029.860
Distrito Federal630.391
Goiás717.139
Maranhão227.431
Mato Grosso230.353
Mato Grosso do Sul158.885
Pará476.806
Paraíba396.983
Paraná1.427.491
Pernambuco1.072.951
Piauí109.219
Rondônia120.816
Roraima12.366
Sergipe 202.465
Tocantins115.079
Rio Grande do Sul811.057
Rio Grande do Norte380.728
Número de beneficiários de planos de saúde por estado.

Qual a percepção dos brasileiros em relação a planos de saúde?

Os brasileiros entendem o plano de saúde como uma conquista que pode manter a segurança e o bem-estar da sua família. Nesse sentido, existem algumas características do plano de saúde que são essenciais para os beneficiários e entre elas podemos citar algumas que fazem o brasileiro ter uma percepção positiva do plano de saúde, essas características precisam ser satisfatórias:

  • Agilidade no atendimento;
  • Rede médica;
  • Eficácia da autorização de procedimentos e serviços oferecidos;
  • Preço.

Portanto, a percepção dos brasileiros em relação a planos de saúde é que eles são essenciais e ter um plano de saúde é um objetivo de muitas famílias. Pode-se observar que o plano de saúde é um bem muito valorizado, principalmente por que a saúde é uma prioridade das famílias no Brasil. Outro fator que influencia nessa percepção é a insatisfação dos brasileiros com o SUS, tornando o plano de saúde uma opção prioritária.

Quais são os critérios para contratar um plano de saúde?

No momento de escolher um plano de saúde, existem muitos fatores que são considerados pelos brasileiros, como por exemplo valores acessíveis e uma boa rede credenciada. Com relação aos valores, os brasileiros consideram a mensalidade do plano um critério fundamental para contratar e por essa razão, pesquisam planos com preços que se encaixem em seus orçamentos. No contexto da rede credenciada, os brasileiros avaliam a qualidade e proximidade a sua moradia.

Existe um padrão no perfil de contratação?

A maior parte dos beneficiários faz a contratação pelo CNPJ, seja ele próprio ou por meio do trabalho. Portanto sim, é um padrão no perfil de contratação pois os planos individuais e familiares representam somente 19% dos contratos. E isso acontece devido a oferta significativa da contratação coletiva, e também pela dificuldade de contratar o plano de saúde por adesão, uma vez que é necessário estar vinculado a um sindicato ou entidade de classe. Ademais, os valores mais atrativos dos planos coletivos também podem justificar esse padrão no perfil de contratação, pois os brasileiros priorizam mensalidades mais baratas.

Bom saber

Entenda melhor sobre cada tipo de plano de saúde em nossos guias! Plano de saúde individual, familiar e empresarial.

Os beneficiários de planos de saúde estão satisfeitos?

Em relação ao nível de satisfação dos brasileiros, 84% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços ofertados pelo plano, sendo uma porcentagem muito notória. Isso demonstra que os beneficiários estão sim, satisfeitos com seus planos de saúde e pretendem continuar no plano atual. Aliás, a porcentagem de beneficiários que indica seu plano para pessoas próximas é de 86%, também muito expressiva, demonstrando novamente a satisfação dos usuários.

Ter um plano de saúde é algo muito importante e necessário no Brasil, e por essa razão, pesquisar sobre o assunto e ter domínio acerca disso é indispensável. E assim, utilizar o nosso comparador é uma excelente forma de comparar o nível de satisfação dos clientes com os mais diversos planos e operadoras. É muito rápido, eficaz e isso pode influenciar na sua escolha, tornando-se mais consciente e adequada.

Compare os melhores planos de saúde do Brasil em segundos

Comparar agora

Como a pesquisa por planos de saúde está aumentando?

Nos últimos anos, o brasileiro passou a valorizar muito o plano de saúde, e isso se escancarou durante a pandemia do COVID-19, o que refletiu em um aumento da pesquisa por planos. De acordo com o IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), houve um aumento de 1,33 milhão de novos beneficiários no último ano. Esse cenário representa uma maior preocupação dos brasileiros com a saúde, priorizando o acesso à planos de saúde, com qualidade de atendimento e que proporcionem uma segurança.

No momento atual, os brasileiros buscam por planos de saúde de forma significativa, e consideram o fato de ter um plano de saúde um benefício. Ou seja, existe uma visão de que o plano de saúde pode proporcionar uma segurança e auxiliar no cuidado com a saúde dos brasileiros. Tendo isso em vista, não é incomum encontrar pessoas se planejando financeiramente para realizar a contratação de um plano de saúde. Além disso, a pesquisa acerca do assunto também aumentou, demonstrando um interesse em entender melhor sobre os planos de saúde. Esse cenário é confirmado pelo faturamento de uma operadora de planos, a Bradesco Saúde, com um acréscimo de 4,91% no primeiro trimestre de 2021. Isso é justificado por meio da maior procura dos brasileiros por planos de saúde.

Houve uma pesquisa em 2020, demonstrando que ter um plano de saúde tornou-se um objeto de desejo dos brasileiros. Em outras palavras, as pessoas se planejam e entendem que ter um plano de saúde é necessário e muito importante. Como consequência, a pesquisa por planos de saúde apresenta um aumento exponencial e a tendência é aumentar ainda mais, visto que 80% dos brasileiros estão mais preocupados com o acesso à saúde.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

Faça uma pergunta, um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário