Seguro para celular contra roubo e furto: entenda esta proteção

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Adeline Harmant Atualizado em dezembro 28, 2022

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Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia

No Brasil, o número de smartphones é maior que o de habitantes, segundo levantamento realizado pela FGV. Do total desses aparelhos, a Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg) estima que cerca de 10 milhões estão segurados no país.

E a busca pelo serviço de proteção cresce dia após dia. Afinal, ninguém quer sair no prejuízo, né? E aqui não se fala apenas de prejuízos financeiros. Perder um celular significa estar vulnerável a golpes, acessos a aplicativos e informações pessoais, e isso tudo também envolve um desgaste emocional.

Neste artigo você encontra todas informações que precisa saber sobre seguros de celular com cobertura para roubos e furtos.

Como funciona um seguro roubo e furto de celular?

O seguro de celular é um serviço de proteção ao bem que tem a mesma proposta que os seguros comuns que já conhecemos, que é simplesmente assumir os riscos previstos em contrato por meio de indenização.

O levantamento mais recente da Mobile Time, com a Opinion Box, indica que cerca de 35% dos brasileiros já tiveram o celular roubado ou furtado. Neste cenário, contratar uma cobertura para o aparelho se tornou sinônimo de investimento em segurança.

Ao contratar uma cobertura para roubos e furtos, você assegura que irá receber um aparelho idêntico ao que foi levado ou a porcentagem do valor atual do aparelho, que varia de acordo com as regras de cada seguradora. Seja qual for a forma de indenização escolhida, geralmente ela acontece dentro de 15 a 30 dias, a partir da data em que o seguro foi acionado.

Para dar início a abertura do sinistro em casos de coberturas de roubo e furto, vale lembrar que é indispensável a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O) entre a lista dos documentos requeridos pela seguradora.

Falando em seguradora, você sabe quais são as principais empresas que oferecem os melhores seguros para celular? Acesse o comparador da Hello Safe para ter acesso a valores, detalhes e também a nossa opinião técnica sobre cada uma delas.

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Qual é o preço de um seguro celular de roubo e furto?

Por se tratar de um serviço personalizado, o preço do seguro para celular também pode variar. Geralmente, o valor do serviço gira em torno de 20% a 25% do valor do smartphone, a depender da cobertura escolhida e também da marca e modelo do aparelho, segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

Além da marca e modelo, outros fatores que podem influenciar o valor do seu seguro é o tempo de uso do celular (quanto mais antigo, mais barata a cobertura), estado físico e o tempo do contrato com a seguradora (quanto maior o período de cobertura, maior o valor a ser pago).

EmpresaMarcaPreço
Porto Seguro
iPhone SER$ 359,88
Porto Seguro
Galaxy S20+R$ 371,88
Ciclic
iPhone SER$ 461,40
Pier
Galaxy S20+R$ 614,40
Plano econômico
Pier
iPhone SER$ 660,00
Plano econômico
Vivo
iPhone SER$ 672,96
Vivo
Galaxy S20+R$ 752,16
Tabela de preços de seguro celular roubo e furto.

Uma boa dica para quem está à procura de um seguro de celular com cobertura para roubos e furtos, é avaliar o custo-benefício do serviço que será contratado. Também é importante considerar que, além da mensalidade, há uma taxa adicional que o segurado deve paga em caso de resgate da cobertura, para liberar a indenização. Essa taxa é chamada de franquia, e pode chegar a até 25% do valor do celular.

O que o seguro celular de roubo e furto não cobre?

Ao contrário do que muita gente pensa, o seguro de celular não cobre 100% dos riscos que você pode estar exposto. Por esse motivo, é preciso ficar atento às cláusulas do contrato, para evitar surpresas quando mais precisar de assistência.

Nas coberturas de roubo e furto, casos como o furto simples e a perda do aparelho não seriam indenizados, pois não estão entre as coberturas do seguro. Isso significa que, se seu aparelho foi furtado e não há vestígios do criminoso, ou se simplesmente você o perdeu, certamente não será ressarcido.

Há também casos de empresas como a Porto Seguro, que não preveem em seus planos a cobertura de furto em decorrência de abandono do equipamento segurado, isso é, quando o aparelho é deixado em local público.

Bom saber

Dica: redobre a atenção com o seu aparelho em locais públicos, como o transporte ou grandes eventos, mesmo que tenha seguro contratado. E esteja atento a todas as informações que constam em seu contrato com a seguradora escolhida.

Quais empresas oferecem seguro celular de roubo e furto?

Atualmente, as principais empresas que oferecem seguro celular com cobertura para roubo e furto são:

  • Kakau
  • Ciclic
  • Porto Seguro
  • Pier
  • PagSeguro
  • Bem Mais Seguro
  • Vivo
  • Nubank
  • Tim
  • Claro

As informações sobre a maioria das empresas citadas você encontra aqui na Hello Safe, com direito a preços, cotações e opiniões sobre diferentes coberturas. Vale a pena acessar!

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Qual a diferença entre roubo e furto?

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre casos de roubos e furtos. Mas você sabe a real diferença entre esses termos? Em resumo, a distinção está na forma como o crime foi cometido, mas vamos te explicar em detalhes.

Roubo

Um roubo caracteriza um ato de violência em que o bem foi tirado de alguém por meio de força, ameaça e dano físico.

O Código Penal define o roubo como o ato de “subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa”. Quando o assunto é seguro de celular, um exemplo claro é quando acontece um assalto à mão armada e o aparelho é levado.

Furto

Já o furto é um crime que prevê subtração ou diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência. Neste caso, o assegurado não sabe como e quando o bem lhe foi tirado, já que não há provas e nem vestígios do furto.

Em ambos os casos, ao acionar o seu seguro, o Boletim de Ocorrência deve ser apresentado à seguradora, pois esse é o documento que servirá como prova da veracidade do ocorrido.

O que é considerado furto simples?

Agora que já sabemos a diferença entre o roubo e o furto, é importante saber que existem “subcategorias” nesses crimes. No caso do furto, existe o furto simples e o furto qualificado.

Para melhor entendimento, imagine-se na seguinte ocasião: você está em um ônibus com o celular na bolsa. Ao descer do ônibus, você percebe que o aparelho não está mais lá, e não há vestígios que comprovam o que de fato aconteceu.

Neste caso, não houve abordagem, rompimento ou quebra de obstáculos pelo criminoso, o aparelho simplesmente foi levado sem que a vítima percebesse, o que caracteriza um furto simples.

O que é considerado furto qualificado?

De acordo com o Código Penal, o furto qualificado está previsto no artigo 155 como o ato de "subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel". Em outras palavras, trata-se de casos em que houve um rompimento de obstáculo para que o bem fosse levado.

Um carro que teve o vidro quebrado ou porta violada para que um celular que estava dentro do veículo fosse levado é um exemplo de furto qualificado.

O seguro também pode ser acionado como furto qualificado quando acontece abuso de confiança com a vítima e concurso entre pessoas, que é quando duas ou mais pessoas participam da ação criminosa.

Como acionar o seguro celular em caso de roubo ou furto?

O seguro é um daqueles serviços que você paga, mas torce para não precisar usar, não é mesmo? Porém, caso algo aconteça, é sempre bom saber como proceder. Por isso, preparamos um guia rápido para facilitar a sua vida! Confira a seguir.

Antes de qualquer coisa, se o seu celular foi roubado ou furtado, a dica de ouro é: entre em contato com a operadora da sua linha e peça o bloqueio do aparelho, desta forma você evita o uso da rede do seu celular. Se possível, também tente rastrear o aparelho e apagar os seus dados de forma remota. Feito isso, vamos ao passo a passo:

  1. Registre um Boletim de Ocorrência (B.O) junto ao órgão policial (de preferência na delegacia mais próxima do ocorrido), com todos os detalhes do ocorrido;
  2. Entre em contato com a seguradora contratada por meio dos canais disponíveis e faça a abertura do sinistro;
  3. Providencie e faça o envio de toda a documentação necessária requerida pela seguradora. Geralmente essa lista inclui:
    1. Cópia do RG, CPF e Comprovante de Residência do dono do celular;
    2. Cópia autenticada da Nota Fiscal do aparelho e do Boletim de Ocorrência;
    3. Declaração do segurado descrevendo como ocorreu o roubo/furto.
  4. Pronto! Feita a abertura do sinistro, agora é só aguardar a análise e o retorno da seguradora, que entrará em contato para orientar sobre o possível pagamento da franquia e também sobre o pagamento da indenização para a reposição do aparelho.

Bom saber

Não esqueça de se certificar que o período de carência da sua apólice já foi cumprido (caso ele exista). Geralmente, esse prazo é de 30 dias após a contratação do seguro.

Como funciona a carência de roubo e furto do seguro de celular?

O tempo mínimo estabelecido pela seguradora para que a cobertura seja efetiva, conhecido como período de carência, varia de acordo com as condições de cada seguradora. Normalmente, a carência é de 30 dias, mas também há muitos casos de empresas em que o assegurado passa a ter o aparelho coberto já a partir do momento da contratação.

Quando há carência prevista no plano do seguro, significa que caso ocorra algum furto ou roubo em até 30 dias da data de contratação, o assegurado não terá direto ao recebimento da indenização. Por isso, reforçamos a importância de estar sempre por dentro do contrato, antes mesmo de assiná-lo.

Ciclic, Bem Mais Seguro, Vivo, Nubank e Claro estão entre as empresas que preveem o período de 30 dias para de fato começarem a assistir seus clientes. Já as principais seguradoras que têm como diferencial a isenção do período de carência são Kakau, Porto Seguro, Pier, Pagseguro e TIM.

Os detalhes das empresas citadas você encontra acessando o comparador da Hello Safe. Clique aqui para ter acesso a lista com todas elas.

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Como as empresas fazem a checagem de um roubo ou furto?

Como já dito aqui, o registro do Boletim de Ocorrência (B.O) junto ao órgão policial é indispensável para checagem da seguradora. Isso porque, esse boletim é o documento que atesta a veracidade do ocorrido.

Uma vez apresentado, a empresa irá analisar todos os documentos enviados pelo assegurado para, enfim, definir se a solicitação será indeferida ou deferida. Caso a seguradora identifique alguma divergência, ela terá o direito de negar ou contestar o pagamento da indenização.

Atenção!

Ah, e nem pense em contar mentiras no Boletim de Ocorrência. Essa prática caracteriza um crime de Falsidade Ideológica, que prevê pena de 1 a 5 anos.

3 dicas para escolher o melhor seguro celular?

São tantas opções de seguro para celular disponíveis no mercado, que às vezes fica até difícil saber qual escolher. E foi pensando em facilitar essa missão, que a Hello Safe criou uma página completa com as principais seguradoras, para te ajudar a enxergar qual a melhor opção para você, de acordo com as suas necessidades.

Mas, antes de dedicar um tempo para analisar cada seguradora, aqui vão três dicas importantes:

  1. Faça pesquisas

Essa é uma dica que vale para todos os serviços que você precisar buscar. Pesquisar e conhecer bem a empresa com a qual você deseja fechar contrato é importante em todas as etapas, desde uma pequena dúvida que possa surgir, até a condução da assistência que você possa precisar futuramente.

No caso dos seguros para celular, confira se a seguradora está regulamentada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e busque referências da empresa em sites como Reclame AQUI e nas redes sociais.

  1. Leve em conta as suas necessidades

Assistência de roubo, furto, danos elétricos, danos líquidos... o que você realmente precisa? Saber disso é imprescindível para fazer uma boa escolha. Afinal, o melhor serviço é aquele que faz sentido para você.

É importante encontrar uma opção que caiba no seu bolso, ofereça a cobertura que você procura, disponha de um prazo de carência aceitável e, claro, preste a assistência necessário quando você mais precisar.

  1. Encaixe o seguro em seu orçamento

Por fim, todos os valores que incluem o seguro do seu celular devem estar previstos em orçamento, seja ele qual for. É importante que seu plano tenha um bom custo-benefício para valer a pena.

Como já falamos por aqui, esse custo pode variar de acordo com modelo e marca do seu smartphone, coberturas escolhidas, entre outras variáveis. Além disso, é importante considerar que, além da mensalidade, existe uma taxa da franquia que pode chegar até 25% do valor do celular.

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Adeline Harmant é uma redatora financeira experiente que trabalha no HelloSafe há 3 anos. Tem 15 anos de experiência em redação financeira, tendo trabalhado para os principais sites financeiros. Adeline adquiriu competências financeiras sólidas ao ponto de se tornar uma especialista nos mercados financeiros, no mercado de acções e também em criptomoedas.