Seguro Residencial Home Office: Tudo o que você precisa saber

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em novembro 4, 2022

Nos últimos anos, os hábitos profissionais mudaram e o formato home office tem ganhado destaque no mercado de trabalho. Em alguns casos, o objetivo era evitar que esses profissionais estivessem expostos diariamente ao estresse do trânsito e da vida corporativa no escritório. Porém, com a chegada do Coronavírus, da quarentena e do confinamento, o cenário mudou e o home office passou a ser uma necessidade e não mais uma opção.

Mas sabia que essa forma de trabalho trouxe diversos benefícios aos trabalhadores, às empresas e até criou uma nova modalidade de seguro residencial?

Se você faz hoje parte do time de trabalhadores que atuam de casa e gostaria de saber como pode manter seu ambiente de trabalho e seus equipamentos protegidos de imprevistos, continue lendo!

O que é um seguro residencial para home office?

A chegada do Coronavírus em nossas vidas obrigou profissionais de diversos setores a trabalhar de casa, através famoso home office. Como começamos a passar todo o nosso tempo em casa, e a guardar não apenas nossos bens pessoais, mas também nossos equipamentos de trabalho em nossa moradia, isso gerou uma nova preocupação e criou uma nova tendência: a procura por um seguro residencial com cobertura especial para home office.

O seguro residencial para home office é basicamente um produto de seguro desenvolvido para quem trabalha de casa, e sua a demanda vem aumentando significativamente nos últimos anos.

Para mais informações sobre diferentes seguros residenciais, confira nossa página principal. Nela você pode comparar os melhores seguros hoje no mercado e ter acesso a diversas informações importantes!

Qual a diferença entre o seguro residencial e o seguro residencial para home office?

Como muitos começaram a levar para dentro de suas casas equipamentos e acessórios essenciais para a execução do trabalho que antes era feito nos espaços das empresas. O questionamento se um seguro residencial tradicional seria suficiente é iminente.

Com o surgimento de uma preocupação extra em relação à segurança desses itens de trabalho que antes não costumavam ser encontrados em casa, veio à tona demanda por um seguro residencial especializado em home office e a busca por mais informações sobre o assunto; e como resultado, as seguradoras passaram a oferecer esse produto. Mas será que o seguro residencial e o seguro residencial para home office são muito diferentes?

Confira abaixo uma explicação breve para sobre a diferença entre um seguro residencial é um seguro residencial para home office:

Seguro residencial tradicional:

Essa modalidade de seguro é conhecida e utilizada há décadas, é o seguro que protege nossas casas de diversos acidentes e incidentes, e nossos bens que estão dentro dela. A cobertura de vai variar do plano contratado, os quais possuem diferentes valores de acordo com a abrangência de cada uma.

Seguro residencial para home office:

Já o seguro residencial para home office oferece ao segurado a proteção específica que ele deseja, principalmente cobertura sobre danos a equipamentos e mobiliários utilizados para a realização do trabalho.

Além da proteção, algumas seguradoras também oferecem aos seus segurados até mesmo um serviço chamado Help Desk, no qual um suporte presencial ou remoto é dado para quem precisa resolver problemas técnicos e de informática como instalação e configuração do computador, entre outros atendimentos. Tendo assim uma experiência mais próxima da realidade de uma empresa.

Como funciona o seguro residencial para home office?

As seguradoras passaram a oferecer esse tipo de seguro, já que o número de trabalhadores em home office aumentou bastante e consequentemente a demanda por um seguro com cobertura para trabalho home office também cresceu.

Logo, ao contratar um seguro para trabalho home office, o segurado que trabalha da sua própria casa tem segurança e proteção não apenas sobre os seus bens pessoais, mas também sobre todos os incidentes em relação aos utensílios de trabalho. Principalmente em casos de danos aos equipamentos e mobiliários utilizados para a realização do trabalho.

Um outro benefício que costuma ser incluído nos seguros residenciais para home office é o Help Desk. Esse é um serviço que pode ser contratado pelo usuário que precisa de suporte e resolução de problemas técnicos e de informática, e sem custos extras.

Em resumo, essa modalidade de serviço é uma forma personalizada de proteger e providenciar assistências aos funcionários e os instrumentos de trabalho, mesmo trabalhando de casa.

Quais são as coberturas do seguro residencial para home office?

Sendo, na maioria dos casos, esse seguro uma modalidade personalizável, a melhor opção é que o segurado opte pelas coberturas que correspondam às suas necessidades de home office. Lembrando sempre escolher os planos que possuem valores que sejam suficientes para repor os bens em caso de algum prejuízo.

Mas assim como todos os outros seguros, as empresas colocam à disposição uma seleção de coberturas básicas e adicionais, e essas coberturas oferecidas por um seguro residencial para home office variam de seguradora para seguradora. Em geral, sendo as mais comuns:

CoberturaSobre
Proteção contra danos causados a equipamentos
Sendo a cobertura mais buscada e também a mais útil, essa cobertura protege móveis, equipamentos e objetos usados nos trabalhos feitos de casa em caso os danos causados por:
  • Fumaça;
  • Incêndio;
  • Queda de aeronaves;
  • Explosão;
  • Contato com água;
  • Eletricidade como, por exemplo, descargas elétricas, curtos-circuitos, raios etc.
Proteção contra roubo ou furto qualificado
Normalmente, o seguro residencial para home office possui a indenização total ou parcial dos prejuízos sofridos pelo segurado em virtude de roubo e furto qualificado. Sabendo que:
  • Roubo se refere a uma ação que ocorre sob ameaça ou violência.
  • Furto é configurado quando há rompimento de um obstáculo para a retirada do objeto furtado.
Atendimento especial: Help Desk
Suporte presencial ou remoto é dado para quem precisa resolver problemas técnicos e de informática. Tento assim uma experiência mais próxima da realidade de uma empresa. Além disso, muitas dessas empresas de seguro residencial para home office asseguram ao cliente suporte também para:
  • Instalação de suporte para TV;
  • Montagem e mudança de móveis de cômodos da casa;
  • Fixação de prateleiras e cortinas para a realização do trabalho em casa, entre outros.

Confira sua cobertura para saber quais desses serviços estão incluídos em seu plano.
Serviços gerais de assistência 24h
Dentro dos serviçoes gerais 24h estão incluídos o atendimento a emergências comuns como, por exemplo: 
  • Eletricista;
  • Chaveiro;
  • Encanador. 
Coberturas principais de um seguro residencial para home office

Bom saber

Saiba que há serviços oferecidos pelo seguro residencial para home office que não são específicos para quem trabalha remotamente, como as coberturas básicas de um seguro residencial.

Quais são as vantagens e desvantagens de um seguro residencial para home office?

O formato home office já era um tendência para a qual muitas empresas estavam migrando ou planejando a mudança, mas a chegada do coronavírus acelerou ainda mais esse processo, já muitas companhias se viram obrigadas a aderir ao trabalho de casa.

Mas o fator interessante é que esse modelo trouxe muitas vantagens tanto para os trabalhadores, quanto para as empresas, e ainda fez surgir no mercado uma nova modalidade de seguro residencial. Mas a questão agora é: quais são os pontos fortes e fracos de um seguro residencial para home office?

Confira a comparação de vantagens e desvantagens do seguro residencial para home office abaixo:

Vantagens:

  • É um seguro acessível: Essa modalidade de seguro oferece excelente custo-benefício, diferente do que muitos pensam. Você pode escolher um valor que caiba no seu bolso e também pode ter uma apólice totalmente personalizada de acordo com as necessidades do seu home office. Além de ter acesso à proteção que é oferecida, a qual, sem a contratação, certamente terá o valor muito mais elevado do que o que pagará mensalmente.
  • Seu imovel estará protegido contra incêndios e outros sinistros: Sendo a cobertura contra incêndio uma garantia obrigatória, exigida por lei, ela é uma das mais importantes quando o assunto é dano residencial causado por imprevistos, e suas consequências, como desmoronamento por exemplo, também estão previstas neste serviço. Essas coberturas contra incêndios e outros sinistros tranquilizam os segurados, principalmente agora que passamos mais tempo em casa.
  • Saber que seus equipamentos de trabalho estarão seguro: O seguro residencial para home office tem como objetivo principal oferecer segurança para quem exerce o teletrabalho e para profissionais autônomos que trabalham somente em casa, pois o escritório estará seguro na ocorrência de sinistros. de forma que, todo os equipamentos de trabalho como computadores, notebooks, impressoras, câmeras e outros dispositivos ficarão protegidos e você receberá indenização ou reparo no momento que mais precisar.
  • Ter mais tranquilidade na hora dos imprevistos: Saiba que há serviços oferecidos pelo seguro residencial para home office que não são específicos para quem trabalha remotamente, como atividades corriqueiras como chaveiro, encanador, eletricista e muitos outros. Esses serviços costumam estar incluídos dentro dos serviços gerais de assistência e urgência 24h, evitando o prejuízo financeiro de ter que arcar com algo que não estava no orçamento, e a dor de cabeça de ter de procurar um profissional para lhe atender naquele momento.

Desvantagens:

  • A maior desvantagem do seguro residencial para home office é que, normalmente, cada cobertura tem um limite de vezes que pode ser acionada. De forma que é muito importante ficar atento às condições gerais e no momento que precisar de um desses serviços sempre conferir quantas vezes você pode utilizá-lo.

Já tenho um seguro residencial, devo contratar um seguro residencial para home office?

Caso você já tenha um seguro residencial e começou a ter um trabalho no formato home office, é normal que esteja se perguntando sobre o que pode ser feito para que o seu seguro também conte com as coberturas ideais para proteger o seu maquinário de trabalho e te oferecer os benefícios de um seguro residencial home office.

Pois saiba que esse foi e ainda é a dúvida de muitos, e de acordo com os especialistas no assunto, a decisão mais indicada é contratar esse novo tipo de seguro. Já que dessa forma, você pode personalizar as suas coberturas e proteger os móveis e equipamentos que você usa no seu trabalho em casa.

Como contratar um seguro residencial para home office de confiança?

No momento da contratação, sempre queremos ter a certeza de que estamos fazendo a escolha certa, e por isso é muito importante prestar bastante atenção em alguns detalhes.

Siga o passa a passo abaixo para contratar um seguro residencial para home office de confiança:

  1. Procurar seguradoras que te ofereçam um produto de seguro residencial para home office que atenda às suas necessidades.
  2. Pesquise por diferentes preço, e procure por aquele que se adequa melhor ao seu orçamento
  3. Procura saber também sobre a idoneidade da empresa
  4. Caso todas as informações estejam de acordo, feche seu contrato e profite da tranquilidade de saber que seu home office está protegido.

Bom saber

Como essa seguradora estará assegurando a sua casa, é de grande importância pesquisar sobre a seguradora que pretende contratar, tendo o mesmo cuidado que teria para comprar um imóvel. Assim, antes de contratar um seguro residencial para home office, pesquise:

  • As características de sinistros e serviços que a seguradora oferece;
  • Como funciona o resgate de sinistros pela corretora de seguros;
  • Se há reclamações e, principalmente, se ela responde aos seus clientes;
  • Qual o valor do plano e da indenização e outros.

Para quem é o seguro residencial para home office?

Essa modalidade de seguro é adequada para todos os que trabalham de casa. Seja você empregado ou um empreendedor dono da sua própria empresa, é muito importante ter seu ambiente de trabalho e todos os seus equipamentos protegidos. Já que esse tipo de seguro garante à pessoa que trabalha em casa as mesmas assistências que receberia se estivesse em uma empresa.

Mesmo que você já tenha um seguro residencial, saiba que de acordo com diversos especialistas em seguros, a decisão mais indicada é contratar um tipo de seguro específico para home office. Já que dessa forma, você pode personalizar as suas coberturas e proteger os móveis e equipamentos que você usa no seu trabalho em casa.

Caso esteja procurando diferentes tipos seguros residenciais, dê uma olhada em nossa página principal. Nela você pode comparar os melhores seguros residenciais hoje no mercado e ter acesso a diversas informações importantes. Confira!

Devo contratar um seguro residencial para home office?

Caso trabalhe de casa, seja você empregado ou dono do seu próprio negócio, é muito importante saber que seu ambiente de trabalho e seus equipamentos estão protegidos e que tudo ficará bem caso algum acidente aconteça. E o seguro residencial para home office oferece exatamente isso, além de muitos outros benefícios

BenefíciosSobre
É um seguro de preço acessível
Essa modalidade de seguro oferece excelente custo-benefício, diferente do que muitos pensam. Você pode escolher um valor que caiba no seu bolso e também pode ter uma apólice totalmente personalizada de acordo com as necessidades do seu home office. Além de ter acesso à proteção que é oferecida, a qual, sem a contratação, certamente terá o valor muito mais elevado do que o que pagará mensalmente.
Seus equipamentos de trabalho protegidos
O seguro residencial para home office tem como objetivo principal oferecer segurança para quem exerce o teletrabalho e para profissionais autônomos que trabalham somente em casa, pois o escritório estará seguro na ocorrência de sinistros. de forma que, todo os equipamentos de trabalho como computadores, notebooks, impressoras, câmeras e outros dispositivos ficarão protegidos e você receberá indenização ou reparo no momento que mais precisar.
Seu imovel protegido contra incêndios e outros sinistros
Sendo a cobertura contra incêndio uma garantia obrigatória, exigida por lei, ela é uma das mais importantes quando o assunto é dano residencial causado por imprevistos, e suas consequências, como desmoronamento por exemplo, também estão previstas neste serviço. Essas coberturas contra incêndios e outros sinistros tranquilizam os segurados, principalmente agora que passamos mais tempo em casa.
Mais tranquilidade na hora dos imprevistos:
Saiba que há serviços oferecidos pelo seguro residencial para home office que não são específicos para quem trabalha remotamente, como atividades corriqueiras como chaveiro, encanador, eletricista e muitos outros. Esses serviços costumam estar incluídos dentro dos serviços gerais de assistência e urgência 24h, evitando o prejuízo financeiro de ter que arcar com algo que não estava no orçamento, e a dor de cabeça de ter de procurar um profissional para lhe atender naquele momento.
Beneficios e razões para contratar um seguro residencial para home office

Bom saber

Saiba que a contratação de um seguro residencial para trabalho home office pode ser feita pela própria companhia. Verifique se sua empresa oferece aos funcionários os equipamentos necessários para a realização dos trabalhos e o seguro para protegê-los.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.