O Porto Seguro residencial vale a pena?

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em março 10, 2022

Garantido e protegido são alguns dos sinônimos para a palavra seguro. Justamente por isso ter um seguro residencial não é gasto e sim investimento. Ele pode proteger o seu imóvel e o seu bolso em várias situações que podem causar prejuízos à sua casa e ao que tem dentro dela.

Acompanhe o guia sobre o Porto Seguro Residencial e descubra todas as coberturas oferecidas, facilidade de pagamentos e preço. Conheça também o nosso comparador que pode te ajudar de forma rápida a escolher o melhor seguro para o seu imóvel.

O que achamos sobre o Porto Seguro residencial?

Antes de analisar o Porto Seguro Residencial é preciso observar a empresa responsável por esse produto. A Porto Seguro começou em 1945 com apenas 50 funcionários. Atualmente o grupo é composto por 27 empresas e quase 14 mil funcionários. A Porto Seguro é reconhecida como uma das maiores seguradoras do Brasil por sua atuação nos segmentos de seguro auto e residência.

Após exibir credenciais tão sólidas, o Porto Seguro residencial oferece um portfólio amplo de coberturas. Entre as coberturas, o segurado pode incluir proteção de incêndio, explosão, fumaça e queda de aeronave.

Ele também pode contratar proteção para o roubo ou furto de bicicleta, roubo e furto de bens, danos elétricos e muito mais. Além de útil, o Porto Seguro residencial é acessível. Outra vantagem é que ele pode ser customizado de acordo com as necessidades de cada segurado.

Se você está em busca de um seguro residencial use o nosso comparador que oferece informações detalhadas de valores, coberturas, tempo e muito mais. Compare!

É o maior cartão de descontos do Brasil! Com ele você tem acesso a saúde, educação, lazer e muito mais

Comprar

Porto seguro residencial: valor?

O valor exato do seu Porto Seguro residencial vai variar de acordo com as características do seu imóvel: área total, tipo de edificação, traços arquitetônicos, localização, etc. Casas e apartamentos têm custos diferentes.

Também é preciso pensar nas coberturas que serão contratadas. Uma apólice com várias coberturas é mais cara do que uma apenas com a proteção básica.

É importante ter em mente que um seguro residencial pode custar 10 vezes menos em comparação a um seguro para automóvel.

Por exemplo, o Porto Seguro residencial para uma casa em um condomínio fechado custa a partir de R$ 882,56, no plano Essencial. Ele dá direito também a eletricista, reparos em geladeira, máquina de lavar, etc. Já para um apartamento, o plano Essencial sai a partir de R$ 494,88. E dá direito a limpeza, caçamba, hospedagem de animais domésticos, etc.

Lembre-se: o valor exato mesmo vai depender de uma análise do seu imóvel e das coberturas que você desejar.

Porto seguro residencial: o que cobre?

O Porto Seguro residencial tem uma cobertura ampla e flexível de acordo com o perfil do cliente. Ele oferece cobertura em casos de incêndio, explosões e até queda de aeronave no imóvel. Outra cobertura é para danos por conta de vazamento de água, rompimento de tubulação e encanamentos.

Os segurados também podem ficar amparados na quebra de vidros, caso contratem essa proteção. Ela indeniza quebra de vidros de box, varanda, cooktop e até de louças sanitárias.

Os bens de uma casa também podem ser protegidos pelo Porto Seguro residencial. A bicicleta é um dos bens que podem ser protegidos com uma cobertura. Nesse caso, a proteção vale para dentro e fora de casa. E até para danos quando você transportar a bicicleta no carro.

O roubo e furto de bens é outra cobertura que pode ser contratada. Se sua casa sofrer um assalto, a seguradora ampara seus bens que foram roubados ou furtados ou danificados e também os danos que aconteceram ao seu imóvel durante o assalto.

Quais são as coberturas básicas do Porto seguro residencial?

A cobertura do Porto Seguro residencial oferece muitas coberturas. O importante é que você fique atento na hora da contratação para customizar um seguro residencial que atenda a todas as suas necessidades. Algumas coberturas são obrigatórias por lei. Já outras podem ser incluídas de acordo com a necessidade de cada cliente.

Mas é preciso atenção quando assegurar algum bem em sua apólice, como por exemplo bicicleta, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. O ideal é sempre guardar as notas fiscais de aquisição de todos esses produtos.

Dessa forma, você garante que além do seu imóvel, todos os bens que estiverem dentro da sua casa também estarão protegidos no caso de um sinistro. Lembrando que sinistro é um acidente que causa dano ou prejuízo a um bem segurado.

Confira na tabela as coberturas oferecidas no Porto Seguro Residencial

CoberturaO que oferece
Explosão e Fumaça e Queda de AeronavePor lei, essa proteção é obrigatória em todo seguro residencial. Ela cobrirá os danos que seu lar e bens sofrerem em casos de incêndio e explosão, como por exemplo uma explosão de um botijão de gás ou uma panela de pressão em sua cozinha. A cobertura ampara os seus bens se o incêndio ou explosão começar em sua casa ou se acontecer fora dela e o imóvel for atingido. Também são amparados os danos em caso de uma queda de um avião. A seguradora entra em ação para cobrir os prejuízos, e irá te indenizar de acordo com o valor que você contratou
Roubo ou furto de bicicletaA bicicleta também pode ser protegida pelo Porto Seguro Residência. O valor estará garantido, mesmo nos casos de bicicletas elétricas. Isso permite que você pedale tranquilamente por aí. Pois sua bicicleta estará garantida dentro e fora de casa em um caso de assalto, por exemplo. Essa abrangência da cobertura é fundamental considerando que a maioria dos roubos de bicicletas acontece enquanto o ciclista está na rua. Por isso, o segurado da Porto Seguro precisa guardar sempre a nota fiscal da bicicleta e fazer o boletim de ocorrência (BO), caso seja assaltado. Essa cobertura inclui, também, os casos em que houver danos à bicicleta quando você precisar transportá-la no carro.
Responsabilidade Civil Familiar – danos a terceirosEssa cobertura abrange os casos em que você ou um morador de sua casa causarem algum dano, sem querer, a alguém, garantindo o pagamento das despesas geradas por situações como essa.
Nessa cobertura estão incluídas situações como, caso você machuque ou quebre alguma coisa de alguém, como uma janela de um vizinho, mercadorias de lojas, ou até uma visita que se machuca dentro de sua casa. E também se o seu bichinho de estimação não for muito amigável, essa cobertura também vai amparar nos casos em que ele machucar alguém. Assim como durante o passeio, seu cachorro foge e morde alguém na rua, Outra situação que pode ter essa cobertura é quando um vazamento no seu imóvel atinge o imóvel vizinho, danificando-o ou seu filho quebra mercadorias de uma loja.
Roubo ou furto de bensEssa é uma cobertura importante a ser avaliada na hora da contratação de um seguro Porto Seguro Residencial. Isso porque ninguém está livre de ocorrência como essa. Se sua casa sofrer um assalto, a seguradora ampara seus bens que foram roubados, furtados ou danificados. E garante ainda cobertura para os danos que aconteceram ao seu imóvel durante o assalto.
Mas é preciso ficar claro que a cobertura não é aplicada no simples desaparecimento de um bem. Para haver o ressarcimento é preciso que tenham vestígios no imóvel que comprovem um assalto. Outra coisa a destacar é que o segurado só recebe o valor se for comprovado que o bem existia no local antes do furto ou do roubo.
Nesses casos, ao comunicar a seguradora um técnico é enviado para fazer a perícia e avaliar os danos no local. Por isso, é fundamental que até que isso aconteça, o local seja mantido do jeito que foi deixado após o roubo ou furto, para que o sinistro seja amparado.
Danos elétricosEssa é uma cobertura importante para quem mora no Brasil. Isso porque, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é um dos lugares no mundo com maior incidência de raios. Isso demonstra que a probabilidade da ocorrência de danos à rede elétrica, e por consequência a seus aparelhos, é bem alta. No seguro residencial existe uma cobertura para te proteger exatamente nesse tipo de evento. A cobertura de danos elétricos garante a reposição de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que queimarem por curto-circuito, queda de raio e até por oscilação de energia.
Vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizoPor ser um país tropical, a incidência de chuvas fortes é comum no Brasil. Por isso essa cobertura deve ser avaliada para ser adicionada na hora da contratação do Porto Seguro residencial. Além do imóvel, todos os bens que estiverem dentro de casa também estarão protegidos. Lembre sempre que é importante repassar para a seguradora as informações de forma transparente, pois caso sejam relatados fatos diferentes do que realmente aconteceu, isso pode levar ao não recebimento da indenização.
Quebra de VidroO estouro do box do banheiro além de causar um susto enorme é um prejuízo para o bolso. Mas se na hora da contratação do Porto Seguro residencial, essa cobertura for adicionada o segurado pode ficar tranquilo. Assim o seguro vai indenizar o segurado com um valor de acordo com o que foi contratado para a reposição de vidros que foram danificados. Nesta cobertura estão incluídos vidros como os de box de banheiro, vidros de varandas, quebra de espelho, cooktop e até louças sanitárias.
Negócios em CasaEssa cobertura é ideal para quem tem comércio instalados nas casas. Sejam eles abertos ao público ou não. Com ela, pessoas que atuam dentro de casa com atividades como confeitaria, costura, estética, cabeleireiros, papelarias e até pequenas franquias, por exemplo, estarão amparados nessa cobertura. Em caso de danos, a cobertura inclui além dos itens de escritório, os equipamentos e móveis utilizados nesses comércios. Nessa cobertura, profissionais liberais, autônomos, empreendedores e pequenos estabelecimentos comerciais, com ou sem CNPJ, estão protegidos.
Vazamento de tubulaçõesGarante a indenização para os danos que seu imóvel e o que está dentro dele sofrerem por conta de um vazamento de água. Isso caso tenha acontecido pelo rompimento de tubulações ou encanamentos da casa do segurado.
Placa solarPor ter uma incidência solar bastante alta, o Brasil é um dos países que mais tem potencial para a geração de energia solar. Com o passar do tempo a aceitação desse tipo de geração de energia está crescendo. Uma das consequências é o barateamento dos painéis solares e até mesmo a criação de linhas de financiamento para esses equipamentos. Para auxiliar clientes que têm investido nessa tecnologia, o Porto Seguro residencial conta com essa cobertura para placas solares. Ela pode ser usada em caso de danos elétricos; vendaval; quebra de vidros; queda de granizo; roubo ou furto; entre outros.
Tabela de coberturas de um seguro residencial.

Quais são as coberturas adicionais do Porto seguro residencial?

Além das coberturas tradicionais como roubo, furto, incêndio ou explosão existem outras que podem ser incluídas na apólice. O ideal é sempre avaliar o que é vantajoso para acrescentar na sua apólice do Porto Seguro Residencial. Afinal proteção nunca é demais.

Confira outras coberturas que podem ser contratadas

  • pagamento de condomínio por desemprego e morte acidental: pagamos até três condomínios se você ficar desempregado ou indenizamos até R$ 5 mil em caso de morte acidental do segurado;
  • perda ou pagamento de aluguel: se acontecer um sinistro na sua casa que impossibilite ficar nela, pagamos o aluguel de um outro lugar para você ficar provisoriamente. Se você tiver um inquilino e acontecer um sinistro no imóvel nas mesmas condições, pagamos o aluguel que ele deixar de pagar a você;
  • Desmoronamento: garante os prejuízos por desmoronamento de muros, paredes e quedas de marquises e beirais. Cobre até os custos para proteger o imóvel de um desabamento.
  • Tremor de terra e terremoto: Ampara a estrutura do imóvel e seu conteúdo, caso se danifiquem por conta de um tremor de terra ou terremoto.
  • Responsabilidade civil empregador: Garante os danos materiais ou corporais que seus funcionários sofrerem, durante horário de trabalho.

O que é a franquia do Porto seguro residencial?

De acordo com o Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros (Sindsegsp), algumas seguradoras estabelecem a franquia. Ela é uma coparticipação do segurado apenas em algumas coberturas especiais, como danos elétricos, acidentes domésticos, vendaval, furacão, ciclone, tornado, granizo e outras.

A cobertura básica, que cobre prejuízos causados por incêndio, desmoronamento, explosões e queda de raio costuma ser isenta de franquia.

Na sua apólice deve estar determinado o valor que você vai bancar na franquia ou um percentual do valor de indenização contratado. A franquia permite que o preço do seguro (prêmio) seja reduzido porque o risco da seguradora diminui.

Use o nosso comparador para encontrar um seguro com coberturas ideais para o seu imóvel. E o mais importante: que cabe no seu bolso.

É o maior cartão de descontos do Brasil! Com ele você tem acesso a saúde, educação, lazer e muito mais

Comprar

Como contratar o Porto Seguro residencial?

A contratação de um Porto Seguro residencial pode ser feita com um corretor de seguros. Se você preferir também pode encontrar uma cotação on-line e contratação diretamente no site da Porto Seguro.

Como cancelar o Porto Seguro residencial?

O Porto Seguro residencial pode ser cancelado. Isso é garantido pela Superintendência de Seguro Privados (Susep) que regulamenta o setor de seguros no Brasil. O segurado pode rescindir o contrato, desde que a seguradora concorde com a rescisão. Mas é preciso que o segurado verifique as cláusulas contratuais para conhecer quais são os termos específicos da negociação.

Caso o segurado tenha um corretor de seguros, ele pode pedir que esse profissional faça o cancelamento do seguro. Mas o cancelamento também pode ser pedido diretamente no site da Porto Seguro. 

Como acionar meu Porto Seguro residencial?

Acionar o Porto Seguro residencial é muito rápido e fácil. O segurado tem duas formas de fazer isso:

  • Internet
  • Telefone

Confira o passo a passo para acionar o Porto Seguro Residencial

  1. Comunique o sinistro. Lembrando que sinistro é uma ocorrência de todo o evento que tem cobertura no seguro;
  2. Providencie os documentos necessários. Para análise do processo de sinistro, a Porto Seguro envia no e-mail cadastrado do segurado uma lista de documentos. E se for necessário, durante o processo outros documentos podem ser solicitados;
  3. Acompanhe a análise do sinistro. Você pode se acompanhar a análise do sinistro ou pode esperar a Porto Seguro entra em contato por e-mail ou telefone, informando sobre o andamento do processo;

É importante conservar todos os indícios e vestígios deixados no local da ocorrência e preservar os bens atingidos pelo evento.

Quais são as assistências existentes do Porto Seguro residencial?

O Porto Seguro residencial oferece assistência para pequenos consertos, manutenções e instalações.

  • Eletricista: Chuveiros, lâmpada, resistência ou outros problemas elétricos
  • Encanador: vazamento em torneiras, registros e descargas.
  • Conserto: eletrodomésticos como geladeira, fogão e máquina de lavar.
  • Chaveiro: se perder a chave, se a chave quebrar, se a porta da casa for arrombada.

Outros serviços da Porto Seguro residencial que podem ser contratados pelo segurado: vidraceiro, limpeza de caixa d’água, desentupimento, limpeza de calhas, caça-vazamentos, instalação de ventilador de teto, prateleiras, espelhos e olho mágico.

É o maior cartão de descontos do Brasil! Com ele você tem acesso a saúde, educação, lazer e muito mais

Comprar

Porto seguro residencial: como entrar em contato?

A Porto Seguro oferece aos segurados atendimento 24 horas por telefone. Pela internet o segurado também consegue atendimento. Basta criar uma conta no site da Porto Seguro.

Central de atendimento Porto Seguro Residência

  • 3366-3110 (Grande São Paulo)
  • 3004-6268 (Capitais e regiões metropolitanas)
  • 0800 727 8118 (Demais localidades)
O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório