Empréstimo consignado BB: guia total

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em abril 19, 2022

Diante de um imprevisto ou crise financeira, é comum que um número significativo de pessoas necessite de um suporte financeiro. Nesse contexto, o empréstimo pode ser uma alternativa muito interessante para solucionar essas questões financeiras de forma rápida e fácil. Um tipo de empréstimo muito utilizado pelos brasileiros é o consignado, que consiste em uma modalidade direcionada a trabalhadores com carteira assinada, servidores públicos, aposentados e pensionistas.

Se você deseja saber mais sobre esse tipo de empréstimo tão presente no país ou então tem a intenção de contratar o empréstimo consignado, a leitura desse artigo é essencial e pode te esclarecer muitas dúvidas.

Quais tipos de empréstimo consignado o Banco do Brasil faz?

O Banco do Brasil faz diversos tipos de empréstimo consignado, abaixo listamos os principais com uma breve explicação de cada um deles.

Tipo de crédito consignadoExplicação
Crédito AutomáticoEsse tipo de empréstimo consignado é muito comum e as parcelas são debitadas automaticamente da conta do cliente.
Crédito SalárioEsse é exclusivo para correntistas que recebem seu salário por meio do Banco do Brasil,
Crédito BenefícioDestinado a pessoas que recebem seus benefícios do INSS em contas do Banco do Brasil.
Tabela explicativa sobre os tipos de crédito oferecidos pelas bb.

Para ter uma visão ampla e comparar os tipos de empréstimos das maiores instituições financeiras do país, você pode utilizar o nosso comparador. É simples, fácil e permite que você consiga comparar as principais empresas do país, de forma completa e rápida.

Encontre as melhores taxas de juros de empréstimo consignado, em menos de 20 segundos, com a HelloSafe.

Camparar

Como funciona o empréstimo consignado do Banco do Brasil?

O empréstimo consignado do Banco do Brasil é uma modalidade que debita as parcelas automaticamente do salário do cliente ou benefício previdenciário. Esse tipo de empréstimo depende de uma aprovação que analisa a margem consignável que seja compatível com a renda mensal líquida do cliente.

Em outras palavras, o empréstimo consignado do Banco do Brasil funciona da seguinte forma: pode ser um correntista do banco ou não, que deseja um crédito com taxas de juros mais acessíveis e melhores condições de contrato.

Ou seja, após o cliente solicitar o crédito, as parcelas serão descontadas do seu salário de acordo com o valor estabelecido, juntamente com as taxas de juros e demais condições associadas.

É um tipo de empréstimo ideal para:

  • Segurados da Previdência Social
  • Servidores públicos federais, estaduais e municipais
  • Funcionários de empresas privadas.

Outro fator interessante é que o empréstimo consignado do Banco do Brasil não consulta o SPC e o Serasa, assim, pessoas negativadas têm o direito de solicitar o crédito.

Qual a taxa de juros do consignado Banco do Brasil?

A taxa de juros do consignado pode variar de 2,19% a.m. a 6,15% a.m. O que define o valor dessa taxa é o relacionamento do cliente com o banco, além do valor do empréstimo, sua renda e o número de parcelas no contrato.

A modalidade de empréstimo consignado do Banco do Brasil possui uma das menores taxas de juros do mercado, e isso é muito importante para o cliente. Além disso, as taxas atrativas são uma forma de ampliar o número de clientes do empréstimo consignado.

Simulação empréstimo consignado Banco do Brasil: como fazer?

Para facilitar a sua simulação de empréstimo consignado Banco do Brasil fizemos um passo a passo organizado e prático, basta seguir o que colocamos abaixo:

  1. Primeiro, você precisa entrar no site do Banco do Brasil;
  2. Depois, clique na parte escrita “Simular” se você já for um cliente do banco do Brasil;
  3. Porém, é importante dizer que se você não for cliente, é preciso clicar em “Ainda não sou cliente” e faça seu cadastro no site, é bem rápido.
  4. Por fim, você preenche as informações solicitadas pelo site que são importantes para avaliar e simule o empréstimo consignado.

Após seguir esse passo a passo, cabe salientar que as parcelas do seu potencial empréstimo não podem ultrapassar 30% do seu orçamento mensal, isso evita possíveis inadimplências. Uma vez que se o crédito for maior que essa porcentagem, os riscos de não conseguir pagar todas as parcelas aumentam e os juros de atraso podem ser muito altos.

Portanto, deixamos aqui uma informação importante: é essencial fazer um planejamento financeiro prévio caso você queira fazer um empréstimo, principalmente para definir quanto de crédito realmente é necessário solicitar e qual valor é acessível para pagar por mês. Assim, a simulação pode ser uma ferramenta muito boa para te auxiliar nesse planejamento, também a definir qual valor de parcela melhor se encaixa no seu orçamento mensal.

Como contratar o empréstimo consignado Banco do Brasil?

Para contratar o empréstimo consignado, também fizemos um passo a passo para facilitar o seu processo de contratação. Porém, listamos primeiro os requisitos necessários para solicitar um empréstimo.

  1. Primeiro, é importante você saber que existem alguns requisitos para contratar o empréstimo consignado, entre elas: se você já for cliente do banco, é essencial ter o contrato de adesão às Cláusulas Gerais do CDC assinado. Essa assinatura é feita uma única vez e possibilita o cliente a ter acesso a todas as linhas de crédito. Porém, se você não for cliente, deve comparecer em uma agência do banco e consultar as condições de contratação.
  2. Outros requisitos necessários são: o empregador precisa ter o convênio ativo com o Banco do Brasil para receber o desconto das parcelas na sua folha de pagamento. Além de ser indispensável ter uma margem consignável disponível e ter limite de crédito disponível no BB.
  3. Depois de ter esses requisitos preenchidos, você pode fazer todo o processo de contratação do empréstimo consignado online.
  4. Basta entrar no App do Banco do Brasil, acessar a conta com a senha de 8 dígitos cadastrada, ou reconhecimento facial.
  5. Ao entrar no menu principal, clique em “Empréstimos”, depois vá em “Contratar Empréstimo” e logo em seguida “Simular e Contratar”.
  6. Por fim, selecione “crédito novo” escolha uma opção sugerida ou faça uma simulação personalizada. Então, basta confirmar para contratar o empréstimo e aguardar a análise de crédito e o retorno do Banco do Brasil.

Caso esteja se perguntando como funcionaria o cancelamento do empréstimo consignado Banco do Brasil, acesse nosso guia sobre cancelamento de empréstimo e saiba quais as alternativas para o cancelamento de um empréstimo.

Empréstimo consignado INSS Banco do Brasil: como funciona?

O empréstimo consignado INSS funciona da seguinte forma: os beneficiários têm a possibilidade de contratar esse tipo de empréstimo no Banco do Brasil pagando uma taxa de juros muito atrativa, que é de 1,64% ao mês, podendo ser ainda menor que esse valor. Assim, se o beneficiário já for cliente do Banco do Brasil, provavelmente ele já tem um limite de crédito pré-aprovado.

Porém, se esse valor pré-aprovado ainda não existir, basta fazer o processo de solicitação de crédito e se for aprovado, o valor cai na conta em até 3 dias úteis. Além disso, outra vantagem muito interessante para no empréstimo consignado INSS do Banco do Brasil é que, por Lei, o beneficiário tem um prazo de até 72 meses para quitar o empréstimo. O beneficiário também tem o direito de fazer o refinanciamento e portabilidade de crédito, e por fim, o Banco do Brasil aceita aposentados Espécie 32, que são os aposentados por invalidez. Abaixo listamos as principais vantagens do empréstimo consignado INSS no Banco do Brasil:

  • A contratação pode ser online;
  • Taxas de juros mais baixas;
  • As parcelas do empréstimo são descontadas do benefício do INSS;
  • Liberação do crédito de forma rápida para o beneficiário;
  • Prazo máximo para paga é de 72 meses;

Caso você queira comparar as possibilidades das maiores instituições financeiras do país, pode utilizar o nosso comparador. Com ele, você consegue de forma rápida e fácil comparar os principais tipos de empréstimos em poucos minutos.

Encontre as melhores taxas de juros de empréstimo consignado, em menos de 20 segundos, com a HelloSafe.

Camparar

Como quitar empréstimo consignado Banco do Brasil?

Sabemos que a quitação do empréstimo consignado Banco do Brasil pode gerar algumas dúvidas, por essa razão fizemos uma explicação detalhada de como executar isso de forma rápida e simples. Além de demonstrar as vantagens de realizar a quitação antecipada do seu empréstimo.

Primeiramente, é importante saber o que significa esse conceito de quitar o empréstimo de forma antecipada. De forma resumida, acontece quando o cliente decide antecipar as parcelas do seu empréstimo, pagando antes do vencimento e assim, os juros da dívida vão reduzir. Essa redução dos juros acontece porque o Banco precisa descontar os juros das parcelas que ainda não venceram. Nesse sentido, podemos observar que quitar de forma antecipada o seu empréstimo oferece vantagens importantes pois o valor que será pago é menor do que seria a dívida total.

Para solicitar a quitação, primeiro você deve definir se deseja fazer uma liquidação parcial ou total. Caso você opte pela parcial, é possível pagar o valor do empréstimo com mais de uma parcela, e assim os juros são calculados de acordo com a parcela que foi antecipada. Já a liquidação total, o cliente antecipa todas as parcelas de uma vez, e assim os juros são reduzidos de todas as parcelas restantes.

Depois de decidir qual o tipo de quitação você vai fazer, é necessário entrar em contato com o Banco do Brasil e solicitar a quitação do empréstimo consignado, isso pode ser feito diretamente na agência do Banco ou de forma online. Assim, os valores podem ser pagos por meio de boletos ou débito automático na conta do cliente.

Posso fazer portabilidade de empréstimo consignado para o Banco do Brasil?

Sim, é possível fazer portabilidade do seu empréstimo para o Banco do Brasil. Por meio da portabilidade, você consegue solicitar a transferência do seu empréstimo consignado contratado em outro banco para o Banco do Brasil e ainda ter as suas parcelas debitadas automaticamente da sua folha de pagamento, facilitando a efetividade do processo de quitação. Para ter as parcelas debitadas diretamente na sua folha de pagamento, é necessário que o ente público ou a empresa tenha convênio com o Banco do Brasil.

No App do Banco do Brasil, basta você entrar no Menu Principal, depois clicar em “Empréstimos” e em seguida “Crédito Consignado”. Nessa parte, você vai entrar na opção “Portabilidade de Crédito” e descrever qual o banco e os dados da operação para fazer sua portabilidade. Por fim, clique em “Simular” para ver a proposta que o BB demonstrou, incluindo o valor das parcelas e a taxa de juros. Uma vantagem é que o banco mostra o valor que você vai economizar fazendo a portabilidade, isso é muito interessante pois define se essa operação vai ser vantajosa ou não para você.

Depois de seguir todo esse passo a passo no aplicativo do banco e decidir realmente fazer a portabilidade, basta você clicar em “Desejo fazer a portabilidade para o Banco do Brasil”, e pronto: seu pedido será concluído de forma rápida e sem burocracia. Uma observação importante é que o outro banco, que você tem o contrato do empréstimo consignado antes da portabilidade, tem até cinco dias úteis para responder à sua solicitação.

Você ainda tem dúvidas sobre quais cuidados tomar na hora de de fazer uma transferência de empréstimo? Acesse nosso guia sobre portabilidade de crédito e descubra todos os detalhes.

Empréstimo consignado Banco do Brasil: telefone e contatos

Abaixo listamos as principais formas de entrar em contato com o Banco do Brasil:

SetorContato
Central de Relacionamento BB - Capitais e regiões metropolitanas4004 0001
Central de Relacionamento BB - Demais regiões0800 729 0001
SAC0800 729 0722
Ouvidoria BB 0800 729 5678
Deficientes Auditivos/Fala0800 729 0088
Whatsapp61 4004 0001
Central de Atendimento – Benefícios e Auxílio - Capitais e regiões metropolitanas4003 5285
Central de Atendimento – Benefícios e Auxílio - Demais regiões0800 729 5285
Tabela sobre as forma de entrar em contato com o BB

É possível fazer empréstimo consignado Banco do Brasil para negativado?

Sim, o Banco do Brasil possibilita os negativados fazerem empréstimo consignado. Nesse sentido, pessoas que possuem o nome no SPC ou Serasa podem solicitar um crédito no banco, com juros baixos. Isso é um grande diferencial do Banco do Brasil, principalmente porque a um número significativo de instituições financeiras não concedem esse tipo de empréstimo para pessoas negativadas, ou até oferece, porém, com taxas de juros altíssimas.

Para solicitar esse tipo de empréstimo consignado caso você esteja negativado, basta comparecer a uma agência do Banco do Brasil, levando sua carteira de trabalho, com seus últimos contracheques, além de RG, CPF e comprovante de residência. Como foi citado acima, também é possível solicitar o empréstimo de forma online, pelo App do Banco.

Apesar de as taxas de juros serem baixas, comparadas à outras instituições financeiras, ainda são maiores do que o empréstimo consignado para não negativados.

Além disso, para auxiliar a determinar os detalhes do seu futuro empréstimo consignado, temos um comparador que pode ser uma excelente ferramenta para você nesse processo. Com o nosso comparador, você consegue comparar de forma rápida as maiores instituições financeiras do país e decidir qual se encaixa melhor de acordo com sua necessidade.

Encontre as melhores taxas de juros de empréstimo consignado, em menos de 20 segundos, com a HelloSafe.

Camparar

Como fazer refinanciamento do empréstimo consignado Banco do Brasil?

O refinanciamento de um contrato do BB é ideal para quem necessita de um crédito, mesmo ainda tendo um financiamento. Primeiramente, é importante entender quais os requisitos necessários para refinanciar o contrato, abaixo listamos os principais:

·         É necessário ter um contrato ativo com o Banco do Brasil;

·         Ter no mínimo 30% das parcelas do contrato quitadas;

·         No empréstimo consignado, é importante que o órgão pagador possua um convênio com o banco do Brasil.

Caso você preencha esses requisitos e queira refinanciar o seu empréstimo consignado, basta solicitar nas agências do Banco do Brasil, ou pelo internet Banking. Para realizar essa solicitação, são necessários: CPF, RG, informações sobre o seu contrato atual e assim, a análise de crédito poderá ser feita a partir das suas informações nos sistemas do BB.

O refinanciamento pode apresentar muitas vantagens para o cliente, entre elas a unificação dos contratos, ou seja, se você possui mais de um contrato com o banco do Basil, é possível unificar todos em um contrato só, diminuindo assim a burocracia e tornando o processo mais simples. Além disso, você consegue renegociar suas dívidas por meio do refinanciamento, pois se ocorrer algum imprevisto durante o contrato que te impeça de quitar as parcelas, refinanciar seu contrato pode ser uma ótima solução.

Por fim, é essencial saber qual o prazo para realizar o refinanciamento, dessa forma, o tempo entre a análise e a liberação do novo crédito pode durar de 3 a 5 dias úteis. Nesse sentido, podemos dizer que é um tempo razoavelmente rápido e se a solicitação for feita online, esse prazo pode ser ainda menor. Esse tempo é necessário para que ocorra uma nova análise dos seus dados e assim liberar o refinanciamento, por essa razão, é indicado que seja feita uma simulação antes de solicitar esse serviço no Banco do Brasil, de forma a facilitar e ter uma ideia das possibilidades com o novo contrato.

O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório