Empréstimo consignado INSS: guia total

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em abril 19, 2022

Utilizado nas mais diversas situações, o empréstimo consignado INSS é um aliado de grande valor para colocar as contas em dia ou tirar seus planos do papel.

Porém, mesmo com todas as facilidades que esta modalidade de empréstimo oferece, muitas pessoas deixam de aproveitar os recursos por não entenderem bem como funciona o empréstimo consignado INSS e quem tem direito a solicitar o crédito.

Pensando nisso, preparamos este guia especial para você ficar por dentro do assunto e aproveitar todas as vantagens que o processo oferece.

Quer saber mais? Leia o artigo descubra como conseguir seu empréstimo consignado INSS hoje mesmo!

O que é empréstimo consignado INSS?

O empréstimo consignado INSS é um tipo de crédito que tem juros mais baixos para aposentados, pensionistas e servidores públicos. A redução das taxas acontece devido ao uso da renda mensal como garantia; de forma que o desconto das parcelas acontece automaticamente no benefício ou folha de pagamento do titular.

No entanto, apesar dos pontos positivos da oferta, tenha cuidado em relação ao limite de valor que será comprometido com o banco ou empresa credora. Caso contrário, a margem consignada poderá o ter impactos negativos no orçamento.

Uma questão interessante sobre o contexto recente, é que em virtude da pandemia, o Governo Federal aumentou temporariamente a margem de renda consignável para 40%. Contudo, a fim de evitar o endividamento, a medida será válida apenas até dezembro de 2022.

Outro ponto a se considerar sobre o empréstimo consignado INSS é que, mesmo havendo facilidade para a liberação do crédito, o planejamento financeiro é fundamental rumo ao uso consciente dos recursos. Somente assim, o solicitante terá a chance de fazer com que o valor recebido seja um aliado (e não um vilão) nas contas do dia a dia.

Agora que você já entende o que é empréstimo consignado INSS, consulte a plataforma da HelloSafe e descubra como é fácil comparar entre os melhores empréstimos do Brasil!

Encontre as melhores taxas de juros de empréstimo consignado, em menos de 20 segundos, com a HelloSafe.

Camparar

Quem pode solicitar um empréstimo consignado INSS?

Saber quem pode solicitar o crédito é uma das questões mais comuns quando se pensa em fazer um empréstimo consignado utilizando as condições especiais relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Pensando nisso, preparamos essa lista com as categorias oficiais de quem tem direito ao empréstimo consignado INSS.

  • Aposentados
  • Pensionistas
  • Servidores públicos

Entretanto, em diante do cenário pandêmico, foi estabelecida a Medida Provisória (MP)1.106/2022 visando amenizar os efeitos econômicos causados pelo coronavírus.

Assim, devido a Medida Provisória 1.106/2022, também podem solicitar um consignado INSS os portadores de benefícios de prestação continuada (BPC) e beneficiários dos programas federais de transferência de renda.

Qual é a margem consignável do empréstimo consignado INSS?

De antemão à resposta sobre qual é a margem consignável do empréstimo consignado INSS, cabe explicar por que existe essa limitação.

Em suma, a margem consignável foi estabelecida com o propósito de respeitar a dignidade e qualidade de vida de quem faz a consignação de seu benefício ou salário.

Portanto, a legislação original sobre empréstimos consignados, estabelece que o solicitante deve ter no mínimo 70% de seus rendimentos disponíveis para garantir o próprio sustento.

Por consequência da MP 1.106, em 2022, a atual margem consignável do empréstimo consignado INSS está em 40% da renda do solicitante.

Fora a exceção, estima-se que a margem volte a porcentagem anterior. Contextualizando os números e margens anteriores, a Agência Senado afirma que:

Quando da criação do mecanismo, em 2003, o limite para o desconto era de 30% da remuneração. Esse limite foi ampliado em 2015 para 35% (sendo os cinco pontos percentuais adicionais destinados exclusivamente a dívidas de cartão de crédito consignado).

Agência Senado, 2022.

Como funciona um empréstimo consignado INSS?

Considerando que o empréstimo consignado INSS é uma forma de crédito cujas parcelas são debitadas automaticamente do benefício ou salário do titular, é necessário levar em conta outros fatores a fim de se ter uma negociação consciente.

Ou seja, quem busca um empréstimo consignado INSS hoje precisa estar informado sobre como funciona todo o procedimento para evitar transtornos ao solicitar o valor desejado a uma instituição financeira.

Sendo assim, vamos compartilhar 5 pontos essenciais para você entender de vez como funciona um empréstimo consignado INSS.

Como funcionaO que significa
1. O empréstimo passa por uma análise de créditoUm avalista cruza os dados do solicitante em diferentes fontes para determinar a chance de haver ou não riscos para o banco
2. O titular tem um limite para empréstimos em seu nomeQuem pede um crédito consignado INSS pode ter até 9 empréstimos ativos, desde que o total das parcelas não ultrapasse o limite de consignação
3. O valor das prestações é fixoDiferente de outras modalidades de empréstimo, no consignado INSS as parcelas não mudam de valor ao passar do tempo
4. Existe um prazo máximo para a quitaçãoAo realizar o empréstimo, o titular possui o direito de escolher o número de parcelas, respeitando o limite máximo de 84 meses (7 anos).
5. É necessário conferir as políticas de empréstimo aposentado INSSApesar de a Lei do Empréstimo consignado não citar uma idade máxima de empréstimo consignado para idosos, cada banco tem suas normas, exigindo atenção especial em clientes com mais de 75 anos.
Tabela sobre o funcionamento do empréstimo consignado INSS.

Importante: Jamais faça depósitos antecipados ou compartilhe seus dados com empresas que você não confia totalmente. Caso realize um empréstimo INSS online, confira os dados que comprovam a segurança do site (em especial o "https" na barra de endereço e o certificado SSL).

Quais são os bancos que oferecem empréstimos consignados INSS?

Se você busca por empréstimo consignado INSS hoje, saiba que a decisão requer um cuidado especial, pois há várias instituições que oferecem este tipo de crédito, cada uma com as próprias políticas e cobranças particulares.

Veja a seguir alguns dos principais bancos que oferecem essa modalidade de crédito e suas formas de contratação.

BancosCanais para contratação
Banco InterSite ou aplicativo Inter
BanrisulAgências, Home Banking ou aplicativo Banrisul Digital.
SicrediEm uma agência Sicredi
Caixa Econômica FederalAgências, Internet Banking, aplicativo, terminal de autoatendimento ou Correspondente Caixa Aqui Negocial (pontos de atendimento)
Bradesco FinanciamentosBradesco Celular, Internet Banking, máquinas de autoatendimento ou agências
Banco do NordesteAgências, terminais de autoatendimento, Internet Banking ou aplicativo
Tabela de bancos que oferecem empréstimos consignados INSS.

Por fim, é bom lembrar que exitem vários outros bancos que fazem empréstimos consignados INSS e que, por serem diferentes, cada um pode proporcionar benefícios específicos ao cliente.

Parece difícil decidir entre tantas opções disponíveis no mercado? A HelloSafe ajuda você nessa escolha! Acesse o nosso comparador gratuito e descubra a alternativa perfeita para o seu perfil.

Encontre as melhores taxas de juros de empréstimo consignado, em menos de 20 segundos, com a HelloSafe.

Camparar

Como contratar empréstimo consignado INSS?

De forma geral, contratar um empréstimo consignado INSS pode ser considerada um processo bem simples.

Primeiramente, você deve se enquadrar em uma das categorias de beneficiários que tem direito ao crédito.

Após, é preciso definir o banco ou instituição financeira que realizará empréstimo.

Por fim, o terceiro passo é entrar em contato com a empresa escolhida e reunir a documentação para iniciar a solicitação.

Nesse sentido, entre os documentos mais comuns para contratar empréstimo consignado INSS estão:

  • CPF e RG do titular
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda (contracheque ou número INSS)

Tendo em mente essas três etapas básicas, é interessante destacar que hoje em dia, as ferramentas para contratar um empréstimo consignado INSS são diversas.

Por exemplo, você sabia que é possível realizar uma simulação de empréstimo consignado aposentado INSS sem sair de casa?

Além disso, dependendo da instituição credora, é possível fazer um empréstimo consignado INSS totalmente pela internet. Entretanto, todo o cuidado é pouco se tratando de empréstimo INSS online.

Enfatizamos as precauções de segurança para realizar o seu empréstimo consignado INSS porque não são poucos os relatos de golpes e transtornos devido a fraudes na obtenção de crédito.

Inclusive, a situação se tornou tão comum que o INSS teve que criar medidas avançadas visando acabar com a realização de empréstimos indevidos. Em breve falaremos mais sobre essas ocorrências e você descobrirá tudo sobre como bloquear um empréstimo consignado INSS.

3 dicas para não cair em golpes de consignado INSS:

  1. Consulte seus extratos de banco e do INSS, bancários e no INSS.
  2. Pesquise sobre a reputação do banco ou instituição financeira
  3. Desconfie de "ofertas imperdíveis" e juros muito abaixo do mercado

Quais são os benefícios do empréstimo consignado INSS?

Independente do tipo de perfil (aposentado, pensionista ou servidor público), os benefícios do empréstimo consignado INSS fazem a diferença na hora de pedir o crédito e aliviar o orçamento.

Conheça 3 benefícios do empréstimo consignado INSS e os motivos de cada um deles ser concedido.

  • Juros reduzidos - Em virtude do desconto automático das parcelas no salário ou benefício do contratante
  • Comodidade - Hoje em dia você tem a possibilidade de garantir o seu empréstimo INSS online e realizar o processo todo sem precisar sair de casa.
  • Prestações com valor fixo - Por meio desta forma de pagamento, o cidadão consegue ter um maior controle e se planejar financeiramente.

Quais instituições financeiras oferecem empréstimo consignado INSS?

Tendo em mente o que é e como contratar um empréstimo consignado INSS, é o momento de falar das instituições financeiras que tem essa modalidade de crédito em sua relação de serviços.

Tal como visto na tabela referente aos bancos, a seguir você vai conhecer uma seleção de financeiras que trabalham com empréstimo consignado INSS e os canais disponíveis para realizar a solicitação de crédito.

Instituições FinanceirasCanais para contratação
Financeira ALFA Preenchimento de formulário no site
Via Certa FinanciadoraSite ou lojas físicas
Crediare SALojas parceiras Crediare
Gazin credLojas físicas ou correspondentes Gazin
Zema FinanceiraPreenchimento de formulário no site
Facta FinanciadoraSimulação de empréstimo no site
Lista de instituições financeiras que oferecem empréstimo consignado INSS

Fora os credores que comentamos, existem várias outras instituições que trabalham com esse tipo de consignado.

Todavia, quando se consulta empréstimo consignado INSS, ter uma noção do que está em vigor no mercado já é um ótimo passo rumo a aquisição do crédito.

Qual é a taxa de juros do empréstimo consignado INSS?

Conhecendo os principais bancos e financeiras associadas ao INSS, chegou o momento de conferir na prática quais são as taxas mensais cobradas por elas. Os dados utilizados na tabela foram divulgados em um relatório feito Banco Central do Brasil (BcB) e estão em conformidade com os valores de março de 2022.

BancosTaxa de juros ao mês (%)
Banco Inter1,52
Banrisul1,53
Sicredi1,55
Caixa Econômica Federal1,65
Bradesco Financiamentos1,82
Banco do Nordeste1,86
Tabela de bancos que oferecem empréstimos consignados INSS.
Instituições FinanceirasTaxa de juros ao mês (%)
Financeira ALFA 1,52
Via Certa Financiadora1,85
Crediare SA2,04
Gazin cred2,08
Facta Financiadora2,13
Zema Financeira2,17
Tabela sobre a taxa de juros do empréstimo consignado INSS nas financeiras.

Ainda em dúvida sobre fazer seu empréstimo em um banco ou financeira? Clique no botão e acesse a ferramenta gratuita da HelloSafe. Em poucos segundos, você tem comparações entre as melhores instituições do Brasil e tem informações para tomar uma decisão segura.

Encontre as melhores taxas de juros de empréstimo consignado, em menos de 20 segundos, com a HelloSafe.

Camparar

Como cancelar um empréstimo consignado INSS?

Encontrou alguma irregularidade ou descontos indevidos na sua conta INSS? Talvez você esteja sendo vítima de um golpe ou descontos indevidos no seu benefício.

Em situações assim, uma das melhores medidas a serem tomadas é entrar com a ação de cancelamento de empréstimo consignado INSS.

Vale observar que, mesmo sendo utilizado em casos de golpe e débito não autorizado, o cancelamento do empréstimo consignado INSS também é aplicável em outras duas circunstâncias. Ou seja, a ação de cancelamento também ocorre se titular decidir praticar o seu direito ao arrependimento ou ainda nos casos em que se comprova a quebra de alguma cláusula estabelecida no contrato.

Posto isso, o Governo Federal já publicou um conjunto de sugestões para ajudar quem precisa fazer o cancelamento de empréstimo consignado INSS. São elas:

  • Entrar no Portal do Consumidor e fazer o pedido de cancelamento à empresa
  • Contatar a Ouvidoria INSS para informar empréstimos indevidos em seu nome
  • Ligar para o telefone 135 e registrar sua reclamação

Quer saber quais são as alternativas para o cancelamento de um empréstimo? Acesso nosso guia para mais informações.

Como conseguir um extrato de empréstimo consignado INSS?

Tão importante como saber as formas de contratação, é preciso entender como conseguir um extrato do seu empréstimo consignado INSS. Nem todos falam, mas o extrato é uma ferramenta muito útil para que o titular tenha o controle de suas finanças.

Por exemplo, é através do extrato do empréstimo consignado INSS que o beneficiário consulta como está o pagamento das parcelas bem como os descontos passados, atuais e futuros.

Outrossim, com o extrato fornecido pelo Meu INSS, o cidadão tem como verificar se há irregularidades ou anormalidades nos valores debitados e pedir o cancelamento do empréstimo não reconhecido.

Veja como consultar extrato empréstimo consignado INSS

  1. Entre no site meuinss.gov.br
  2. Digite seu usuário e senha na plataforma (login)
  3. na tela inicial do sistema você vai uma série de ícones e serviços, procure por “extrato de empréstimo”
  4. Na tela vão aparecer os benefícios que você possui, então basta clicar no que deseja consultar
  5. Em seguida, mova a barra de rolagem para baixo e clique em "gerar pdf"

Pronto! Agora é só baixar o documento que você emitiu pelo Meu INSS extrato empréstimo consignado.

Posso transferir meu empréstimo consignado INSS?

Sim, é possível transferir um empréstimo consignado INSS. Conforme falamos em conteúdos anteriores aqui no blog, por meio da portabilidade você consegue mudar seu empréstimo de um banco para outro com o propósito de reduzir o valor da dívida.

Lembre-se de pesquisar bem antes de transferir o seu empréstimo consignado INSS. Preste atenção aos juros praticados em cada banco para que a opção não lhe traga prejuízos.

Quanto tempo demora para liberar o empréstimo consignado INSS?

Outro questionamento bastante comum diz respeito a quanto tempo demora para liberar empréstimo consignado INSS. Atualmente, os prazos estimados para liberar o valor giram em torno de 2 a 3 dias. Entretanto, há casos em que o processo acontece com maior rapidez, fazendo com que o crédito possa ser utilizado nas primeiras 24 horas após a solicitação.

Sabia que em poucos cliques você pode conhecer as melhores empresas para liberar o seu empréstimo consignado INSS? Acesse a ferramenta gratuita da HelloSafe.

Encontre as melhores taxas de juros de empréstimo consignado, em menos de 20 segundos, com a HelloSafe.

Camparar

Como bloquear empréstimo consignado INSS?

Antes de mais nada, é válido destacar que apesar de o procedimento parecer complexo, não é preciso que o titular vá até uma agência. Dessa forma, bloquear seu empréstimo consignado INSS é uma estratégia de segurança que serve para evitar que os valores sejam movimentados e impedir novas solicitações de empréstimo em nome do titular. Em outras palavras, a medida auxilia para que seja aplicada a suspensão do desconto em um empréstimo consignado INSS

Dito isso, no endereço oficial do Governo Brasileiro na internet (gov.br), é apresentada uma série de passos sobre como bloquear empréstimo consignado INSS. Confira a seguir.

  1. Acessar o portal Meu INSS
  2. Fazer o login no site
  3. Clicar no botão “Novo Pedido"
  4. Digitar o nome do serviço/benefício que você quer
  5. Na lista, clicar no nome do serviço/benefício

Ler o texto que aparece na tela e avançar seguindo as instruções

Operação realizada!

Perante a efetivação do bloqueio em função de eventuais fraudes, o cidadão não conseguirá realizar outros empréstimos por até 2 meses (período em que os órgãos responsáveis estipulam para investigação do ocorrido).

Quanto ao prazo para movimentar o benefício novamente, vale saber que o titular pode fazer o pedido em até 30 dias. Mas atenção, pois a regra é válida somente enquanto permanecer o estado de emergência em virtude do coronavírus. Passado o período de exceção, estima-se que o prazo volte a ser de 90 dias.

Por fim, na ausência de solicitação pelo beneficiário, o desbloqueio automático no sistema costuma acontecer em 180 dias.

Não está conseguindo acessar o site? Realize o bloqueio dos valores pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório