Empréstimo consignado Santander Vale a pena?

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em maio 19, 2022

Pedir empréstimos é uma prática muito comum entre os cidadãos brasileiros, e inúmeros são os motivos.

O banco Santander é o terceiro maior banco privado no Brasil e o único banco internacional com escala no país. Ele atua nos segmentos varejo e atacado com ofertas de alto valor agregado, que os permite oferecer um amplo portfólio de produtos e serviços para pessoas físicas, pequenas e médias empresas e atacado.

Para saber mais sobre o que é e como funciona o empréstimo consignado Santander. Para mais detalhes, continue lendo!

O empréstimo consignado Santander é confiável?

Como visto anteriormente, o banco Santander é o terceiro maior banco privado do Brasil e está no mercado desde 1982. A instituição está presente em todas as regiões do país pro meio de uma ampla estrutura composta de agências, postos de atendimento bancário, máquinas de autoatendimento, escritórios regionais e outros. É possível dizer que o banco Santander é sim uma instituição financeira confiável e os produtos oferecidos pelo banco também são.

Está com dúvidas sobre como bem utilizar o seu dinheiro? Use nosso comparador de empréstimos consignados para receber a melhor cotação de taxas de juros do mercado brasileiro! Nosso comparador de empréstimo consignado é confidencial, gratuito e você conseguirá um resultado personalizado em menos de 20 segundos.

Encontre as melhores taxas de juros de empréstimo consignado, em menos de 20 segundos, com a HelloSafe.

Camparar

Quais tipos de empréstimo consignado Santander são oferecidos?

Abaixo listamos os principais tipos de empréstimo consignado Santander com uma breve explicação de cada um deles, confira:

EmpréstimoSobre
Consignado INSSO empréstimo consignado INSS é voltado para aposentados e pensionistas do INSS, pois o valor das parcelas é descontado diretamente do benefício do cliente.
Consignado PúblicoNessa linha de crédito, o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento dos servidores públicos.
Consignado PrivadoO empréstimo consignado Privado é uma modalidade de crédito regulamentada pela Lei Federal. Nesse tipo de crédito, as parcelas do empréstimo não ultrapassam 30% do salário líquido e são descontadas direto na folha de pagamento do cliente.
Tabela sobre os tipos do empréstimo consignado Santander.

Como funciona o empréstimo consignado Santander?

Para ter acesso às vantagens do empréstimo consignado do Santander, o interessado deve ter: convênio aceito (renda fixa comprovada e garantida); e margem consignável disponível para o empréstimo ou cartão consignado. O limite é pré-aprovado, mas está sujeito à análise de crédito e às regras de contratação de cada acordo jurídico. As parcelas são descontadas mensalmente de forma automática direto no benefício previdenciário ou salário. Para não haver muitos descontos, a cobrança é sempre limitada pela margem de 30% para empréstimos. A margem para cartão (5%) é exclusiva e só pode ser utilizada para esta finalidade.

Como contratar um empréstimo consignado Santander?

Se o órgão público ou empresa que você trabalha tem parceria de crédito consignado com o Santander, é possível realizar a contratação por diferentes canais: App Santander, Internet Banking, caixas eletrônicos, em uma das agências, nos escritórios de correspondentes ou, se preferir, na central de atendimento. Para conferir as opções disponíveis ou fazer uma simulação, visite o site do Santander.

Documentos necessários para contratar um empréstimo consignado Santander:

Ao solicitar um empréstimo consignado será necessário fornecer vários documentos, tais como:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência;
  • E se você tiver algum empréstimo já em andamento, você precisará mostrar os documentos do mesmo.

Uma vez que você tenha analisado sua situação e apresentado todos os documentos de apoio necessários, o banco ou instituição financeira, lhe enviará uma oferta de empréstimo que você, caso aceite, deverá assinar. A oferta incluirá as seguintes informações: O capital do empréstimo, o custo total do empréstimo consignado, a duração do empréstimo, as garantias e a taxa de juros.

Observe que, para ter a melhor chance de sucesso, seu arquivo deve ser sólido e completo. Os bancos e instituições financeiras dão grande importância a:

  • Renda estável;
  • Histórico bancário estável;
  • Baixa taxa de endividamento.

Posso cancelar meu empréstimo consignado Santander?

Por lei, todo empréstimo feito fora do estabelecimento físico, ou seja, canais digitais, telefone ou à domicílio, pode ser cancelado em até 7 dias após o recebimento.

Assim, caso o cliente se arrependa da contratação e queira desistir do serviço, é possível fazer a devolução do valor e cancelar o contrato. Portanto, a resposta é sim, é possível fazer o cancelamento do meu empréstimo consignado diretamente com a empresa, sem cobranças das taxas de juros.

Todos os consumidores têm o direito de arrependimento que pode ser conferido no código do consumidor. Caso um produto ou serviço adquirido não atenda a expectativa do cliente, é possível desistir do produto/serviço em até 7 dias úteis. Para obter mais informações, entre em contato com o banco Santander.

Qual a taxa de juros do empréstimo consignado Santander?

Seja para o empréstimo consignado Santander (ou de qualquer outra instituição), estar bem informado sobre a taxa de juros é um ponto essencial na escolha de uma instituição financeira. Pensando nisso, preparamos uma tabela de dados para você ficar por dentro das taxas de juros do empréstimo consignado Santander.

EmpréstimoMensalAnual
Consignado INSS1,69%22,27%
Consignado Público1,47%19,11%
Consignado Privado2,38%32,56%
Tabela sobre as taxas de juros do empréstimo consignado Santander.

Se você deseja ter acesso a taxas de juros personalizadas de acordo com o seu perfil de consumidor, acesse o comparador da HelloSafe e faça uma comparação de crédito entre as melhores agências de crédito do Brasil.

Encontre as melhores taxas de juros de empréstimo consignado, em menos de 20 segundos, com a HelloSafe.

Camparar

Empréstimo consignado INSS Santander: como funciona?

Contrate o crédito consignado INSS pelo internet banking, app Santander, caixas eletrônicos, em uma das agências ou nos escritórios de correspondentes no país. O pagamento das parcelas é feito através de débito diretamente do benefício. Nesta operação haverá cobrança de juros e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e não há cobrança de tarifas. Caso você traga seu consignado de outra instituição financeira (Portabilidade de Crédito), não há incidência de IOF ou cobrança de tarifas.

Como fazer refinanciamento do empréstimo consignado Santander?

O refinanciamento pode ser uma alternativa caso as parcelas mensais estejam pesando demais no bolso e seja necessário diminuir o valor pago, ou ainda uma possibilidade de conseguir mais dinheiro sem precisar solicitar um novo empréstimo.

Para refinanciar o seu contrato de empréstimo consignado Santander , é necessário entrar em contato diretamente com a instituição para entender as condições disponíveis. De maneira geral, é necessário já ter pago um percentual do empréstimo contratado (que gira, em média, de 15% a 30%). Mas fique atento para que as condições impostas não compliquem ainda mais a sua situação.

Para refinanciar o seu consignado, você tem duas opções: 

  • Diluir o pagamento das parcelas restantes em um novo prazo maior, diminuindo o valor descontado mensalmente;
  • Solicitar mais dinheiro, renegociando o valor das parcelas ainda pendentes e o prazo para pagamento delas.

Pense bem antes de solicitar o refinanciamento, já que ele envolverá, necessariamente, ou a ampliação do prazo de pagamento ou o valor descontado mensalmente do seu salário/benefício.

Portabilidade empréstimo consignado Santander: como funciona?

portabilidade de empréstimo consignado é um direito garantido a qualquer pessoa que contrata o serviço.

Isso posto, vale retomar a definição de portabilidade de crédito, que nada mais é que a transferência de dívida de um banco para o outro em busca de uma melhor negociação, o que pode ser parcelas e juros menores.

Sob essa ótica, as instituições têm o dever de deixar clara a existência dessa opção, pois ela consta na legislação brasileira. Nesse contexto, a Lei de Autorregulação do Crédito Consignado, criada em 2013, é um instrumento que proporciona mais proteção ao consumidor; tendo como princípios a transparência e normas bem definidas para essa modalidade de empréstimo.

Confira abaixo as informações necessárias para fazer a portabilidade de empréstimo consignado para o banco Daycoval:

  • Número do contrato e modalidade
  • Saldo devedor atualizado e demonstrativo de sua evolução
  • Sistema de pagamento
  • Taxa de juros anual, nominal e efetiva 
  • Valor de cada prestação

Lembramos que, segundo a Lei, as instituições precisam fornecer ao solicitante os dados para a portabilidade no prazo máximo de 1 dia útil.

Como quitar empréstimo consignado Santander?

Quem quer quitar um empréstimo consignado Santander deve buscar um dos canais de atendimento da instituição para solicitar o serviço.

Após manifestação do interesse pela quitação, o valor a ser pago será calculado pela instituição. Pela lei, todo agente financeiro tem o prazo de 5 dias úteis para fornecer o boleto ou o documento com informações e valores referentes à quitação.

Em linhas gerais, o valor costuma ser a soma das parcelas faltantes, porém, sem a taxa de juros corrente de cada mês, uma vez que a quitação antecipa o pagamento, portanto não há juros a serem cobrados, mas precisa ser bem avaliada para saber se o desconto compensa.

Esse é um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor e pode ser feito de dois jeitos:

  • Quitação parcial: quando o cliente escolhe antecipar uma ou mais parcelas do empréstimo. Neste caso, o abatimento dos juros é referente apenas às parcelas antecipadas.
  • Quitação total: ela ocorre quando o contratante paga todas as parcelas restantes, zerando os débitos com a instituição financeira. Quando isso ocorre, o desconto da taxa de juros deve ser proporcional a quantidade de parcelas restantes que foram pagas antes do previsto.

Empréstimo consignado Santander: telefone, site e mais contatos

Veja na tabela abaixo os meios de contato do empréstimo consignado Santander:

SetorContato
Central de Atendimento Santander4004 3535 - capitais e regiões metropolitanas
Central de Atendimento Santander0800 702 3535 - demais localidades
SAC0800 762 7777 - capitais e regiões metropolitanas
Ouvidoria0800 726 0322
Tabela sobre as formas de contato do empréstimo consignado Santander.

Empréstimo consignado Santander para negativado, como funciona?

Ter o nome sujo ou protestado não é problema para quem quer solicitar o crédito consignado no banco Santander. A análise de crédito dispensa as consultas ao SPC ou Serasa e garante as mesmas condições de outros grupos, sem diferenciação. Para isso, o solicitante não precisa ser correntista do banco, mas têm que ter margem livre para a operação pretendida.

O empréstimo consignado Santander cai na hora?

O crédito do Banco Santander é liberado rapidamente. Mesmo no caso do consignado, entre a simulação e a formalização todo o passo a passo é bem ágil. Normalmente, o prazo para liberação do crédito ocorre entre 3 e 5 dias úteis. O valor é creditado sempre na conta indicada e o titular pode utilizar o crédito como preferir.

Empréstimo consignado Santander simulação, como fazer?

Para fazer a simulação de empréstimo consignado no Santander, basta ir no site do banco, na área de empréstimos, e selecionar a opção empréstimo consignado simule online.

Além da simulação, você também pode usar nosso comparador de empréstimos consignados, e conseguir cotações personalizadas, em menos de 20 segundos, dos melhores bancos e empresas do Brasil. É rápido, seguro e gratuito, confira!

Encontre as melhores taxas de juros de empréstimo consignado, em menos de 20 segundos, com a HelloSafe.

Camparar

Como pagar empréstimo consignado Santander?

Para pagar o seu empréstimo consignado, veja abaixo:

Para pagamentos por débito automático:

O pagamento das parcelas do crédito consignado é feito através de débito diretamente na conta do benefício.

2 Comentários no "Empréstimo consignado Santander Vale a pena?"
Francisco, na junho 14, 2022

Fiz no app do Santander um empréstimo consignado salário foi tudo ok , contudo quando vou consultar não aparece nada , contrato, absoluto nada, foi feito a 1 dia atrás o que devo fazer?

Resposta
Nosso especialista
Gustavo cunha, na junho 14, 2022

Bom dia Francisco,

O empréstimo consignado do Santander pode demorar de 3 a 5 dias para ser liberado, portanto, pode ser que este seja o motivo de o mesmo não aparecer em seu aplicativo.

A melhor maneira de se informar sobre isto seria entrando em contato direto com a sua agência Santander, podendo já clarificar com um atendente do banco.

Se você recebeu um email do banco constando que o empréstimo foi feito, seria bom ter o mesmo em mãos.

Você também pode:
- ver se seu aplicativo não precisa ser atualizado;
- entrar no site do Santander pelo computador;
- ir a sua agência Santander em pessoa.

Espero ter conseguido lhe ajudar, e se tiver qualquer outra dúvida, estamos à sua disposição.

Até logo,
Equipe HelloSafe.

Resposta
O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório