Empréstimo pessoal para aposentado: nosso guia completo

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em agosto 18, 2022

Uma conquista! É assim que podemos definir a aposentadoria para quem passou boa parte da vida trabalhando duro, levantando cedo e encarando jornadas puxadas de trabalho.

Ter a garantia dessa renda no fim do mês é uma tranquilidade e tanto, só que nem sempre a vida segue um curso tão linear. Imprevistos podem ocorrer a qualquer momento, e é nessa hora que um dinheirinho extra faz toda diferença.

Porém, nem só de emergências vive um empréstimo. Essa modalidade pode ser uma ótima alternativa para aquele aposentado que quer fazer a viagem dos sonhos ou trocar de carro, por exemplo.

Por isso, preparamos esse artigo especialmente para você! Independentemente de qual seja o motivo da sua necessidade de fazer um empréstimo, todas as informações estão aqui.

Como funciona o empréstimo pessoal para aposentado?

O empréstimo pessoal para aposentado é uma modalidade de crédito voltada especificamente para quem já passou dos 60 anos. Porém, não está atrelado ao valor que essa pessoa recebe mensalmente de aposentadoria.

No caso de empréstimo pessoal, o banco ou a instituição financeira faz uma análise completa do perfil do aposentado, levando em consideração a renda mensal, o histórico financeiro para saber se é ou não um bom pagador, além de verificar se o aposentado tem bens como imóveis e automóveis.

Esse “raio-x” do aposentado serve para elevar o valor máximo do empréstimo que vai ser oferecido ao cliente. Normalmente, nos empréstimos pessoais para aposentados, o parcelamento é feito em até 48 vezes, e as parcelas são pagas em boleto bancário ou desconto em conta corrente.

Para saber como essas condições se aplicam à sua realidade, acesse agora mesmo a nossa plataforma de comparação. Em poucos minutos você vai descobrir quais são as principais ofertas dos melhores bancos e financeiras para você sair do vermelho.

Empréstimo pessoal para aposentado: 5 melhores

FinanceiraSobre

Empréstimo SIM
Empresa do grupo Santander, com contratação 100% online. O empréstimo pessoal tem limite de 30 mil reais e aprovação de crédito rápida.

Crefisa
Empresa bastante conhecida no mercado por liberar empréstimo até mesmo para negativados. Oferece atendimento online, mas também tem muitas agências físicas espalhadas pelo país.

Losango
O valor máximo para empréstimo é de 10 mil reais. Porém, a primeira parcela pode ser paga em até 60 dias após a liberação do valor, e não há um valor estipulado de renda mínima para ter o crédito aprovado.

Sicredi
A forma de pagamento pode ser parcelada ou única, e o prazo para pagar o empréstimo pode chegar a 72 meses, com possibilidade de débito em conta corrente.

Geru
Uma fintech do mercado financeiro que existe desde 2015. Com operação 100% online, a promessa é de processo transparente, com taxas de juros justas e personalizadas, que ficam entre 2% e 8,2%.
Explicação sobre os 5 melhores empréstimos pessoais para aposentado.

Existe empréstimo pessoal para aposentado negativado?

Num primeiro contato, pode parecer que as palavras “empréstimo” e “negativado” não combinam, mas não é bem assim que funciona no mercado financeiro. Em alguns casos, é comum que bancos e instituições de crédito peçam que o aposentado apresente uma pessoa como garantia no caso de inadimplência, ou seja, uma espécie de fiador.

Só que além disso, existe uma expressão conhecida no ramo: dá para trocar uma dívida cara por uma dívida barata! Já ouviu falar nessa possibilidade?

Vamos te explicar:

Se você é aposentado e tem um empréstimo pessoal, mas não está conseguindo pagar as parcelas, ou está devendo a fatura do cartão de crédito, por exemplo, pode fazer um empréstimo consignado. Ou seja, com o desconto em folha, num valor total que consiga cobrir todas as dívidas que estão em aberto, e você com apenas uma parcela para pagar no mês, fugindo das altas taxas de juros.

Bom saber

Na nossa página sobre empréstimo pessoal para negativado você entende melhor essas possibilidades que podem ajudar bastante quem está endividado.

Empréstimo pessoal para aposentado INSS: como funciona?

O empréstimo pessoal para aposentado que recebe pelo INSS muda de nome e é conhecido como “empréstimo consignado”.

O grande trunfo dessa modalidade é a garantia de renda mensal, sem o risco do desemprego. Aconteça o que acontecer, a instituição financeira sabe que não vai sair no prejuízo, porque o cliente tem salário certo, com desconto em folha, e o risco de calote é praticamente zero!

Essa diminuição do risco da operação financeira fica nítida ao analisar as taxas de juros oferecidas para quem é aposentado e pretende fazer um empréstimo consignado. Neste caso, a média de juros ao mês é de 2% em média, enquanto para um empréstimo pessoal convencional pode chegar a 12%.

Porém, na hora de negociar um empréstimo consignado com a instituição financeira, o aposentado tem apenas o salário como balizador do valor máximo que poderá ser liberado, porque essa modalidade não considera outras fontes de rendimento, como um negócio próprio ou um imóvel alugado.

O empréstimo consignado é uma concessão de crédito que também beneficia militares das forças armadas e trabalhadores assalariados CLT de empresas públicas e privadas. Existe, inclusive, um conjunto de leis para regular os empréstimos consignados no país: é a Lei 10.820/2003, para preservar os clientes e evitar práticas abusivas.

Qual a idade máxima para aposentado fazer empréstimo pessoal?

O Banco Central permite que os próprios bancos e instituições financeiras definam suas políticas quanto à idade máxima de quem pretende fazer um empréstimo pessoal.

Considerando riscos operacionais e estabilidade, atualmente a idade máxima adotada pelos bancos e financeiras para a liberação de um empréstimo é de 80 anos e 11 meses.

Isso não significa que quem já passou dessa idade não vai conseguir um empréstimo pessoal, porém pode ser que consiga a aprovação de um valor menor do que o desejado, dividido em menos parcelas.

O que as empresas pretendem com isso é minimizar o risco de inadimplência, uma vez que com o avançar da idade é comum que os gastos com a manutenção da qualidade de vida de um aposentado aumentem, o que pode comprometer o pagamento da parcela do empréstimo pessoal.

Como contratar um empréstimo pessoal para aposentado?

Com a chegada das fintechs ao mercado financeiro, conseguir uma alternativa de crédito está cada vez mais fácil e rápido, e esse dinamismo atinge também a classe dos aposentados. Você pode estar a alguns cliques do seu empréstimo pessoal, assim como também pode fazer isso em alguma agência bancária ou financeira com sede perto da sua casa.

Porém, seja online ou presencialmente, o que não pode faltar é atenção e planejamento. Fique atento a todas as condições previstas em contrato e avalie bem as suas finanças na hora de programar o montante que vai emprestar e o valor da parcela que vai pagar.

Quanto o aposentado pode pegar em um empréstimo pessoal?

Assim como ocorre na concessão de empréstimo para pessoas físicas que não são consideradas idosas, existe uma preocupação com o comprometimento da renda. Portanto, o empréstimo pessoal para idosos também segue a regra de não comprometer mais do que 35% da renda mensal com o pagamento da prestação do empréstimo.

Vamos reforçar com um exemplo prático: Um aposentado que ganha R$ 3.000,00 só pode fazer um empréstimo com prestação mensal de no máximo R$ 1.050,00.

Quais são os juros para empréstimo pessoal para aposentado?

Em linhas gerais, considerando o que tem sido praticado atualmente no mercado, as taxas de juros para empréstimo pessoal para aposentado podem variar entre 3 e 12%. Já os empréstimos consignados têm taxas de juros bem mais convidativas, dificilmente ultrapassando os 2% ao mês.

Assim como o limite de idade para aprovação de um empréstimo pessoal, são os próprios bancos e instituições financeiras que definem as taxas de juros. Por isso, é sempre bom lembrar que o bom conselho da pesquisa também se encaixa muito bem nesses casos.

Se você acha que essa margem de variação da taxa de juros pode complicar a sua pesquisa, nós estamos aqui para descomplicar, e temos um artigo especialmente para quem tá de olho no melhor custo-benefício. É só acessar nossa página sobre empréstimo pessoal com a menor-taxa.

Posso fazer a portabilidade do um empréstimo pessoal para aposentado?

Sim, é possível! Portabilidade é uma palavra que tem sido utilizada cada vez mais no nosso dia a dia, muito ligada a assuntos como telefonia celular e facilitação de crédito. Isso porque ela vem atrelada à livre concorrência, ou seja, quando o cliente encontra condição melhor, ele tem total liberdade para migrar de uma empresa para outra.

Isso também se aplica aos empréstimos pessoais e consignados concedidos aos aposentados. O que pode variar entre uma empresa e outra são as políticas de portabilidade. Mas, de qualquer forma, o processo de troca é totalmente aplicável nesses casos.

Bom saber

Quer saber mais sobre essas possíveis variantes? Acesse nosso guia sobre portabilidade de crédito pessoal e fique por dentro.

É possível cancelar o empréstimo pessoal para aposentados?

Sim, é possível pedir o cancelamento do empréstimo para aposentado, desde que respeitado o prazo máximo de sete dias após a liberação do crédito. Se nesse período o cliente se arrepender do empréstimo contratado, ele pode fazer a solicitação de cancelamento pelos canais oficiais do banco ou da instituição financeira, mediante a devolução do valor integral.

Bom saber

Só que a gente sabe que toda operação de cancelamento gera dúvidas, e para não te deixar desamparado, temos uma página dedicada especialmente ao assunto sobre o cancelamento de empréstimo pessoal, confira!

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

Faça uma pergunta, um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário