Empréstimo pessoal para autônomo: melhores financeiras, taxas e dicas

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em agosto 16, 2022

Pedir um empréstimo é sempre uma decisão muito importante. Afinal, ali pode estar a força que você precisa para resolver sua vida financeira, mas uma contratação mal pensada pode causar ainda mais problemas.

Mas e quando você é autônomo? Como fazer para conseguir um empréstimo? Sem uma renda fixa, como o salário, será que é possível acessar essa linha de crédito?

Este artigo tem todas as informações que o autônomo precisa para poder contratar um empréstimo bem pensado e sem cair em roubadas. Então continue com a leitura e confira!

Como funciona o empréstimo pessoal para autônomo?

O empréstimo pessoal para autônomo funciona de forma bem parecida com os empréstimos tradicionais para pessoa física. A diferença fica por conta da forma de comprovação de renda para que o banco ou a instituição financeira conceda o crédito para você.

Enquanto um trabalhador assalariado pode comprovar por meio de seus holerites, o autônomo não conta com essa renda fixa todo mês. Então como fazer?

A opção mais interessante é utilizar extratos bancários para comprovar a movimentação da conta que demonstre que você, enquanto autônomo, conta com um fluxo consistente de caixa, oferecendo a garantia que o banco precisa para aprovar seu crédito. E quanto maior o tempo que você comprovar que tem uma movimentação bacana, melhor! Leve todos os extratos que conseguir, considerando, pelo menos, os últimos 12 meses. Assim suas chances de conseguir o empréstimo como autônomo aumentam!

Com o crédito liberado, você poderá utilizar o dinheiro da forma que preferir, seja para pagar contas e ajeitar sua vida financeira ou investir na expansão do seu negócio.

Agora, se você precisa de um empréstimo para autônomo e quer pesquisar em um lugar confiável, acesse a nossa ferramenta de comparação e tenha, em poucos instantes, todas as informações que você precisa para contratar o seu crédito de forma segura!

Atenção!

Mas atenção! Cuidado com as tentativas de golpes. Muitas vezes, justamente se aproveitando dessa dificuldade na comprovação de renda, pessoas mal-intencionadas buscam aplicar golpes, solicitando pagamentos adiantados. Isso é proibido!

4 melhores financeiras para fazer empréstimo pessoal para autônomo

Você decidiu que tomar um empréstimo como autônomo é o melhor a se fazer agora. O próximo passo é: onde fazer uma cotação com segurança? Separamos algumas das melhores financeiras para você consultar:

Melhores financeirasSobre
Creditas
Com a “alma” totalmente digital, a Creditas oferece a possibilidade de cotação e contratação 100% online, com taxas bem interessantes.
Geru
Mais uma fintech do mercado brasileiro. Oferece valores consideráveis para empréstimo (podendo chegar aos R$ 50.000,00), embora as taxas não sejam das mais atraentes (variam de 2% a mais de 8% ao mês).
Simplic
Opção interessante para autônomos, já que é uma das instituições com maior facilidade na aprovação do crédito. Porém, como os riscos para a financeira são mais altos, espere também taxas de juros igualmente altas, e valores mais modestos liberados para o crédito.
Sim Empréstimos
A Sim Empréstimos é uma alternativa para quem busca valores mais altos, e pode até mesmo oferecer uma garantia para o empréstimo, como um veículo. Com isso, é possível obter uma linha de crédito de até R$ 150.000,00, e taxas bem mais atrativas. Afinal, representa um risco menor para a instituição.
4 melhores financeira para fazer empréstimo pessoal para autônomo.

Como conseguir um empréstimo pessoal para autônomo?

Para você conseguir um empréstimo pessoal como autônomo, o processo é bem semelhante a qualquer outro tipo de empréstimo para pessoa física. O mais importante, neste caso, é ter como comprovar a renda de alguma forma. Assim, a instituição financeira terá uma garantia maior de que você poderá arcar com as parcelas.

Por isso, separe o máximo de extratos bancários que mostrem sua movimentação bancária. Eles serão o seu comprovante de renda para solicitar o crédito. Procure por instituições que não exijam a comprovação por meio de holerites (utilizado por pessoas assalariadas) e tenha cuidado com golpes! Como autônomos podem ter menos acesso ao crédito, golpistas se aproveitam dessa situação e oferecem condições ilusórias para tirar vantagens indevidas.

Tendo os extratos bancários em mãos, e definida a instituição da qual você quer tomar um empréstimo, entre em contato e simule as condições oferecidas. Muitas dessas instituições contam com plataformas online, onde você pode cotar e simular quantas vezes quiser antes de contratar.

Posso fazer empréstimo pessoal para autônomo no carnê?

Sim, é possível fazer empréstimo para autônomo com pagamento por carnê ou boleto. Esse procedimento é até bastante comum, sendo que, em alguns casos, o cliente recebe em casa um bloquinho com todos os boletos para pagamento do empréstimo, de acordo com as respectivas datas de vencimento.

Os grandes bancos e algumas financeiras oferecem essa forma de pagamento, o que permite a contratação do crédito sem que seja necessário ser correntista ou cliente de determinada instituição.

Atenção!

Porém, as condições para contratação do empréstimo podem não ser tão interessantes se comparadas àquelas praticadas para pagamento com débito em conta, por exemplo. Por isso, é importante colocar na ponta do lápis e ver se essa é a melhor maneira de pagar o seu empréstimo enquanto autônomo.

Existe empréstimo pessoal para autônomo negativado?

Sim, existe empréstimo pessoal para autônomo negativado! E essa pode ser uma possibilidade de sair das dívidas e limpar o nome.

Porém, diante do risco, a liberação do crédito pode ser um pouco mais difícil. Uma possibilidade é procurar instituições que aceitem garantias, como carros e imóveis. Assim, o banco terá segurança de que receberá o empréstimo dado de alguma forma, e poderá oferecer condições melhores.

Mas se você não tem garantias para oferecer, ainda assim pode ser que consiga um empréstimo. É importante conseguir comprovar sua movimentação financeira, mostrando à instituição que você pode arcar com a parcela daquele empréstimo.

Bom saber

Aqui na Hello SAFE você tem uma página exclusiva com informações sobre empréstimos para negativado que podem te ajudar a conseguir aquele sonhado respiro financeiro. Acesse!

Quais são as taxas de juros de um empréstimo pessoal para autônomo?

Assim como em qualquer formato de crédito, as taxas de juros do empréstimo para autônomo variam bastante, mas é possível encontrar taxas bem interessantes, abaixo de 1% ao mês, dependendo da modalidade escolhida.

No entanto, por entender que o autônomo não conta com uma renda fixa todo mês, a maioria das instituições financeiras, principalmente as menores, trabalham com taxas bem acima desse valor, que podem superar os 15% ao mês, se aproximando (e até ultrapassando) as praticadas pelo rotativo do cartão de crédito e do cheque especial.

Bom saber

Então a dica mais importante é PESQUISAR! E a Hello SAFE te ajuda! Acesse a nossa página com as informações dos empréstimos com as menores taxas do mercado para tomar sua decisão.

Quais são as vantagens e desvantagens de um empréstimo pessoal para autônomo?

Falar em vantagens e desvantagens de um empréstimo pode ser algo bem subjetivo. Porém, na hora do aperto, essa linha de crédito pode ser a responsável por aquele importante respiro para colocar as contas em dia.

Como autônomo, ainda pode representar um investimento e ampliação do seu negócio. Esses são apenas alguns pontos importantes. Porém, algumas dessas incertezas podem levar as instituições a considerarem o empréstimo para autônomo como um risco mais alto, devido à falta de uma renda fixa. Com isso, algumas condições podem não ser tão vantajosas assim.

Algumas vantagens:

  • Conseguir o dinheiro para colocar a vida financeira em ordem;
  • Ter dinheiro para investir e ampliar os negócios;
  • Ter acesso a uma linha de crédito mesmo sem uma comprovação de renda formal (como o holerite);
  • Oferta inclusive por fintechs, com processo totalmente online;
  • Possibilidade de conseguir empréstimo oferecendo garantias (como carro e imóvel).

Algumas desvantagens

  • Taxas mais altas;
  • Valores liberados mais baixos;
  • Prazo para pagamento não tão extenso;
  • Possibilidade de ter o empréstimo negado pela falta da comprovação de renda.

Como dito no começo deste tópico, essas vantagens e desvantagens são subjetivas, uma vez que o autônomo pode ter um bom histórico de crédito e comprovação de renda por meio de extratos que minimizem o risco para o banco, tendo um caminho livre para melhores condições. Ou seja, tudo varia de acordo com o perfil de quem quer tomar o empréstimo.

Na nossa página inicial você tem acesso a uma ferramenta de comparação para analisar as opções do mercado e decidir qual o melhor empréstimo para você. Confira!

Existe empréstimo pessoal para autônomo online?

Sim! Várias fintechs, que fazem o processo de contratação de empréstimo totalmente online, oferecem linhas para autônomos. Algumas delas são a Creditas, SIM, NoVerde, Biz Capital, Geru e Simplic.

Até mesmo os grandes bancos já contam com esse tipo de serviço de cotação, simulação e contratação diretamente do celular ou do computador. Portanto, é mais provável que você acabe contratando um empréstimo online do que indo pessoalmente a uma agência bancária, por exemplo.

Bom saber

A Hello SAFE oferece uma página exclusiva com informações de bancos e instituições que fazem o empréstimo de maneira digital. Acesse e veja as melhores opções para você!

5 dicas ao realizar um empréstimo pessoal para autônomo

A contratação de um empréstimo pessoal tem que ser muito bem pensada, e para os autônomos não é diferente. Por isso, aqui vão algumas dicas que podem ajudar na hora de tomar essa decisão:

  1. Pesquise!

Utilize ferramentas online para pesquisar as diferentes taxas de juros, condições e valores liberados para empréstimo. Assim você poderá analisar todas as opções e contratar aquela que se encaixa no seu bolso. A Hello SAFE oferece uma ferramenta de comparação que faz essa pesquisa por você. Confira!

  1. Cuidado com golpes

Os golpes relacionados a empréstimos estão cada vez mais comuns, e como os autônomos não contam com uma renda fixa mensal, podem acabar com menos opções, longe das grandes instituições. E aí pode morar um perigo, com ofertas tentadoras, mas que na verdade não passam de golpes. Nunca deposite nenhum valor adiantado para contratar um empréstimo!

  1. Tenha uma movimentação bancária consistente

Sem um holerite, a comprovação de renda do autônomo é feita por meio de extratos bancários. Então, se sua conta tem uma movimentação que mostre esse giro de recebimentos e pagamentos, a chance de conseguir um empréstimo é maior.

  1. Histórico de crédito

Caso você tenha um bom histórico de crédito como pessoa física, sua chance de ter aprovado um empréstimo como autônomo é maior! Cuide do seu nome, pague suas contas em dia e, quando precisar de um empréstimo, certamente terá boas condições para contratar.

  1. Tem como dar uma garantia? Seu empréstimo pode sair mais barato!

Com a possibilidade de oferecer algo em garantia para o banco ou instituição financeira, o empréstimo para autônomo pode sair bem mais barato. Afinal, há uma segurança de que os valores das parcelas serão pagos, seja mensalmente ou mediante o acionamento da garantia. Essa é uma boa alternativa para fugir das taxas de juros mais altas.

Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.

Faça uma pergunta, um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário