Empréstimo sem garantia: taxas, melhores bancos e muito mais

Gustavo Cunha Gustavo Cunha Atualizado em agosto 4, 2022

Os desafios na vida financeira aparecem quando a gente menos espera. Entretanto, isso não precisa ser o sinônimo de desespero e agonia. Você sempre pode contar com empréstimos quando estiver precisando de um dinheirinho extra. 

Você se deparou com o empréstimo sem garantia e quer saber mais sobre o assunto?

Pois você está no lugar certo! Continue lendo esse artigo para se informar sobre como funciona o empréstimo pessoal sem garantia, quais são as vantagens e desvantagens e muito mais!

O que é um empréstimo sem garantia?

As financeiras e os bancos oferecem diferentes opções de empréstimos. Essas modalidades diferem porque existem diversos tipos de clientes com necessidades específicas e os bancos e financeiras tentam atingir todos os públicos. Portanto, as modalidades de crédito mais comuns são:

  • empréstimo com garantia;
  • empréstimo pessoal sem garantia; 
  • empréstimo consignado.

É possível dizer que o empréstimo pessoal sem garantia é o mais popular por ter importantes diferenças que chamam a atenção de várias pessoas.

A principal característica do empréstimo sem garantia é que não é necessário dar um bem como garantia, como um imóvel ou veículo. Além disso, não é preciso justificar como você usará o dinheiro.

O empréstimo pessoal sem garantia é oferecido com base no seu histórico financeiro. Ou seja, a instituição financeira faz uma análise dos dados do solicitante antes de aprovar o empréstimo. Os bancos e instituições financeiras vão analisar score, as informações sobre histórico de crédito, e outros dados que mostram se o solicitante é um bom pagador. 

Ficou curioso para saber mais sobre outros tipos de empréstimo ou sobre as linhas de crédito de bancos e financeiras? Pois você está no lugar certo! Entre agora mesmo no nosso comparador para que você possa ficar por dentro de todas as informações que você precisa!

Qual é a diferença de um empréstimo pessoal sem garantia e um empréstimo com garantia?

Como já foi mencionado anteriormente, o empréstimo com garantia é quando há alienação fiduciária. Ou seja, quando uma pessoa transfere um bem a um terceiro, embora continue sendo proprietário dele.

O solicitante da linha de crédito normalmente pode oferecer um carro ou um imóvel como garantia de pagamento ao banco. Assim, o bem fica alienado ao banco enquanto o cliente continua sendo o dono e pode usufruir do bem normalmente.

Para o banco, o bem é uma garantia de pagamento. Portanto, se o beneficiário da linha de crédito ficar inadimplente e as tentativas de renegociação de dívida não forem alcançadas, a instituição financeira tem meios legais para tomar o bem.

Nesse cenário, o beneficiário perde a titularidade e o direito de utilizar o bem. É por esse motivo que os bancos e financeiras reduzem as taxas de juros.

O empréstimo sem garantia é uma linha de crédito que não exige que o cliente coloque um imóvel ou veículo como garantia de pagamento. Nesse caso, o banco avalia o score, histórico de crédito e a renda do solicitante para validar a oferta de empréstimo sem garantia.

Se o cliente não realizar os pagamentos das parcelas do empréstimo, ele/ela ficará inadimplente e com o nome sujo.

É válido ressaltar que, como o empréstimo não tem garantia, as taxas geralmente são mais altas em relação ao empréstimo com garantia.

Existe empréstimo online sem garantia?

Sim! Muitas financeiras oferecem linhas de crédito sem garantia com contratação online. Alguns exemplos são:

  • Bom Pra Crédito
  • Geru
  • Ibi Digital
  • Noverde
  • Agibank
  • Provu
  • Rebel
  • MoneyMan
  • Crefisa
  • Digio

Antes de contratar seu empréstimo, leia bastante sobre a política de cada financeira para saber se as linhas de crédito são boas para o seu caso e se as condições de contratação são adequadas e aceitáveis. 

Você viu alguns exemplos de financeiras que oferecem empréstimo online sem garantia, mas que tal ler mais sobre o como funciona o empréstimo pessoal online com os nossos artigos? Confira!

Existe empréstimo para negativado sem garantia?

Sim! Algumas financeiras oferecem o empréstimo sem garantia para negativado. Confira alguns exemplos abaixo:

FinanceiraInformações sobre a financeira
Bom Pra CréditoA Bom Pra Crédito é uma plataforma que atua como correspondente bancário de mais de 30 instituições financeiras. A empresa funciona como um intermediário, buscando as melhores ofertas de empréstimo para os usuários.
FinanZeroA FinanZero é uma plataforma que busca empréstimos em mais de 50 instituições financeiras e recomenda as soluções adequadas para o seu perfil.
SuperSimA SuperSim é correspondente bancário da Socinal e trabalha com empréstimo 100% online. A empresa tem a promessa de altas taxas de aprovação e a liberação rápida do dinheiro, que pode acontecer em 30 minutos.
SimplicO Simplic é um marketplace de crédito, ou seja, um correspondente bancário que busca ofertas de empréstimos com instituições parceiras e recomenda para os usuários. É ideal para quem não precisa de quantias muito altas, já que o limite de crédito é menor. A aprovação e liberação do dinheiro pode ocorrer no mesmo dia.
Juros BaixosO Juros Baixos é correspondente bancário de bancos e instituições financeiras. A empresa busca as melhores propostas para o usuário, que pode fazer a contratação do empréstimo totalmente on-line.
Tabela comparativa de financeiras que oferecem empréstimo sem garantia para negativados

Esse é um pouco das financeiras que atendem negativados, mas se quiser saber mais sobre o empréstimo pessoal para quem está com o nome sujo, entre agora mesmo no nossa página e fique por dentro.

Empréstimo para MEI sem garantia: como funciona?

O empréstimo para microempreendedor individual pode ser obtido sem oferecer garantia de bens ou qualquer tipo de consignação. Com isso, há mais chance de qualquer MEI conseguir o dinheiro de que precisa para continuar seu negócio e/ou expandi-lo.

Lembre-se que várias financeiras oferecem empréstimos para quem é MEI através das contas digitais. Abrir uma conta virtual PJ em uma financeira pode ser uma opção para quem quer ter acesso a empréstimos para MEI.

Como funciona o empréstimo para autônomo sem garantia?

No caso do empréstimo para autônomo sem garantia, os trabalhadores só precisam comprar a renda para solicitar a linha de crédito. A comprovação de renda pode ser feita por meio do extrato bancário. 

Assim, o banco ou financeira pode confirmar que o autônomo tem rendimentos mensais e consegue pagar suas contas. A dica é acumular o máximo de extratos bancários mensais. Para facilitar a aprovação do crédito, tente apresentar os extratos da movimentação da sua conta dos últimos seis meses, isso tende a facilitar a aprovação de crédito.

Outro fator que vai auxiliar na hora de conseguir um empréstimo é ter um Cadastro Positivo no Serasa. O Cadastro Positivo foi criado com o intuito de ajudar o cliente a obter crédito com maior facilidade.

Ele funciona como um banco de dados que concentra o histórico de bons pagamentos, onde ficam registradas algumas das principais movimentações financeiras dos clientes, como por exemplo o pagamento de conta de luz, água, telefone, empréstimos e financiamentos.

Quais são as taxas de um empréstimo sem garantia?

As taxas vão variar muito da quantia de dinheiro que será solicitada, a quantidade de meses que o beneficiário irá escolher para realizar o pagamento da linha de crédito e a financeira que será escolhida. 

É importante mencionar que vamos falar sobre algumas financeiras que oferecem empréstimos sem garantia e vamos informar a média das taxas de cada uma delas. Entretanto, a média da taxa de juros é de 1,5% a 3% ao mês.

Se achar o empréstimo pessoal com a menor taxa de juros do mercado é a sua prioridade, confira nosso guia e obtenha todas as informações que você precisa!

Existe portabilidade de empréstimo sem garantia?

Sim! É totalmente possível fazer a portabilidade de empréstimo. É importante ressaltar que a portabilidade de empréstimo é uma troca de dívida, pois você encontra uma nova instituição financeira para pagar o seu débito em aberto e assume um novo compromisso. Nesse caso o beneficiário contará com taxas de juros ou condições melhores de pagamento. 

Essa opção foi criada pelo Banco Central do Brasil em 2013 para aumentar a concorrência entre os bancos e permitir a portabilidade do empréstimo. Esse procedimento permite que uma pessoa transfira um empréstimo de um banco para outro. 

Quem contratou o empréstimo pode fazer a portabilidade a qualquer momento, mas é preciso que a nova instituição aceite essa transferência. É importante ressaltar que qualquer tipo de empréstimo ou financiamento pode ser transferido: cheque especial, crédito consignado, crédito pessoal, financiamento de veículo ou imóvel, entre outros.

Lembre-se que para fazer a portabilidade de empréstimo é preciso entrar em contato com o banco ou instituição financeira que emprestou o dinheiro e solicitar um extrato com o saldo devedor para quitação antecipada da dívida. A instituição financeira deve fornecer todas as informações em até um dia útil.

No documento devem constar:

  • Número do contrato;
  • Saldo devedor atualizado;
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
  • Valor de cada parcela;
  • Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
  • Modalidade de crédito;
  • Prazo total e restante.

Com esses dados em mãos, é possível pedir a portabilidade em uma nova instituição. Após a aprovação, a instituição  realiza o pagamento do valor em aberto e assume o empréstimo. É importante ressaltar que a portabilidade de empréstimo é gratuita. 

Qual é o melhor banco para fazer um empréstimo sem garantia?

O mercado está repleto de financeiras que oferecem empréstimo sem garantia para seus clientes. Entretanto, é importante ressaltar que a melhor opção sempre será a que for melhor para você como cliente. Não deixe de pesquisar, entrar em contato, anotar os dados e comparar as opções.

Para facilitar suas pesquisas, confira a lista abaixo:

FinanceiraValor disponívelParcelasTaxa de jurosBenefício
Bom Pra CréditoÀ partir de R$ 500,00de 3 a 36 parcelasTaxa de juros a partir de 1.59% a.m.Dinheiro na sua conta em 48h
GeruR$ 5.000,00 a R$ 50.000,00de 12 a 36 parcelasTaxa de juros de 2% a 8.2% a.m.Dinheiro na conta em até 1 dia útil
Ibi DigitalR$ 1.000,00 a R$ 30.000,00de 3 a 24 parcelasTaxa de juros a partir de 2.97% a.m.Primeira parcela em até 60 dias
Noverde
R$ 500,00 a R$ 4.000,00de 3 a 12 parcelasTaxa de juros de 7.9% a 18.9% a.m.Dinheiro na conta em até 24h úteis
AgibankR$ 200,00 a R$ 2.000,00de 3 a 12 parcelasTaxa de juros variávelCrédito com rápida análise
ProvuR$ 2.500,00 a R$ 50.000,00de 12 a 36 parcelasTaxa de juros a partir de 1.99% a.m.Análise rápida: saiba o resultado no mesmo dia!
RebelR$ 1.000,00 a R$ 50.000,00de 6 a 36 parcelasTaxa de juros de 1.9% a 9.9% a.m.Até 45 dias para começar a pagar
MoneyManR$ 500,00 a R$ 2.000,00de 6 a 12 parcelasTaxa de juros de 15.5% a 17.99% a.m.Solicitação e análise em poucos minutos
CrefisaVariávelaté 12 parcelasTaxa de juros de 1.5% a 22% a.m.Após aprovação recebe em até 24 horas
DigioR$ 500,00 a R$ 30.000,00até 24 parcelasTaxa de juros de 2.97% a 12.49% a.m.Primeira parcela em até 60 dias
Tabela comparativa de financeiras que oferecem empréstimo sem garantia online

Quais são as vantagens e desvantagens do empréstimo sem garantia?

O empréstimo com garantia pode trazer vantagens e desvantagens. Para que você possa fazer sua análise, confira abaixo os pontos que você precisa prestar bastante atenção.

Vantagens do empréstimo sem garantia

  • Rápida disponibilidade

Talvez o ponto mais atrativo do empréstimo pessoal esteja na forma como é contratado. Em geral, esse empréstimo é disponibilizado de forma ágil, sem a necessidade de procedimentos demorados e documentação extensa.

Além disso, no caso das pessoas que já mantêm um relacionamento com a instituição financeira, é muito comum a disponibilização de valores pré-aprovados, cuja contratação é ainda mais simples e rápida.

  • Acessibilidade

Outra vantagem do empréstimo sem garantia é o seu amplo acesso. Essa modalidade é acessível à maioria das pessoas, não apresentando inúmeras restrições, como ocorre em outros tipos de contratação. Em geral, o solicitante precisa apenas estar com as suas finanças em ordem, ou seja, estar com o “nome limpo”.

Desvantagens do empréstimo sem garantia

  • Juros elevados

A principal desvantagem do empréstimo pessoal está nas altas taxas de juros praticadas. Comparado a outras modalidades, o empréstimo sem garantia pode apresentar custos consideravelmente mais altos, fazendo dele uma opção que merece ser mais bem estudada.

Na prática, o fato que faz com que as taxas de juros sejam mais altas nesse tipo de empréstimo é a ausência de garantias. Ou seja, o beneficiário não entrega nenhum bem em garantia, como um carro ou um imóvel. Assim, os riscos acabam sendo maiores para as financeiras, e por isso elas compensam com juros mais elevados.

  • Crédito mais limitado

Apesar de ter uma contratação mais simples e rápida, o crédito acaba por ser mais limitado. A falta de garantia, em muitos casos, faz com que a oferta de crédito seja feita em valores menores.

É por isso que o empréstimo pessoal pode não ser a modalidade mais indicada para quem deseja fazer compras de valores mais elevados, como de imóveis. Entretanto, pode ser uma opção bem interessante para conseguir dinheiro de forma rápida e atender a urgências.

Agora que você sabe mais sobre o empréstimo sem garantia, que tal comparar as financeiras e as linhas de crédito no nosso comparador? Entre agora mesmo e se informe sobre as melhores opções do mercado financeiro!

Posso cancelar meu empréstimo sem garantia?

Antes de mais nada, é importante saber que o cancelamento de empréstimo é um direito do beneficiário. De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de se arrepender e cancelar o serviço adquirido dentro de 7 dias corridos.

Essa decisão também vale para o empréstimo e se chama:  arrependimento de empréstimo. Entretanto, fique atento porque assim que você receber o valor na sua conta você só terá 7 dias corridos para pedir o cancelamento e devolver a quantia à instituição financeira credora. 

É importante ressaltar que o direito de arrependimento só está garantido nos casos de pedido de empréstimo online. Ou seja, contratações realizadas pessoalmente não podem ser canceladas por esse método. 

Um especialista irá responder
Seu nome é obrigatório
O conteúdo dos comentários é necessário