Litecoin hoje: guia total HelloSafe

Gustavo Cunha Gustavo Cunha  Atualizado em maio 13, 2022

Você já ouviu falar do Litecoin? Sabe quanto vale um Litecoin?

Desde sua criação em 2011, o Litecoin fez história no mercado e chegou a valorizar mais de 50% em apenas 7 dias.

Se você quer entender o assunto e saber os detalhes sobre uma das criptomoedas mais importantes do mercado, este guia é para você. Confira o artigo completo e fique por dentro!.

Valor do Litecoin hoje?

Antes de aprofundarmos os detalhes que envolvem o ativo, vamos responder a um questionamento muito comentado por investidores de todo o mundo: Qual o valor do Litecoin hoje?

Agora que você já conhece o valor do Litecoin hoje, na hora de fazer seus investimentos, a dica é ter bastante cuidado com a escolha da corretora, já que ela deve ser aliada (e não inimiga) na jornada financeira de qualquer pessoa.

Considerando essa questão, a HelloSafe tem uma ferramenta exclusiva para ajudar você a ganhar tempo e fazer as melhores escolhas quando se trata da definição de uma corretora. Basta clicar no botão abaixo e conferir as comparações online em segundos. E o melhor, tudo de forma gratuita e sem deixar seus dados pessoais.

O que é Litecoin?

O Litecoin (LTC) é uma moeda digital criada com a proposta de complementar o Bitcoin. Inclusive, o ativo surgiu como um fork ("bifurcação") do Bitcoin, ou seja, um tipo de “cópia” com características melhoradas.

A criptomoeda Litecoin foi criada há mais de 10 anos e teve como seu fundador Charlie Lee. O Cientista computacional já trabalhou para empresas como Google e Coinbase, organizações de renome que são referência em todo o mundo. Após participar de projetos importantes e sair da Google, Lee se dedicou a lançar um novo ativo digital; o Litecoin. Originalmente, a ideia foi de trazer ao público um meio prático e alternativo para fazer pequenas compras online no dia a dia, complementado funções do Bitcoin (BTC), que era mais utilizado para negociações internacionais.

Inclusive, no site Litecoin.org se encontram as seguintes informações:

(...) uma criptomoeda ponto-a-ponto, baseada na Internet que permite pagamentos instantâneos com um custo próximo à zero para qualquer indivíduo (...) Litecoin possui confirmação de transações mais rápidas e melhor eficiência de armazenamento comparado com a moeda líder.

Considerando estas definições, ao longo das próximas seções você verá um guia completo sobre o Litecoin: desde os locais de compra até as formas de mineração e vantagens do ativo.

Onde comprar Litecoin?

Onde comprar Litecoin é uma das perguntas mais populares quando se fala em criptomoedas, isso porque o ativo é altamente conhecido no mercado, sendo considerado como a "prata digital". Nesse sentido, é preciso considerar 3 fatores importantes para comprar Litecoin de maneira responsável: confiança, acessibilidade e segurança.

Tendo isso em mente, entre as formas mais comuns de comprar Litecoin está a aquisição por intermédio de empresas especializadas em negociações com ativos digitais. Também chamadas de exchanges, as corretoras oferecem plataformas de negociação e sistemas para auxiliar o investidor em suas operações. No entanto, escolher uma boa instituição requer tempo e cautela para filtrar as opções. 

Porém, fique tranquilo. A tarefa de e não precisa ser difícil e trabalhosa para você. Confira abaixo a tabela completa que preparamos sobre as 10 principais corretoras de criptomoedas e seus maiores diferenciais de mercado.

Nome da corretoraPrincipais destaquesDescobrir
BinanceÉ conhecida como a maior corretora do mundo. Está no Brasil desde 2019 e permite o investimento em mais de 500 ativos. As negociações podem ser feitas tanto pelo app como pelo homebroker (plataforma própria) da Binance.Descobrir
KrakenOferece serviços completos e múltiplas opções de operação. À primeira vista, muitos consideram a plataforma um tanto complexa, tornando a indicação interessante a investidores experientes.Descobrir
Crypto.comPossui recursos para alta segurança dos clientes, incluindo a "defesa em profundidade" que promove a integração de processos seguros em diferentes partes do negócio.Descobrir
CEX.ioDisponível em países como Reino Unido, México e Estados Unidos a empresa oferece bom suporte ao cliente, contudo, a cobrança de taxas ao investidor deve ser observada com atenção.Descobrir
BittrexA corretora possui credibilidade global e oferece segurança aos usuários, porém a plataforma e os tipos de criptomoedas disponíveis são um tanto limitados em comparação a outras empresas do segmento.Descobrir
eToroA interface intuitiva e a acessibilidade para fazer as operações tornam a eToro uma opção adequada a quem está iniciando seus investimentos. A empresa é multi regulamentada e oferece materiais educacionais aos que desejam aprender sobre o criptomercado.Descobrir
CoinhouseReconhecida no território europeu, a empresa oferece distintas modalidades de contas pessoais e empresariais. As taxas de transação variam de acordo com o perfil escolhido e o sistema é apontado como um dos mais confiáveis para se operar criptomoedas.Descobrir
KriptomatIndicada para novos investidores, a Kriptomat tem certas limitações quando se trata da sofisticação de recursos e investimentos a longo prazo. De modo geral, se percebe a proposta da empresa de tornar os criptoativos um tema acessível a todos.Descobrir
BithumbA corretora sul-coreana fundada em 2014 se diferencia por suportar depósitos e saques em criptomoedas. A empresa aparenta prezar pela segurança, visto que recentemente foi divulgado que a Bithumb vai bloquear saques para carteiras não verificadas.Descobrir
HitBTCMesmo com uma interface dinâmica e boa variedade de criptomoedas, a HitBTC possui uma parcela de clientes insatisfeitos e relatos negativos quanto à verificação de contas e ao tempo de retirada.Descobrir
10 corretoras de criptomoedas e seus diferenciais no mercado

Gostou da tabela e quer começar seus investimentos hoje mesmo? Acesse o comparador da HelloSafe e encontre a corretora perfeita para o seu perfil!

Compare entre as melhores plataformas de Criptomoedas do Brasil com nossa ferramenta grátis!

Comparar

Qual é a previsão para o Litecoin em 2022?

De acordo com pesquisadores e analistas de portais como Investing Cube e Coinext, a ideia de que o Litecoin vai valorizar em 2022 é bastante plausível.

Os fundamentos que sustentam a tendência vêm do perfil de movimentações do ativo em 2021 e da necessidade de diversificação de carteira, principalmente com o surgimento de novas criptomoedas e dos NFTs.

Ainda que a cotação Litecoin tenha tido seus altos e baixos desde 2011,comprar Litecoin hoje é um investimento interessante no mercado das criptomoedas, tendo em vista que o Litecoin é uma cripto bastante capitalizada, somando mais US$ 14 milhões em valor de mercado

Para além das previsões de 2022, muito se especula sobre qual seria o futuro do ativo nos próximos anos. Pensando nisso, diversos especialistas já analisaram os fatores que envolvem as variações do preço do Litecoin. Entre os estudos que mais se destacaram está a pesquisa da LongForecast, que indica a possibilidade de o Litecoin alcançar os US$ 239 no início de 2025.

Como conseguir free Litecoin?

Conseguir Litecoins de graça pode ser uma oferta tentadora, já que traz a promessa de renda rápida e passiva. Contudo, por mais interessante que pareça, aplicativos e softwares que oferecem "free Litecoin" podem custar caro para quem decide os acessar.

Por exemplo, muitos sites que prometem Litecoins de graça são fraudes projetadas para conseguir máquinas para mineração de criptomoedas.

Assim, esta tentativa de ganhar free Litecoin pode gerar prejuízo, visto que a mineração de criptomoedas costuma gastar bastante energia elétrica e exige maior desempenho do computador.

Para se livrar de ciladas, a opção que continua oferecendo um maior grau de segurança continua sendo o investimento por meio das corretoras de criptomoedas. Acesse o comparador gratuito da HelloSafe e faça suas cotações!

Litecoin para real?

Saber o valor do Litecoin para Real Brasileiro pode ajudar a ter uma noção aprofundada das suas aplicações e fornecer um valor mais concreto sobre o seu investimento digital. Confira nossa ferramenta abaixo e veja quanto vale 1 Litecoin em Real hoje mesmo.

Minerar Litecoin: como fazer?

Antes de entendermos como minerar Litecoin, é interessante relembrarmos o que é a mineração de criptomoedas. Neste outro artigo em nosso blog falamos em detalhes sobre o tema e trazemos a definição de que:

Minerar criptomoedas é mais do que gerar novos ativos digitais. O processo de mineração envolve o registro e verificação de negociações que acontecem na rede.

Dito isso, a mineração de Litecoin merece um lugar de destaque em nosso guia. A resposta? É porque diferente da mineração de Bitcoin, minerar Litecoin é uma atividade que pode ser feita utilizando o processador (CPU) em vez da placa de vídeo (GPU).

Na prática, isso significa uma forma mais barata de mineração, já que os processos com GPU, exigem um hardware de maior potência.

Ainda que o processo seja menos veloz, a possibilidade de minerar somente com a CPU expande as oportunidades de mineração a um público maior. Fora isso, a presença do algoritmo Scrypt em seu código impede que a mineração seja realizada utilizando os ASICS, equipamentos altamente avançados e não disponíveis a todos.

Agora que você já conhece a mineração de Litecoin, é hora de entender as formas pelas quais o processo pode ser feito. Veja abaixo as 3 principais maneiras de minerar Litecoin em casa.

  1. Mineração individual - É quando uma única pessoa decide fazer a mineração por conta própria. Apesar de as recompensas não terem que ser divididas, a atividade tende a ser mais trabalhosa quando se opera individualmente.
  2. Pools de mineração -  Conhecidos como "piscinas de mineração", os pools são um espaço em que se unem muitos computadores para fazer a extração de blocos de modo mais rápido devido à soma dos recursos do grupo.
  3. Mineração na nuvem - Método que utiliza poder computacional de terceiros para fazer a mineração. Nesta modalidade também chamada de cloud mining, é como se você estivesse “alugando um serviço” para poder minerar com o seu pc.

Qual o preço do Litecoin em dólar?

A cotação do Litecoin (LTC) em Dólar (USD) é um tema buscado por investidores e entusiastas de criptomoedas em todo o mundo. Veja os valores em tempo real com a nossa ferramenta gratuita!

Compare entre as melhores plataformas de Criptomoedas do Brasil com nossa ferramenta grátis!

Comparar

Litecoin wallet: como funciona?

A Litecoin wallet (ou carteira de Litecoin) é aliada essencial na vida do investidor que ingressa no mercado. De maneira simplificada, a carteira de Litecoin pode ser definida como um hardware ou software que serve para armazenar seus Litecoins.

Nessa perspectiva, a Litecoin wallet pode ser parte do sistema de uma corretora ou uma ferramenta específica para essa finalidade.

Vale destacar que as carteiras de criptomoedas que não são gerenciadas pelas exchanges tem um funcionamento relativamente simples. Por exemplo, seja por meio de programas ou dispositivos portáteis, é possível ter um meio acessível para controlar os investimentos.

É interessante comentar que, ao contrário do que muitos pensam, a maioria das carteiras de Litecoin e criptomoedas (fora das corretoras) costuma ser livre de taxas, de modo que a responsabilidade quanto à segurança dos ativos fica totalmente a cargo dos respectivos donos.

Ou seja, é dever do investidor zelar pela integridade total de suas chaves de segurança, pois sem elas não é possível ter acesso ao patrimônio.

Vai fazer sua carteira de Litecoin mas não sabe por onde começar? Confira o nosso conteúdo especial sobre carteiras de criptomoedas! Lá você vai encontrar informações essenciais e um passo a passo completo sobre o tema.

Quais as vantagens e desvantagens do Litecoin?

É fato, quando você fala em investimentos quanto mais informação melhor. Assim ,você consegue ter um repertório de maior amplitude para fundamentar as suas decisões. Pensando nisso, preparamos esta tabela especial com as principais vantagens e desvantagens do Litecoin. Confira o conteúdo abaixo e fique por dentro!

Vantagens

  • Menos taxas - A cobrança por transações com Litecoin é inferior ao que é exigido em negociações feitas com outros ativos como Ethereum e Bitcoin;
  • Funcionamento rápido - As transações com LTC tem velocidade superior do que as realizadas com BTC, já que o processamento de um bloco de Litecoin leva menos de 3 minutos, enquanto o do Bitcoin leva por volta de 10 minutos;
  • Número de unidades - O Litecoin tem um limite de unidades em circulação maior que outras criptomoedas. Só para ilustrar, o sistema do Litecoin foi projetado para suportar 84 milhões de unidades, ao passo que o do Bitcoin suporta 21 milhões de unidades

Desvantagens

  • Menor popularidade - Mesmo tendo o título de prata digital, Litecoin tem menor popularidade que o Bitcoin e Ethereum, sendo uma altcoin menos conhecida e negociada pelo público em geral;
  • Questões de credibilidade - Um fato que marcou a história da moeda Litecoin foi que no ano de 2017, Charlie Lee vendeu todo seu patrimônio em Litecoin. Entre os fatores que motivaram a decisão do criador da criptomoeda estão as suspeitas de manipulação do mercado devido ao seu grande patrimônio aplicado no criptoativo;
  • Espaço de mercado - Este é um fator relacionado ao primeiro item desta lista, pois com o passar do tempo o espaço de mercado do Litecoin foi diminuindo. Com a chegada de novas moedas no mercado, o LTC passou do quinto para o 15º lugar no ranking das maiores criptomoedas

Vale a pena investir em Litecoin?

Litecoin vale a pena? Litecoin vai valorizar? Se Você já se fez alguma dessas perguntas, o tópico a seguir é para você. Siga a leitura e confira dicas essenciais para ficar bem informado e tirar suas próprias conclusões.

O primeiro passo para descobrir se o Litecoin é um investimento ideal para você, é levar em conta aspectos básicos que formam a sua posição, tais como:

  • Tamanho do patrimônio
  • Disposição ao risco
  • Investimento a longo ou curto prazo

Com essas questões em mente, é possível olhar para o cenário atual e ponderar um ativo com alta volatilidade atende suas necessidades ou objetivos no momento.

Desta forma, a resposta para a pergunta “será que vale a pena comprar Litecoin?” é variável, pois as decisões estão diretamente relacionadas ao perfil de cada investidor.

Contudo, entre os variados perfis de investidor, há uma constante: a necessidade de se ter uma plataforma viável e vantajosa para realizar suas transações.

A HelloSafe está com você nessa jornada! Em apenas 20 segundos, lhe ajudamos a comparar as corretoras e ter acesso a dados completos sobre as condições e políticas de cada alternativa.

Compare entre as melhores plataformas de Criptomoedas do Brasil com nossa ferramenta grátis!

Comparar

Como vender Litecoin?

Tão importante como saber as formas de comprar Litecoin, é válido ter conhecimento das opções disponíveis para negociar suas alocações financeiras do ativo.

Nesse sentido, vendendo sua criptomoeda é possível utilizar os valores para investir no mercado ou fazer a conversão Litecoin brl.

Na sequência, ao converter Litecoin em real, os rendimentos ficam depositados em sua carteira da Litecoin ou ficam disponíveis na plataforma da corretora.

Nesse contexto é preciso estar sempre atento, pois dependendo da corretora existe a cobrança de taxa e limites de saque. Sendo assim, pensar bem e ponderar todos os pontos antes de escolher uma instituição é de grande importância ao investidor consciente. Caso não haja essa avaliação prévia, por mais rentáveis que sejam as negociações, os lucros podem ser comprometidos devido a despesas das plataformas.

Por fim, além das transações com corretoras, também é possível vender seus Litecoins em sites próprios para negociação ou ainda através de conexões ponto-a-ponto (p2p) e operações presenciais.

Gostou das dicas de hoje e quer ficar sempre atualizado sobre o que acontece no mundo das criptomoedas? Acesse o site da Hello Safe e acompanhe as novidades!

Disclaimer: O material contido no presente artigo é de caráter meramente informativo e não constitui qualquer tipo de aconselhamento de investimentos, não devendo em hipótese alguma ser utilizado para esta finalidade. Seu único propósito é popularizar conceitos, fornecer dados e trazer conteúdos atuais ao público.

O conteúdo dos comentários é necessário
Seu nome é obrigatório