Comparativo das melhores plataformas para fazer Staking Polkadot

informações verificadas

verificator-profile-picture-profile-picture

Informações verificadas por  Adeline Harmant

Nossos artigos são escritos por especialistas em suas áreas (finanças, comércio, seguros, etc.) cujas assinaturas você verá no início e no final de cada artigo. Eles também são revisados ​​e corrigidos sistematicamente antes de cada publicação e atualizados regularmente.

Conheça a metodologia
author-profile-picture
Alexandre Desoutter Atualizado em setembro 9, 2022

Criada em 2020, a criptomoeda da Polkadot aumentou em mais de 500% o seu valor. Inclusive, a DOT é a 11ª moeda em maior capitalização de mercado, superando ativos como Ethereum Classic e Litecoin.

E você, já sabe como funciona a Polkadot? Sabia que é possível gerar renda passiva com o token?

Veja os detalhes completos sobre o assunto e saiba tudo sobre o staking Polkadot.

O que é a Polkadot?

Primeiramente, em termos técnicos, "Polkadot" é o nome dado à rede, e seu token nativo é o DOT. Contudo, o nome Polkadot para se referir à criptomoeda acabou se consagrando pelo uso. Assim, é comum que se comente sobre Polkadot tanto como rede como criptomoeda.

No ponto de vista técnico, a Polkadot é uma rede voltada à web 3.0, que tem como maiores diferenciais o caráter altamente descentralizado da rede e a promoção do controle dos usuários. Ademais, um grande destaque é que a Polkadot oferece uma interoperabilidade, funcionando com redes paralelas em funcionamento, também conhecidas como parachains.

Segundo o próprio site, "A Polkadot é um protocolo de rede que permite que dados arbitrários – não apenas tokens – sejam transferidos através de blockchains". Ou seja, democratização e futuro são palavras-chave quando se pensa em Polkadot.

Com esse contexto em mente, veremos mais sobre o que é os fatores que envolvem o staking Polkadot.

O que é o staking Polkadot?

A fim de entender o que é o staking Polkadot, são necessárias algumas definições.

Primeiramente, a DOT é uma criptomoeda regida pelo protocolo de Nominated Proof Of stake (NPos), que é diferente do utilizado em outras criptomoedas como o Ethereum.

Já o staking polkadot é um processo que ocorre na rede. Nessa dinâmica, o usuário trava suas moedas na rede para participar e validar transações. Como resultado, o staker é recompensado pela atividade, recebendo ganhos em DOT.

Fora isso, o staking de Polkadot tem 2 agentes principais para que possa acontecer:

1) Os validadores: são aqueles que atuam de modo direto no consenso da rede.

2) Os nominadores: são os que votam em nominadores para delegar seus DOTs e ganhar recompensas pela atividade.

Entretanto, apesar das facilidades que o Polkadot staking oferece, esteja atento ao meio utilizado para bloquear suas moedas. A forma mais popular é através das corretoras, mas todo o cuidado é pouco na hora de escolher uma Instituição de confiança.

Pensando nisso, a HelloSafe tem uma ferramenta exclusiva para você conhecer as melhores plataformas para staking de criptomoedas hoje. Acesse o site e veja o nosso comparador gratuito!

Compare entre as melhores plataformas de Criptomoedas do Brasil!

Comparar

Como funciona o staking Polkadot?

O staking Polkadot funciona de modo simples, basta ter os ativos em uma carteira e depositá-los em uma plataforma para bloqueio.

Como falamos anteriormente, o staking de Polkadot é realizado pelos validadores (que fazem a criação dos blocos) e os nominadores (que votam em quem pode ser validador).

Agora, você pode estar se perguntando como acontecem os ganhos do staking Polkadot ao usuário comum. Saiba que as recompensas vêm como uma espécie de juro sobre o capital aplicado (falaremos sobre a questão nas próximas seções).

Dito isso, o Polkadot staking acontece de diversas formas, são elas:

  • Corretoras (exchanges) : São comumente utilizadas por investidores iniciantes e pessoas que desejam praticidade ao executar o processo.
  • Tornando-se um masternode: Validador que trabalha diretamente na rede e precisa ter uma máquina conectado 24 horas por dia. É um método que exige mais trabalho , conhecimento técnico e um hardware de alta potência. Assim, ser um masternode de Polkadot requer equipamentos cujo custo de aquisição costuma ser alto.
  • Utilizando uma carteira de criptomoedas (Polkadot wallet): O usuário escolhe uma carteira de criptomoedas para depositar e fazer o Polkadot staking.

Staking Polkadot: cuidados essenciais

Apesar da variedade de caminhos para fazer Polkadot Staking, é preciso considerar certos riscos aos quais você estará exposto. Obeserve alguns pontos de atenção que todo o investidor deve considerar antes de assumir uma posição:

  • Volatilidade do mercado: Como todo o ativo em renda variável, a Polkadot está sujeita às inúmeras variações no mercado. Isto é, em poucos minutos o valor pode subir ou cair significativamente. Logo, é essencial uma avaliação de risco pelo usuário.
  • Confiabilidade da plataforma: A integridade da plataforma ou validador é de extrema importância no staking Polkadot, visto que quaisquer problemas podem afetar negativamente as operações.
  • Cobrança de taxas: As tarifas em vigor ao fazer staking Polkadot exigem atenção, já que podem afetar a lucratividade da operação.

Atenção!

Importante! Caso haja alguma prática que viole as diretrizes da rede, o usuário pode sofrer "slashing". Esse "corte" é uma espécie de multa perante a atividades inadequadas. Em alguns casos, pode haver a perda de até 30% do patrimônio.

Por que fazer staking Polkadot?

A geração de renda passiva é um dos maiores motivos para fazer staking Polkadot. No entanto, para além desta razão, existem outros benefícios que o Polkadot staking oferece.

  • Facilidade para fazer o staking Polkadot
  • Contribuir para a segurança da blockchain
  • Rentabilidade interessante conforme o prazo de bloqueio
  • Diversificar investimentos

Isto posto, a decisão de apostar no staking Polkadot é uma forma de se posicionar em um conhecido ativo digital, que está entre as 20 criptomoedas com maior valor de mercado atualmente.

Quantos tokens de DOT eu preciso para começar a fazer o staking?

De forma geral, não há um mínimo pré-definido para fazer staking de Polkadot. Todavia, os valores iniciais praticados atualmente costumam variar entre 1, 10 e 80 DOT, conforme as regras de cada instituição..

Dito isso, veja abaixo uma tabela com 3 plataformas conhecidas e seus valores iniciais para fazer staking Polkadot

Plataformas staking PolkadotValor mínimo staking Polkadot
Binance
1 DOT
Kraken
0,00000001 DOT
Ledger
10 DOT
Quanto preciso para fazer staking Polkadot?

Como fazer o staking Polkadot?

Considerando a parte teórica que vimos até aqui, é hora de aplicar os conceitos na prática.

Como e onde fazer Polkadot staking estão entre os questionamentos mais pesquisados por entusiastas dos tokens DOT. Em vista disso, a primeira consideração é que o staking polkadot pode ser realizado de variadas formas, cada uma com suas particularidades.

No intuito de proporcionar um conhecimento amplo e facilitar as buscas por staking Polkadot, falaremos sobre um dos caminhos mais populares para executar o processo. Nos próximos parágrafos, você saberá como fazer staking Polkadot por meio das corretoras de criptomoedas, as exchanges.

5 passos para fazer staking de Polkadot hoje:

  1. A primeira coisa a ser realizada é ter uma carteira de criptomoedas
  2. Em segundo lugar, é essencial que se escolha uma boa plataforma para staking de criptomoedas
  3. Depois, o usuário deve criar uma conta na plataforma por ele escolhida
  4. Em seguida, é chegada a hora depositar um saldo em moeda corrente e fazer o investimento em DOT
  5. Por fim, com um cadastro ativo e saldo em DOT suficiente, você já pode comecar a fazer staking de Polkadot.

Agora, levando em consideração os passos anteriores veja como fazer

Como realizar staking de Polkadot na Binance.

  1. Efetue o login em sua conta na Binance.
  2. Na parte superior da tela inicial, clique em "Earn" e depois em "staking"
  3. Na sequência, a plataforma mostrará as opções de staking, selecione "staking bloqueado"
  4. Após, digite "DOT" na caixa de pesquisa acima da listagem com as moedas disponíveis stake.
  5. Localize o token da Polkadot e clique em "Faça staking agora"
  6. Na tela seguinte, escolha a duração de dias e e quantia a ser bloqueada na plataforma.
  7. Leia os termos da plataforma e clique em "continuar".

Pronto! Agora você é um staker de DOT e pode ser recompensado por deixar suas moedas bloqueadas.

Opinião dos especialistas

Quer escolher entre diversas plataformas de criptomoedas e encontrar a melhor opção para o seu perfil? Acesse a ferramenta da HelloSafe e faça suas comparações em apenas alguns segundos. É grátis!

O staking DOT é lucrativo?

Em suma, podemos dizer que o staking de Polkadot é lucrativo se você está disposto a investir no longo prazo e tem condições de se expor a determinados riscos do mercado cripto.

Perante a isso, há duas principais taxas que os stakers de Polkadot podem receber: a APY e a APR.

  • Taxa percentual anual (APR): Em termos simples, podemos dizer que esta taxa é parecida com os juros simples e pré-fixados, onde o juro é incide apenas o valor inicial investido.
  • Taxa de rendimento anual (APY): Funciona de modo semelhante aos juros compostos. Ou seja, o juro é calculado com base no montante total após os juros anteriores.

Considerando esses fatores, pesquisamos o quanto rende staking Polkadot em algumas plataformas bastante populares atualmente.

PlataformasAPYCaracterísticas
Binance
11,51% (staking polkadot 30 dias)

20,98% (Polkadot staking 120 dias)
  • Tokens disponíveis: 36
  • Pagamentos: Diariamente
  • Staking flexível: sim
  • Stakinng fixo: 30 a 120 dias
Kraken
12%
  • Tokens disponíveis: 15
  • Pagamentos: a cada 2 semanas
  • Staking flexível: sim
  • Staking fixo: não
Ledger
13,5%
  • Tokens disponíveis: 5
  • Pagamentos: Mensal
  • Staking flexível: não
  • Staking fixo: sim
Quanto rede staking Polkadot?

Além disso, vale lembrar que essas taxas são influenciadas por outras duas variáveis: o número de tokens em staking e o período de tempo que o bloqueio terá.

Uma ressalva a ser comentada é que, mesmo as taxas sendo anuais, há bloqueios duram alguns dias de modo que os retornos vem proporcionalmente

Caso você ainda esteja em dúvida sobre o quanto rende staking Polkadot, temos uma dica que pode ajudar. A Polkadot staking calculator é uma ótima ferramenta para ter uma visão mais prática sobre os ganhos com Polkadot staking. Em sites de exchanges como a Binance ou a carteira Ledger, é possível encontrar uma polkadot staking calculator para auxiliar a estimar quais seriam seus prováveis rendimentos com staking Polkadot hoje.

Alternativas do staking Polkadot?

Se você chegou até aqui, provavelmente tem interesse em gerar renda passiva com criptomoedas. Nessa ótica, é válido observar que o staking polkadot é apenas uma das inúmeras opções para ter proventos em moedas digitais. Veja outras alternativas.

  • Staking de outros ativos: criptomoedas como Ethereum, Cardano, Terra e Avalanche são opções que permitem o bloqueio de patrimônio, produzindo rendimentos sem ter que fazer negociações frequentes.
  • Pools de stake: Unir-se a um pool de stake nada mais é que se aliar a um conjunto de investidores que desejam atingir a quantia mínima para o stake de uma criptomoeda. A prática possui tarifas e é bastante utilizada em Ethereum e Solana.
  • Empréstimo de criptomoedas: O procedimento é similar ao empréstimo tradicional, de forma que a pessoa que está cedendo a quantia obtém ganhos em razão dos juros.
  • Mineração: A mineração é outro método para ter ganhos com cripto, entretanto, a atividade demanda equipamentos caros e tem alto consumo de energia elétrica.

Tão importante como a cautela nos investimentos, é vital negociar com uma plataforma de confiança para ter tranquilidade nas operações. Sabia que em poucos segundos você pode comparar e encontrar uma opção que combine com o seu perfil? Conheça o comparador da HelloSafe!

Compare entre as melhores plataformas de Criptomoedas do Brasil!

Comparar

Qual criptowallet escolher para fazer o staking Polkadot?

Seguramente, podemos afirmar que a Ledger é a melhor cripto wallet para fazer staking Polkadot.

Criada em 2014, nos Estados unidos, a Ledger se consolidou no mercado e hoje é uma cold wallet referência em diferentes países no mundo.

Segundo a própria marca, seus principais diferenciais são o Secure Element e um sistema operacional proprietário. Em virtude dessas e outras ferramentas é que se percebe o compromisso da Ledger com a preservação do patrimônio de seus clientes. Tanto é, que a marca tem desenvolvido ferramentas cada vez mais avançadas para manter a a segurança das criptomoedas do usuário.

Quer saber mais sobre carteiras de criptomoedas? Temos um conteúdo especial sobre o assunto em nosso blog.

Nossa opinião sobre o staking Polkadot?

Em resumo, o staking Polkadot é uma forma interessante de gerar renda passiva com criptomoedas. Dentre seus atrativos estão o fato de ser um investimento prático, já que o proprietário não precisa ficar comprando e vendendo o token em busca de rentabilidade.
Outro detalhe é que Polkadot staking traz boas perspectivas a longo prazo, visto que as taxas de retorno tendem a aumentar conforme o prazo de bloqueio.
Por fim, o staking Polkadot pode ser visto como uma aposta na inovação. O fato se dá porque um dos grandes diferenciais da Polkadot é a interoperabilidade, promovendo facilidade nas atividades entre diferentes redes.

Vai fazer staking Polkadot mas não sabe qual plataforma escolher? Utilize a ferramenta de comparação gratuita da HelloSafe! Com ela, fica mais fácil decidir entre as melhores platatformas para criptomoedas.

Compare entre as melhores plataformas de Criptomoedas do Brasil!

Comparar
Os CFDs são instrumentos complexos e têm um alto risco de perda rápida de capital devido à alavancagem.
Gostou deste artigo?
author-profile-picture/
Alexandre Desoutter
hellosafe-logo
hellosafe-logo

Alexandre Desoutter trabalha como editor-chefe e chefe de relações com a imprensa na HelloSafe desde junho de 2020. Formado pela Sciences Po Grenoble, trabalhou como jornalista por vários anos na mídia francesa e continua colaborando como colaborador a várias publicações.

Neste sentido, a sua função leva-o a realizar um trabalho de orientação e apoio a todos os editores e colaboradores da HelloSafe para que a linha editorial definida pela empresa seja integralmente respeitada e declinada através dos textos publicados diariamente no nossas plataformas.

Como tal, Alexandre é responsável por implementar e manter os mais rígidos padrões jornalísticos dentro da equipe editorial da HelloSafe, a fim de garantir a informação mais precisa, atualizada e especializada possível em nossas plataformas. . O Alexandre, em particular, empreende há dois anos a implementação de um sistema de dupla verificação sistemática de todos os artigos publicados no ecossistema HelloSafe, capaz de garantir a máxima qualidade da informação.